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Mudar pneu furado sem desafinar travão

Davidoff

Well-Known Member
Este fim de semana tive o segundo furo em estrada no pneu traseiro, mais uma vez distraí-me e passei com a roda num buraco.

Da primeira vez fiz as coisas à pressa, não tive grandes cuidados a tirar roda e colocar, queria era despachar para chegar a casa e acabei com o travão desafinado. Mas desta vez já tinha mais tempo e fui fazendo as coisas com cautela... mesmo assim o travão ficou desafinado a tocar na roda.

Como não sei afinar travões tive de regressar com ele quase à solta.

As minhas questões:
1) É possível trocar uma roda sem desafinar o travão e eu é que sou um tosco a fazer isso?
2) Eu uso câmara de ar, acham que nestas situações (passar em buracos), mais valia ter tubeless?
 

cutkiller

Well-Known Member
Mas como é que desafinas o travão?
A pinça tem uma peça que te permite "abrir-la".. Fazes isso?
Quando tens o trabalho feito é só "fechar" e dar um jeito com as mãos para ficar a pinça direitinha (se for preciso).
 

elchocollat

Well-Known Member
1-sim, não enchas a roda fora da bicicleta.
Abres o travão pela patilha, sacas a roda, mudas a câmara de ar/pneu, metes a roda, enches o pneu, apertas a patilha

2-na minha opinião, não deve fazer grande diferença. Aliás, se passaste no buraco não furaste... Trilhaste foi a câmara de ar. Enche mais o pneu
 

jppina

Well-Known Member
1. Sim, é possível. Aliás, é o normal... Não é suposto desafinar o travão ao tirar e voltar a colocar a roda!

A única coisa que tens de fazer é colocar a roda no carreto mais pequeno antes de a tirares. Abres a pinça do travão na patilha, desapertas a roda (não é preciso desapertar a rosca do aperto rápido, basta abrir a alavanca) e tiras. Depois de mudada a câmara, é voltar a fazer tudo pela ordem inversa. Se o travão fica a roçar no aro, é porque a roda não ficou bem encaixada no quadro...

2. Ao passares pelo buraco, não furaste, trilhaste a câmara. Com tubeless não há câmara para trilhar, mas para usar tubeless precisas de ter umas rodas tubeless... Se são, podes comprar pneus tubeless e usar sem câmara. Se não são, tens de continuar a usar câmara, e talvez encher mais o pneu...
 

jcca

Well-Known Member
1) É possível trocar uma roda sem desafinar o travão e eu é que sou um tosco a fazer isso?

De certeza que sim.....

1º A malta não sabe qual a tua definição de desafino o travão, se é ponho a roda às três pancadas e ela fica torta no eixo pq a corrente fica torcida a fazer força na cassete e dp de encaixar e acertar as mudanças não volto a soltar e apertar, ou se é qd tiro torço as pinças do travão....

Qd furas e vais trocar de câmara, (roda traseira)
1ª coisa a fazer é tirar a tensão aos cabos dos desviadores (colocar a roda pedaleira na mais pequena e a o mesmo na cassete (qd voltares a colocar é mais fácil de acertar).

2º se o pneu for largo e não passar nas pinças tens de abrir o travão shimano é nas pinças campagnolo é nas manetes, sram (não sei não tenho, mas deve ser nas pinças) se é roda de trás deve sair sem precisares rodar o aperto basta abrir (a da frente é que tem uns batentes na forqueta e tens de rodar o aperto para ficar mais solto).

Para voltar a colocar a roda na burra, encaixas a corrente na cassete (ultima mudança ou lá perto), colocas a roda no quadro, apertas a chaveta, rodas a pedaleira uma ou duas voltas (para a corrente ficar direita), voltas a abrir a chaveta se a roda estava encavalitada no eixo fica solta, encaixas bem o eixo na roda, apertas a chaveta, se tinhas aberto as pinças voltas e fechar e estás pronto para ir.

Sobre o encher a roda colocada no quadro é indiferente eu não acho mais pratico (prefiro encher a roda solta), mas não é importante para o tema.

A pressão é sempre importante saber e verificar dependendo do peso de cada um dos 80 aos 120 (PSI) tudo é correcto se as características do pneu o aceitar.
Boa sorte e menos Furos
 

Davidoff

Well-Known Member
Mas como é que desafinas o travão?
A pinça tem uma peça que te permite "abrir-la".. Fazes isso?
Quando tens o trabalho feito é só "fechar" e dar um jeito com as mãos para ficar a pinça direitinha (se for preciso).

Sim fiz isso, abri o travão e quando voltei a fechar estava com uma pastilha a tocar na roda.

A única coisa que tens de fazer é colocar a roda no carreto mais pequeno antes de a tirares. Abres a pinça do travão na patilha, desapertas a roda (não é preciso desapertar a rosca do aperto rápido, basta abrir a alavanca) e tiras. Depois de mudada a câmara, é voltar a fazer tudo pela ordem inversa. Se o travão fica a roçar no aro, é porque a roda não ficou bem encaixada no quadro...

2. Ao passares pelo buraco, não furaste, trilhaste a câmara. Com tubeless não há câmara para trilhar, mas para usar tubeless precisas de ter umas rodas tubeless... Se são, podes comprar pneus tubeless e usar sem câmara. Se não são, tens de continuar a usar câmara, e talvez encher mais o pneu...

1º A malta não sabe qual a tua definição de desafino o travão, se é ponho a roda às três pancadas e ela fica torta no eixo pq a corrente fica torcida a fazer força na cassete e dp de encaixar e acertar as mudanças não volto a soltar e apertar, ou se é qd tiro torço as pinças do travão....

Qd furas e vais trocar de câmara, (roda traseira)
1ª coisa a fazer é tirar a tensão aos cabos dos desviadores (colocar a roda pedaleira na mais pequena e a o mesmo na cassete (qd voltares a colocar é mais fácil de acertar).

2º se o pneu for largo e não passar nas pinças tens de abrir o travão shimano é nas pinças campagnolo é nas manetes, sram (não sei não tenho, mas deve ser nas pinças) se é roda de trás deve sair sem precisares rodar o aperto basta abrir (a da frente é que tem uns batentes na forqueta e tens de rodar o aperto para ficar mais solto).

Para voltar a colocar a roda na burra, encaixas a corrente na cassete (ultima mudança ou lá perto), colocas a roda no quadro, apertas a chaveta, rodas a pedaleira uma ou duas voltas (para a corrente ficar direita), voltas a abrir a chaveta se a roda estava encavalitada no eixo fica solta, encaixas bem o eixo na roda, apertas a chaveta, se tinhas aberto as pinças voltas e fechar e estás pronto para ir.

Sobre o encher a roda colocada no quadro é indiferente eu não acho mais pratico (prefiro encher a roda solta), mas não é importante para o tema.

A pressão é sempre importante saber e verificar dependendo do peso de cada um dos 80 aos 120 (PSI) tudo é correcto se as características do pneu o aceitar.
Boa sorte e menos Furos

Fiz isso tudo, carreto mais pequeno, abrir e fechar pinça e mesmo assim...

As minhas rodas são tubeless e nestes casos parece-me que não havendo câmara não há furo :)

Mas tens travões de disco ou ferradura?

Ferradura.
 

cou7inho

Well-Known Member
O que aconteceu foi no momento em que apertou a roda, esta não ficou alinhada e ficou mais encostada a uma das pinças
Não foi o travão que ficou desafinado. A roda e que não está na posição correta
Desaperte e volte a apertar. Antes de apertar a roda verifique se as pinças estão a mesma distância do aro dos dois lados

Pelo que li acho que é este o problema
 

jppina

Well-Known Member
Então é fazer como disse agora o Cou7inho. A roda deve ter ficado fora do sítio.

É ver também os dropouts onde a roda encaixa e ver se não tem desgaste que possa estar a provocar o desalinhamento...
 

Davidoff

Well-Known Member
Mas tens travões de disco ou ferradura?
O que aconteceu foi no momento em que apertou a roda, esta não ficou alinhada e ficou mais encostada a uma das pinças
Não foi o travão que ficou desafinado. A roda e que não está na posição correta
Desaperte e volte a apertar. Antes de apertar a roda verifique se as pinças estão a mesma distância do aro dos dois lados

Pelo que li acho que é este o problema

Pode mesmo ser isso e na altura, com a pressa de sempre, não cheguei a tentar recolocar a roda. Logo vou ver isso mas já estou preparado para ver uns tutoriais de afinação para o caso de mesmo assim não conseguir :)
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Ai, ai, isso de desafinado não tem nada, é dar um jeitinho com a mão, caso contrário isso começava a comer calço de um lado e nunca mais tinha juízo, até puxava a roda para o lado a travar
 

Davidoff

Well-Known Member
Obrigado a todos pelas dicas e sugestões, o problema era mesmo a roda que estava mal encaixada!

Ganhei mais um ponto de experiência e entretanto ainda me meti a ver vídeos de afinações para o caso de ser preciso um dia.
 
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