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Frequência Cardíaca

Hardrock1972

New Member
Boa noite!
Pratico BTT e com a idade a avançar vai-me preocupando os aspetos de saúde.
Gostaria de adquirir um GPS Dakota 20, no entanto, no manual não aparece qualquer informação sobre a frequência cardíaca, embora no panfleto de informação a mesma conste.
Qual será na vossa opinião, para praticante de btt, Dakota ou Edge?
Boas pedaladas.
 

klaser

Well-Known Member
O Dakota 20 é compatível com fitas de frequência cardíaca que utilizem o protocolo ANT,obviamente as fitas da garmin mas tb outras,por isso marca sim os batimentos,mas a fita é vendida separada...Para BTT eu aconselho mapas,portanto se não for o dakota o edge teria de ser pelo menos o 800 ou 810,mas são mais caros...
O Edges podem ser vendidos tanto só o aparelho em si como os chamados "bundles",que trazem o gps mais a fita cardíaca e um sensor que marca cadência e velocidade (para rolos por ex. indoor onde não há sinal gps)...
 

iMiguel

Active Member
Eu para mato tenho um Etrex30, para mim melhor que o dakota (não é touch, mas a capacidade foi um factor decisivo para mim). Mas tanto um como outro "lêem" a frequencia cardiaca, pois tal como disse o klaser, desde que a fita seja ANT+ não há problema.

Neste momento uso apenas um Edge500 para os treinos, deixando o outro GPS para voltas desconhecidas e/ou quando preciso mesmo de um dispositivo com mapa para me guiar.
 

Morg

Well-Known Member
Estou a usar com o Edge 500 uma fita cardíaca ANT+ da decatlhon , custou 30€.
Funciona melhor que a Premium da Garmin.
 

Hardrock1972

New Member
Por o que entendo o Dakota 20 será uma boa opção para BTT.
O preço do Dakota 20 é de 209€, mais 60€ da banda, enquanto que o Edge 800 completo é de 429€.
Racionalmente, penso que a relação preço qualidade o Dakota 20, será uma boa opção.
Que acham?
 

klaser

Well-Known Member
Compra a fita da decathlon e poupas 30€,eu tb tenho e como foi dito funciona melhor q a da Garmin....
 

Hardrock1972

New Member
Klaser, és da opinião de que compre o Dakota 20.
No manual do aparelho não fala lá nada de frequência cardiaca. Qual a tua opinião? o teu é Dakota 20.
Obrigado pelo conselho em relação à fita, vou segui-lo.
 

klaser

Well-Known Member
Sim o meu é Dakota 20....no manual fala sim,procura na parte de "emparelhar o dakota".... O único defeito que acho é um bocado o tamanho "tijolo" do mesmo,isso também é devido a usar pilhas normais tipo AA,recarregáveis ou não,que podem ser até vantagem em alguns casos...
Quem quiser usar para rolos também não deve adquirir o dakota,pois mesmo com o sensor de cadência/velocidade,este só aproveita os sinais de cadência,a velocidade por enquanto só pode ser medida por sinal GPS (teoricamente poderia ser feita uma alteração de firmware para receber os dados do sensor,mas por enquanto não há).
Eu se pudesse comprava o 800,que agora com o lançamento do 810 baixou bastante o preço,encontra-se só o aparelho por menos de 300 euros....se o dinheiro não esticar mesmo,como foi o meu caso, o dakota é uma boa máquina,eu uso no BTT e estrada e é 5 estrelas
 

Hardrock1972

New Member
Klaser, ao falar do Edge 800, estamos a falar na casa dos 429€, enquanto que com 269€ tenho o Dakota completo.
No mostrador do Dakota, vê-se a informação da frequência cardíaca?
 

klaser

Well-Known Member
Não,como eu disse dá para comprar o 800 sozinho por 270 € (online) mais a fita 30,tamos a falar de 300 paus..Claro que se vê no ecrã a frequência cardíaca no dakota..
 

Hardrock1972

New Member
Tenho poucos conhecimentos de sites de compra.
Geralmente na Fnac ou então na Specialized de Viseu.
Uma vez que tem o Dakota, qual seria para mim o melhor opção? Edge ou Dakota? Qual o site?
 

angel@

Member
Tenho um dakota20 que comprei na Ciclonatur, em Odivelas. Como fica perto, eu própria desloquei-me à loja e fiz as perguntas todas que me ocorreram. Até agora estou bastante satisfeita, com exceção do suporte que não é grande coisa, pois o aparelho tem sempre tendência para saltar.
Claro que há outras opções mais evoluídas, depende daquilo que cada um quer gastar.
 

iMiguel

Active Member
angel@, o Dakota sofre o mesmo problema que o Etrex em termos de suporte. No meu caso (Etrex) ele não salta fora, mas vai descaindo, fazendo com que fique com o visor voltado para baixo tendo a tendencia para cair. O que fiz foi meter o GPS no quadro (junto à cx direção/testa do quadro) preso com braçadeiras em vez de o meter no guiador. Não é a solução mais bonita, mas é a que fica bem presa.
 

klaser

Well-Known Member
Resolvi este problema de saltar (no BTT nunca saltou,mas na estrada incrivelmente saltava,as pancadas são mas secas e sem amortecimento) colocando uma borracha tipo 2x1cm com uns 3mm de espessura colada no suporte,na parte que fica em contacto com as costas do aparelho...Isso pressiona o dakota mais para cima,eliminando folgas e nunca mais saltou....Também é prático,pq o trabalho de meter e tirar é o mesmo.....De qualquer maneira a cordinha amarrada no avanço é sempre aconselhável...
 

gonpalco

Member
Sou utilizador de um Dakota 20, e comprei por ter achado que possuí a melhor relação preço/qualidade (foi em 2012).
Já como outros disseram, além do problema do tamanho (tipo tijolo) e peso (que sinceramente, não me importo), tem um problema de saltar do suporte (o meu começou a fazer recentemente...).
O mapa com que vinha é +/-, e se fizeres os tracks de locais não conhecidos usando o GPSIES, creio que não terás problema algum (eu ainda não tive!).
Se a banda da Decatlon é compatível e por 30€, creio que é uma boa compra! Hoje passo lá.

Tenho no entanto uma questão relativamente ao emparelhamento de mais do que um aparelho ANT.
Gostava de adquirir o sensor de cadência. É possível emparelhar ambos (cardiaco+cadência) no DAKOTA20?
Na net não encontro algo que confirme a compatibilidade dupla (ambos a funcionar simultaneamente).
Deixo aqui um site: http://www.thisisant.com/directory/dakota-20/

Embora ainda não tenha fotos da minha solução, deixo aqui imagem de como solucionar.

jmjv.jpg


Usando uma câmara de ar para pneus acima de 2.125, cortar um troço de +/- 10mm.
Instalar à volta do suporte, por baixo da "prancha" onde se coloca o GPS.
Depois seguir os passos:

Passo 1 - Instalar GPS
Passo 2 - Puxar o pedaço de câmara de ar, e colocar por cima (sem tapar o visor) do GPS.

E acabam-se ruídos, saltos do GPS.

Amarelo está como deve ficar. Espero que ajude.
 

klaser

Well-Known Member
Sim,é possível emparelhar....até dá para por mais um sensor,o de temperatura,que embora ache dispensável e por ser mais uma "tralha" para carregar,mas é só para confirmar que o dakota pode trabalhar com 3 sensores ao mesmo tempo ( cardíaco,cadência,temperatura)...Mas vale aquilo que disse,o sensor de cadência da Garmin é 2 em 1, ou seja,na verdade tem dois sensores,um de cadência e outro de velocidade,leva uma íman no crank e outro no raio da roda traseira...Mas no caso do dakota,o sensor de velocidade não serve para nada pois o aparelho não está programado para receber este sinal,portanto nem vale a pena meter o íman no raio,há até quem saque fora o "braço" que vai buscar o sinal do íman do raio...
 

angel@

Member
Resolvi este problema de saltar ...colocando uma borracha tipo 2x1cm com uns 3mm de espessura colada no suporte,na parte que fica em contacto com as costas do aparelho...Isso pressiona o dakota mais para cima,eliminando folgas e nunca mais saltou....

Uma dica muito boa. Foi a sugestão que me deram, ha umas semanas atrás quando fui à loja da BykeMania. Funciona. Claro que é importante a cordinha amarrada ao avanço.
 

klaser

Well-Known Member
Também já usei os pedaços de câmara...mas davam mais trabalho para meter e ficava bem feio,aqui a foto da fita e resolveu 100% o problema...
m5ey.jpg
 

gonpalco

Member
klaser,
Experimentei essa solução, e de facto era fácil colocar e retirar o GPS, contudo os resultados foram +/- satisfatórios
No entanto, creio que dependerá da condição das estradas, e claro, da velocidade com que se faça.
Obrigado pelo esclarecimento.

Depois de ter feito o desvio para Lousa, percebi que a solução não era a ideal. Também acho que na de BTT nunca verifiquei isto, por ter 140mm à frente e um pneu 2.4, factoes que ajudam e muito em amortecer a vibração e os impacto maiores. Na "fininha", pneus 25 (enchidos a 110psi) e mais parecendo um cepo, amortecimento/isolamento de vibrações/impactos, pura e simplesmente não existe.

O cordel, é como o capacete/cinto de segurança! ;)
 

klaser

Well-Known Member
Se a borracha for da espessura certa nunca mais salta,pq fica a fazer pressão na calhas do suporte aliado ao atrito que a borracha dá nas costas do GPS...empedrados duros com velocidades altas e problemas acabaram
 
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