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Manutenção da corrente

Mr. T

Active Member
Olá a todos,

Mais uma vez venho recorrer à sabedoria da malta brutal deste fórum :)

Pretendo fazer uma limpeza a fundo na corrente da minha "fininha". Já experimentei limpar com esponja, liquido de limpar e rodar, rodar, rodar......, mas nunca consigo ter sucesso na limpeza das "entranhas" do elo. A ultima vez que limpei, ficou tudo a espelhar(os elos por fora) mas quando cheguei a casa depois de dar um giro, vi as marcas pretas do óleo nos pratos da frente e nos carretos de trás.

Desta forma estava a pensar em:

- descravar a corrente (campagnolo 9v sem quick link);
- leva-la a casa dos meus pais, onde posso lava-la inclusivamente com a ajuda de uma maquina de agua de pressão (infelizmente não tenho como levar a bike completa, tem mesmo de ser só' a corrente);
- secar a corrente com o compressor e deixa 1 ou 2 dias a secar à temperatura ambiente.
- lubrificar a corrente com lubrificante fresquinho.
- comprar um quick link,
- aplicar novamente a corrente na "fininha".

Duvidas:
- devo mesmo comprar um quick link ou seria melhor "re-cravar" a corrente com o elo original?
- podem aconselhar um bom quick link para corrente campagnolo 9v, mix de veloce mirage de 2003?
- ou, devo sim estar quieto, limpar a corrente como tenho feito, sem a abrir para não por em causa a integridade e resistência da mesma?

Obrigado a todos.

Abraço!
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Olá a todos,

Mais uma vez venho recorrer à sabedoria da malta brutal deste fórum :)

Pretendo fazer uma limpeza a fundo na corrente da minha "fininha". Já experimentei limpar com esponja, liquido de limpar e rodar, rodar, rodar......, mas nunca consigo ter sucesso na limpeza das "entranhas" do elo. A ultima vez que limpei, ficou tudo a espelhar(os elos por fora) mas quando cheguei a casa depois de dar um giro, vi as marcas pretas do óleo nos pratos da frente e nos carretos de trás.

Desta forma estava a pensar em:

- descravar a corrente (campagnolo 9v sem quick link);
- leva-la a casa dos meus pais, onde posso lava-la inclusivamente com a ajuda de uma maquina de agua de pressão (infelizmente não tenho como levar a bike completa, tem mesmo de ser só' a corrente);
- secar a corrente com o compressor e deixa 1 ou 2 dias a secar à temperatura ambiente.
- lubrificar a corrente com lubrificante fresquinho.
- comprar um quick link,
- aplicar novamente a corrente na "fininha".

Duvidas:
- devo mesmo comprar um quick link ou seria melhor "re-cravar" a corrente com o elo original?
- podem aconselhar um bom quick link para corrente campagnolo 9v, mix de veloce mirage de 2003?
- ou, devo sim estar quieto, limpar a corrente como tenho feito, sem a abrir para não por em causa a integridade e resistência da mesma?

Obrigado a todos.

Abraço!

Nao compliques o que e facil...

Pega...

Boas por aqui pelo Uk ninguem usa escovas de dentes usadas, so se for a empregada de limpeza quando esta zangada com o patrao...:)

Por aqui usa-se um pincelzinho, para espalhar Morgan Blue chain cleaner, por tudo o que e mecanico, sao retiradas as rodas e coloca-se um adaptador de corrente no eixo traseiro para poder rolar a corrente sem a cassete e tudo e pincelado a Morgan blue chain cleaner a seco, ou seja: todos os componentes mecanicos, corrente, cassete, desviadores(frente e tras) e ate travoes sao devidamente pincelados e com a corrente a rolar para nao escapar nada, exemplo pulleys do desviador traseiro.

Depois de estar tudo bem pinceladinho deixa-se 5 minutos para actuar enquanto se prepara um baldezinho com sabao da loica serve perfeitamente para esfregar no quadro, guiador e tudo o resto e claro nao esquecer com um esfregao leve e o mesmo sabao, esfregar bem nas pistas de travao...nada escapa.

Ao passar a mangueira a bicicleta esta a brilhar como nova....

Depois de secar bem sequinha, montam-se as rodas e ai sim espalha-se uma quantidade conservadora de Morgan blue Race Oil pela corrente e depois com um paninho rola-se a corrente sobre o mesmo para retirar o excesso.... passa-se tudo pela cassete acima e abaixo, prato pequeno e prato grande e VOILA!!!

O produto de polimento do quadro tambem pode ser morgan blue mas vim a descobrir que o famoso Pronto limpa moveis funciona melhor que muitos que estao no mercado supostamente dignos de ciclismo, seja o quadro alto brilho ou mate....

Esta uma bicicleta limpinha a trabalhar que nem relogio como nova e ha moda Inglesa ou seja, como devia de ser SEMPRE!!!

Tempo do processo com pratica, ferramentas apropriadas e habituacao ou seja "sistema","organizacao"... 15 minutos...

Segue a foto de alguns dos produtos utilizados pois sao grandes produtos usados por equipas profissionais:

GpgXlxv.jpg


SVw4dfM.jpg


No caso de cepticos segue justamente:

https://youtu.be/Sf80DnCgHRQ

sao estes os produtos, ferramentas e metodos mais utilizados no UK...E nao escovas de dentes, banheiras etc...lol

O procedimento deve ser feito consoante o numero de kilometros e de voltas que o atleta faz, dependendo das condicoes climatericas chuva ou sol, no meu caso todas as semanas ou seja normalmente domingos a tarde, e ritual, com estes produtos e metodos as bicicletas estao sempre como novas e as pecas de desgaste tem maior durabilidade...

Off topic:
A marca Morgan Blue e tambem especialista em produtos corporais de ciclismo sao detentores de um oleo de massagem pre treino e pos treino usado por profissionais do pro peloton dos quais sendo o pos treino o creme de massagem preferido do pro peloton chegando ao ponto de equipas que nao sejam patrocinadas pelo mesmo pedirem o mesmo creme supostamente milagroso "emprestado de massagista entre massagista"

Segue uma foto dos mesmos:

7gdNpEO.jpg


No caso de anticepticos aqui vai:

https://youtu.be/Sf80DnCgHRQ

Esta e a marca numero 1 por profissionais e orgulhosamente no UK por amadores tambem assim como ferramentas e metodo e felizmente sem escova de dentes....:)

Grande Abraco

Grande abraco...
 

pessego

Member
passa pela uma bomba de serviço gastas 50 cêntimos e rodas um pouca até casa para secar, colocas um bom lubrificante e no dia seguinte mais um pouco, numca deixas a corrente sem lubrificante pois ela vai oxidar em pouco tempo, simples não?
 

andrebela

Member
Eu ia pelo conselho do albertosemcontador.
Ao longo dos anos experimentei vários desengordurantes de marcas conhecidas e nunca consegui obter resultados satisfatórios.
Com o Morg
an blue o resultado foi bem diferente.Basta pincelar toda a transmissão e esperar 5 minutos, enxaguar, secar... et voilá, podes fazer o teste do algodão que fica branquinho. Não esquecer de imediatamente depois de secar a bike lubrificar a corrente.
Não uses água à pressão, isso não faz nada bem ao material.
 

Xequemate

Member
também concordo, o produto da Morgan Blue é realmente bom. Com o pincel nem precisas de tirar a corrente!
Esquece o método da alta pressão.
 

petrix

Well-Known Member
O meu produto é lava loiça Fairy num pano ou esponja e água, simples a barato. ;)
É também o que uso para manter as minhas fitas do guiador sempre lanrajinhas, aliás, é o que uso em toda a bike quando a lavo. :)
 

albertosemcontador

Well-Known Member
O meu produto é lava loiça Fairy num pano ou esponja e água, simples a barato. ;)
É também o que uso para manter as minhas fitas do guiador sempre lanrajinhas, aliás, é o que uso em toda a bike quando a lavo. :)

Es um Kapateeme Rebolaciao!!!! E o rebolaciao!!! O lol ;)

Grande abraco...
 

Mr. T

Active Member
Boas malta,

Obrigado pelos comenta'rios e pelo vosso tempo. Pelo que vejo, todos concordam em nao tirar/descravar a corrente.
Tambem usei Fairy e um pincel para lavar entre os os elos, mas acabei por nao ter sucesso porque nao consegui tirar algum do lubrificante que estava dentro do elo (dai' ter mencionado lavar a corrente com maquina de alta pressao).

Alberto, para complicar a situacao, moro num apartamento, nao tenho um espaco no predio onde possa lavar a fininha " 'a mangueirada". ja' tive de recorrer 'a ajuda da banheira para dar banho 'a maquina :D

Abraco a todos
 

pessego

Member
Mr. T, eu uso o lubrificante "Faher -GRA Massa Especial Anti fricção Spray Aerossol 400ml" dá para tudo ( estou a falar relativamente a bike :rolleyes:)
 

Martins

Well-Known Member

Por acaso já experimentei uma coisa dessas. Mas morando num apartamento não é de todo útil uma vez que não tens onde por a bicicleta para rodar a corrente e ainda sujares tudo com os residuos de óleo.

Acho que mesmo que o Mr. T só possa usar a banheira (e eu também sou assim) um vom desengurdante passado a pincel é o ideal. Qualquer solução que implique rolar a corrente e mandar sujidade para o ar não é boa ideia. Quando a Maria chega a casa...... uiiii nem queiras saber.

Abraço
 

GMQ

Well-Known Member
Mr T a sugestão do otalem é muito boa mas mesmo com um bom desengordurante ( para bikes) pincel, esponja e um pano consegues limpar. Olha aqui o que o amigo e colega de equipe do Alberto consegue fazer. Não são os portugueses que são desenrascados ora vê lá o que ele faz com umas escovas para as unhas.

[video=youtube_share;KM6mzE5lQ0w]https://youtu.be/KM6mzE5lQ0w[/video]
 

snp77

New Member
Para um maçarico como eu, dá bastante jeito este post.

Só queria que me dissessem o seguinte, e para olear a corrente e as cassetes, usam algum óleo especial? E qual a quantidade que costumam colocar?
Há algum video onde eu possa ver isso?

A limpeza da corrente propriamente dita, vocês fazem de quanto em quanto tempo? Estava-me a lembrar do inverno, precisará de ser oleada mais vezes, certo?

Quando estive na decathlon no passado sábado, vi lá na secção de bike, WD40 á venda, já o tenho usado em casa, por exemplo para fechaduras de portas, para "desencravar" algum parafuso oxidado. Nas bikes usa-se em quê?

Desculpem lá, mas tudo no mundo das bikes é novidade para mim
 

Jusko

New Member
Para um maçarico como eu, dá bastante jeito este post.

Só queria que me dissessem o seguinte, e para olear a corrente e as cassetes, usam algum óleo especial? E qual a quantidade que costumam colocar?
Há algum video onde eu possa ver isso?

A limpeza da corrente propriamente dita, vocês fazem de quanto em quanto tempo? Estava-me a lembrar do inverno, precisará de ser oleada mais vezes, certo?

Quando estive na decathlon no passado sábado, vi lá na secção de bike, WD40 á venda, já o tenho usado em casa, por exemplo para fechaduras de portas, para "desencravar" algum parafuso oxidado. Nas bikes usa-se em quê?

Desculpem lá, mas tudo no mundo das bikes é novidade para mim

WD na bike podes usar em todo o lado, mas tem cuidado! não deixes ir nada para os travões/pistas de travagem! na corrente colocas óleo para corrente...
Quanto a óleos, há para todos os gostos e feitios, o de inverno é normalmente mais espesso que o de verão, mas podes meter de verão no inverno, terás muito provavelmente é de meter mais durante a volta se for longa, vai ao youtube que à lá muita coisa sobre o assunto. Não aconselharia é a meter de inverno no verão.
assunto.
 

Jusko

New Member
Estou sempre a aprender, há oleos para verão e inverno??

Há! Até há cera, há tanta coisa que às vezes o problema é escolher!

O WD40 que eu falo é este, https://pt.wikipedia.org/wiki/WD-40, e não é adequado lubrificar correntes, mas existe óleo para corrente WD40 como diz o @OTLEM.
Eu quando estou algum tempo fora, portanto sem pedalar, "besunto" a bicicleta de WD40, borrachas, corrente e tudo mais...
 
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