• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Diário de Treino (recuperar o tempo perdido)

pemartins

Well-Known Member
O mês de Junho até começou bem com 130km logo no 1º treino mas acabou muito a baixo do que esperava. Resultado de quase 2 semanas parado (3 a 7 e 19 a 23), ter dado alguma prioridade ao Trail running e apenas um treino na estrada por coincidência logo no dia 1, caso contrario era o mês inteiro apenas no rolo. Mesmo com apenas 488 km em Junho, a média mensal vai em 647 km muito devido ao bom mês de Maio.
Captura-de-ecr-2021-07-05-232243.jpg
 

pemartins

Well-Known Member
Resumo da semana
5 a 11 de Julho
Captura-de-ecr-2021-07-16-001937.jpg

2 treinos na estrada
2 treinos no rolo
1 treino de corrida
2 treinos de reforço muscular
2 dias de descanso

Uma semana bem conseguida, onde totalizei 235km de bicicleta com bons treinos, onde fiz medias entre 29,5 e 30km/h na estrada. Sinto uma evolução positiva, o que mudei e acho que ajudou muito foi uma melhor alimentação nos treinos, sempre tive cuidado com a hidratação mas a comida em concreto era deixada para segundo plano. Agora alimento-me com menor intervalo de tempo, tenho usado geis, bananas e barras energéticas. Consigo chegar ao fim com melhor média e em melhor estado fisico. Outra coisa que comecei a introduzir, para já em pequena quantidade foi treino de reforço muscular, 2 series de um circuito de 7 exercicios, com vista a aumentar o numero de treinos de corrida.
 

pemartins

Well-Known Member
Resumo da semana
12 a 18 de Julho
Captura-de-ecr-2021-07-20-223512.jpg

2 treinos na estrada
2 treinos no rolo
2 treino de corrida
1 treino de reforço muscular
1 dias de descanso

Mais uma boa semana de treino, 239km no total, de destacar os dois treinos na estrada de 62km e 100km com média a rondar os 30km/h. Nas últimas semanas tenho sentido uma grande evolução nas médias, passei de 28/29 para 29/30 e até 31km/h. Os percursos continuam a ser os mesmos de sempre, por aqui as subidas estão sempre presentes. Após 3 semanas com uma média de 230km/semana, os próximos 7 dias serão de algum abrandamento de forma a recuperar da carga.
 

pemartins

Well-Known Member
Resumo da semana
19 a 25 de Julho
Chegou o dia da verdade! Teste de FTP - desta vez com valores reais
Captura-de-ecr-2021-07-25-233127.jpg

1 treino na estrada
3 treinos no rolo
2 treino de corrida
2 treino de reforço muscular
1 dias de descanso

Após 3 semanas com uma média semanal de 235km, esta semana foi de recuperação onde apenas fiz 156km, desta forma aproveitei o abrandamento para realizar o teste FTP no rolo Elite Direto XR.
Os teste de FTP que tinha realizado antes tinha sido recorrendo à potência virtual do zwift em conjunto com o rolo da Btwin Inride 100 onde durante 2 anos realizei cerca de 3700km. O ultimo teste de FTP tinha sido em 28 de março com 253w.
De março até agora notei uma evolução na minha forma física, melhores médias e novos recordes no strava (um bom indicador).
No entanto a nível de potência a dúvida mantinha-se até agora, tinha lido alguns relatos de pessoas que tinham mudado para rolo com medidor de potência, todos diziam ter tido uma queda no valor de FTP, alguns de menos 50w.
Passei de 253w virtuais para 246w reais! O resultado foi bom, fiquei satisfeito mas o teste não foi muito bem feito, exagerei um bocado no inicio tendo uma média de 270w até aos 12 min, no entanto daí para frente foi sempre a perder até chegar ao fim com média de 259w em 20 min o que corresponde a 246w de FTP para 63kg e 3,9w/kg.
Uma questão, nos outros testes que fiz alternava entre pedalar em pé e sentado, depois à poucos dias li que o teste deve ser feito sempre sentado, tendo desta vez feito todo o teste sentado. O teste FTP deve ser sempre sentado ou podemos alternar?
 

pemartins

Well-Known Member
Agora o foco está no Porto - Fátima que tenho previsto para o fim de semana de 21/22 de Agosto, daqui a 4 semanas.
Tenho previsto sair do Porto e seguir pela N109 até Leiria, de forma aproveitar alguma ajuda de grupos que rodem nessa estrada, será melhor ir sábado ou domingo?
 

Trizade

Well-Known Member
O teste FTP deve ser sempre sentado ou podemos alternar?

Acho que o único sítio onde dizem ter de ser sentado é no ramp test do Trainerroad.
Fora disso, é como tu quiseres...
Eu levanto-me e sento-me como me apetece quando faço o meu teste de FTP, já que quando ando na estrada também me levanto e sento quando me apetece...
 

pemartins

Well-Known Member
Resumo da semana
19 a 25 de Julho
"determinada altura deitei-me no chão e estava em bradicardia, ritmo de 37 bpm"
Captura-de-ecr-2021-08-09-224103.jpg

2 treino na estrada
2 treinos no rolo
2 treino de corrida
1 treino de reforço muscular
1 dias de descanso

Mais uma semana que tinha acabado de correr bem a nível de treino. MAS nem tudo foram coisas boas. Na 2ª feira dia 26, no final do treino de corrida, no regresso a casa quando ia a conduzir tive uma ligeira tontura que me obrigou a encostar o carro, o mal estar durou 10min e passou. Não liguei e prossegui com a minha vida. A semana correu ao ritmo normal com treinos na rua com a intensidade dentro da normalidade, nada de exageros. E digo isto porque no domingo já tinha previsto descansar mas durante a manha estive com muitas dores de cabeça e tonturas, tendo-se repetido durante a tarde o que me levou a deitar na cama cerca de duas horas. Mais uma vez isto passou-se e fiquei bem.
Na 2ª feira fui correr 45min e na 3ª feira 65km de bicicleta, estava tudo ok. 4ª feira os sintomas voltaram mas ainda piores, sentim-me com tantas tonturas e dores de cabeça , determinada altura deitei-me no chão e estava em bradicardia, ritmo de 37 bpm, confirmadas por um oximetro e manualmente, o que me safou foi a minha cara metade que é enfermeira que me socorreu e levou para o hospital.
O ECG feito na urgência do hospital deu valores de 44 bpm estáveis. O TAC cerebral não acusou nada e as análises aos indicadores de AVC também estavam bem. Por indicação médica fiz um ecocardiograma hoje que deu resultado normal e estou a fazer neste momento um holter, monitorização do coração durante 24h. As tonturas ainda se mantem, tem vindo a baixar de intensidade e duração mas ainda não posso dizer que tive um dia a 100%. Também já me falaram em sindrome vertiginoso no entanto penso que o que sinto é mais tonturas e não vertigens. Outra coisa que me ninguém me questionou no hospital foi se já tomei a vacina da covid19, o que já aconteceu a 2ª dose em junho e fico na dúvida se poderá estar relacionado. O médico no hospital disse que até ter o resultado dos exames podia fazer exercicio fisico de baixa intensidade, no entanto até agora estou completamente parado. O que poderá ter acontecido? Terá sido excesso de treino? Alguém com episódio idêntico?
 

pemartins

Well-Known Member
Já tinhas bradicardia diagnosticada anteriormente? Que estranho e as melhoras!
Não, nuca tinha registado valores tão baixos. Pelo que me informei, o problema não é as bradicardias porque há pessoal que tem o pulso assim baixo e sente-se bem. O problema é a bradicardia associada ao mau estar, tonturas e dores de cabeça, ausencia de sangue na cabeça.
 

cconst

Well-Known Member
@pemartins Espero que corra tudo bem. Espera pelos resultados do exames, e se fosse eu, faria como tu: não arriscava e parava com os treinos. Não será uma semana que irá destruir a forma. Por outro lado, uma queda pode colocar em causa muito mais.

ninguém me questionou no hospital foi se já tomei a vacina da covid19, o que já aconteceu a 2ª dose em junho e fico na dúvida se poderá estar relacionado
Eles têm acesso a essa informação através da tua ficha (o ano passado, quando cortei o dedo, nas urgências perguntaram-me sobre a vacina do tétano. Não sabia e eles consultaram).
 

pemartins

Well-Known Member
@cconst eu sei que eles têm acesso a essa informação. A dúvida é mais relacionada com a falta de estudos em relação as vacinas e suas consequências para a saúde. Há pessoas com queixas de coagulação no sangue. Não sei se o que estou a passar poderá estar relacionado...
 

Cláudio

Well-Known Member
@cconst eu sei que eles têm acesso a essa informação. A dúvida é mais relacionada com a falta de estudos em relação as vacinas e suas consequências para a saúde. Há pessoas com queixas de coagulação no sangue. Não sei se o que estou a passar poderá estar relacionado...

Não é bem assim. É uma das vacinas mais estudadas de sempre e, ao contrário do que por vezes circula nas redes sociais, passou logicamente todas as fases de testes, muitos deles feitos com mais pessoas do que as anteriores, não sendo de forma nenhuma uma vacina experimental.
De facto esse problema da coagulação foi verificado principalmente na AstraZeneca e Janssen, sendo extremamente raro e identificado em certos grupos etários, parecendo haver de facto uma reação relacionado com a vacina. Não foi verificado nenhum problema de coagulação depois das 4 semanas da toma penso eu.

Não te fizeram análises? Se fizeram devem ter despistado um problema desse género
 

NULL

Moderador
Staff member
Que situação chata!

Eu se fosse a ti consultava um bom cardiologista ligado ao desporto e tentava descobrir o que está a originar isso. Até lá era só exercício com nenhuma intensidade.
 
Top