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BICICLETA DE ESTRADA

Eu pela foto não vejo nada, se for um filme, mesmo com o telemóvel, quando chia, talvez se consiga decifrar o enigma
Se a corrente toca no desviador, mesmo não estando cruzada, só existe uma solução, afinar melhor, o afinar pode ser em altura, subir ou descer, pode ser em alcance e ai são os parafusos limitadores, ou o desviador torcido, fora da linha da corrente
Eu parei porque aquilo tava a fazer uma chiadeira e perguntei a um senhor e ele falou me disso, sobre a corrente, que estava cruzada, e falou-me que o desviador estava demasiado esticado? Mas a corrente realmente estava cruzada, mas como já disse, algumas mudanças continuam a chiar!
Amanhã faço um vídeo, depois se puderes passar por aqui...
 
Eu pela foto não vejo nada, se for um filme, mesmo com o telemóvel, quando chia, talvez se consiga decifrar o enigma
Se a corrente toca no desviador, mesmo não estando cruzada, só existe uma solução, afinar melhor, o afinar pode ser em altura, subir ou descer, pode ser em alcance e ai são os parafusos limitadores, ou o desviador torcido, fora da linha da corrente
Mas overall pelo o que tu viste a bike é decente?
 

cconst

Well-Known Member
Tem umas cenas da shimano de 9V
Pelo que escreves e pela imagem que apresentaste apetece-me adivinhar que se trata de uma bike com Shimano Sora 3x9.
sobre a corrente, que estava cruzada
Quando se diz que a corrente está cruzada significa que se está a usar um carreto traseiro muito grande para um prato pedaleira muito grande (ou muito pequeno à frente e muito pequeno na pedaleira).
chain-angle2-e1461531022734.png

Não sendo uma regra fixa, não é aconselhável usar a mudanças nesses extremos:
- força demasiado os elos da corrente
- força demasiado o "casamento" entre dentes da cassete e corrente (e também com a pedaleira)
- Pode roçar no desviador da frente
Tudo isto pode causar ruídos, uns mais próximos do tal "chiar" que outros.

A lubrificação da corrente também conta. E o som típico de uma corrente seca é mesmo um chiar/gemer cada vez que se pedala com um pouco mais de força.
 
Quando se diz que a corrente está cruzada significa que se está a usar um carreto traseiro muito grande para um prato pedaleira muito grande (ou muito pequeno à frente e muito pequeno na pedaleira).
chain-angle2-e1461531022734.png

Não sendo uma regra fixa, não é aconselhável usar a mudanças nesses extremos:
- força demasiado os elos da corrente
- força demasiado o "casamento" entre dentes da cassete e corrente (e também com a pedaleira)
- Pode roçar no desviador da frente
Tudo isto pode causar ruídos, uns mais próximos do tal "chiar" que outros.

A lubrificação da corrente também conta. E o som típico de uma corrente seca é mesmo um chiar/gemer cada vez que se pedala com um pouco mais de força.
Ok ok, obrigado pela informação!
 

bullspot

Well-Known Member
E depois... são os travões... uso rim brakes e não travam quase, uma vez nem consegui para num sinal, que estava vermelho, alguma dica para me habituar melhor?
Os travões originais dessa bicicleta são realmente fraquinhos, sobretudo se ainda tiverem os calços de origem que por esta altura podem já estar "vidrados" (mas mesmo novos são maus). Se for esse o caso, troca os calços por outros decentes (ex: shimano 105 - R55C4) e vais ver que fica muito melhor. Em princípio só precisas mesmo de comprar o kit de substituição, isso já vem com o suporte de fixação compatível, é só desapertar o parafuso batente, deslizar o velho para fora, inserir o novo e voltar a apertar o parafuso.

Em relação à bicicleta (Triban 520), isso é mais do que suficiente para começar. Eu tenho uma igual (actualmente convertida para gravel) e adoro! O grupo Sora bem afinado é extremamente preciso e se tivesses a utilizar o pedaleiro na sua totalidade (50x39x30) tinhas aí andamentos para fazer as serras todas. Só com 50x39 é capaz de ficar mais complicado...

Uma vantagem dessa bicicleta é que o quadro e as pinças "long reach" da btwin permitem montar pneus até 32mm se não me falha a memória. Actualmente na minha tenho uns schwalbe landcruiser de 35mm mas admito que já estou no limite das tolerâncias, as rodas não podem ter grandes empenos :p
 

bullspot

Well-Known Member
Se as mudanças mudam todas bem e se ouves chiar mesmo nas mudanças centrais da cassete (onde é pouco provável que esteja a roçar no desviador) eu apontaria para falta de lubrificação da corrente. É um chiar que se torna mais acentuado quanto mais tempo estiveres a andar com a bicicleta (o material vai dilatando e o atrito começa a ser cada vez maior entre os elementos dos elos).

A transmissão é igualzinha à minha, se a bike estiver de origem a cassete é 11-25 e, conforme referi antes, vais ter dificuldades em subidas mais inclinadas pela falta do prato 30 à frente.
 
Se as mudanças mudam todas bem e se ouves chiar mesmo nas mudanças centrais da cassete (onde é pouco provável que esteja a roçar no desviador) eu apontaria para falta de lubrificação da corrente. É um chiar que se torna mais acentuado quanto mais tempo estiveres a andar com a bicicleta (o material vai dilatando e o atrito começa a ser cada vez maior entre os elementos dos elos).

A transmissão é igualzinha à minha, se a bike estiver de origem a cassete é 11-25 e, conforme referi antes, vais ter dificuldades em subidas mais inclinadas pela falta do prato 30 à frente.
Nas mudanças do meio fazem 0 barulho!
Mas a contar duas mais pesadas já fazem o tal "trrrrrrr", como se pode verificar no primeiro vídeo do youtube!
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Já somo dois a não ouvir, mas como já tinha dito anteriormente e outros já tinham mencionado, não é para cruzar a corrente, se está no prato pequeno da pedaleira, não é para usar o carreto pequeno da cassete
Para testar e sem meter a corrente cruzada, podes tentar usar 3 carretos por prato, de dentro para fora, assim seria prato pequeno 3 carretos grandes, prato do meio 3 carretos do meio e prato grande 3 carretos pequenos, depois podes vir ca dizer se mesmo assim ainda faz ruido, claro que é só para teste
 
Já somo dois a não ouvir, mas como já tinha dito anteriormente e outros já tinham mencionado, não é para cruzar a corrente, se está no prato pequeno da pedaleira, não é para usar o carreto pequeno da cassete
Para testar e sem meter a corrente cruzada, podes tentar usar 3 carretos por prato, de dentro para fora, assim seria prato pequeno 3 carretos grandes, prato do meio 3 carretos do meio e prato grande 3 carretos pequenos, depois podes vir ca dizer se mesmo assim ainda faz ruido, claro que é só para teste
Eu ja nao ando com a corrente cruzada! Mas vocês dizem que está tudo bem, eu acredito.
Deve ser o meu OCD a trabalhar.
 

cconst

Well-Known Member
Mas a contar duas mais pesadas já fazem o tal "trrrrrrr", como se pode verificar no primeiro vídeo do youtube!
isso tem a ver com a imagem que coloquei acima. As (2) mais pesadas apenas devem ser usadas com o prato grande e as (2) mais leves com o prato mais pequeno. Quando vais no prato do meio, não deves usar nem a mais pesada nem a mais leve. Qualquer uma desas combinações irá fazer com que a corrente roce no desviador da frente. Não é falta de afinação, é o que é.
vais ter dificuldades em subidas mais inclinadas pela falta do prato 30 à frente.
Pelas fotos, tem lá a "avozinha".
 
isso tem a ver com a imagem que coloquei acima. As (2) mais pesadas apenas devem ser usadas com o prato grande e as (2) mais leves com o prato mais pequeno. Quando vais no prato do meio, não deves usar nem a mais pesada nem a mais leve. Qualquer uma desas combinações irá fazer com que a corrente roce no desviador da frente. Não é falta de afinação, é o que é.
Ahhhhh já percebi... como meto mais mudança e não mudo para o prato da frente fica a tocar no desviador e faz o "trrrr", é isso? A cena é que não mudo no outro e as mais leves não fazem o barulho...
avozinha".
avozinha?
 
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