• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

João Marinho dado como desaparecido nos Picos da Europa — Espanha

Fonseca

New Member
Isso funcionava durante a primeira semana se algum acidente tivesse acontecido a superfície! Se realmente a razao do desaparecimento foi um destes buracos isso nao valia de nada.
 
Existe um ponto que funciona a par do ser humano , o telemóvel e estando antes numa zona ( bar ) de 220V e consigo levou o carregador* ?

Das cinco , uma aconteceu :

1. Ou o desligou de propósito ( muito raro se tinha lá a rota que seguia ) e não implicava diretamente o desparecimento do operador , se perdido votava a ligar à rede e aparecia novo registo mais longe de posição .

2. Ou se desligou por falta de bateria* ou avaria ( pode acontecer ) , mas não implicava diretamente o desparecimento do operador , a não ser que mais se perdesse na orientação .

3. Pode ter entrado e ficado fechado numa zona de rochedo pela neve onde não existe rede , aqui implicava tambem o deseparecimento do operador .

4. Pode ter desligado porque se desintegrou - se contra algo , por exemplo tenha batido contra rochedo , podia igualmente o operador ficar sem desaparecer , a não ser que se perdesse na orientação .

5. Pode ter -se desligado porque ambos se desintregraram-se contra algo e aqui acabava tudo .
 

Fonseca

New Member
A minha teoria de o João possivelmente não ter chegado aos lagos estava errada! Ele esteve nos Lagos a carregar as baterias dos equipamentos que levava. Confirmado pelos proprietários do bar e por um pastor que o viu sair.

O track que o João estava a seguir levava-o dos lagos em direcção a Jou Santo e direito a várias Simas... por isso é a maior probabilidade.

Na próxima Segunda-feira trago-vos noticias na primeira pessoa...
 
Pode ter sido o track que levou para ir aos Lagos , julgo que não ía passar novamente pelo mesmo sítio , talvez fosse mais para ocidente na direção a Vegabano .

De qualquer forma podem ver onde a terra engole pessoas ;


upload pic


Se ía fazer ... isto , depende do que aconteceu no círculo em amarelo e a hora , pois se era tarde não podia fazer isso seguido , só o resto pela manhã , mas sem gps ... era uma lotaria ao escurecer .



image hosting
 

camaleao99

New Member
A minha teoria de o João possivelmente não ter chegado aos lagos estava errada! Ele esteve nos Lagos a carregar as baterias dos equipamentos que levava. Confirmado pelos proprietários do bar e por um pastor que o viu sair.

O track que o João estava a seguir levava-o dos lagos em direcção a Jou Santo e direito a várias Simas... por isso é a maior probabilidade.

Na próxima Segunda-feira trago-vos noticias na primeira pessoa...

Oh Fonseca, vai-se juntar às buscas?? Você não pensa!!! lol :p

Agora a falar a sério, fico contente, que ainda haja gente com coragem, para enfrentar aquelas condições e tentar trazer o João para casa.
Só tenho pena de não estar apto para também ajudar, caso tivesse o mínimo de conhecimento de trail/montanhismo, eramos 2.
Um bem haja. :)
 

Fonseca

New Member
Sim camaleao99, sigo com mais 8 pessoas para os Picos da Europa na Sexta-feira!

O previsto é bater todo o track desde os Lagos até Jou Santo, isto se as condições climatéricas permitirem, visto que se tratam de atitude acima da cota dos 1500 metros.

Também se vai procurar entre os Lagos e Rondiella, mas em azimute, na possibilidade de o João ter sido tentado a fazer corta-mato.

Estou apenas a fazer aquilo que gostava que fizessem comigo e com a minha família se fosse eu no lugar do João.
 

Cannondale_27

New Member
Boas

amigo Fonseca, óptima notica saber que existe alguem (alem da equipa de resgaste) deste nosso fórum do Pedal que se vai juntar ao grupo na tentativa de encontrar o João :)

Espero que corra tudo bem, que o tempo vos permita chegar mais perto dos lugares por onde andou e que o nosso amigo Trail Runner esteja ainda entre nós
 
Boas noticias , uma vez que não sabem bem a posição dada pela Vodafone , mas tem uma aproximação da zona , tentem saber no bar onde esteve nos Lagos a hora mais precisa que de lá saiu .

Depois , podem simular uma saída do bar em direção ao track que julgam ser o correto .

Quando chegarem a Rondiela vejam a hora e descontem desde dia 04 Novembro consultando um mapa solar , a diferença do comprimento do dia , para daí saberem da Rondiela qual era a evolução possível ainda com claridade do dia .

O resto dos perigos já foram anunciado aqui basta procurar , se possível vejam se conseguem alugar um drone .

Podem levar uma corda de montanhismo longa equipada com um peso de chumbo na extremidade e com um camara com luz led , com cabo ou wireless , para descerem onde não for possível espreitar .

Tente ver junto da zona onde faltou rede as cabanas antigas de pastores ou perguntarem por lá ao pastor ou guarda do refugio mais dados que julguem importantes .

São ideias ...
 

Fonseca

New Member
Antes de mais obrigado pelo incentivo!

bike_evora pela pesquisa que tens feito e pelos teus conhecimentos vou-te enviar o meu email via mensagem pessoal para me poderes enviar as questões que achares pertinentes e eu apresenta-las ao grupo. Ok?

Em relação ao drone vou expor a ideia.

Em relação à corda de escalada está fora de questão, pois nenhum dos elementos tem conhecimentos e destreza suficiente para tal feito.

Obrigado
 

Plobo

New Member
Fonseca,

Antes de mais, um sentimento de respeito e de admiração pelo vosso gesto. E, também, um pedido: Na dúvida, não arrisquem. Perigoso será, certamente, pelo que não vale a pena piorar. E não queremos mais más notícias. Que tudo corra pelo melhor.
 
ok , não seria uma corda para escalarem mas para espreitarem onde a vista não alcança , por exemplo nas simas ou fendas longas , ficam na superfície e baixam a corda como tivessem a tirar água num poço , mas em vez do balde tinham a webcam .
 
Top