• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

Jazz

Well-Known Member
Eu tenho 4 biclas.

A Gravel, onde faço desporto.
A Singlespeed, onde faço desporto e faço uso citadino.
A desdobrável, onde ando com a cadeirinha e faço uso citadino.
A fixie, para passear na marginal.

Trabalho longe, por isso o carro é indispensável. Mas há um dia em que estou a trabalhar mais perto. São 15kms sempre a subir.

Já fiz esse percurso de bicicleta várias vezes. Das minhas bicicletas todas, a desdobrável (a única que poderia ter subsídio) seria a minha última escolha. Mas de longe. Aquela rodinha, aqueles crancks miniatura, aqueles pedais de plástico, credo. Ou demorava 1 hora a chegar, ou então, meus amigos, sejamos realistas. Tem de ser de bicicleta a sério.


Uma coisa é a imaginação dos legisladores, outra coisa é a realidade.
 

Velhadas

Well-Known Member
Eu tenho 4 biclas.

A Gravel, onde faço desporto.
A Singlespeed, onde faço desporto e faço uso citadino.
A desdobrável, onde ando com a cadeirinha e faço uso citadino.
A fixie, para passear na marginal.

Trabalho longe, por isso o carro é indispensável. Mas há um dia em que estou a trabalhar mais perto. São 15kms sempre a subir.

Já fiz esse percurso de bicicleta várias vezes. Das minhas bicicletas todas, a desdobrável (a única que poderia ter subsídio) seria a minha última escolha. Mas de longe. Aquela rodinha, aqueles crancks miniatura, aqueles pedais de plástico, credo. Ou demorava 1 hora a chegar, ou então, meus amigos, sejamos realistas. Tem de ser de bicicleta a sério.


Uma coisa é a imaginação dos legisladores, outra coisa é a realidade.

exato. ou isso ou eletricas. Tendo em conta que a maior parte das pessoas nao tem capacidade fisica para fazer 20 km de manha e 20km a tarde
 

Jazz

Well-Known Member
exato. ou isso ou eletricas. Tendo em conta que a maior parte das pessoas nao tem capacidade fisica para fazer 20 km de manha e 20km a tarde
Sim, o meu cunhado vai de bicicleta, mas não anda de bicicleta para fazer desporto. Tem uma desdobrável eléctrica. Sem ser eléctrica, tem de ser uma bicla como deve ser.


Mas basta olhar para o pessoal que anda na rua a fazer commuting. É tudo de BTT ou bicla de estrada. As dos subsídios só andam na marginal de Matosinhos ao domingo, no verão.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Pois, o que o pessoal diz é exactamente isso, incentivo recebido, bicicleta na varanda, depois é muito depois até pode ir dar uma voltinha e se o incentivo for muito maior, no fim a bicicleta na varanda vai ser mais cara
Querem uma novidade, é pagar ao quilómetro, tanta bicicleta que passava a andar
 

Velhadas

Well-Known Member
Sim, o meu cunhado vai de bicicleta, mas não anda de bicicleta para fazer desporto. Tem uma desdobrável eléctrica. Sem ser eléctrica, tem de ser uma bicla como deve ser.


Mas basta olhar para o pessoal que anda na rua a fazer commuting. É tudo de BTT ou bicla de estrada. As dos subsídios só andam na marginal de Matosinhos ao domingo, no verão.

curiosamente ca BTT nao se ve. Alias acho que nen nunca vi uma bike de BTT à venda em lojas fisicas. Talvez por os trilhos estarem sempre ensopados de lama.

Ve-se muito mas muito mesmo a bike de mil paus. Tipicamente Tiagra com quadro de alumínio. Outra coisa que se vê muito mais que em PT é mulheres a andar de bike de estrada. Em Portugal vi para aí umas 10. Aqui qualquer grupo da terrinha tem pelo menos 30% de mulheres
 

Velhadas

Well-Known Member
Vamos supor que todos aqueles ciclistas que vemos na estrada, equipados a rigor, aproveitam o subsídio e compram/trocam a sua bicicleta por um modelo melhor/mais recente.
Acham que o objetivo do subsídio foi alcançado?
Acho que tinha deixado escapar este comentario.
A maneira como tu poens o exemplo é abil serve a tua argumentaçâo mas induz em erro.
Estás a dar um exemplode um gajo que tem montes de dinheiro para gastar em material de ciclismo. Ora isso em Portugal deve ser para ai 1% da populaçao.
Estas a esquecer-te do ciclista que mal tem 600 paus para gastar numa bike e se compra uma bike da treta ao fim de 10 voltas mete a bike no olx e perdeu o gosto por andar.
Estas a esquecer-te do pessoal que compra a tribam e nem dinheiro para uns sapatos de encaixe tem e anda de tenis.
O que eu vejo mais aqui sao gajos com bikes de mil paus. Cada grupo desportivo tem uns 30 assim. já sao bikes que te permitem dar continuidade ao gosto de andar.
O gajo que tem o maquinao e está equipado rigor recebe tanto de apoio como o que comprou a triban. Se quis gastar mais dinheiro e ter um maquinao esse é um problema dele. Foi ele que trabalhou e ganhou o diheiro. Gasta-o onde ele bem entender.
Isso nao é motivo para ter inveja do gajo com o maquinao. O subsidio é igual para todos
 

Jazz

Well-Known Member
Acho que tinha deixado escapar este comentario.
A maneira como tu poens o exemplo é abil serve a tua argumentaçâo mas induz em erro.
Estás a dar um exemplode um gajo que tem montes de dinheiro para gastar em material de ciclismo. Ora isso em Portugal deve ser para ai 1% da populaçao.
Estas a esquecer-te do ciclista que mal tem 600 paus para gastar numa bike e se compra uma bike da treta ao fim de 10 voltas mete a bike no olx e perdeu o gosto por andar.
Estas a esquecer-te do pessoal que compra a tribam e nem dinheiro para uns sapatos de encaixe tem e anda de tenis.
O que eu vejo mais aqui sao gajos com bikes de mil paus. Cada grupo desportivo tem uns 30 assim. já sao bikes que te permitem dar continuidade ao gosto de andar.
O gajo que tem o maquinao e está equipado rigor recebe tanto de apoio como o que comprou a triban. Se quis gastar mais dinheiro e ter um maquinao esse é um problema dele. Foi ele que trabalhou e ganhou o diheiro. Gasta-o onde ele bem entender.
Isso nao é motivo para ter inveja do gajo com o maquinao. O subsidio é igual para todos
Bem dito.
Convém também dizer que o gajo que comprou o maquinão também paga mais impostos do que os da bike de mil paus.
 

Wawando

Well-Known Member
Discordo. O Tweet que o @Jorge Salgueiro partilhou mostra isso, sendo certo que levar o número a 0 será sempre um pouco utópico.
No entanto baixar esse número é claramente possível. É preciso é muita cidadania e muito trabalho de lobby, 2 exemplos:
Implementação de zonas 30 em algumas cidades europeias reduziu bastante o nº de acidentes e a severidade.
Obrigatoriedade de sistemas de controlo de velocidade nos automóveis e anticolisão. Quando qualquer fiat punto tem ecrã touch e AC custa a acreditar a falta de desenvolvimento em tecnologia de segurança p/utilizadores vulneráveis.

Agora, basta ver os debates autárquicos ou qq conversa de café para perceber que o nível de discussão e atraso é assustador.
Eu discordo da velocidade maxima dos carros 30km/h. Acho uma velocidade absurdamente baixa. E ando de bicicleta/trotinete todos os dias para todo o lado. Mas nao é por eu o fazer e saber que se os carros andassem a 30km/h que tinha menos perigo de me magoar que concordo com esse limite de velocidade que acho ridiculo.
Haja civismo, respeito pelo proximo e educacao para cumprir o limite que ja existe e ja era um progresso brutal!
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Não é a velocidade que é baixa é o veiculo que é demasiado pesado e os danos que provoca são exponencialmente mais graves com a velocidade:
E-gf-Nly-Xs-Awkckb.jpg

Os 30km/h são inevitáveis. Agora parece-te estupidamente baixa, mas depois de te habituares vais pensar "como é que nós vivemos com estas zonas residenciais a 50km/h???" Cidades com as ruas a 30km/h têm zero mortos por atropelamento. Vale a pena, não vale? Além disso, para o automobilista é melhor. Os 50km/h em cidade realmente são muito mais baixos devido às constantes paragens, dado que os 30km/h se aproximam da velocidade real não perde tempo, poupa ambiente, gasolina, travões e paciência. Quando vais a 30km/h vais mais calmo e existem menos agressividade no transito. Menos toques, menos "chega para lá".

Relativamente ao restante post do Fernando estou totalmente de acordo:

- Carros limitados eletronicamente (quantas vidas se salvariam por ano? Contam-se às centenas!)
- A nossa mentalidade na sociedade e na politica tem que mudar consideravelmente? Também!
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
É neerlandês? Sim. Temos que aprender com os melhores.
O que vale é que eu já vou no escalão dos velhos e deixei de me importar com as paneleirices modernas, felizmente
Agora até é homofobia o paneleiro chamar bicha a outro paneleiro, modernices......
No meu tempo era uma coisa ou outra e se tivesse curso era homosexual, vulgo paneleirote, eheheh
Temos de ir rindo se não morremos parvos como os novos
 

elchocollat

Well-Known Member
É neerlandês? Sim. Temos que aprender com os melhores.

O que vale é que eu já vou no escalão dos velhos e deixei de me importar com as paneleirices modernas, felizmente
Agora até é homofobia o paneleiro chamar bicha a outro paneleiro, modernices......
No meu tempo era uma coisa ou outra e se tivesse curso era homosexual, vulgo paneleirote, eheheh
Temos de ir rindo se não morremos parvos como os novos
Podes só elucidar-me como é que o que tu disseste está relacionado com o que eu disse?
Parecem-me coisas distintas, que nada têm que ver uma com a outra... Mas pode ser só de mim. Não sei mesmo relacionar ambos os comentários.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
No meu tempo não era uma coisa nem a outra, nem uns eram neerlandêses nem os outros eram finos
Claro que nem todos percebem porque não são desse tempo, já nem o deus criou o homem, agora criou o homem e a mulher
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
O alcoolismo também é um problema grave o_O que implica muitas vitimas. Ainda no outro dia ia eu na minha voltinha e estava uma malta a sair de um restaurante (às 8:00 da manhã) trôpegos com a cerveja na mão e a entrar no carro e pensei "f..da-se será que me vão encontrar mais à frente"?
 
Top