Segundo a opinião deste "pescador", a derrapagem da roda traseira (que motiva o acidente) deveu-se à excessiva travagem/bloqueio do travão traseiro por parte do ciclista. Todos aqui sabemos que a travagem hidráulica com disco é muito mais potente que a travagem com pinças, foi ao que parece um erro técnico do ciclista, mas que não podemos desassociar do sistema de travagem em causa. Fica a dica do Chris...
"He grabs too much back brake and you'll see the bike starts to slide..." Chris Horner
Aliás! Isto é entrar no campo da suposição! Como é que o "pescador" pode afirmar que o travão de trás foi pressionado em demasia?! Não sabe! Manda bitaite!!!
Quando não se ouve da parte do ciclista falar em problemas com os travões, porque é que se vem falar de travões de disco?!
Os travões de disco são a evolução natural de todos os outros! Ou então poderiamos ter ainda hoje todos os veículos a travar tais carros de vacas!!!
Eu mesmo, "defensor" dos discos, por vezes tenho saudades de rolar com uma bike de calços, mas daí até dizer, só porque sim, que os calços são melhores ou atribuir todas as quedas e azares que acontecem aos discos...
A travagem de disco é superior em TUDO!
Para além disso, ainda que o ciclista tivesse travado excessivamente com o travão de trás, se o mesmo fosse de calços, teria perdido o controlo da bike na mesma, como é obvio!
Há uns tempos vi algures, um indivíduo a criticar os discos e que não prestam e o diabo a quatro! Perguntei "amigo, alguma vez experimentou uma bicicleta com travagem de disco?!"
Ele "não, mas também não quero experimentar!"
Nem respondi...