• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

Bicicleta Eléctrica de estrada

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
espreita isto...

ebike orbea vibe h30 2022​


já n m lembro da politica e regras aqui do forum. faz uma pesquisa no google e vais ver "mamute". Já comprei desta loja. Têm muita coisa
Acho que já me tinha aparecido, têm muita coisa, mas é mais do mesmo que outros que já andei a navegar, as mais baratas, apenas com tamanhos muito específicos e depois muita BTT. Essa Orbea estava aqui na minha lista (já nem me lembrava dela) mas nem têm no meu tamanho. É muito gira, parece-me algo equivalente à Cube Editor, com a diferença do motor ser traseiro, mas parece ter uma geometria bem mais agressiva.

Num dos reviews que vi ontem em que foi feita a comparação entre o motor X35 e o X20, o sr (para aí da minha idade), e que deve andar bem mais que eu, disse qualquer coisa do estilo: "é claro que o X20 é melhor, mas não tenho dinheiro para ele, como tal a minha bicicleta com X35 serve-me perfeitamente"... estou quase tentado a alinhar numa abordagem semelhante, por 1550€ não compro nada, e tenho sempre os 30 dias para experimentar.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
SOIGNEUR
Acho que já me tinha aparecido, têm muita coisa, mas é mais do mesmo que outros que já andei a navegar, as mais baratas, apenas com tamanhos muito específicos e depois muita BTT. Essa Orbea estava aqui na minha lista (já nem me lembrava dela) mas nem têm no meu tamanho. É muito gira, parece-me algo equivalente à Cube Editor, com a diferença do motor ser traseiro, mas parece ter uma geometria bem mais agressiva.

Num dos reviews que vi ontem em que foi feita a comparação entre o motor X35 e o X20, o sr (para aí da minha idade), e que deve andar bem mais que eu, disse qualquer coisa do estilo: "é claro que o X20 é melhor, mas não tenho dinheiro para ele, como tal a minha bicicleta com X35 serve-me perfeitamente"... estou quase tentado a alinhar numa abordagem semelhante, por 1550€ não compro nada, e tenho sempre os 30 dias para experimentar.
Se te devolvem o dinheiro, go for it!!
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Se te devolvem o dinheiro, go for it!!
Desde que não faça nenhum risco :eek:.

Bem, foi literalmente no periodo de descontos, mas avancei. Acho que vou gostar, é de estrada, muito semelhante à minha em termos de geometria, até mais alta, vermelha/bordeaux, um peso nada exagerado, cerca de 14kg, conduz-se como uma bicicleta normal e com um bom preço. Fico com algum lamento principalmente do motor dar a potência toda de uma vez, mas é um motor que equipa orbea, merida, bons reviews, no site da decathon dezenas de pessoas a falar ben e grande parte de certeza que fazem muito mais kms que eu, pelo que também devo gostar. Se correr mal, devolvo, só tenho que ter cuidado para não lhe fazer nenhuma mossa.
 

open

Active Member
Muito fixe, estou contente por ti.

Acho que vais gostar...e esse pensamento é a realidade de muitos nós. No fim de contas há q aproveitar e usar o que temos!
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
SOIGNEUR
Desde que não faça nenhum risco :eek:.

Bem, foi literalmente no periodo de descontos, mas avancei. Acho que vou gostar, é de estrada, muito semelhante à minha em termos de geometria, até mais alta, vermelha/bordeaux, um peso nada exagerado, cerca de 14kg, conduz-se como uma bicicleta normal e com um bom preço. Fico com algum lamento principalmente do motor dar a potência toda de uma vez, mas é um motor que equipa orbea, merida, bons reviews, no site da decathon dezenas de pessoas a falar ben e grande parte de certeza que fazem muito mais kms que eu, pelo que também devo gostar. Se correr mal, devolvo, só tenho que ter cuidado para não lhe fazer nenhuma mossa.
Parabéns e boa sorte com a máquina!
Faz uns testes numa zona calma mas que retrate onde o motor potencialmente te vai ajudar mais (subidas, etc.). Assim é mais seguro para não haver quedas.
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Parabéns e boa sorte com a máquina!
Faz uns testes numa zona calma mas que retrate onde o motor potencialmente te vai ajudar mais (subidas, etc.). Assim é mais seguro para não haver quedas.
Parabéns é melhor depois do fim do período de devolução, que eu sou um indeciso do caraças (aqui em casa até se passam comigo, tanto estudo e mesmo assim ando sempre a devolver tudo :p). Mas neste caso, espero bem que não, que até eu me farto do trabalho que dou a mim próprio :oops:.
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Ontem fui buscar a Van Rysel e já dei uma voltinha hoje, graças a uma folga do s. Pedro.
Começando pelo início, montaram o meu avanço elevado e a direcção estava completamente solta... fui eu a reparar. Lá conseguiram apertar com o meu avanço, mas o cabo de travão da frente estava curto. Foram simpáticos e arranjaram um outro avanço regulável e lá me entregaram a bike. Hoje na voltinha achei qualquer coisa estranha/com folga na direcção, já lá voltei, parece melhor... ahhh coiso e tal, este avanço não é o de origem, se achar que não está ok, volte cá. Perguntei, então e o meu avanço elevado, não dá para colocar, trocando o cabo do travão da frente. Resposta: só experimentando.
Percebo pouco disto, mas confesso que acho estranho, os avanços são universais e mais estranho ainda achei a forma como a direcção estava solta ontem quando colocaram o meu avanço e retiraram um espaçador... sinceramente não me recordo da direção da minha estar solta dessa forma quando troquei o avanço. Mas as direcções deveriam fixar com qualquer avanço... digo eu.
Posto isto, dá-me a sensação que estou um pouco mais esticado do que na minha. Em termos de distancia do selim para o guiador a nova tem 2/3 cm a menos, mas o selim da Cube é daqueles reduzidos, que normalmente recuam uns 2 cm. Também ainda falta um ajuste mais a sério pelo fit, mas esta medida vai mais ou menos ao encontro que estava à espera, que deve ser muito semelhante. A nova acho que tem 1cm a menos do guiador às manetes, o que é bom.
Em termos de altura, do parafuso da roda ao cimo do guiador, a nova tem cerca de 2cm a mais, mas o avanço elevado dava cerca de 3cm a mais, pelo que devo estar cerca de 1cm mais baixo. Olhando para outras bicicletas de estrada, não devo arranjar melhor. A precisar de mais voltas, mas o ideal era mesmo conseguir colocar o avanço elevado, que mesmo retirando espaçadores, me deveria pelo menos 2cm de altura.
Agora a parte mais interessante, a bicicleta. Em termos de condução parece normal. A transmissão é igual à minha. Em termos de conforto, os pneus 32mm são bem melhores. Com 35mm e se forem gravel então devem ficar top.
A assistência funciona bem. 1o estava muito reduzido e não sentia nada, mas mal aumentei para o médio já se começou a notar, mas muito suave, praticamente não se nota que não sou eu. No máximo de assistência já se notou que estava literalmente a ser empurrado (parecia os tipos do uber eats) e já não gostei muito. De certeza que o Poga não anda com uma destas? Tenho de aprender a configurar os niveis mais a meu jeito.
No final do dia, em cerca de 32km, fiz cerca de 6 minutos a menos que na última vez que dei esta volta e fui bem mais devagar a descer. Em duas subidas fiz tempos melhores que antes das cirurgias e em outras fiz mais de 30s a menos que das últimas vezes que lá passei, pelo que o motor ajuda mesmo.
A precisar de mais uns test drives, mas estou aqui algo desconfiado da tal folga da direção e de não ter o meu avanço elevado. Fico com algum receio que fique com pior postura do que na velha.
... e desculpem o post gigante.
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Isso da direcção solta deve ser da quantidade de espaçadores e não propriamente do avanço.

Ou seja a aranha ou expansor de direcção pode estar mais abaixo na coluna e não estar a apertar onde está o avanço.

Verifica isso....
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Isso da direcção solta deve ser da quantidade de espaçadores e não propriamente do avanço.

Ou seja a aranha ou expansor de direcção pode estar mais abaixo na coluna e não estar a apertar onde está o avanço.

Verifica isso....
Ela veio com 5 espaçadores. Quando colocou o meu avanço, que tem quase 4cm a mais, tirou 1 espaçador e ficou solta. Depois voltou a colocar os 5, e já parecia fixo, mas o cabo do travão estava muito esticado.
Agora acabou por vir com os mesmos 5 e um avanço regulavel, mas que parece ter a mesma altura do original. O que eles me explicaram foi algo do género, que o parafuso do avanço não fazia a pressão necessária na coluna da direcção e por isso fica solto. No próximo fim de semana, com bom tempo, já volto a experimentar.
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
SOIGNEUR
Isso da direcção solta deve ser da quantidade de espaçadores e não propriamente do avanço.

Ou seja a aranha ou expansor de direcção pode estar mais abaixo na coluna e não estar a apertar onde está o avanço.

Verifica isso....
No caso de ser esse o problema, existem uns expansores mais compridos que talvez ajudem nisso.
@Carvalhon menciona esta questão se voltares ao mecânico.
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
No caso de ser esse o problema, existem uns expansores mais compridos que talvez ajudem nisso.
@Carvalhon menciona esta questão se voltares ao mecânico.
O problema é que os gajos da decathon pouco mais devem saber que os serviços "standard" que por lá fazem. Se agora tiver ficado bem, e depois quiser colocar o avanço elevado, o melhor é ir mesmo a um mecânico, que lá não sei se me safo.
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
No caso de ser esse o problema, existem uns expansores mais compridos que talvez ajudem nisso.
@Carvalhon menciona esta questão se voltares ao mecânico.
Ela veio com 5 espaçadores. Quando colocou o meu avanço, que tem quase 4cm a mais, tirou 1 espaçador e ficou solta. Depois voltou a colocar os 5, e já parecia fixo, mas o cabo do travão estava muito esticado.
Agora acabou por vir com os mesmos 5 e um avanço regulavel, mas que parece ter a mesma altura do original. O que eles me explicaram foi algo do género, que o parafuso do avanço não fazia a pressão necessária na coluna da direcção e por isso fica solto. No próximo fim de semana, com bom tempo, já volto a experimentar.
É uma questão de desaparafusar a tampinha da por cima do avanço e ver a diferença de altura entre o fim da coluna de direção e o avanço (ou ultimo espaçador caso tenhas algum por cima do avanço).

Esta diferença não deve ser mais que um par de milímetros, estando o avanço/espaçador mais alto.

Ou então o que o @SantosDaCasa disse...
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
O "meu" avanço é realmente um pouco diferente do normal. É fechado por cima, só tem o buraco para o parafuso, por isso não tem tampa, mas entrando totalmente, o parafuso deve ter tamanho suficiente para agarrar bem. Pelo menos na Cube funcionou sem qualquer problema, pelo que sendo tudo meio universal, deveria também funcionar nesta, mas pronto, duvido que eles saibam sair do "standard". Estranho, estranho, foi depois com este que em termos da peça que agarra na direcção é semelhante e mesmo assim não ter ficado bem. Lá está, foi só sair um bocado do normal e patinaram logo. Como ainda estou a avaliar se fico ou não com ela, nem mexo nela, se na próxima volta não estiver bem, vou logo lá levá-la.
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Não tens nenhum amigo que percebo de mecânica que possa "dar uma vista de olhos"?...
Nem por isso. Mas não há crise, agora é experimentar, pode ser que tenha ficado ok, que ontem houve um outro rapaz da oficina que lhe esteve a mexer.
 
Top Bottom