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GIRO 2021

RTC

Moderador
Staff member
Vi agora o video da queda do Mohoric. É difícil perceber mas se tivesse que adivinhar, para mim o tubular da frente descolou, prendeu na forqueta o que o fez capotar.
 

cutkiller

Well-Known Member
Vi agora o video da queda do Mohoric. É difícil perceber mas se tivesse que adivinhar, para mim o tubular da frente descolou, prendeu na forqueta o que o fez capotar.

A minha dá-me ideia que ele bate no passeio... até pelo estado da roda no fim..
 
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jcca

Well-Known Member
Malta esqueçamos discos os tubulares, não foi nada disso e quer os discos quer os tubulares têm a segurança que sempre tiveram.
O rapaz ia depressa e bem, sente a bicicleta sair debaixo dele na roda de trás para a direita (atravessou-se) ou seja a direção da força é uma mas a bicicleta tem a frente apontada a outro local (à esquerda), ele não pode corrigir logo pois se o fizesse era copotanso logo ali para as rochas (na canoagem de freestyle sim existe era um Blunt), ele deixa ir em frente para corrigir vai à berma que estava cheia de rochas (até granditas) evita algumas até que bate numa maior e a alavanca todo o bonómio bicicleta/atleta com o eixo de rotação a ser essa pedra.
Nada de falha mecânica mas sim excesso de velocidade (e falta de aderência do pneu de trás inicialmente), dp foi tudo física forças e inercias.
 

Ganfas

Well-Known Member
Também fiquei com essa ideia, perde aderência na roda de trás, quando tenta agarrar a bicicleta a roda da frente bate no passeio e ele vira-se todo por cima da bike
 

RSilva

Well-Known Member

Segundo a opinião deste "pescador", a derrapagem da roda traseira (que motiva o acidente) deveu-se à excessiva travagem/bloqueio do travão traseiro por parte do ciclista. Todos aqui sabemos que a travagem hidráulica com disco é muito mais potente que a travagem com pinças, foi ao que parece um erro técnico do ciclista, mas que não podemos desassociar do sistema de travagem em causa. Fica a dica do Chris...

"He grabs too much back brake and you'll see the bike starts to slide..." Chris Horner
 

petrix

Well-Known Member

Segundo a opinião deste "pescador", a derrapagem da roda traseira (que motiva o acidente) deveu-se à excessiva travagem/bloqueio do travão traseiro por parte do ciclista. Todos aqui sabemos que a travagem hidráulica com disco é muito mais potente que a travagem com pinças, foi ao que parece um erro técnico do ciclista, mas que não podemos desassociar do sistema de travagem em causa. Fica a dica do Chris...

"He grabs too much back brake and you'll see the bike starts to slide..." Chris Horner

Continuo sem perceber a relação com a questão de ser de disco, aliás ele nem refere que a bike é de disco... mas com os travões convencionais não acontece o mesmo???
... com os de disco até é mais fácil de dosear a travagem.
 

Carolina

Well-Known Member
Custa-me a acreditar que o Mohoric, que é um dos melhores "descedores" do WT tenha cometido um erro tão básico. A estrada estava em mau estado e ele depois bateu no passeio.
 
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kostaviks

Well-Known Member

Segundo a opinião deste "pescador", a derrapagem da roda traseira (que motiva o acidente) deveu-se à excessiva travagem/bloqueio do travão traseiro por parte do ciclista. Todos aqui sabemos que a travagem hidráulica com disco é muito mais potente que a travagem com pinças, foi ao que parece um erro técnico do ciclista, mas que não podemos desassociar do sistema de travagem em causa. Fica a dica do Chris...

"He grabs too much back brake and you'll see the bike starts to slide..." Chris Horner
É a opinião dele!
 
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s0me0ne

Well-Known Member
Continuo sem perceber a relação com a questão de ser de disco, aliás ele nem refere que a bike é de disco... mas com os travões convencionais não acontece o mesmo???
... com os de disco até é mais fácil de dosear a travagem.

Também não percebi onde está a relação do vídeo com o travão a disco. Pelas imagens nota-se a traseira a "fugir" e quando agarra no alcatrão ele despista-se e embate no passeio.
 

RTC

Moderador
Staff member
Prognósticos para o "Strade Bianche" de amanhã?
Quais são as previsões meteorológicas para a zona?
 

kostaviks

Well-Known Member

Segundo a opinião deste "pescador", a derrapagem da roda traseira (que motiva o acidente) deveu-se à excessiva travagem/bloqueio do travão traseiro por parte do ciclista. Todos aqui sabemos que a travagem hidráulica com disco é muito mais potente que a travagem com pinças, foi ao que parece um erro técnico do ciclista, mas que não podemos desassociar do sistema de travagem em causa. Fica a dica do Chris...

"He grabs too much back brake and you'll see the bike starts to slide..." Chris Horner
Aliás! Isto é entrar no campo da suposição! Como é que o "pescador" pode afirmar que o travão de trás foi pressionado em demasia?! Não sabe! Manda bitaite!!!
Quando não se ouve da parte do ciclista falar em problemas com os travões, porque é que se vem falar de travões de disco?!
Os travões de disco são a evolução natural de todos os outros! Ou então poderiamos ter ainda hoje todos os veículos a travar tais carros de vacas!!!
Eu mesmo, "defensor" dos discos, por vezes tenho saudades de rolar com uma bike de calços, mas daí até dizer, só porque sim, que os calços são melhores ou atribuir todas as quedas e azares que acontecem aos discos...
A travagem de disco é superior em TUDO!
Para além disso, ainda que o ciclista tivesse travado excessivamente com o travão de trás, se o mesmo fosse de calços, teria perdido o controlo da bike na mesma, como é obvio!
Há uns tempos vi algures, um indivíduo a criticar os discos e que não prestam e o diabo a quatro! Perguntei "amigo, alguma vez experimentou uma bicicleta com travagem de disco?!"
Ele "não, mas também não quero experimentar!"
Nem respondi...
 
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