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Finalmente a minha 1° Fininha... Cannondale Supersix Evo réplica 105

albertosemcontador

Well-Known Member
Opá 50 não de todo porque vais andar com muitos espaçadores no tubo da forqueta... Eu sei que anda aí o conceito de bike extremamente curta mas também não exageremos.

Para ti o ideal é ficares pelo 52. Eu tenho mais ou menos o teu tamanho (1,75m) e até tenho o 54 na Supersix. Mas apontaria claramente o 52.

Parada tambem tenho uma supersix que e a mesma geometria que a CAAD e ...para este quadro para esta geometria...

Eu recomendo o 50 para quem tem menos de 1.75...

52 para quem tem entre 1.75 e 1.80

54 para quem tem entre 1.80 e 1.85

56 estende-se e alarga de 1.85 ate aos 1.90

e depois ainda ha os 58s e 60s...etc...

E isto das bikes extrememente curtas nao ha conceito nenhum...Alias...Nao e o que eu vejo!!! O que eu vejo e estou farto de ver e conceitos de bikes extremamente grandes e conceitos e de quem nao percebe nada...

O que que o tamanho do quadro tem a ver com o numero de espacadores que ele vai andar por cima ou debaixo do avanco??

Entao se ele for para um 50? vai andar com muitos espacadores no tubo da forqueta??

E se eu te disser que quanto mais curto for o top tube, mais possibilidades ele tem de andar com o avanco em baixo dos espacadores e de mandar cortar o tubo para nao estar ali a estorbar?

Agora nao estou a dizer que se ele for para um 52 que vai ficar mal.. Ha casos em que individuos com altura dele estao num 56 e dizem que se sentem bem, e esse o tal conceito de que falas? Dos individuos que andam ali a fazer remo e toda agente ve que a posicao deles e ridicula em cima da bike mas para eles, nao...Estao certos...Sentem-se bem...

Nao estou a dizer que ele nao pode ir 52, nem que tu no 54 estas mal...

O que eu digo e defendo e que...O Ideal para ele seria um 50 e para ti um 52...

grande abraco...
 

paradawt

Moderador
Meu caro albertosemcontador,

Como podes dizer que o 52 é o ideal para mim se nem sabes as minhas restantes medidas além da altura (único dado que te forneci)?

Quanto à resposta que dei ao homem, limitei-me a olhar para aqui:

r7qjo5.gif


Sabes tão bem como eu que a Supersix é uma bicicleta com uma posição exigente e uma frente bem baixa.
 

DMA

Well-Known Member
cannondale-Evo-geo.jpg


16_evo_geo_7.1440128423.gif


Paradawt, essa tabela não é relativa à Hi-Mod?

Estas duas que coloco parecem ser da EVO "normal"
É engraçado ver como tanto o tamanho 52, quer o tamanho 54 têm o mesmo valor de Reach, 384 mm
Ou seja, em termos de ir "esticado" no plano horizontal, é igual o tamanho 52 ou o 54 (sendo o avanço do mesmo tamanho)
O valor de stack é 526 mm no tamanho 52
Para o tamanho 54 o stack são 544 mm
Logo a diferença de stack entre o tamano 52 e o 54 são 18 mm
Logo para quem quiser uma posição mais racing, o 52 será a opção (maior desnível do selim para o guiador).
Para quem quiser uma posição menos racing, o 54 será a opção (menor desnível do selim para o guiador).
 

DMA

Well-Known Member
Parabéns Kamikaze, grande máquina!
Eu ando a namorar uma igual (daí andar a ver as tabelas de tamanhos).
Pelo teu feedback pareces estar a gostar bastante da máquina.
Isso é que é porreiro. Gastarmos a massa, mas ficarmos satisfeitos!
E a conjugação de cores está muito engraçada.

O pessoal aqui na zona de análises, anda com bom gosto ... eheheh
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Bem com tanta tabela já começo a ficar baralhado... Já vai num mês de bike cerca de 600 kms e com voltas de 70\80 km a única dor é a normal no fundo das costas que devido a posição mais racing da Supersix e muito normal... Antes de comprar a minha Fininha, fiz 3 tiradas a Fátima com 2 Roubaix de anos diferentes e em relação à minha, não noto assim tanta diferença em termos de conforto.

Em Vila Franca, por exemplo, o empredado não se faz sentir assim tanta diferença de uma para a outra, sendo que na minha até é muito suportável.

Hoje pela primeira vez, apanhei um temporal matinal de Loures até Vila Franca De Xira com muito vento e consegui manter a média de velocidade se 25 kms com cerca de 30 km com vento frente.

Tinha receio de andar em chuva e vento com a Fininha mas, fiquei agradavelmente surpreendido, muito segura e incisiva, passei muito pessoal hoje e começo a ganhar mais cadência e confiança na bichinha...

Para a semana vou fazer a minha volta a anual a Fátima para ir ter com a minha mãe que vai a pé durante 4 dias e acho que este ano vai ser dos mais faceis, uma vez que as minhas voltas domingueiras de treino são de cerca de 80 km feitos em menos de 3 horas.

Vamos ver...

O principal a reter é que estou a adorar estrada e a minha companheira, de tal maneira que ainda não peguei na minha Spec desde que comprei a Fininha.

Abraço a todos.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Meu caro albertosemcontador,

Como podes dizer que o 52 é o ideal para mim se nem sabes as minhas restantes medidas além da altura (único dado que te forneci)?

Quanto à resposta que dei ao homem, limitei-me a olhar para aqui:

r7qjo5.gif


Sabes tão bem como eu que a Supersix é uma bicicleta com uma posição exigente e uma frente bem baixa.

Amigo Parada ja disse aqui muitas vezes que para dizer o tamanho de um quadro para um individuo nao e preciso mais nada a nao ser a altura do individuo...

isto porque existe 3 vectores que alteram o tamanho do quadro sendo eles...

Top tube
Seat tube
Headtube

O headtube e o menos importante e mesmo assim tem a altura da forqueta regulavel com espacadores
O seattube e de todos o mais ajustavel porque o assento sobe e desce
O Toptube e de todos o mais importante isto porque, e o unico que vai ditar a tua posicao na bicicleta nao sendo ele ajustavel...E depois ainda levas com o avanco...Que sim e ajustavel para maior...Mas nunca para menor!!!

Ou seja, top tubes com inclinacoes positivas uma posicao mais vertical, mais confortavel e claro sao normalmente em bicicletas de enduro, granfondo, passeio, etc...Exemplos, bmc granfondo, Trek domane, cannondale synapse, etc...

top tubes rectos, paralelos ao chao, uma posicao mais horizontal, deitas o teu corpo sobre o mesmo, cannondale supersix, caads, etc...Ou seja aqui...Ao deitar o corpo, vais perder muito mais elasticidade e capacidade de movimento do mesmo, se for um quadro grande, e muito mais intoleravel do que na geometria enduro, porque a posicao racing por natureza, vai-te limitar muito mais os movimentos...Com um quadro pequeno ou a tua medida neste geometria racing tens muito mais a vontade, muito mais liberdade de movimento do que todo esticado num quadro grande...Por isso quando for ao bike fit e muito mais ajustavel...

E para piorar ainda ha outro tipo de geometria muito pior, embora esta mais rara que e a com inclinacao do top tube negativo, ou seja o top tube a apontar para baixo, mas aqui e mais raro, e mais em modelos de track e alguns modelos vintage, nos modelos racing da actualidade tende a desaparecer...

Portanto ha muito a dizer e muito a falar acerca disto e sobretudo muita ignorancia...

Noto que por e simplesmente o individuo do forum em geral...nao aceita que a sua bicicleta e grande demais...E por sentido tambem nao aceita que o quadro que possui actualmente e grande demais para ele, tambem nao aceita que a sua posicao e ridicula, tambem nao aceita que cometeu um erro na compra da sua bicicleta e evidentemente, vai adquirir outra e nao aceita que vai acabar por cometer o mesmo erro na compra da nova ou pior!! E aqui atencao...Nao estou a falar para ti directamente o Parada!!

Ja estou farto de repetir a mesma lenga lenga e nao me repito mais...

Eu acredito que qualquer individuo beneficia muito mais de um quadro mais pequeno do que um quadro grande...Ou maior!!!

Ponto final!! E no que eu acredito...

Nao querem querer, nao creiam...A partir de agora cada membro deste forum que queira uma recomendacao e tamanhos...Darei a minha...

Mas so dou 1 vez... e fico por ai...Nao vou explorar...nem explicar mais nada...Meus amigos...se nao tem e nao vao la pela experiencia...Nem a aprender com os vossos erros...Pesquizem, leiam...

Ha aqui muitissima informacao neste forum a cerca de tamanhos...

E ANTES DE SER UMA LATRINA!!! NAO HAVIA...

grande abraco
 

Wawando

Well-Known Member
O principal a reter é que estou a adorar estrada e a minha companheira, de tal maneira que ainda não peguei na minha Spec desde que comprei a Fininha.

Abraço a todos.

Vai-te abituando :) no meu caso tb, btt continua no coraçao mas a estrada é cada vez mais viciante: 2 amantes hehehhe
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
E um gozo diferente, no BTT um gajo arrisca por um caminho e seja o que Deus quiser... Não importa o tempo que fazemos nem como o fazemos, o importante é o gozo em curtir a natureza e os trilhos.

em estrada é diferente, é uma questão de nos superarmos semana após semana e querer sempre mais.
 

Wawando

Well-Known Member
E um gozo diferente, no BTT um gajo arrisca por um caminho e seja o que Deus quiser... Não importa o tempo que fazemos nem como o fazemos, o importante é o gozo em curtir a natureza e os trilhos.

em estrada é diferente, é uma questão de nos superarmos semana após semana e querer sempre mais.

Com o tempo fui descobrindo que as difs sao muito mais profundas que essas.
Para mim, a mais importante é a componente de colaboracao, convivio e trabalho em equipa que o ciclismo de estrada tem. Com a estrada tb ficas com uma endurance brutal que da imenso jeito para curtir ainda mais de btt. E gastas 1/10 em desgaste de material :)

(Habituando com h mas isto n da para editar a msg anterior...)
 

paradawt

Moderador
@SFS,

Deixo-te aqui uma ferramenta bem básica para ajustares o tamanho da bicicleta ao teu tamanho. Nunca desconsiderando o que pretendes numa bicicleta. Performance, endurance? Ok?
 

undernardo

Active Member
Antes de mais parabéns pela bela máquina!
Como estou a ponderara seriamente a aquisição de uma igual à tua ou a CAAD10 que presumo ter a mesma geometria, gostava da tua opinião quanto ao tamanho do quadro, tenho 1,73 m de altura e 81 entre pernas, já me aconselharam o 52 e o 50, pelo que estou indeciso.
Obrigado
@SFS,

Deixo-te aqui uma ferramenta bem básica para ajustares o tamanho da bicicleta ao teu tamanho. Nunca desconsiderando o que pretendes numa bicicleta. Performance, endurance? Ok?

Não me fiava muito nesse site, por muito básico e simples de usar que seja.

Primeiro porque o principio por detrás da "calculadora" assenta somente na medida do cavalo. Se eu colocar as medidas do SFS (173/81) e colocar outro imput apenas variando a altura, digamos 183, o resultado final é sempre o mesmo: 55 cm. E nós sabemos que, não só dois indivíduos com 10 cm de diferença de altura não podem (ou devem??) montar tamanhos de quadro iguais, como dificilmente um individuo com 173 cm de altura caberia num 55 eheh

Depois, porque nem todos os quadros têm a mesma geometria (indo de encontro ao tipo de uso que se pretende da bicicleta), and so on...

As sugestões dadas anteriormente são adequadas. Não há razão para aumentar a entropia. Acho que tanto o 50 como o 52 são os tamanhos adequados. Basta a pessoa experimentar e ver em qual dos dois se sente mais... fit. De qualquer das formas as diferenças em quadros pequenos tendem a diminuir e entre 50 e 52 não se verificam diferenças substanciais que uma anilha ou um avanço com + 1 cm não resolvam. Os erros são mais significativos quanto maior forem os quadros, i.e, uma duvida entre um 54 e um 56 ou entre um 56 e um 58. Tratando-se de quadros pequenos, é tudo facilmente corrigível.

A ultima nota tem a ver com as frentes (testas) das CAAD que tendem a ser mesmo muito curtas. É uma geometria mais agressiva que puxa pela flexibilidade do ciclista.

_____

Posta a intervenção, parabéns ao dono da SuperSix! As Cannondale sempre me encheram muito as medidas :D
 

pedrodoprior

Active Member
Boas amigos do pedal.

Hoje sai de casa em Loures desci até Sacavém e fui até ao Carregado.

Até lá sempre em altas a uma média de 30/40 km, fiz numa horinha sem stress.

Agora vejo quando passavam por mim e eu já a suar e o pessoal parecia que ia em modo descanso... Hoje passava pelo pessoal do BTT pareciam que iam parados. Antes de chegar a Vila Franca passou um colega por mim em aceleração e foi aí que vi uma das grandes qualidades da minha Fininha, o poder de aceleração e impressionante, em pouco tempo apanheio e passeio sendo que até ao Carregado não o vi mais.

De volta para casa, apanhei um vento impressionante que me fez penar e em Alverca juntei-me a um grupo de cerca de 15 prós e até santa iria da azoia, meus amigos que espetáculo, até ter pernas fiz sempre com eles e foi sempre em altas... O problemas e que ainda só andei 2 vezes e por muito confortável que me sinta, ainda não estou minimamente habituado... Mas vou chegar lá. Noto que em relação ao BTT em grupo o objectivo e comer km apesar do pessoal se ir ajudando mutuamenu, mas como disse o objectivo e ir do ponto A ao B no melhor tempo possível.

Estou a adorar a bike e hoje senti-me bem no meio do pelotão...

Um abraço,

VM

quando tiver pernas e pulmão (e bina...) podemos combinar qualquer. somos do concelho e passaste seguramente a minha casa a caminho do carregdo (;
@alberto VERMELHOS SEMPRE! :p
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Antes demais obrigado pelos comentários.

Ontem fiz a minha volta anual até Fátima. E desta vez na minha fininha!!! E que espetaculo, fiz 137 km em 5h:20m a uma media de 27kmh. Apanhei um dos piores temporais em cima de uma bike mas cheguei num bom tempo, dado que subi Santarem/Pernes-Alcanena e a subida de Minde. Sentime de tal maneira bem que em Alcanena passei um grupo de cerca de 20 bikes (btt e fininhas) e já não mais os vi... estou apaoxonado pela bichinha, de tal forma que ia outra vez amanhã... agora e investir numas rodas mais leves e aerodinâmica e progredir principalmente a trepar.

Abraço a todos
 

pedrodoprior

Active Member
Antes demais obrigado pelos comentários.

Ontem fiz a minha volta anual até Fátima. E desta vez na minha fininha!!! E que espetaculo, fiz 137 km em 5h:20m a uma media de 27kmh. Apanhei um dos piores temporais em cima de uma bike mas cheguei num bom tempo, dado que subi Santarem/Pernes-Alcanena e a subida de Minde. Sentime de tal maneira bem que em Alcanena passei um grupo de cerca de 20 bikes (btt e fininhas) e já não mais os vi... estou apaoxonado pela bichinha, de tal forma que ia outra vez amanhã... agora e investir numas rodas mais leves e aerodinâmica e progredir principalmente a trepar.

Abraço a todos

muita bom! força nisso.
abc.
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
Boas amigos do pedal...

Depois de algum tempo sem dar andamento ao tópico e uma vez que só agora comecei nas primeiras alterações a fininha... Finalmente resolvi começar a largar os Euros.
Desde o inicio que o selim nunca me encheu as medidas. Não por uma questão de conforto (até é dos melhores que tive) mas uma vez que a bike tem um conjunto de cores aguerrida, sempre achei que o ideal era um selim mais simplista todo preto e aproveitando uma promoção da ProbikeShop, fui buscar um Fizik Arione R5 Black Edition, sendo que vendi o meu e só dei mais 10Euros e poupei 150gr!!!
No mesmo dia fui embalado e comprei também um Guiador com o tamanho apropriado para mim (o meu era mais era o numero abaixo) e mais aerodinâmico , sendo que o peso também baixou 100gr. O eleito foi o Rytchey WCS LOGIC II.

Conclusão, retirei 250gr a fininha por apenas 50Euros e o Look ficou mais agressivo.

Amanhã é dia de tirada grande e a tarde depois de a lavar, seguem as fotos que é o que o pessoal gosta.

Proximos set up´s:

- Espigão em Carbono da Fizik
- Avanço mais Leve.
- Rodas da Progress Phantom

OBS: Entretanto a mesma já leva perto de 2000 km sempre a evoluir e a gostar cada vez mais.

Abraço,

VM
 

fabio viana

Active Member
Grande maquina :D

Só não percebo o porque de terem pintado algumas partes em azul :/ na minha opinião ficava melhor em verde ou branco.. mas são apenas pormenores :)

Agora mete km's nisso ;)
 

KAMIKAZE

Well-Known Member
As cores desta bike são iguais as da equipa oficial de 2015 dai o azul e por isso ser a réplica... Km já vão 2000...
 
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