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Montagem de bicicleta CX/Adventure

cenazia

Well-Known Member
Boas,

Decidi seguir o exemplo do Martins e apresentar a montagem da minha nova bike.

Esta montagem surge por eu ir mudar para o Brasil, mais concretamente Mato Grosso, onde não conto ir andar muito em estrada de asfalto (cheia de "caminhões") e aproveitar ao máximo os estradões de terra batida que por lá abundam.

Neste sentido decidi levar a minha BTT e não levar a de estrada, mas também queria uma de CX/Gravel/Adventure de preferência com uma geometria um pouco mais para as novas gravel/adventure e gastando o mínimo dinheiro possível.

Eu até tenho uma bicicleta desse género construída com material que tinha por aí e um quadro de uma híbrida Berg e a ideia inicial era levar essa para o Brasil, mas acabei por descartar esta hipótese porque a bicicleta é grande demais para mim, e sendo assim decidi finalmente, vender esta e construir uma nossa usando material que já tenho, a sua maioria na actual bicicleta de estrada (vou deixar o quadro em Portugal), sabendo da dificuldade de adquirir e do custo de material no Mato Grosso decidi levar algum de reserva.

O objectivo era arranjar um quadro+forqueta e umas rodas apropriadas para este propósito, tudo (ou quase tudo) o resto já tinha.

Então após muito procurar acabei por adquirir um frameset Planet-X London Road, ainda esive indeciso entre este e uma Merida de CX e outro Planet-X de CX em Carbono, mas o London Road foi o que tinha a geometria que mais me agradava e acabei por adquirir. O frameset é um S que me pareceu o mais indicado para a minha altura (1m74) e é um modelo de exposição, após chegar a casa pude confirmar que realmente se encontra imaculado:

s-l1600.jpg

Podem ver a geometria aqui


Quanto às rodas ainda andei a ver as Kinesis Crosslight mas acabei por me decidir pelas Shimano RX31 pois encontrei umas também de exposição por 150€ e porque apesar de serem mais pesadas achei que o prioritário era que a durabilidade:

Shimano%20RX31wheels.jpg


O restante equipamento foi algum que tinha e outro canibalizado da minha de estrada.

Pneus tenho várias opções, todos eles que já tinha em minha posse:

Clement MXP 700x33 practicamente novos
Vittoria Rubino Pro 700x25 já com uns 2500km
Vittoria Voyager Hyper 700x32 novos
ainda pretendo adquirir uns para gravilha/todo o terreno de 40 ou 42 para aumentar as opções, sugestões?

BB e pedaleira decidi utilizar a que tinha na de estrada, uma Dura Ace 50(52,53)-38(39,42) para poupar dinheiro e porque está em bom estado, não é compacta mas para onde vou também não há grandes subidas, além disso tenho vários pratos e vou levar uma cassette com mais range para o que der e vier.

Desviador frente Dura-Ace também da de estrada, funciona perfeitamente com as manetes Sram e assim não gasto dinheiro.

Cassette Sram XG-1099 11-36 e levo também uma 11-28

Desviador trás Sram GX Long Cage, este comprei-o novo para conseguir a chain wrap que pretendo, levo também o Sram Force da minha de estrada como reserva.

Manetes Sram Red de 10v vindas da de estrada. Tenho ainda uma Sram force esquerda de reserva.

Travões são de disco, uns Hayes CX-5 com uns discos Shimano de 160mm, não são grande coisa mas foi o que tinha por aqui. Tenho ali umas pastilhas novas, pode ser que melhorem com elas.

Guiador é o que tinha na de estrada, um Pro Vibe 7S em alumínio que adoro, aqui nem havia hipóteses, era este ou outro igual.

Avanço para já é o que tenho, Pro LT de 90/-6º mas que se está à minha medida na de estrada neste caso é pequeno demais, em principio vou adquirir um Pro Vibe 7S de 110/-10º

Espigão do selim é o que tinha na de estrada, é de carbono e nem sei a marca, se calhar devia investir num mais confortável, mas ainda não decidi.

Selim é um Planet-X que já tinha.

A abraçadeira do selim adquiri uma PRO pois a canyon da de estrada ficava ali mal.

Bottle cages eu não gosto das de plástico/carbono pois são péssimas para manter os bidons no sitio em empedrados e afins, a minha de estrada veio com um Dura Cage da Minoura e essa é perfeita para o que quero, sendo assim adquiri duas AB100-5.5 para esta bicicleta.

Fita de guiador é da Pro e em principio vou colocar duas camadas para aumentar o conforto, alguém aconselha/desaconselha?


Depois posto umas fotos pois só agora acabei a montagem e afinação e apenas fui dar uma volta ao largo aqui da frente para verificar se está tudo ok.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Estamos a espera de ver a montagem final.

Sim em termos de conforto e para o objectivo dessa bike acho que vais bem com duas camadas de fita, acho que não perdes nada.

Sendo o espigão que tens de carbono não sei até que ponto iria gastar já dinheiro em tentar arranjar um mais confortavel sem experimentar, grande parte do conforto está no quadro e nas rodas/pneus

Em relação ao selim, sentes-te confortável com ele? Acho que deves colocar o que estás habituado ou um ao qual te sintas confortavel
 

cenazia

Well-Known Member
Obrigado pelos comentários Martins, sim o objectivo é esse.

Quanto ao selim era um que já tinha adquirido (mas ainda não tinha chegado por isso não cheguei a experimentar) para substituir o que tenho pois apesar do meu rabo ser daqueles que aguenta com tudo...ou quase tudo :p eu já há algum tempo que queria adquirir um mais largo e também com rails em titanium, agora vou experimentar nesta bike e ver se gosto ou não, além disso sendo por acaso da planet-x até joga com a bike, é este:

SAPXSB_P1.jpg


Esqueci-me de falar nos pedais, para já tem uns VP que já tinha, mas vou comprar uns Look S-Track e ficar com os VP de reserva que já estão bem batidos.
 

cenazia

Well-Known Member
Fui dar a primeira volta só para verificar a montagem, ainda me falta montar o desviador da frente e o de trás definitivo ainda não chegou por isso está com o Sram Force e a cassette 11-28.

Primeiras impressões:

A bicicleta portou-se como esperava, passei por alguns sitios que só tinha passado com a BTT e confirmou-se o que eu já calculava, não preciso de suspensão para os caminhos que faço ou conto fazer, cálculo que single tracks com calhaus e raizes altas já não seja assim, mas essa não é a minha praia e caso tenha necessidade uso a BTT, para o resto vai ser esta que me faz sorrir muito mais.

Outro ponto alto foram os pneus, só os tinha usado uma ou duas vezes e já não me lembrava o quão espectaculares estes Clement são, brilhantes mesmo, posso dizer que mesmo no asfalto em curva e em molhado são uma máquina de agarrar, e nem sequer estava com uma pressão ideal, estava com demasiada. Vou ter de os esticar bem para descobrir os seus limites!

Em geral o conforto era o que esperava, mas preciso de voltas maiores para aferir se falta algo ou não, nesta curta volta como é obvio a diferença é do noite para o dia em relação à minha estradeira.

Unico ponto negativo foi o travão da frente que está a vibrar, penso que está tudo bem com a roda e apertos mas vou verificar tudo de novo, provavelmente será algo com as pastilhas mas se alguem tiver alguma ideia, agradeço.
O travão de trás está no ponto, perdi bastante tempo a afiná-lo e ficou excelente, portanto o da frente também terá de ficar.

Quanto ao tamanho da bike acho que foi a escolha acertada e como já sabia preciso de comprar um avanço maior, apesar de ter o banco na minha posição correcta em relação à pedaleira, institivamente estava sempre a tentar chegar-me mais para trás no banco, para lá do fim do banco aliás, como neste momento a distancia entre o banco e o guiador é 2cm menor em relação ao que tinha na de estrada penso que a explicação estará aí mas se alguem tiver outra opinião, agradeço!

Deixo duas fotos que tirei pelo caminho, não são grande coisa mas foi o que se pode arranjar, depois hei-de tirar umas com uma máquina melhor. Esteticamente não me agrada muito o banco ali, mas não tinha sido comprado a pensar nesta bike. Se alguem tiver opiniões para melhorar alguma coisa, ou algo que não goste, esteja à vontade:

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