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Manutenção da corrente

MigC77

Well-Known Member
Depois de colocar oleo deves passar a corrente por um pano para limpar excessos e sempre evita que depois fique a pingar.

GMQ, apenas uma observação... hoje em dia há muitos óleos que não “pingam” e como tal não é necessário esse procedimento que referes… aliás até seria contraproducente. Depende do que estiveres a usar.
 

GMQ

Well-Known Member
Eu sei disso. Eu uso zefal dry lube. Aquilo não fica ali a pingar muito é só um ou outro. Por isso gosto sempre passar o pano. Mas confesso que às vezes até me esqueço.
 

snp77

New Member
GMQ, apenas uma observação... hoje em dia há muitos óleos que não “pingam” e como tal não é necessário esse procedimento que referes… aliás até seria contraproducente. Depende do que estiveres a usar.

Olha, o que eu comprei foi o Finish Line Seco (agora para o verão) e provavelmente (a menos que me recomendem outro), irei comprar o Finish Line Húmido para o Inverno mais para a frente
 

pratoni

Well-Known Member
Se não queres que fique a pingar, mal coloques o óleo, vai rodando a pedaleira, aproveita e muda a corrente de carretos e pratos várias vezes.

Assim o óleo não vai parar ao chão mas sim onde interessa, ou seja vai sendo espalhado pelos carretos/pratos.

Outra vantagem de fazeres isso é que consegues inspeccionar se as mudanças estão a funcionar bem ou não...
 

GMQ

Well-Known Member
Boa sugestão pratoni. Eu dou a volta à corrente enquanto ponho o oleo. è uma ou outra gota. Nada de dramático. Como a minha experiência a sério neste mundo das bikes é limitada (5 anos) fui bebendo do que a malta com mais experiência recomenda ou faz. Mas não sigo À risca como se fosse um missal. Ontem dei banho À menina lubrifiquei a corrente e nem passei o pano. Alias eu agarro num pano com a mão e sem apertar muito dou uma volta com a pedaleira. Isto é mais uma recomendação.
 

MigC77

Well-Known Member
Em relação aos lubrificantes, já li o que está para trás… Eu sinceramente pelo uso que dou à bicicleta de estrada dispenso o Wet lube para condições de chuva… Porquê? Simples… se estiverem condições de chuva não saio com a bicicleta de estrada. Hoje em dia tens bons lubrificantes que se aguentam em ambas as condições. Sobretudo tendo em conta que em Portugal não temos um inverno assim tão rigoroso… salvo que saias para a rua com a bicicleta e estiver a cair um diluvio não precisas de um óleo especifico de inverno. Sempre e quando seja um bom óleo!

Eu tenho usado os da Muc-Off e mais recentemente por recomendação do albertosemcontador experimentei os produtos da Morgan Blue que actualmente é o que uso nas bicicletas de estrada.
 

Kongas

Active Member
Eu tenho usado os da Muc-Off e mais recentemente por recomendação do albertosemcontador experimentei os produtos da Morgan Blue que actualmente é o que uso nas bicicletas de estrada.

Morgan Blue também! Primeiro o Chain Cleaner e depois o óleo.
 

snp77

New Member
Em relação aos lubrificantes, já li o que está para trás… Eu sinceramente pelo uso que dou à bicicleta de estrada dispenso o Wet lube para condições de chuva… Porquê? Simples… se estiverem condições de chuva não saio com a bicicleta de estrada. Hoje em dia tens bons lubrificantes que se aguentam em ambas as condições. Sobretudo tendo em conta que em Portugal não temos um inverno assim tão rigoroso… salvo que saias para a rua com a bicicleta e estiver a cair um diluvio não precisas de um óleo especifico de inverno. Sempre e quando seja um bom óleo!

Eu tenho usado os da Muc-Off e mais recentemente por recomendação do albertosemcontador experimentei os produtos da Morgan Blue que actualmente é o que uso nas bicicletas de estrada.

Ok, obrigado MigC77
 
Eu tenho Morgan Blue mas não gosto porque deixa a corrente toda suja e dispenso as tatuagens nas pernas em todas as voltas, mas que lubrifica bem isso é verdade.
Os meus óleos de eleição são os finish line, os Cerâmicos, aquilo mantém a corrente limpa e duram bastante, para BTT então com passagens por dentro de ribeiras e isso é impecável.

Outro óleo bom é o Lancar cerâmico.
 

francisco

Well-Known Member
Aproveitando este tópico: a minha corrente tem 4500km, foi me recomendado trocar por outra e guardar para voltar a colocar mais tarde (não tem 0.75 de desgaste ainda).
A minha duvida prende-se com o facto desta corrente não ter elo rápido portanto teria que partir um dos pinos para a retirar... depois mais tarde poderia voltar a colocar com 1 elo rápido novo?
 

joseruivo

Well-Known Member
Aproveitando este tópico: a minha corrente tem 4500km, foi me recomendado trocar por outra e guardar para voltar a colocar mais tarde (não tem 0.75 de desgaste ainda).
A minha duvida prende-se com o facto desta corrente não ter elo rápido portanto teria que partir um dos pinos para a retirar... depois mais tarde poderia voltar a colocar com 1 elo rápido novo?
É a hipótese mais fácil.
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Aproveitando este tópico: a minha corrente tem 4500km, foi me recomendado trocar por outra e guardar para voltar a colocar mais tarde (não tem 0.75 de desgaste ainda).
A minha duvida prende-se com o facto desta corrente não ter elo rápido portanto teria que partir um dos pinos para a retirar... depois mais tarde poderia voltar a colocar com 1 elo rápido novo?
A minha dúvida é quem te faz uma recomendação dessas e em que se baseia,ou a corrente está boa ou não( e está com 4500 kms e menos de 0.75 tá bastante decente).....
Agora tiras e depois metes.......
 

francisco

Well-Known Member
A minha dúvida é quem te faz uma recomendação dessas e em que se baseia,ou a corrente está boa ou não( e está com 4500 kms e menos de 0.75 tá bastante decente).....
Agora tiras e depois metes.......
A ideia é mais tarde conseguir acabar de gastar a corrente numa transmissão que provavelmente já não aceitaria uma corrente nova sem saltar.
Eu não sei se está certo ou errado, nunca tive uma bicicleta com "tantos" km.
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
A ideia é mais tarde conseguir acabar de gastar a corrente numa transmissão que provavelmente já não aceitaria uma corrente nova sem saltar.
se Eu não sei se está certo ou errado, nunca tive uma bicicleta com "tantos" km.
Não te preocupes com os kms vai sim estando bem atento a folga da mesma compras um medidor de corrente e vais vendo......
E guarda o dinheiro para depois
 

torui

Well-Known Member
Eu por regra em cada 4 correntes troco a cassete, mas isto não significa que a cassete não aguente mais uma...tudo depende da forma como assentam uma na outra....
 

Mafioso

Well-Known Member
Da minha pouca experiencia é uma cassete por duas correntes. Falando de shimano 105, comigo há segunda troca de corrente, em algumas velocidades começam a saltar na cassete.
 

petrix

Well-Known Member
Da minha pouca experiencia é uma cassete por duas correntes. Falando de shimano 105, comigo há segunda troca de corrente, em algumas velocidades começam a saltar na cassete.
Só 2 correntes??? isso é porque as trocas muito tarde...
 
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