• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Doping: Irmãos Costa suspensos

SLM

New Member
Há uma passagem no artigo do jornal ciclismo que me parece importante sublinhar:

“Quando recebemos a notificação pensámos que fosse engano, pelo que pedimos a contra-análise que deu o mesmo resultado. Foi nessa altura que enviámos o suplemento alimentar para análise. Foi analisado num laboratório acreditado pela União Ciclista Internacional, que detectou a contaminação com o tal estimulante”, assegura Rui Costa em declarações ao Jornal Ciclismo.

Relembro que há poucos dias, nos Commonwealth Games dois atletas nigerianos acusaram positivo para a mesma substância tendo o Commonwealth Federation Chief dito o seguinte:

"We are concerned with the number of incidents that are coming up with the same substance.

"At this stage I cannot speak very definitively as to where it's coming from but it appears that it may be coming from the use of supplements.

There are are all sort of claims as to what is in them and we have found that in many cases the claims are inaccurate. So many are misled into using these supplements."

Segundo as regras da UCI, o ciclista é responsável por tudo o que lhe entra no corpo. As regras são para cumprir e isso provavelmente implicará a suspensão dos atletas. Mas acho que com o número de casos do género que têm surgido, seria importante abrir uma discussão.No que a mim me toca, acho que o problema do doping no desporto, e particularmente no ciclismo, chegou a um ponto tal, que já não existe um sistema que se possa considerar justo. Mas isso seria tema para outro tópico.

Não sei se ele será inocente ou se o terá feito de propósito. O que sei é que com o actual estado de coisas, é possível que um individuo que tenha ingerido acidentalmente ou por desconhecimento uma substância proibida seja colocado com as "orelhas do burro". E isso entristece-me.
 
Last edited:

Figueiredo

Active Member
Eu nunca fiz competição e mesmo a nível amador nunca senti necessidade até hoje de tomar qualquer tipo de suplementação, não sabemos o dia de amanhã e até me pode dar uma pancada dessas e começar também a tomar alguma coisa, a velhice ás vezes trás destas coisas ;), portanto não tenho conhecimanto de causa:

Mas leiam com atenção o que o produto promete:

"Vontade louca e agressiva de treinar...":confused:

" Energia duradoura e pump muscular constante...":p

"Forte estimulação do sistema nervoso...":(

Etc...

Mas esta gente anda toda maluca ? ou é só impressão minha querem morrer aos 40 com organismo destruído de tanta coisa que metem para dentro na busca de resultados:mad:
 

SLM

New Member
Figueiredo, peço-te que não me tomes por céptico ou tão pouco desrespeitador. Acho apenas que todos devíamos fazer um esforço para colocar uma fonte quando nos referimos a informação que não produzimos. Onde viste que era o suplemento de que falas aquele que o rui tomou?
 

Figueiredo

Active Member
Tens razão, desculpa...

Se leres a noticia no Jornal Ciclismo um dos comentários refere este produto como sendo o tomado pelo Rui Costa, não ganho nada com isto como já disse atras ate e um ciclista simpatizo mas mesmo que tenha "inocentemente" tomado este produto pensando que não acusava nada só as especificacoes do mesmo assustam lá vai a inocência...
 

pedrofeijo

New Member
Pelo que entendi,duma coisa não se livram ,da suspensão.Inocentes ou não ,os atletas são responsáveis pelo que tomam.É o que entendo das palavras do Drº Luís Horta e do Srº Artur Lopes,e pela forma como estes casos têem sido tratados pela Agência Anti-dopagem Portuguesa.E,pelos vistos há mais casos a serem apreciados,a festa ainda não acabou....
 

Scorpio

Banned
Até prova em contrário o Mário e o Rui são, para mim, inocentes!

Vi-os crescer no ciclismo, já os conheço desde que eles eram juvenis e sei que não se misturam com gente que anda nestas coisas.

Força Mário e força Rui
 

FVA

New Member
... agora que acabei de tomar o meu batido de proteína, vou opinar novamente...

Para além da fruta, massa, carnes magras, vegetais, etc, etc, já tomo suplementos à alguns anos, sem qualquer preconceito ou estigma quanto aos mesmos e sei bem como a descrição dos suplementos às vezes pode ser sensionalista, muitas são tradução mal amanhada para português do Brasil e as vezes só lhes falta prometer que o cego vai ver e que faz crescer o cabelo a quem já não o tem!
Por outro lado, julgo eu que é obrigatório a descriminação de todos os nutrientes, macro e micro, que se encontram no suplemento. Quem controla e se há controle não sei, mas sei por exemplo que alguns que adquiri, oriundos dos EUA, vêm rotulados de "drug free" e aprovados pela FDA (Food and Drug Administration).

Não sei qual foi o suplemento em causa e nem com isto quero dizer que os suplementos podem ser consumidos sem qualquer precaução, mas se pesquisarem um pouco pelo "mundo" dos suplementos vão reparar nisto que descrevi.
Quando procuro um suplemento, que normalmente é proteína, já nem tenho hábito de ler a descrição do produto, foco-me apenas na descriminação dos nutrientes e na origem e qualidade da proteína.

Também não quero com isto estar a tentar desculpar o que quer que seja ou a defender veemente alguém, apenas quis dar o meu curto ponto de vista sobre suplementos e espero que esta situação se esclareça o mais rapidamente possível.

Abraço
 

Figueiredo

Active Member
FVA

Desculpa a minha ignorância mas esses suplementos que falas não tem contra indicações não te preocupa o facto de poderes estar a prejudicar o teu organismo a longo prazo, e que sou mesmo contra tudo o que não seja natural mas se calhar sou eu que sou mesmo paranóico com tudo o que são químicos e afins para teres uma ideia posso estar a morrer de febre e tomo apenas metade de 1 ben-u-ron...
 

tranquilo

Active Member
Eu acredito que eles tenham agido de boa fé. Mas não deixo de achar um bocado estúpido da parte deles e dos médicos das respectivas equipas (muito estúpido mesmo) que eles tenham tomado suplementos que continham substâncias proibidas. Acho que só deviam tomar coisas mais que testadas e em caso de dúvida não tomar! Ainda por cima actuando ao mais elevado nível no desporto mais controlado de todos. Isto é tudo muito triste...
 

FVA

New Member
Figueiredo,

Tudo o que for em excesso prejudica a saúde e os suplementos não fogem à regra. No caso da proteína, se for em excesso e com uso prolongado vai sobrecarregar os rins e provavelmente aumenta os riscos de vir a ter problemas renais. Os estimulantes, nos quais se inclui a cafeína, em excesso, podem provocar dependência, irritabilidade, hipertensão, etc.
Já diz o ditado, “não é o veneno em si que mata, mas sim a quantidade deste…”

Na minha opinião um suplemento deverá ser visto como isso mesmo, como um suplemento, como suplemento de uma alimentação equilibrada que irá ajudar a colmatar uma ou outra carência nutritiva resultante de esforços físicos intensos, prolongados e continuados, ao longo de uma época ou período de treino. Terá que ser ajustado a cada indivíduo, em função da sua constituição física, tipo de treino e objectivos, com peso e medida.

Se o desporto praticado for meramente amador, com frequência e intensidade moderada, também sou da opinião que não há necessidade de recorrer a suplementos, uma alimentação equilibrada será por si só suficiente.

Voltando ao exemplo da proteína, ela ajuda na síntese muscular e portanto na recuperação do músculo depois de esforços intensos, se tivermos em atenção que uma refeição que contenha cerca de 20 a 40g proteína equivale, de grosso modo, a cerca de 100 a 200g de carne magra ou peixe, e que a ingestão de proteína, num atleta, deverá rondar cerca de 1,5g/kg de massa corporal (entre 1,0g/kg a 2,0g/kg, as teorias variam um pouco neste aspecto e o tipo de esforço também influencia a relação) para que evitar carência de proteínas e promover a recuperação do músculo, facilmente se chega à conclusão que para chegar ao acumulado de proteínas diário sem recorrer a suplementos, em algumas situações, é difícil e por vezes pouco salutar.

No meu caso, tenho por hábito, durante a semana, de treinar à noite, por vezes chego a casa por volta das 23/24h e, como é lógico, não vou comer um suculento bife ou um robalo escalado antes de deitar (se bem que apetecesse!) e aí recorro ao suplemento de proteína, de preferência com glutamina, de fácil digestão e assimilação, em conjunto com um ou outro alimento “leve”.

Não sou um entendido nestes assuntos, mas procuro informar-me o melhor que posso e por isso insisto no que anteriormente referi, a quantidade em excesso é sempre prejudicial, quer seja na refeição ou no acumular das refeições diárias; os suplementos deverão ser vistos apenas como suplementos e não como substitutos de uma alimentação equilibrada e variada e a sua aplicação deverá ter em atenção as reais necessidades do praticante da actividade física, da sua frequência e intensidade.
Cada suplemento é um caso e deverá analisado e estudado individualmente antes de se decidir sobre a sua ingestão.

Abraço

(P.S.: peço desculpa pelo longo off-topic)
 

J.P.

New Member
Até prova em contrário o Mário e o Rui são, para mim, inocentes!

Vi-os crescer no ciclismo, já os conheço desde que eles eram juvenis e sei que não se misturam com gente que anda nestas coisas.

Força Mário e força Rui

Quando foi o "Pistoleiro", mata, esfola que é batoteiro.
Agora que é com os amigos, não achas que "a modalidade e todos os que gostam de ciclismo ficam a ganhar" ???!!!!!!
Nem sequer um vidiozito de gozo com musica têm direito ???!!!!
Fico baralhado com tanta dualidade de critérios. Uns são batoteiros outros são coitadinhos. Acho que isto é como diz o ditado popular "É pela boca que morre o peixe"

Pessoalmente fico triste com este caso...mas também fiquei no do Contador (contrariamente a muita gente)...e nos outros todos...e nos que ainda virão no futuro.
Só espero o Armstrong não vir a ser apanhado, senão vai haver aqui gente a cortar os pulsos.
 

Scorpio

Banned
Boas a todos,

Ainda pensei seriamente se deveria ou não responder à provocação do user J.P. e pelo facto de o mesmo me ter avaliado à sua imagem achei que deveria "justificar algo.

Aqui ficam os esclarecimentos a cada uma das afirmações/citações do user J.P..

Quando foi o "Pistoleiro", mata, esfola que é batoteiro.

Tens toda a razão! Não gosto do gajo nem pintado a ouro.

Agora que é com os amigos, não achas que "a modalidade e todos os que gostam de ciclismo ficam a ganhar" ???!!!!!!

Não tenho duas palavras e continuo a dizer que o ciclismo ganha cada vez que algum atleta é apanhado com doping. Agora há que ver as diferenças entre tomar de forma deliberada ou não, mas vamos aguardar pelas análises ao suplemento que o Mário e o Rui tomaram.

Nem sequer um vidiozito de gozo com musica têm direito ???!!!!

Podes sempre fazer um videozito tu e ate ficas com os direitos de autor! :D

Fico baralhado com tanta dualidade de critérios.

Não avalies os outros pelos teus principios!

Acho que isto é como diz o ditado popular "É pela boca que morre o peixe"

Percebi a boca mas não me serviu a carapuça. Tens de te aplicar mais para me tirares do sério! :D

Pessoalmente fico triste com este caso...

Será que ficas??? Tenho sérias dúvidas...

...mas também fiquei no do Contador (contrariamente a muita gente)...e nos outros todos...e nos que ainda virão no futuro.
Só espero o Armstrong não vir a ser apanhado, senão vai haver aqui gente a cortar os pulsos.

Vê-se bem que sabes do que falas sobre cortar os pulsos, pois parece-me que costaste os teus com a hitória do Contador.

Boas pedaladas
 

Burning Dogma

New Member
Era bom que se confirmasse que foi apenas por causa de um suplemento, mas para mim não é por serem portugueses que são mais inocentes que os outros, confio tanto neles como no resto do pelotão.
 

NCIS

New Member
Eu só não entendo o porque da demora, já sabem o resultado das analíses ou que quer que seja há muito tempo, e passado meses é que decidem divulgar, uns atrás dos outros.
 

tunes

New Member
mas pelo que percebi ao ler o jornal, os dois irmaos afirmam que o suplemento nao indicava a substancia no rotulo e que um laboratorio na suiça tinha confirmado que o suplemento é que estava adulterado. pelo menos foi o que percebi, e é nessa certeza que eles estao a basear a sua defesa.
o mesmo aconteceu à campeã nacional de xco de btt.
abraço
 

SLM

New Member
Uma actualização da história pel'A Bola

O que tramou Mário e Rui Costa

Suplemento nutritivo de venda livre contaminado ignora os efeitos secundários na rotulagem. Análise em laboratório belga detectou metilhexanamina, que viola os regulamentos da AMA.

O suplemento nutritivo Anadraulic Pump foi o responsável pelos positivos de Rui Costa e Mário Costa nos controlos realizados durante os Campeonatos Nacionais

(...)

É composto por ácido orgânico Taurina que contém enxofre, aminoácido L-analina, ácido aspártico, arginina HCL, arginina AKG, nitrato de arginina, quercitina (produto químico à base de plantas) e óleo de gerânio (extraído de flores frescas), que constam na respectiva rotulagem.

Porém, na análise efectuada ao produto a 23 de Agosto no Laboratório de Microbiologia e Imunologia da Universidade de Gent, na Bélgica, foi confirmada a contaminação pela presença de metilhexanamina, a qual não consta nas informações fornecidas aos consumidores e que viola a legislação da Agência Mundial Antidopagem.

(...)

O Anadraulic Pump é de venda livre e pode ser adquirido na internet ou nos representantes existentes no mercado de produtos nutritivos e alimentação desportiva.


Podem ver a notícia integral aqui
 
Last edited:
Top