• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta de estrada 1400€

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Se for para fazer uns treininhos diários ainda vale a pena gastar a massa, agora se for para deslocações diárias e deixar na rua, escolhe algo que desperte menos cobiça
Quanto ao carbono vs alumínio, eu tinha de ferro e alumínio, andei com uma igual de carbono e não notei nada, a de ferro ultimamente era a que usava para tudo, treininhos, viagens, deslocações, etc
A de alumínio ficou no rolo para aí uns 3 anos, saiu este domingo porque a de ferro teve um acidente
Todas de estrada
 

tjcs1982

New Member
Eu estou de acordo com o @pratoni
O quadro já é em carbono e tens a transmissão 105.
O único problema é a disponibilidade.

Se comprares uma com o quadro em alumínio, vais andar sempre a matutar "seria melhor uma em cardono?"

Assim não pensavas mais no assunto.
Mas essa que indicas já é efectivamente a versão em carbono que o @pratoni indicou. A minha ideia inicial, essencialmente por limitações de budget, era a versão em alumínio.
https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../3705.html?dwvar_3705_pv_rahmenfarbe=R074_P05

Mas posso perfeitamente segurar este ímpeto por mais 1 ou 2 meses e apostar nessa de carbono, caso a diferença de 250€ entre os modelos, seja justificada. Tenhp 1,76m e julgo que o ideal será um M sim.

@GuilhermeOliveira A minha utilização é diária e não a uso/usarei para transporte. Levanto-me por volta das 6h30 e antes de ir começar a trabalhar (teletrabalho) faço 2 horitas de passeio. Moro na zona oriental de Lisboa e habitualmente vou até Carcavelos sempre junto ao litoral, ou até Alverca igualmente à beira rio. Volta e meia vou até Monsanto e ando a ziguezaguear pelo centro da cidade. Em dias com maior disponibilidade gosto de ir até ao Guincho ou a Loures via Sacavém/Apelação.
Mas fica sempre em garagem e as únicas chuvas que apanha é quando estamos a rodar. Está exposta à habitual humidade da garagem, mas se calhar posso comprar uma capa para ajudar nisso.
Com estas características, @nmt valerá a pena o investimento de 250€ numa de carbono ou a de aluminio será suficiente ? As versões da Canyon, para além da composição e das 11vs12 velocidades, têm mais algum outro ponto de diferença ?

Eu ontem ainda voltei à Decathlon para explorar a Van Rysel, e o vendedor desmistificou por completo a opinião do outro colega em relação aos barulhos e assistência técnica. O que achei é que o Carbono é muito mais leve e frágil, parece quase uma bicicleta de brincar por ser tão sensível. Eu como sempre andei em bicicletas pesadas de ferro/alumínio, para mim é algo novo.
 

np10

Well-Known Member
O que achei é que o Carbono é muito mais leve e frágil, parece quase uma bicicleta de brincar por ser tão sensível.
mas isso é algo que não sentes a andar, se não, não haviam bikes de BTT de carbono (à pancada que levam).
Agora se tiveres um acidente, frágil é uma de carbono como é uma de alumínio..
Conselho pessoal de quem cometeu o erro da pressa.. Comprei uma Basso de carbono que quando me chegou a casa vinha em mau estado que o próprio estafeta disse para eu não aceitar a mesma apesar de ser nova.. fiquei "frustrado" e fui ao site da Canyon para comprar uma de carbono.. não havia disponibilidade e o que fui fazer? Comprei uma de alumínio.. mas fiquei sempre "insatisfeito".. passando uns meses recebo alerta de disponibilidade da bike em carbono, e o que fiz? Comprei a de carbono! A brincadeira ficou-me em quase 500€ (venda da de alumínio com o normal "prejuízo" mais a diferença para a de carbono).
 

tuga

Well-Known Member
Aqui o velhaço tem atualmente 3 bikes de estrada e todas de alumínio. Para o nível a que ando, inclusivé as distancias uma vez que tb faço â vontade 300kms duma assentada, para mim não justifica a diferença de preço de carbono básico para alumínio do melhor. Bikes em carbono do mais reles que há custa em comparação sempre uns 800-1000€ mais que as de alumínio de 1ª, com os mesmos grupos.
Daí, quadro dum bom alumínio, espigão de selim e forqueta de carbono, é a minha recomendação incondicional. Para além do aspeto do problema da não reciclabilidade (que palavrão) do carbono mas isso já é outra missa.
 

tuga

Well-Known Member
Arrisco_me a dizer que a maior parte dos ciclistas não conseguia diferenciar um quadro de carbono de um de alumínio numa prova cega.
Digo mais: por inúmeras vezes em eventos vêm tipos pegar nas minhas Émonda e CAAD12 e perguntam se é de carbono ou ficam a inspeccioná-las mais ao pormenor, perguntar pelo preço etc. Dão-se conversas interessantes
 

pratoni

Well-Known Member
Mas essa que indicas já é efectivamente a versão em carbono que o @pratoni indicou. A minha ideia inicial, essencialmente por limitações de budget, era a versão em alumínio.
https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../3705.html?dwvar_3705_pv_rahmenfarbe=R074_P05

Mas posso perfeitamente segurar este ímpeto por mais 1 ou 2 meses e apostar nessa de carbono, caso a diferença de 250€ entre os modelos, seja justificada. Tenhp 1,76m e julgo que o ideal será um M sim.

@GuilhermeOliveira A minha utilização é diária e não a uso/usarei para transporte. Levanto-me por volta das 6h30 e antes de ir começar a trabalhar (teletrabalho) faço 2 horitas de passeio. Moro na zona oriental de Lisboa e habitualmente vou até Carcavelos sempre junto ao litoral, ou até Alverca igualmente à beira rio. Volta e meia vou até Monsanto e ando a ziguezaguear pelo centro da cidade. Em dias com maior disponibilidade gosto de ir até ao Guincho ou a Loures via Sacavém/Apelação.
Mas fica sempre em garagem e as únicas chuvas que apanha é quando estamos a rodar. Está exposta à habitual humidade da garagem, mas se calhar posso comprar uma capa para ajudar nisso.
Com estas características, @nmt valerá a pena o investimento de 250€ numa de carbono ou a de aluminio será suficiente ? As versões da Canyon, para além da composição e das 11vs12 velocidades, têm mais algum outro ponto de diferença ?

Eu ontem ainda voltei à Decathlon para explorar a Van Rysel, e o vendedor desmistificou por completo a opinião do outro colega em relação aos barulhos e assistência técnica. O que achei é que o Carbono é muito mais leve e frágil, parece quase uma bicicleta de brincar por ser tão sensível. Eu como sempre andei em bicicletas pesadas de ferro/alumínio, para mim é algo novo.
Se olharmos à diferença entre a Canyon de alumínio com a equivalente com a de carbono temos uma diferença de 450€ nas de 11v e de 700€ nas de 12v, mas isso é porque o modelo CF de 12v já é a nova versão com cabos integrados e avanço + guiador numa só peça.

AL de 11v (1349€) --> https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../2733.html?dwvar_2733_pv_rahmenfarbe=R074_P05
CF de 11v (1799€) --> https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../2735.html?dwvar_2735_pv_rahmenfarbe=R076_P02
AL de 12v (1549€) --> https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../3705.html?dwvar_3705_pv_rahmenfarbe=R074_P05
CF de 12v (2249€) --> https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../3707.html?dwvar_3707_pv_rahmenfarbe=R076_P07

Pessoalmente, a não ser que tivesse certeza absoluta que o bike fit é o correto para ti, riscaria a CF 12v porque se depois tiveres de alterar o tamanho do avanço ou guiador vai sair bem caro...

Se estiveres com orçamento curto diria que, quer ser alumínio, quer ser de 11v, em nada te vão limitar a andar.

Duvido que vás sentir grande diferença entre ser carbono ou alumínio. Principalmente porque consegues colocar pneus até 35 para dar mais conforto. Poderá haver algum diferença no peso mas não deve ser nada do outro mundo

Outro pormenor, acredito que as versões 11v estão em final de ciclo de vida porque o próprio 105 de 11v está descontinuado e devem estar a gastar lotes já fabricados.
 

nmt

Well-Known Member
Mas essa que indicas já é efectivamente a versão em carbono que o @pratoni indicou. A minha ideia inicial, essencialmente por limitações de budget, era a versão em alumínio.
https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../3705.html?dwvar_3705_pv_rahmenfarbe=R074_P05

Mas posso perfeitamente segurar este ímpeto por mais 1 ou 2 meses e apostar nessa de carbono, caso a diferença de 250€ entre os modelos, seja justificada. Tenhp 1,76m e julgo que o ideal será um M sim.

@GuilhermeOliveira A minha utilização é diária e não a uso/usarei para transporte. Levanto-me por volta das 6h30 e antes de ir começar a trabalhar (teletrabalho) faço 2 horitas de passeio. Moro na zona oriental de Lisboa e habitualmente vou até Carcavelos sempre junto ao litoral, ou até Alverca igualmente à beira rio. Volta e meia vou até Monsanto e ando a ziguezaguear pelo centro da cidade. Em dias com maior disponibilidade gosto de ir até ao Guincho ou a Loures via Sacavém/Apelação.
Mas fica sempre em garagem e as únicas chuvas que apanha é quando estamos a rodar. Está exposta à habitual humidade da garagem, mas se calhar posso comprar uma capa para ajudar nisso.
Com estas características, @nmt valerá a pena o investimento de 250€ numa de carbono ou a de aluminio será suficiente ? As versões da Canyon, para além da composição e das 11vs12 velocidades, têm mais algum outro ponto de diferença ?

Eu ontem ainda voltei à Decathlon para explorar a Van Rysel, e o vendedor desmistificou por completo a opinião do outro colega em relação aos barulhos e assistência técnica. O que achei é que o Carbono é muito mais leve e frágil, parece quase uma bicicleta de brincar por ser tão sensível. Eu como sempre andei em bicicletas pesadas de ferro/alumínio, para mim é algo novo.
Para o tipo de voltas indicada acho que os 250€ serão melhor investidos num espigão de carbono e manter o quadro em alumínio. Se o orçamento esticasse até ao quadro em carbono e o novo 105 de 12v já pensaria de outra forma (até porque já vem com espigão em carbono). Atualmente os quadros de alumínio são excelentes, até a nível estético.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Para o tipo de voltas indicada acho que os 250€ serão melhor investidos num espigão de carbono e manter o quadro em alumínio. Se o orçamento esticasse até ao quadro em carbono e o novo 105 de 12v já pensaria de outra forma (até porque já vem com espigão em carbono). Atualmente os quadros de alumínio são excelentes, até a nível estético.
A versão AL já vem com espigão de carbono.
 

tjcs1982

New Member
Comprei uma de alumínio.. mas fiquei sempre "insatisfeito".. passando uns meses recebo alerta de disponibilidade da bike em carbono, e o que fiz? Comprei a de carbono! A brincadeira ficou-me em quase 500€ (venda da de alumínio com o normal "prejuízo" mais a diferença para a de carbono).
Sim bem visto. E em relação ao alumínio tenho esse receio. Comprar e depois ficar sempre a sonhar com a de Carbono.

para mim não justifica a diferença de preço de carbono básico para alumínio do melhor. Bikes em carbono do mais reles que há custa em comparação sempre uns 800-1000€ mais que as de alumínio de 1ª, com os mesmos grupos.
Na Canyon Endurance CF 7 11V, o carbono é básico ? Não é algo já aceitável ?

Ia dizer o mesmo.
O user não é um M na Canyon endurance.
Obrigado ! Efectivamente após as devidas medições já vi que o tamanho é o S.

Se estiveres com orçamento curto diria que, quer ser alumínio, quer ser de 11v, em nada te vão limitar a andar.
Outro pormenor, acredito que as versões 11v estão em final de ciclo de vida porque o próprio 105 de 11v está descontinuado e devem estar a gastar lotes já fabricados.
Sim acredito que estejam em final de vida. Quando coloco o aviso de stock, para a de Alumínio de 11v por exemplo, recebo email de confirmação de stock mas da Alumínio de 12v.
A de carbono de 11v ainda recebo aviso de stock, pelo que a minha dúvida seria mesmo entre estas duas, havendo uma diferença de 250€ que até nem incomodam assim tanto.

CF de 11v (1799€) --> https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../2735.html?dwvar_2735_pv_rahmenfarbe=R076_P02
AL de 12v (1549€) --> https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../3705.html?dwvar_3705_pv_rahmenfarbe=R074_P05

Pela expressa maioria das opiniões sentirei poucas diferenças no Carbono vs Alumínio, mas como referido poderei ficar sempre com aquela sensação de que deveria ter ido para o Carbono, caso opte pela de Alumínio.
Por outro lado, entendo pelas dicas mais experientes, que a AL 12V tem outras vantagens técnicas por ser um modelo mais recente.

Diria que entre estas duas ficarei bem servida para a minha utilização. Vim com ideia de gastar 1300/1400 e estiquei até aos 1900€... isto das bicicletas é tramado :)
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Se estás inclinado para o carbono, compra e acaba-se a conversa, não penses que vai fazer diferença na velocidade, rapidez
Isto é mais ao menos como as rodas de alto perfil, são boas para quem anda a sério, agora para andar na casa dos 20km h é mais ou menos como comprar um foguete e ir para a autoestrada cumprir as regras, faz o mesmo que os outros, só o ego é que sai diferente
Nem o peso é muito importante nestas situações, passear, andar nas calmas, em plano, sim é mas se estivermos a falar em 5kg, 10kg
Tenho como exemplo uma prova onde fui, BTT, era só aviões e chegou lá um gajo com uma bicicleta com uns 20 anos, nem discos tinha, se não me engano, as suspensões ainda eram das que tinham um fole por fora, a melhor coisa para os olhos ainda era a cor, azul por acaso e a conservação da bicicleta, no fim foi o primeiro a cortar a meta, se o motor não puxar adianta pouco ter um avião

O carbono vai fazer muita diferença quando a venderes, vai haver alguém que valoriza mais, como tu
 

pratoni

Well-Known Member
Sim bem visto. E em relação ao alumínio tenho esse receio. Comprar e depois ficar sempre a sonhar com a de Carbono.


Na Canyon Endurance CF 7 11V, o carbono é básico ? Não é algo já aceitável ?


Obrigado ! Efectivamente após as devidas medições já vi que o tamanho é o S.


Sim acredito que estejam em final de vida. Quando coloco o aviso de stock, para a de Alumínio de 11v por exemplo, recebo email de confirmação de stock mas da Alumínio de 12v.
A de carbono de 11v ainda recebo aviso de stock, pelo que a minha dúvida seria mesmo entre estas duas, havendo uma diferença de 250€ que até nem incomodam assim tanto.

CF de 11v (1799€) --> https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../2735.html?dwvar_2735_pv_rahmenfarbe=R076_P02
AL de 12v (1549€) --> https://www.canyon.com/pt-pt/road-b.../3705.html?dwvar_3705_pv_rahmenfarbe=R074_P05

Pela expressa maioria das opiniões sentirei poucas diferenças no Carbono vs Alumínio, mas como referido poderei ficar sempre com aquela sensação de que deveria ter ido para o Carbono, caso opte pela de Alumínio.
Por outro lado, entendo pelas dicas mais experientes, que a AL 12V tem outras vantagens técnicas por ser um modelo mais recente.

Diria que entre estas duas ficarei bem servida para a minha utilização. Vim com ideia de gastar 1300/1400 e estiquei até aos 1900€... isto das bicicletas é tramado :)
Não me parece que seja nenhum carbono topo de gama (para isso existe as cfr e as cf slx) mas também não acredito que seja um carbono dos piores...
 

tuga

Well-Known Member



Na Canyon Endurance CF 7 11V, o carbono é básico ? Não é algo já aceitável ?



Canyon has three different types of carbon-fiber used with frames and forks: CF SL, CF SLX, and EVO.

CF SL represents a balance between strength and weight. This is a carbon-fiber frame, and fork, with a compliance-focused carbon-fiber layup. This produces a comfortable ride feel.

CF SLX represents the next step in carbon fiber, building on CF SL. This is a professional-level carbon-fiber frame, and fork, with high-modulus carbon fibers at the head tube and bottom bracket. This creates a stiff, highly responsive ride feel.

CF SLX frames are about 140 grams lighter than CF SL frames, while CF SLX forks are about 75 grams lighter than CF SL forks.

Beyond CF SL and CF SLX, EVO is Canyon’s pinnacle of carbon-fiber technology, utilizing ultra-high modulus and ultra-high tension carbon fibers. This produces a heightened stiffness-to-weight ratio. EVO frames are about 140 grams lighter than CF SLX frames, while EVO forks are about 40 grams lighter than CF SLX forks. This is the pinnacle of cycling engineering.


Já dá para entender. De 3 carbonos diferentes o da CF SL da gaveta mais baixa.
 
Top