• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Granfondo Lisboa 2019 - Lisboa - 7 de Abril 2019

FSilva

Well-Known Member
Depois desta confusão toda durante a semana, Granfondo concluído!

Apesar da alteração do percurso, e não sendo tão bom como o que inicialmente estava previsto este percurso alternativo não é mau.
Claro que a serra de sintra e as paisagens pelo litoral são diferentes da zona saloia mas não deixa de ser um bom cenário para pedalar.
O percurso em si é duro QB, e as estradas estão em condições em grande parte do percurso o que é uma mais valia. Pena a chuva quase durante todo o percurso mas esse factor é o unico que a organização nao controla, as paisagens saloias com sol são expetaculares.

Quanto a prova em si, acabei por sair na box dos convidados o que me premitiu ir bem posicionado junto ao carro da organização em grande parte dos 32kms controlados evitando as confusões de rodar a baixa velocidade no meio do pelotão ( pensei eu :) ) .
A pior parte de todo o percurso para mim, foi a passagem pela baixa de lisboa, aquela passagem na zona da praça do comercio com a chuva que estava hoje é no minimo uma tentativa de homicidio em massa... calçada portuguesa já por si é escorregadia agora imaginem molhada e a juntar a festa os carris do electrico... acabei por ver diversas quedas, bastava cair um que quem tentava evitar ou desviar-se era logo 4/5 a ir ao tapete. Acabou por me sair a lotaria também... felizmente nada de grave, dois ciclistas caiem a minha frente travei calmamente para não cair também mas vi que não ia conseguir desviar-me porque tinha um carril do lado direito e ciclistas a esquerda. pensei que me ia espalhar a ir tentar passar o carril como lhes aconteceu então decidi tirar o pé direito para parar, assim que coloco o pé no chão a roda traseira escorregou completamente para a esquerda e andei a fazer um skuu pela calçada. Verifiquei logo a bike tudo ok apenas o gps rodou no suporte, vi o equipamento e siga, mas de facto aqui era tao facil de prever que ia tudo ao tapete facilmente.

Passado isto e como a queda ainda foi antes da roda livre e não tive parado muito tempo voltei a colar me a frente da corrida. Assim que a roda livre terminou os cavalos foram embora e meti o meu ritmo. o resto da prova correu sempre a bom ritmo sem nenhum susto ou acidente para mim. Sempre debaixo de chuva mas ainda assim num ritmo rápido contudo sempre com prodencia em descidas e curvas apertadas e as marcações de estrada.

Gostei do percurso, para o meu nivel achei que a dureza era QB, apesar de eu ser um nabo a subir acredito que para os mais rapido seja canja. O vento e a chuva foi uma constante mas senti-me sempre bem.

Aquela subida do muro de lexim bem durinha. 1km com 9% de média e com piso molhado mas lá se subiu.

Para alem da zona da baixa, outra coisa que não gostei foi a "meta" / fim do primeiro percurso cronometrado. Colocaram a passadeira de contagem no sobral numa subida em calçada em que já era dificil a roda não patinar agora imaginem ainda subir o tapete com aquilo molhado :) patinanço certo.

A descida do sobral até bucelas era algo que me preocupava pela chuva e ser uma descida que se faz a dar gás, mas tudo tranquilo, talvez por já a conhecer ou pelo piso ser rugoso o que dá tração mesmo cheio de agua.

Acabou por ser uma boa prova, mas ainda não sei se volto a fazer, ou também se volta a haver depois de toda esta confusão. Mas o saldo é positivo apesar de tudo.

Coisas Negativas:
- Muita confusão na passagem das informações sobre a prova
- A não entrega da jersey no kit como prometido
- A Expobike... 4 tendas em que uma pouco tem a ver com bikes não é uma feira de bikes nem aqui nem na china
- Muitos kms em velocidade controlada, havia zonas que justificava, mas talvez os ultimos 10/15kms já não fosse necessário

Coisas positivas:

- Muito bom o policiamento e o acompanhamento das motas. estradas, rotudas e cruzamentos sempre controlados e livres para passarmos.
- Almoço
- Abastecimentos. Não muito variados mas em bastante quatidade
- Staff atencioso
 

MikeTichondrius

Active Member
Bom, prova terminada. Bati o meu record pessoal de distância e acumulado por larga margem. Só por aí já estou satisfeito. 378º/711 finishers. :)

Quanto ao percurso - tenho de concordar com o @FSilva. Eu já estava preocupado com os carris mas tinha-me esquecido de que o piso actual em redor da Praça do Comércio eram paralelos polidos. Que mistura demoníaca!!! Houve uma queda feia na Carregueira com um senhor que ficou bem maltratado com ar de ter ido de cara ao chão. :/

Sinceramente gostei do percurso em si. Foi diferente do que poderia ser esperado na região e com alguma variedade. Já conhecia a subida da Raimonda (Lexim) e é realmente muito dura mas curtinha. Gostei da passagem na Tapada de Mafra. A zona da Enxara do Bispo surpreendeu-me pela estrada bem porreira onde ainda não tinha passado. Realmente não havia nada de super difícil, estava à espera de bem pior entre Mafra e o Sobral mas as estradas são muito rolantes. Pensei que a subida da Feliteira para o Sobral ia ser bem pior do que foi. A bem da verdade a subida que mais me custou foi a de Santa Iria mas isso foi porque já estava mais para lá do que para cá...

Pena o tempo estar como estava, pois muitas das zonas atravessadas são bem bonitas (Olelas, Lexim, Tapada de Mafra, Alqueidão...).
Não gostei do final pelo IC2. Muito inóspito num dia como estes. Mais valia ter feito a N10.

Tive uma queda algo aparatosa após o reabastecimento em Mafra quando um carro travou numa passadeira e escorreguei no piso molhado. Pedal e desviador arranhados, calças Btwin 900 com um buraco novo no joelho, sapatos arranhados. Milagrosamente não vi marcas no quadro. Foi mais o orgulho que ficou ferido!...

À partida para o ano regresso. Esperemos que os problemas que a organização teve este ano passem, visto que este é o GF que tenho mais próximo e o primeiro ano teve feedback tão bom.
 

FSilva

Well-Known Member
Outra coisa que vi muito foi furos, acho que foi a prova em que vi mais.
Talvez pela chuva e haver muita sujidade nas estradas mas o que é certo é que passei por muita malta a trocar roda
 

FSilva

Well-Known Member
Já alguém recebeu o Jersey?
Até agora nada.
Diziam enviado a partir de dia 16 Maio, tanto pode ser a 17 de maio como a 31 de Dezembro :p
Com esta "organização" já nada me admira. talvez chegue esta semana ou na próxima se sempre cumpriram o envio a 16.
Aquilo provavelmente até deve ser enviado diretamente de Espanha da GOBIK não sei..
 

FSilva

Well-Known Member
A anedota continua...

Por curiosidade decidi enviar email a organização a questionar se podiam ao menos informar se o envio já tinha sido feito como indicado a partir de dia 16 maio.

Resposta: o_O

Caro Flávio Silva,

Devido à resposta tardia ao formulário de morada por mais de 50% dos participantes e ao errado preenchimento dos simples campos de “nome”, “morada” e “código postal” por outra grande percentagem - facto que nos obrigou a um exercício de puzzle e a ter de voltar a contactar muita gente - a encomenda não pode seguir para Espanha na data devida pelo que a recepção das jerseys da Gobik vindas de Espanha está agendada para o dia 3 deJunho.

Aí passaremos imediatamente á sua distribuição, pelo que a deverá receber alguns dias depois.
Lamentamos profundamente esta situação e pedimos que aceite as nossas desculpas pelo atraso.

Cumprimentos

Se tivessem entregue no dia da prova como era suposto tinha evitado esta confusão toda que acabaram por gerar ;)
 

Rapido

Well-Known Member
Que fatelice dizerem agora que a culpa dos atrasos é dos participantes que não souberam preencher bem os dados....
 

Nuno

Well-Known Member
Desculpas de mau pagador.....
Pelo andar da coisa deve ter sido o ultimo Granfondo Lisboa, nem p entregar uns jerseys a tempo servem.
 
Top