• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Futuro da mobilidade em Lisboa

pratoni

Well-Known Member
No programa dele dizia o seguinte:

HARMONIZAR A MOBILIDADE ATIVA
COM A CIDADE, NOMEADAMENTE
AS CICLOVIAS
• Implementar um programa de
segurança para a mobilidade suave
(bicicletas, trotinetes, etc);
• Implementar uma campanha de
informação e envolvimento dos
lisboetas na mobilidade ativa;
• Redesenhar a rede ciclável de Lisboa
com enfoque na segurança, no
conforto e na funcionalidade para
os ciclistas e os peões, eliminando
ciclovias com problemas, como seja
a da Almirante Reis e desenhando-se
alternativas viáveis.

Falta saber que alternativas viáveis vão ser desenhadas.
Em forma de desabafo, o unico problema da ciclovia da Almirante Reis é para os carros que passaram a ter uma só faixa.

Para quem usa a ciclovia não há problema nenhum, pelo menos pelo que tenha reparado.

Parece-me que, se lhe derem liberdade, está muito lobby do pópó por trás do Moedas...
 

elchocollat

Well-Known Member
Na minha opinião muitas das ciclovias estão mal feitas.
Por isso, se for para deitar abaixo e construir melhor, tudo bem :D

Em relação à almirante reis, concordo que a ciclovia prejudica a circulação. Se antes era mau, agora não ficou muito melhor. E penso até mesmo no geral. Ei já estive 40min para ir do Martim Moniz até ao areeiro.
Penso que tem que haver um equilíbrio:
Não bloquear os carros na cidade permitindo a fácil entrada e saída.
Mas este é um tema com muita coisa para falar
 

cconst

Well-Known Member
A ciclovia da Almirante Reis pode não ser a melhor, mas quem conhece, junto ao Martim Moniz a subir a Av. Almirante Reis, os primeiros 500m eram ocupados por carros estacionados na faixa da esquerda. Ou seja, tirou muito estacionamento, não só nessa zona como o estacionamento em 2ª fila que era habitual (ainda lá morei uns meses, pelo que sei mais ou menos o que a "casa gasta").
 
Não sei se já viram mas no campo grande junto à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa fizeram uma ciclovia onde já exisia uma...
Sei que a ciclovia antiga ainda tem o piso pintado de vermelho e está um bocado levantado das raízes das arvores.

Mas pergunto...
Era mesmo necessário acabar com estacionamento ali e pintar a estrada de verde com uns pinos?
Seria assim tão irreparável a antiga ciclovia?
 

Nuno

Well-Known Member
que a ciclovia antiga ainda tem o piso pintado de vermelho e está um bocado levantado das raízes das arvores.
Um bocado levantado ? aquilo nem de BTT c suspensao total dava para fazer e mesmo que arranjassem o pavimento nao iria durar porque as raizes voltavam a rebentar tudo. Acho preferivel terem feito de novo na rua, pois de já era por ai que a maioria das bikes ía, dada a impossibilidade de passar na antiga ciclovia com o piso todo rebentado.
Se o objetivo é ter bicicletas a andar em Lisboa nas ciclovias, entao estas têm de oferecer alguma seguranca a quem as usa. Caso contrario poupem o dinheiro dos contribuintes e nao as facam.
Falta agora resolver mais à frente na Av do Brasil, onde durante uns 200m, num passeio com 1,5m de largura têm de conviver peões, ciclistas nos 2 sentidos e paragens de autocarro. Um verdadeiro desafio mesmo para os ciclistas mais hábeis.
 

Aslume

Active Member
As que são feitas nas estradas tem o nome técnico de ciclofaixas. Alguns estudos apontam estas como mais seguras. Uma das vantagens é deixarem os passeios para os peões. As ciclofaixas se tiverem pinos que as isolem da estrada dão uma sensação de segurança acrescida.
 

cou7inho

Well-Known Member
As que são feitas nas estradas tem o nome técnico de ciclofaixas. Alguns estudos apontam estas como mais seguras. Uma das vantagens é deixarem os passeios para os peões. As ciclofaixas se tiverem pinos que as isolem da estrada dão uma sensação de segurança acrescida.
Aqui no Porto há uma dessas "ciclofaixas", na Foz, e tem esses tais pinos para separar do transito. Posso dizer que se há ciclovia ou lá o que lhe queiram chamar que não gosto de andar é essa. E porque? Porque tiram os olhos da faixa durante 1 segundo e provavelmente enfiam-se contra um desses pinos. É super estreito. Aliás, já lá caí pq nem sequer consegui cruzar com outro ciclista...
Tirar as ciclovias dos passeios é, para mim, uma boa medida. No entanto, para serem feitas na estrada têm de ter espaço suficiente para se circular em segurança. Não sei como é em Lisboa, mas aqui no Porto é uma miséria.
 

dragomir

Active Member
A Avenida do Brasil devia ser alvo de aposta por parte da CML até porque faz ligação entre duas partes da cidade importantes onde já existem ciclovias em que se circula com relativa segurança (Av Lusíada e Av Marechal Gomes da Costa)
 

cconst

Well-Known Member
A Avenida do Brasil devia ser alvo de aposta por parte da CML até porque faz ligação entre duas partes da cidade importantes onde já existem ciclovias em que se circula com relativa segurança (Av Lusíada e Av Marechal Gomes da Costa)
O problema é que a Av. do Brasil é uma via de ligação automovel importante, com passeios reduzidos e com as faixas automóvel já bastante estreitas. No entanto, provavelmente, a melhor solução seria uma tipo a Av. Almirante Reis... reduzindo uma das faixas num dos sentidos. MAS essa medida será altamente impopular (dias de semana em hora de ponta, muitas vezes tem fila em quase toda a extensão da Avenida)
 
Top