• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

Bicicleta urbana

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Gosto de manter as bicicletas limpas, como não tenho garagem, ficam dentro de casa.
E para quem for todos os dias para o trabalho, meter oleo 1 vez por mês é mto pouco, especialmente no Inverno.
No UK usava singlespeed diariamente e em termos de limpeza/manutenção era um mimo, cerca de 5-10 minutos ficava impecável, limpa e lubrificada.
As que uso normalmente também ficam dentro de casa, até têm um quarto só para elas, com cama e tudo
O gostar de se fazer é uma coisa, o ter de se fazer é outra coisa
 

JBG

Well-Known Member
As que uso normalmente também ficam dentro de casa, até têm um quarto só para elas, com cama e tudo
O gostar de se fazer é uma coisa, o ter de se fazer é outra coisa

A transmissão do meu Trambolho Com Rodas, R8000, já vai a caminho dos 60.000 km, tenho apenas trocado correntes, e a funcionar que nem um relógio.
Claro que a periodicidade de manutenção tem que estar ajustada à utilização que se faz das mesmas.
Nas últimas 4 semanas não fiz manutenção nenhuma nas bikes, mas também não tenho andado :p
 

Paulofski

Well-Known Member
Ora Viva.

Em relação ao tema, há uns bons anos dissertei (clicar aqui) sobre o assunto. O postal já é antiguinho, mas vendo bem ainda é bastante actual. Nessa altura não se falava sequer das bicicletas gravel, mas a receita é basicamente misturar dois conceitos e já está.

Como ciclista essencialmente urbano e extra-urbano, em modo commuter, usei bicicletas de três tipologias:
- Singlespeed de aço para o dida-a-dia soalheiro. Devido à simplidade de utilização, à sua leveza e baixa manutenção (quase) nunca me deixou ficar mal.
- "Randoneira", também com quadro em aço, estava equipada com guarda-lamas, tinha alguma capacidade de carga e luzes de dinamo. Pelos quilómetros acumulados exigia manutenção cuidada e regular.
- A bicicleta da Maria, ou seja, uma beach cruiser de alumínio que foi da minha esposa, adaptei-a para os commutes à chuva, por vezes diluviana. Com pneus gordos, guarda-lamas, rack e um par de alforges de 15L, pesada e lenta, permitia-me pelo menos chegar em condições apresentáveis, para e do trabalho. Esta escravizada sempre exigiu muita manutenção, sobretudo em calços de travões e transmissão devido às condições adversas para uma bicicleta "de praia".

Recentemente surgiu-me uma pechincha, (clicar aqui para a apresentação desta "maneirinha" da Canyon) e, desde aí, ando perdido de amores por ela. É uma espécie de 3 em 1: urbana/gravel/estrada, dá-me para tudo mas, é claro, tive de abrir os cordões à bolsa:

Pronto, ainda só tem 3 meses e pouco mais de 2 mil kms, mas, para já, manutenção = zero

M2FJ0ZQJwXhiPAESyJomgLUpi5kaDT5VU4rUV-V2ppw-2048x1536.jpg
 

Aslume

Well-Known Member
SOIGNEUR
A transmissão do meu Trambolho Com Rodas, R8000, já vai a caminho dos 60.000 km, tenho apenas trocado correntes, e a funcionar que nem um relógio.
Claro que a periodicidade de manutenção tem que estar ajustada à utilização que se faz das mesmas.
Nas últimas 4 semanas não fiz manutenção nenhuma nas bikes, mas também não tenho andado :p
Também partilho a opinião que se temos algo, temos uma responsabilidade de a manter. Mas sao só opiniõés. Quando vou à província, às vezes vejo velhotes com pickups com vinte e trinta anos estimadinhas e dá-me gosto velas.
 

Memento vivire

Active Member
@Memento vivire, vai dando notícias sobre a tua investigação das bikes eléctricas, que é um tema de muito interesse. :)
@Carvalhon , ando a namorar esta: https://www.bhbikes.com/pt_PT/bicic...ricas-hibridas-urbanas/core-cross-ec502?c=sns
Mas também mantenho esta em observação: https://www.cube.eu/pt-en/cube-editor-hybrid-pro-400x-black-n-spectral/823100
A escolha em princípio deverá estar entre estas duas.
Só para saberes, emprestaram-me um verdadeiro bloco de cimento, no caso tipo BTT, mas não tenho dúvidas, é isto que preciso para as deslocações, deslocações com outro conforto.
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
@Carvalhon , ando a namorar esta: https://www.bhbikes.com/pt_PT/bicic...ricas-hibridas-urbanas/core-cross-ec502?c=sns
Mas também mantenho esta em observação: https://www.cube.eu/pt-en/cube-editor-hybrid-pro-400x-black-n-spectral/823100
A escolha em princípio deverá estar entre estas duas.
Só para saberes, emprestaram-me um verdadeiro bloco de cimento, no caso tipo BTT, mas não tenho dúvidas, é isto que preciso para as deslocações, deslocações com outro conforto.
Interessante a BH, a bateria parece ter boa capacidade. Pena nunca terem indicação da estimativa de duração (embora perceba que é sempre complicado) e até mesmo o peso.

Olhando para o stack e reach parece ser mais agressiva (não consigo resistir a olhar para essa parte :rolleyes:).

Obg pelo feedback.
 

Memento vivire

Active Member
Interessante a BH, a bateria parece ter boa capacidade. Pena nunca terem indicação da estimativa de duração (embora perceba que é sempre complicado) e até mesmo o peso.

Olhando para o stack e reach parece ser mais agressiva (não consigo resistir a olhar para essa parte :rolleyes:).

Obg pelo feedback.
@Carvalhon , fiquei pela BH, já sinalizei a compra e aguardo a entrega. Quanto à capacidade, tive de pesquisar em outros sites e acho que falam em 130 Km, também foi por aqui que decidi. Como somos vizinhos, quando a receber e caso queiras ver e experimentar, combinamos.
Não comprei diretamente, mas o negócio está a ser feito com a loja Pina Bikes.
 
Top Bottom