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Luz de circulação diurna

francisco

Well-Known Member
Portaria n.º311-B/2005 - https://dre.pt/pesquisa/-/search/383016/details/maximized
Artigo 5º
A luz de presença da frente deve ter as seguintes características:
d) Intensidade: feixe luminoso contínuo tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;
Artigo 6º
A luz de presença da retaguarda deve ter as seguintes características:
d) Intensidade: feixe luminoso tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;
Artigo 7º
A luz referida no número anterior pode ser emitida continuamente ou apresentar emissão intermitente com frequência regular.
Obrigado!
 

BMFL

Well-Known Member
Na minha, depois desse reset, teve mais uma serie de problemas, causado por molha intensa, fez com que entrasse humidade na caixa.
Com humidade, fixava por vezes num so modo, outras vezes comportava-se como se tivesse pouca bateria... enfim... era uma lotaria e foi uma luta, até tirar toda a humidade e começar a funcionar normal, mas agora está ok.
Vê se não tem humidade lá dentro.

Humidade não é que eu nunca ando á chuva.
 

jocarreira

Well-Known Member
Portaria n.º311-B/2005 - https://dre.pt/pesquisa/-/search/383016/details/maximized
Artigo 5º
A luz de presença da frente deve ter as seguintes características:
d) Intensidade: feixe luminoso contínuo tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;
Artigo 6º
A luz de presença da retaguarda deve ter as seguintes características:
d) Intensidade: feixe luminoso tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;
Artigo 7º
A luz referida no número anterior pode ser emitida continuamente ou apresentar emissão intermitente com frequência regular.
Olhando para esses artigos, aparentemente a Ion 200 RT e a Flare RT não podem ser utilizadas cá em Portugal no melhor modo que elas têm: padrão intermitente irregular.

Por isso, complemento essa informação com o artigo 13° dessa mesma portaria:

"Podem ser utilizados dispositivos de sinalização luminosa ou reflectores que correspondam a modelo aprovado num Estado membro da União Europeia, desde que apresentem a correspondente marca de aprovação."

Portanto, para deixar o pessoal descansado, estas luzes têm a marca CE na caixa, logo podem ser usadas cá em Portugal.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Olhando para esses artigos, aparentemente a Ion 200 RT e a Flare RT não podem ser utilizadas cá em Portugal no melhor modo que elas têm: padrão intermitente irregular.

Por isso, complemento essa informação com o artigo 13° dessa mesma portaria:

"Podem ser utilizados dispositivos de sinalização luminosa ou reflectores que correspondam a modelo aprovado num Estado membro da União Europeia, desde que apresentem a correspondente marca de aprovação."

Portanto, para deixar o pessoal descansado, estas luzes têm a marca CE na caixa, logo podem ser usadas cá em Portugal.

Acho que são duas coisas diferentes, uma é só poderes usar Luzes ou Refletores que tenham aprovação CE, outra coisa é o modo em que legalmente o podes utilizar na via publica
 

Carvalhon

Well-Known Member
Então mas não podemos usar as luzes de presença a piscar, é isso? É que vejo o pessoal todo a usar a trás a piscar.
 

J_Junqueira

Active Member
Então mas não podemos usar as luzes de presença a piscar, é isso? É que vejo o pessoal todo a usar a trás a piscar.

Artigo 6º
A luz de presença da retaguarda deve ter as seguintes características:
d) Intensidade: feixe luminoso tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;
Artigo 7º
A luz referida no número anterior - Artigo 6º - pode ser emitida continuamente ou apresentar emissão intermitente com frequência regular.
 

jattamasso

Well-Known Member
As flare traseiras tÊm vida própria, acho...

A minha também anda com um comportamento errante;

Se entra humidade no circuito, é uma situação inaceitável, estas luzes são para btt e têm um IP 67;

No outro dia deixou de ligar, só passado um tempo é que voltou ao normal... mas mesmo assim por vezes falha ao mudar os modos...

Estou quase a mandar a luz para trás, e pedir uma nova;
 

Pires

Well-Known Member
Se entra humidade.. tenham atenção em fechar bem a porta de carregamento, e que a borracha lateral e a parte interior da tampa esteja livre de resíduos.
Não sei de que modelo estão a falar, se for o antigo é algo já relatado e de facto havia problemas, a nova não deveria ter esse problema.
 

pratoni

Well-Known Member
Uma coisa que aprendi hoje acerca da Flare RT. :rolleyes:

Pouco após a comprar e começar a utilizar, desliguei o bluetooth\ant+ e bloqueei-a no modo fixo do overdrive, ou seja desligando o sensor de luminosidade. Isto para ser só ligar e desligar e estar no flash mais forte, sempre.

No outro dia devo ter chegado quase ao fim da bateria e quando cheguei a casa reparei que estava num flash muito fraquinho. Desliguei-a e coloquei a carregar.

Depois de carregada, voltei a ligá-la e mantinha-se no modo de flash muito fraco. Por mais que tentasse mudar para outro modo, nada.

Até pensei que já tinha avariado...

Hoje pesquisei o manual de instruções (https://trek.scene7.com/is/content/...ANUAL_Lights_IonProRT_200RT_FlareRT_PT-PT.pdf) e fiz reset à mesma.

Já conseguia mudar de modo e ligar/desligar o bluetooth/ant+.

Resumindo, a luz, estando com o bloqueio de modo ativo, ao mudar para modo de bateria fraca, bloqueia nesse novo modo e, mesmo que a bateria já esteja completamente carregada, não volta ao modo anterior, a não ser que façamos o desbloqueio e alteração de modo. :oops:
 

elchocollat

Well-Known Member
Epá, eu devo ser especial!! :D
Até hoje nunca tive qualquer problema e nem sei como é que se arranjam com as luzes :D
@pratoni a minha experiência:
Utilizo sempre no modo mais forte e pisca pisca, já mudei várias vezes o modo e até já cheguei a casa e fiquei sem bateria. Meti a carregar e siga. Modo mais forte e pisca pisca.
Tenho o Bluetooth ligado e ant+ mas não utilizo.

Como é que se bloqueia a luz? É para não fazer isso :D
 

pratoni

Well-Known Member
Quando falo em bloquear é bloquear o modo de luz.

No manual:

"Bloquear/desbloquear o modo
Liga e seleciona o modo pretendido. Em seguida, mantém premido o botão ligar/desligar durante 8 segundos para selecioná-lo. A luz apagará e o LED principal piscará uma vez. Para desbloqueares, repete o processo."
 

pratoni

Well-Known Member
Nota: A minha luz não tem problema nenhum. Ou seja, não é defeito, é feito.

O comportamento dela é que me surpreendeu, bloqueou no modo de bateria fraca quando eu pensava que voltaria ao modo anterior quando voltasse a ter bateria cheia...
 

elchocollat

Well-Known Member
Nota: A minha luz não tem problema nenhum. Ou seja, não é defeito, é feito.

O comportamento dela é que me surpreendeu, bloqueou no modo de bateria fraca quando eu pensava que voltaria ao modo anterior quando voltasse a ter bateria cheia...
Sim sim, eu digo "problemas" porque a malta às vezes vem aqui falar dos stresses que tem com as luzes. Provavelmente não é defeito, mas sim feitio como disseste :D
 

jocarreira

Well-Known Member
Resumindo, a luz, estando com o bloqueio de modo ativo, ao mudar para modo de bateria fraca, bloqueia nesse novo modo e, mesmo que a bateria já esteja completamente carregada, não volta ao modo anterior, a não ser que façamos o desbloqueio e alteração de modo. :oops:

Isso é capaz de explicar um fenómeno que tive com a minha há uns tempos. Já não me recordo qual era o comportamento, mas para a recuperar tive que fazer um reset. Agora ao ler a tua experiência tenho impressão de já ter passado por isso mas na altura nem me apercebi da causa para aquele comportamento.
 

jppina

Well-Known Member
Nota: A minha luz não tem problema nenhum. Ou seja, não é defeito, é feito.

O comportamento dela é que me surpreendeu, bloqueou no modo de bateria fraca quando eu pensava que voltaria ao modo anterior quando voltasse a ter bateria cheia...

Nunca me aconteceu isso. Uso a luz no modo bloqueado "Allday", portanto não o mais forte, mas o logo a seguir, pela minha experiência é suficiente. Já fiquei vezes sem conta sem bateria ou com bateria muito fraca, e depois de carregar voltou sempre ao modo "Allday", nunca precisei de fazer reset nenhum...
 

Pires

Well-Known Member
Nunca me aconteceu isso. Uso a luz no modo bloqueado "Allday", portanto não o mais forte, mas o logo a seguir, pela minha experiência é suficiente. Já fiquei vezes sem conta sem bateria ou com bateria muito fraca, e depois de carregar voltou sempre ao modo "Allday", nunca precisei de fazer reset nenhum...
O mesmo comigo.
Também tenho o bluetooth e o sensor de luminosidade desligados e ando sempre no all day flash.. algumas vezes a bateria morre e nunca precisei de fazer reset (até ver)
 
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