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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

bullspot

Well-Known Member
de facto isto é assustador. Num forum em que as pessoas deviam estar felizes por haver subsidios para incentivar o uso das bikes as pessoas atacam-nos. É por isso que quando há um granfondo em Portugal tens 300 ou 400 pessoas a participar enquanto na Irlanda, um pais que chove pa caracas em qualquer sportif vez 10 mil participantes.

que mentalidade assustadora. "podes comprar uma bicicleta para ir para o trabalho mas assim que chegas do trabalho tens de a guardar no armario. Nao é para andares ai de licra a usa-la ao fim de semana"

:D:D:D:D:D:D:D riu-me para nao chorar
Acho que percebeste mal o comentário do @cconst
O que ele quis dizer é que comprar uma bicicleta para treinar ou passear ao fim de semana "de licra" para depois andar a semana toda de carro não vai propriamente ao encontro do objetivo de fomentar a mobilidade em bicicleta. Ninguém põe em causa os benefícios da actividade desportiva mas quando se pretende reduzir o trânsito automóvel em prol das bicicletas, os desportistas como nós não representam massa crítica para alcançar essa meta.
 

Velhadas

Well-Known Member
Sim, cria-se um fundo para a malta comprar bicicletas para usar no quotidiano (trabalhar, compras, levar miudos,..) e vem um artista e: "Boa! vou já comprar uma Cube Agree"

Atacar não. Estão em desacordo com a tua interpretação do que é uma bicicleta para uso no dia-a-dia e na aplicabilidade desse fundo. Eu estou feliz por haver esse tipo de apoios. Mas que não sejam para bicicletas que não possibilitem a colocação de uma grade de carga ou uma cadeira de criança.

O que é assustador é a incapacidade de conseguir separar as coisas. Ao ponto de até tentar ver se o rolo passa...

O schema serve nao so para promover o uso da bicileta para o trabalho mas o uso da bicicleta em si. Nao sou nenhum aldrabao. perguntei ao contablista se podia por ele disse que não, está feito.

caso não tenhas percebido por limitação ou por má intenção, uma pessoa que comprar uma bike com esse apoio, mesmo que não a use imediatamente como meio de transporte para o trabalho acaba por a usar mais tarde ou mais cedo no dia a dia. Por outro lado quanto mais pessoas usem a tal bicicleta nem que seja só ao fim de semana, tem outra sensibilidade quando se cruza com uma bicicleta de carro em hora de ponta.

nada que eu fiz é ilegal ou sequer vai contra o espírito do apoio.

acho que a tua mente é que não entende tal apoio.

Mas como te digo ao ler os vossos comentarios tenho uma felicidade extrema de ja nao viver em portugal. Se é assim com ciclistas eu imagino com puros automobilistas. Se calhar ficariam com tanta raiva de ver alguem que usou o apoio que jogavam o carro para cima da pessoa
 

Velhadas

Well-Known Member
Acho que percebeste mal o comentário do @cconst
O que ele quis dizer é que comprar uma bicicleta para treinar ou passear ao fim de semana "de licra" para depois andar a semana toda de carro não vai propriamente ao encontro do objetivo de fomentar a mobilidade em bicicleta. Ninguém põe em causa os benefícios da actividade desportiva mas quando se pretende reduzir o trânsito automóvel em prol das bicicletas, os desportistas como nós não representam massa crítica para alcançar essa meta.
e com essa mentalidade os ciclistas serão sempre uma minoria minúscula em portugal
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Desculpem lá mas eu não vi mencionar apoios para fomentar o uso da bicicleta ou actividade física, o que se discute, bem ou mal, é o uso para a deslocação diaria e substituição dos carros por bicicletas, o resto é o resto, é outra coisa
Bem....... a discussão até era sobre ser atropelado por um carrou ou o evitar ser, anuncio sobre tal
 

Velhadas

Well-Known Member
Desculpem lá mas eu não vi mencionar apoios para fomentar o uso da bicicleta ou actividade física, o que se discute, bem ou mal, é o uso para a deslocação diaria e substituição dos carros por bicicletas, o resto é o resto, é outra coisa
Bem....... a discussão até era sobre ser atropelado por um carrou ou o evitar ser, anuncio sobre tal

pois... caso não tenhas percebido fomentar o uso da bike como actividade física e fomentar o uso da bike como meio de transporte estão diretamente relacionadas.
Ou achas que consegues convencer um gajo que sai do sofá para o volante e do volante para a secretária a pedalar para se locomover?
 

fernandes_85

Well-Known Member
Desculpem lá mas eu não vi mencionar apoios para fomentar o uso da bicicleta ou actividade física, o que se discute, bem ou mal, é o uso para a deslocação diaria e substituição dos carros por bicicletas, o resto é o resto, é outra coisa
Bem....... a discussão até era sobre ser atropelado por um carrou ou o evitar ser, anuncio sobre tal

Por incrível que pareça as coisas até estão relacionadas no sentido em que existe um empolamento de tudo o que existe com e para os ciclistas e desvalorização e normalização com os automobilistas, senão veja-se:
1. Sinistralidade. Um gajo de carro atropela um ciclista que vai na sua via descansado. Senso comum tuga: coitado do automoblista...foi um acidente...acontece...muita força para o automobilista que ficou em choque....esses ciclistas deviam ter carta, seguro e pagar IUC e ir andar para as ciclovias.
Postura das autoridades na fiscalização e na ação preventiva? 0? Ou será 0,1?

2. Apoios e subsídios.
Podem consultar a legislação aqui :https://www.fundoambiental.pt/aviso...sumo-de-veiculos-de-baixas-emissoes-2021.aspx

Como se pode verificar o incentivo a bicicletas e a automóveis elétricos está dentro do mesmo chapéu. São 4,5 milhões (o que por si só revela muito da ambição do programa) distribuídos da seguinte forma:
Veículo Ligeiro de passageiros + ligeiros de mercadorias 100% elétricos - Pessoa Singular - 3.000.000 € (67% do Bolo)
Bicicleta de carga elétrica 300.000 € (6,6%)
Bicicleta, Motociclos e ciclomotores 100% elétricos 1.100.000 € (24,2%)
Bicicletas convencionais - 100.000€ (2,2%)

Ora nós aqui andamos a discutir as migalhas do programa (Bicicleta convencional) e se a bicicleta deve ser de btt, estrada, citadina roda 24'' ou portão com rodas......isto para um apoio máximo de 100€.

Resumindo, empolamento de tudo o que existe com e para os ciclistas e desvalorização e normalização com os automobilistas
 

jocarreira

Well-Known Member
Vamos supor que todos aqueles ciclistas que vemos na estrada, equipados a rigor, aproveitam o subsídio e compram/trocam a sua bicicleta por um modelo melhor/mais recente.
Acham que o objetivo do subsídio foi alcançado?
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Acho bem o valor limite, o estado não está para subsidiar luxo. Mas dado o mercado atual 1250 euros é correto mas muito mais baixo que os 62500euros do carro.
Posso-vos garantir, até pq é a minha area, que os 62.500 € sem IVA de valor de aquisição até aos quais o estado permite a dedução a 100% do IVA sobre os custos de aquisição ou locação permitem comprar MUUUUITO carro!! Tesla, Mercedes, Audi, etc. Assim como os 50.000 € sem IVA de limite para hibridos PHEV.

Quanto ao tema da discussão, compreendo os argumentos do @Velhadas mas também percebo os de quem defende que o facto do incentivo se encontrar limitado à compra de bicicletas para uso citadino faz sentido para evitar o aproveitamento indevido do mesmo.
 

jocarreira

Well-Known Member
Posso-vos garantir, até pq é a minha area, que os 62.500 € sem IVA de valor de aquisição até aos quais o estado permite a dedução a 100% do IVA sobre os custos de aquisição ou locação permitem comprar MUUUUITO carro!! Tesla, Mercedes, Audi, etc. Assim como os 50.000 € sem IVA de limite para hibridos PHEV.
https://www.fundoambiental.pt/aviso...sumo-de-veiculos-de-baixas-emissoes-2021.aspx

Não são elegíveis veículos cujo custo final de aquisição seja superior a 62 500€ (sessenta e dois mil e quinhentos euros), incluindo IVA e todas as despesas associadas.
 

Jorge Salgueiro

Well-Known Member
Com esses 100euros, vai ser a loucura! Wau sacanas do caraças!:D:p

Mesmo que fosse mais:
- Quem te diz a ti que esse ciclista com lycra não vai para o trabalho (já agora é o meu caso, ou para receber subsidio tenho que ir de jeans?)?
- Os carros elétricos subsidiados, são só para ir para o trabalho ou também podem ir à praia com eles no fim de semana?

Continuo a achar que a Time lá de cima não é propriamente uma bicicleta desportiva (só se os desportistas tiverem os bolsos muito fundos) é mais uma bicicleta de crise de meia idade:eek:. Mas por exemplo uma triban gravel está dentro da descrição:

  • Por «bicicleta nova» entende-se bicicleta convencional, sem assistência elétrica, destinada a uso citadino, não incluindo bicicletas destinadas a uso desportivo, nomeadamente para circuitos de cross, montanha, ou possuidoras de suspensão integral, nem trotinetes ou velocípedes de outro tipo.
 

Velhadas

Well-Known Member
Posso-vos garantir, até pq é a minha area, que os 62.500 € sem IVA de valor de aquisição até aos quais o estado permite a dedução a 100% do IVA sobre os custos de aquisição ou locação permitem comprar MUUUUITO carro!! Tesla, Mercedes, Audi, etc. Assim como os 50.000 € sem IVA de limite para hibridos PHEV.

Quanto ao tema da discussão, compreendo os argumentos do @Velhadas mas também percebo os de quem defende que o facto do incentivo se encontrar limitado à compra de bicicletas para uso citadino faz sentido para evitar o aproveitamento indevido do mesmo.
A questão aqui é: para as pessoas se aproveitarem do incentivo tem de comprar uma bicicleta e usa-la.
Talvez essa seja a intenção
 

Velhadas

Well-Known Member
para quem tem duvidas do sucesso deste tipo de incentivos. Sean Kelly tour of Waterford 2014. Partida para a de 100 km. Amtes tinha sido a de 160km com igual numero de participantes. A seguir veio a de 50 km que acho que era o dobro
Podem saltar os 2 primeiros minutos do video que eu nao tive tempo de o editar
Sean Kelly 2014 100km
 

jocarreira

Well-Known Member
@Velhadas, já percebi a tua confusão. Este incentivo não é para a prática desportiva mas sim para o uso da bicicleta em deslocações citadinas/urbanas, e tu estás a meter tudo no mesmo saco. Só quando perceberes que são duas coisas diferentes é que vais perceber os nossos argumentos.
Esse exemplo que dás dos grandfondos é mais enquadrado em turismo (que também pode e deve ser fomentado), mas é diferente do (passo a redundância) uso da bicicleta em deslocações citadinas/urbanas.

Não sei se é esse o caso no vídeo que colocaste, mas aqui num granfondo tens a grande maioria dos participantes a meter a bicicleta no carro, conduzir N quilómetros, fazer o evento, voltar a meter a bicicleta no carro e fazer N quilómetros novamente. Não é a mesma coisa que sair de casa para o trabalho, ir às compras, etc, de bicicleta.
 

Velhadas

Well-Known Member
@Velhadas, já percebi a tua confusão. Este incentivo não é para a prática desportiva mas sim para o uso da bicicleta em deslocações citadinas/urbanas, e tu estás a meter tudo no mesmo saco. Só quando perceberes que são duas coisas diferentes é que vais perceber os nossos argumentos.
Esse exemplo que dás dos grandfondos é mais enquadrado em turismo (que também pode e deve ser fomentado), mas é diferente do (passo a redundância) uso da bicicleta em deslocações citadinas/urbanas.

o problema é esse mesmo. É tu achares que são duas coisas diferentes.
Nao sao e felizmente o estado Irlandês não pensa assim como tu.

O resultado é ver-se muita gente a ir para o trabalho de bicicleta todos os dias. Principalmente dentro da cidade. Ainda não chegou ao ponto da Holanda, mas a Holanda tem essa cultura de uso da bicicleta faz muitas décadas. Aqui em vindo a crescer de ano para ano e o grande responsavel foi o Bike2Work Scheme
 

jocarreira

Well-Known Member
o problema é esse mesmo. É tu achares que são duas coisas diferentes.
Nao sao e felizmente o estado Irlandês não pensa assim como tu.

O resultado é ver-se muita gente a ir para o trabalho de bicicleta todos os dias. Principalmente dentro da cidade. Ainda não chegou ao ponto da Holanda, mas a Holanda tem essa cultura de uso da bicicleta faz muitas décadas. Aqui em vindo a crescer de ano para ano e o grande responsavel foi o Bike2Work Scheme
Vamos concordar em discordar então.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Tens o caso dos bike não sei das quantas, que passava na Vasco da gama, mais de 90% iam e nunca mais andavam de bicicleta, eu até vi algumas a venda em lojas
Mais atrás disse que se derem pedras, o pessoal leva todas, não sobra nenhuma, se derem bicicletas, não sobra nenhuma e acontece o mesmo que as pedras, ficam lá a um canto
Mais de 90% das pessoas que conheço incentivam-me a largar as bicicletas, imagina o que elas fará se tiverem a hipótese de ter uma bicicleta
Com 150 euros comprar-se uma bicicleta para passear e dar umas voltas, também não é por aí que o pessoal não anda
 

Jazz

Well-Known Member
E não achas que aproveitar um subsidio para comprar uma nova bicicleta com objetivo de treinar (ou passear ao fim de semana com licra) não é aproveitar-se erradamente de um subsidio para fomentar a mobilidade em bicicleta?
E qual será a percentagem de pessoas que compram bicicleta com o subsídio e depois usam a bicicleta ao domingo (um por mês, mas só se estiver sol) para passear na marginal? Mas vão de carro até à marginal, a bicla só anda 1km.

Quantas vezes esses irão de bicicleta trabalhar? Zero vezes.

Não seria mais útil alargar o subsídio a todas as bicicletas e deixar aproveitar quem realmente anda?

Se vais trabalhar de bicicleta aqui no Porto, por exemplo, esquece lá as biclas das cestas. Isso é para ir olhar para o mar.
 
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