• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

[GUIA] Como colocar imagens nos posts do fórum

duchene

Well-Known Member
Frequentemente surge no fórum a questão relativa à colocação de imagens directas nos tópicos.

Para não ser necessário repetir constantemente o procedimento, criei um pequeno guia com os passos detalhados para a inserção de imagens nos tópicos.

A forma que vou dissecar aqui, é das mais simples, e ajuda o fórum a manter-se leve, já que não sobrecarrega o nosso servidor com as imagens anexadas.

OBJECTIVO:
Com a massificação das ligações de banda larga, faz cada vez mais sentido a utilização de imagens nos tópicos, já que quebram textos longos, ajudam a reforçar ideias e transmitem facilmente informação que doutra forma seria muito difícil de passar.

Com esta massificação, surgiram também diversos serviços de alojamento de imagens online que, de uma forma prática, gratuíta e muito rápida, permitem alojar esse tipo de conteúdos, sem que tenhamos necessidade de ter um servidor próprio.

Dois dos serviços mais conhecidos são o tinypic.com e o imageshack.com
Ambos são de qualidade, embora eu prefira o tinypic para uploads mais rápidos de uma imagem só, ao passo que o imageshack é óptimo para upload de várias imagens em simultâneo. Ambos os serviços são conhecidos pela sua fiabilidade pelo que as imagens deverão ficar disponíveis por longo período de tempo. No entanto nunca deverão ser considerados como única fonte de backup.


ORIGEM DAS IMAGENS:
Normalmente as imagens que querem colocar no tópico, existirão em duas formas principais: Ou alojadas no vosso computador (ou periféricos) ou então já existem online, na página do fabricante de um produto ou no blogue de um amigo.

Portanto haverá métodos distintos para colocar imagens com origens distintas, sendo que, no entanto podem-se misturar ambos os tipos e também, parte do processo é comum.

No método que vou explicar, mesmo as imagens que foram apontadas de um outro site serão alojadas no servidor, pelo que mesmo que a página onde as encontraram feche, as imagens continuarão sempre disponíveis.

PROCEDIMENTO
Vou então explicar o processo via imageshack, primeiro para imagens já alojadas no vosso computador, e depois para imagens alojadas online numa página, blog ou outro.

PARA FICHEIROS ALOJADOS NO COMPUTADOR:

__ 01 ____________________________________________
Aceder ao website www.imageshack.us que se apresenta assim:
fx8204.png


__ 02 ____________________________________________
Por defeito, no tipo de upload, estará marcada a opção (images/videos) que é o que nos interessa agora:
30tnr7b.png


__ 03 ____________________________________________
Clicar em "Browse".
2f03b6o.png


__ 04 ____________________________________________
Irá abrir a janela tradicional de escolha de ficheiros (aqui em versão Macintosh). Nesta altura poderão escolher um único ficheiro ou, opcionalmente, fazer uma selecção de vários ficheiro utilizando os cliques do rato e as teclas "control" ou "shift" dependendo se é uma selecção aleatória ou contínua respectivamente.
25tfbdj.jpg


__ 05 ____________________________________________
Confirmando a operação, o imageshack irá adicionar à lista de processamento as imagens escolhidas.
30uwgar.png


__ 06 (opcional) __________________________________
Nesta altura, temos a opção de fazer o resize das imagens.

Apesar de ser opcional esta operação é particularmente importante se as imagens forem grandes (+900pixel no lado maior) já que se forem colocadas em bruto no post, irão dar cabo do layout do site.

__ 06(A) _________________________________________
Para isso, clicar em Upload "Upload Options / Resizing >>"
a2pulh.png


__ 06(B) _________________________________________
No painel que aparece escolhemos a opção "800x600 (15-inch monitor). Esta resolução é perfeitamente aceitável para a generalidade das imagens.
fyhkyt.png


__ 07 ____________________________________________
Escolhidas as imagens e as opções, está na altura de fazer o upload carregando no botão "upload now".
246s5y9.png


__ 08 ____________________________________________
Aparecerá uma barra de status, que indica o estado do upload:
35clzkn.png


__ 09 ____________________________________________
Finalizada a operação, será este o aspecto da janela:
2qalir7.png


Caso tenham feito upload de uma única imagem, a janela é ligeiramente diferente
27yptt1.png


__ 10 ____________________________________________
O que nos interessa nesta janela é precisamente a zona que tem os direct links. Estes são os links para a imagem em si, sem publicidade do imageshack e são estes que nos interessam para o tópico.

Em múltiplo upload:
6z930x.png


Caso seja o upload de uma só imagem:
sxnaj4.png


__ 11 ____________________________________________
Seleccionamos então o primeiro endereço e copiamos (com o rato ou control + c)

__ 12 ____________________________________________
No tópico aqui do fórum, com o cursor no local onde queremos inserir a imagem, clicar no ícone de inserção de imagem
a2vrro.png
.
w8q8bb.png


__ 13 ____________________________________________
Na caixa que vai surgir colamos o endereço copiado anteriormente na página do imageshack.
6j0qqa.png


__ 14 ____________________________________________
Ao confirmar, será inserido um pequeno pedaço de código no tópico, no sítio onde ficará a imagem.
2ensx8h.png


Caso existam mais imagens, basta copiar o seu link directo e repetir o procedimento. Os links directos apresentam-se na lista da página do imageshack, na mesma ordem que as pequenas miniaturas do lado esquerdo.

O resultado final está expresso neste guia, uma vez que as imagens ficam inseridas onde desejado, por forma a fazerem sentido juntamente com o texto, sem margens, publicidade ou miniaturas.

PARA FICHEIROS ALOJADOS ONLINE:
Como já disse acima, por vezes interessa-nos usar uma imagem que já está publicada online. Se podemos perfeitamente fazer o link directo para essa imagem, corremos o risco de a imagem ser movida do servidor, e automaticamente ficamos sem imagem no tópico.

Ora este procedimento, apesar de levar mais alguns segundos, garante que a imagem ficará sempre disponível no tópico, mesmo que seja apagada da sua localização original.

__ 01 ____________________________________________
Caso a imagem já se encontre alojada num site ou blog, apenas têm de isolar a imagem numa nova janela, para ver o seu endereço.

Podem por exemplo clicar em cima da imagem com o botão do lado direito do rato (menu de contexto) e mandar abrir numa nova janela ou ver nas propriedades da imagem o seu endereço. No firefox e no safari (macintosh) o menu de contexto tem a opção de copiar directamente o endereço da imagem.

__ 02 ____________________________________________
Munidos desse endereço, visitam a página www.imageshack.us
fx8204.png


__ 03 ____________________________________________
Desta feita, em "Upload" ao invés de "images/videos", deverão escolher a opção "url"
2a933wj.png


__ 04 ____________________________________________
A caixa imediatamente abaixo, poderá agora ser utilizada para colar o endereço da imagem que copiaram anteriormente.
2i94h3q.png


__ 05 ____________________________________________
A partir deste ponto o procedimento é exactamente igual ao de upload para imagens alojadas no computador. Deverão então seguir esse guia a partir do ponto 6.
 
Last edited:

mashida_run

New Member
Eu junto o útil ao agradável, e como tenho uma pasta no facebook exclusiva com fotos da bike, publico lá. Quando não quero divulgar na rede social, publico e escolho para ver apenas eu.
 
A Dropbox, e outros serviços na cloud tipo google drive, meo cloud, etc tb permitem deixar la fotos e partilhar publicamente o link.
Com a Dropbox e google drive dá para guardar directamente as fotos na cloud a partir do tlm. É uma boa forma de ter um backup das fotos do tlm e tê-las disponíveis imediatamente para partilha, seguindo os passos que o Duchene descreveu.
 

CMFP

Member
No imageshack so tenho 1mes gratuito, no fim do mes pede-me para fazer um upgrade, ou seja tenho que pagar para continuar a usufruir do serviço.
Para poder voltar a utilisar o site tenho de apagar a conta e voltar a criar e as fotos que publiquei no forum com essa conta desaparecem
Isto acontece em todos os sites?
 

fcsaimon

Well-Known Member
Inicialmente usei o facebook mas as imagens estiveram disponiveis pouco tempo, depois usei o postimg que funcionou bem ate à pouco tempo mas hoje começou a dar problemas e as fotos tambem deixaram de aparecer.

Hoje comecei a utilizar o photobucket.com e a ver se é desta que as fotos ficam mais tempo. Alguns users do forum tem utilizado este site há bastante tempo e parece que as fotos se mantem.
 

pratoni

Well-Known Member
Qual é o site que recomendam atualmente?

Estava a usar o imgur, mas o site e a APP parece-me terem mudado e agora não atino muito com aquilo...
 

fcsaimon

Well-Known Member
Boas,

Utilizo o Postimg, a partir do momento que comecei a fazer upload das fotos no formato 800x600 deixei de ter problemas, leve, rápido e sempre disponível. Acho que o segredo reside nesse grande pormenor.

Cumprimentos
 

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
Escapou-me um sufixo: resize direto das fotos, i.e. sem passar primeiro pelo alojamento das imagens numa plataforma (postimage)...

Não me recordo onde, mas quando se colocava a extensão da foto entre
poderia escrever-se antes a expressão, por exemplo "640 x 480" ou "800 x 600" por forma a caracterizarmos a dimensão das fotos...
https://postimage.org/
https://postimage.org/
 

ricasmetx

Well-Known Member
Viva ja ha updates disto?
Passado tanto tempo, o google fotos, por exemplo nao tem feature ou link direto mesmo via tlm para publicar as fotos aqui?:rolleyes:
 
Top