• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

O que é preciso para andar minimamente bem de bicicleta

Wawando

Well-Known Member
Boas,
Introdução: Comecei neste vicio há exactamente 4 anos, andava em desportos de mar e andei 3 anos de moto4 que tinha acabado de vender para não me matar (já andava no grupo dos "malucos"), tinha 42 primaveras.
Um grupo de amigos desafio-me para um volta de btt em Sintra. Peguei na minha decathlon e lá vai disto, sta Eufémia e Giagrós no bucho sem apelo nem agravo. Quem n conhece são as subidas mais lixadas de Sintra. O espantoso é que adorei e ficou o vicio. 3 meses mais tarde espeta de btt e 7 meses longe das bikes.
Desde Out 2013 até hoje evolui imenso.
Fase 1) isto é bom é a fundo, sempre a ganir que nem um porco atrás das máquinas
Fase 2) epa isto assim não vai lá... deve ser da alimentação e da hidratação... toca a saber o que se come... o que se bebe...
Fase 3) epa deve ser da bike... rodas com perfil...
Fase 4) Deixa ler umas coisas que isto assim n vai lá (apesar de ser "um gajo bom lá no bairro")...
Fase 5) ***** nem sei o que ando a fazer, preciso de dados... powermeter, bpm, tudo registado...
Fase 6) hum... os prós treinam "devagar"... e em bikes com rodas normais e confortáveis...
Fase 7) relembrar o discurso de um ex-pro. isso quer é tempo, quando já andares há 4 ou 5 anos vais perceber
E é isso. Infelizmente é mesmo simples...
Kms, amigos, kms a deixar o corpo e a cabeça aprenderem. Adoentado? Pára. Cansado? Pára. Comer bem. Alimenta-te quando treinas. Não comas as merdas que sabes que não deves comer.
O melhor investimento que fiz? o powermeter, é um granda companheiro de treino e o fdp é lixado não dá abébias.
O resto? Tretas!
Abc!
 

Wawando

Well-Known Member
Epa só partilho para, tal como fizeram comigo, tentar ajudar quem anda nas fases por que já passei... o bom disto é que um gajo nunca para de ganir e como diz o Alberto (que anda a virar frangos há milénios) na volkta é vira o disco e toca o mesmo hehehe
Simas: Vai doze, vai treze, vai aquelas que conseguires aguentar!!!! Sigaaa
Bernalve, um gajo lá vai evoluindo mas custa sempre o mesmo... dassss

As "fases" 2 e 3, consomem muito tempo e dinheiro... como já referi n vezes, eu ando a maltodextrina e enduralites, 60gr/hora. Thats it. Caguem no resto. Se o outro anda mais é porque anda mais! As rodas xpto, rolamentos cerâmicos e mais o camandro são nice-to-have mas não fazem diferença. Ou melhor, até pode fazer mas não te vai fazer andar mais nem 1mm que o gajo que treina melhor e anda numa bike standard...

Enfim, toca a curtir!!!!
 

lgass

Well-Known Member
o caminho para andar melhor de bicicleta (eu digo andar melhor e não andar muito) é só um: trabalho, trabalho e mais trabalho!

é preciso trabalho para ser disciplinado e andarmos várias vezes mesmo quando, às vezes, a disposição não é a melhor ou o vale dos lençóis está mais apetecível
é preciso trabalho para naquelas voltas em que as coisas não saem, concentrar e ainda assim dar o melhor
é preciso trabalho para corrigir as coisas em que temos que trabalhar (mesmo que o tempo de bike sejam 50 minutos... depois são mais 25 entre trabalho de core, costas e flexibilidade)

depois, se quisermos ser metódicos noutras coisas:
é preciso trabalho para não fazer demasiadas loucuras na alimentação
é preciso trabalho para manter o material em boas condições


ah e é preciso trabalho para ver o pessoal andar mais que nós e não desanimar ;)
 

klaser

Well-Known Member
Acrescento ainda que é preciso trabalhar para pagar essas coisas todas , afinal quase nenhum de nós é pro :D
 

lgass

Well-Known Member
quais coisas? o material faz diferença? sim, faz!

mas como dizes, não sendo prós, a batalha é contra nós mesmos. foco tem que ser no sistema e no método! (lição apreendida por mim muito recentemente... demorei)
 

klaser

Well-Known Member
Tudo , material (não precisa ser top, mas todos gastamos pneus, correntes, etc ) , roupas , calçado , equipamento , etc, etc
 

Wawando

Well-Known Member
Sim, há gasto de material e tempo, claro. Mas para treinar pode ser com qualquer bike, quaisquer rodas, qualquer coisa serve. É treino "contra ti mesmo". Por isso rodas compradas em promo com pneus 25 pressão 90 para poupar uns cobres e o corpinho para quando é preciso levar cacetada não ter desgaste desnecessário.
Na roda de quem anda mais a ganir evolui-se _muito_ menos do que ao teu ritmo de peitinho ao vento. Nem perto. Até se regride.
 

GMQ

Well-Known Member
O investimento todos temos que fazer no inicio independemente do material que se venha a optar. A minha experiência leva-me a crer que a melhor aposta é no ciclista. Podemos ter um grande avião para as voltas mas se nos faltar condição fisica esquece. Só com algum método e disciplina é que se consegue evoluir. Na evolução entram depois os objectivos que temos em mente, sejam eles aguentar as voltas sem acabar com a lingua de fora ou participar em fondos (procurando acabar ou fazer boa figura). Aí entra a diferença entre dar uma voltas de bicicleta e treinar. Para se treinar é preciso método, disponibilidade e vontade. Presentemente, estou a atravessar a fase de que me faltam tomar os comprimidos... sim comprimidos da vontade...Não sei se é doping ou não, talvez psicológico, mas ando com uma falta de vontade...
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

...mais um tema que a todos diz respeito,e todos gostamos de comentar/recordar! Todos nos revemos nestas palavras (sábias). O meu vício pelo BTT, começou há 10 anos (festejo em março). :D

Curiosidade, também venho do vício das moto4! A diferença é que ainda não consegui desfazer-me delas. Mesmo andando somente 1 ou 2 vezes por ano (vício desde 2002, passando pela mítica Banshee, Ltz, etc.. etc.. tenho ainda 2. Uma Can Am, Renegade 800x, e uma yamaha, yfz450R).

Enfim, vícios (saudáveis). :p
 

Wawando

Well-Known Member
A falta de vontade é coisa que n me assiste. Acho que porque tenho sempre objectivos definidos e mt ambiciosos.
Se n ha vontade, n andes... a nao ser que te paguem para isso...
(Depois de parada durante 3 anos lá vendi a yfz450r e sim, tenho saudades mas ja so me dava gozo andar em eitmo para lá do racional e tenho 3 filhos...)
 

Medroso#78

Active Member
..também fui piloto federado! Qx, e fiz, enquanto existiu, o CNCC. Como é óbvio, alinhava em tudo que era piratada (a adrenalina da competição, é o que a gente sabe). A renegade, era mais uns raids, e umas travessias, algumas de vários dias. Atualmente, às vezes prometo à malta que apareço (um dia ou outro), mas, as pernas não me levam (não tem pedais). :D

Tenho 2 filhos, o mais velho com (brevemente) 16 anos, mas, para já, não passa "bilhete" aos quad`s, mesmo tendo corrido em pequeno.

Relativamente à falta de vontade do camarada GMQ, às vezes, é só trocar de bike, e a vontade lá reaparece. :p Curiosamente, senti isso algo semelhante, há 2 anos atrás no BTT (estava farto de "ver sempre o mesmo"), pensei alinhar no trail (testei, adorei, levava o cachorro, era divertido), mas, infelizmente, por motivos de saúde, a corrida "alaga-me" o "escleto". Então, optei por uma bike de estrada (só me fez bem. Aliás, tenho cá um tópico a falar sobre isso).

Pedalar com objetivos defendidos, é um incentivo a não parar. ;)

Abraços, a todos.
 

GMQ

Well-Known Member
Tento fazer por isso wawando... costumo dizer que não sou escravo da bike e as minhas aspirações de ser ciclista aos 41 anos já eram. Quando não tenho vontade não faço acho que esse é um aspecto importante a ter em conta. Quando falo da falta de vontade, até estava a brincar um pouco. Quando me refiro a falta de vontade até nem é em andar, andar gosto sempre e se for com amigos ainda mais. Refiro-me mais a fazer algo que se possa chamar treino. Tenho pouca disponibilidade horária e 70% do que faço durante a semana é indoor no turbo trainer. Confesso que ultimamente me tem faltado vontade para montar aquela parafernália toda e seguir os planos do carmichael por exemplo. Mas a partir de amanhã espero pôr um fim a este ócio porque maus hábitos e vicios não levam a lado nenhum.
 
Top