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Após a volta...

fogueteiro

Active Member
Cada um tem a sua opinião e maneira de proceder, por isso questiono-vos.

No meu caso depende, como chego. Se chegar "enjoado" de bicicleta, simplesmente a encosto no lugar dela e nada mais. Mas se vier ainda com vontade, coloco os deviadores, dianteiro e traseiro, no carreto e prato mais pequenos, para aliviar a tensão dos cabos, molas e afins, e não faço mais nada.

Tenho um conhecido que faz isso e mais alguma coisa, inclusive tira o ar dos pneus, após pendurar a bicilceta.

E voces o que fazem?

(Não sei se é o local apropriado para este assunto, mas...)
 

Mingus

Member
Olá Fogueteiro,

Tu, ao fim de 260kms já nem deves conseguir olhar para a bicicleta. :)

Eu faço apenas isso - colocar os desviadores traseiro e dianteiro no carreto e prato mais pequeno. De resto não faço mais nada, mas confesso que devia tratar melhor a burra pois costuma andar bastante suja.

Abraços
 

Figueiredo

Active Member
Fartei-me num instante dos passeios e maratonas de BTT por isso mesmo, cada vez que chegava a casa era um stress, lavar, afinar, lubrificar, etc...

Desde que comprei a bicicleta de estrada só é lavada após alguma volta a chuver em que no final fique toda suja, caso contrário é usar e encostar na garagem prontinha para a semana seguinte, quando me lembro também tiro o ar dos pneus e coloco nos carretos mais pequenos de resto não dá trabalho nenhum...
 

paradawt

Moderador
Fogueteiro,

Pouco mais faço.

Deixo os desviadores sem tensão e tiro um pouco de ar aos pneus para não ficar sobre pressão. Depois é colocá-la no suporte e está feito.
 

Mingus

Member
@ Figueiredo,

Eu quando chego das minhas voltas, mesmo que não chova, tenho sempre "lixo" na bicicleta e se passar a mão nalguns pontos do quadro tem um pó preto. É um pó estranho, parece que a bike esteve fechada numa garagem a levar com gases de escape de carro durante algum tempo. Isto não te acontece a ti?
 

Mingus

Member
Pois se calhar é isso. Costuma acontecer na forqueta, tubo diagonal, escoras traseiras e união entre tubo vertical e espigão. É chato como o caraças, pois tenho de guardar a bike dentro de casa na minúscula lavandaria (na garagem já houve assaltos) e volta e meia lá aparece roupa ou paredes sujas. :)
 

Figueiredo

Active Member
Pó como é obvio têm sempre algum (mas não é preto...), mas talvez devido á cor base ser o branco até nem se nota muito, agora quando apanho a estrada molhada realmente chega a casa numa lástima e aí sim aproveito para lavar, verificar apertos, afinar e lubrificar... de resto é como digo usar e encostar na garagem para a semana seguinte!
 

Cancellara

New Member
Eu dou uma limpadela geral na burra, com um pano húmido, para limpar o suor e a sujidade projetada pelos pneus. Mingus, esse pó de que falas é apenas isso, sujidade das estradas projetada.

Como fica dentro de casa também lhe limpo os pneus.
 

duchene

Well-Known Member
Mingus, arranja um saco daqueles que são usados para guardar os colchões de cama enquanto não são vendidos. Poes lá a um canto da marquise e quando chegares "estacionas" a Orbea lá dentro. Nunca mais sujas roupa ou paredes!

Era o que eu usava para transportar a bicicleta de BTT antes de ter o Thule, e mesmo que a bicicleta viesse toda suja, não contaminava mais nada.

Tens de pedir é que cortem o saco só pelo topo, porque normalmente para ser mais rápido abrem de alto a baixo.

__
Quanto à rotina pós volta...

· Lavagem completa e inspecção geral da bicicleta, especialmente dos pneus em busca de cortes ou outros danos. Secagem.
· Secagem da corrente com compressor e lubrificação ligeira.
· Banho do ciclista. :D
· Lavagem à mão dos calções e do jersey, caso seja o kit de voltas longas. Os kits de semana são menos mimados e acabam na máquina de lavar. :D
· Pano húmido nos sapatos, aproveitando para espreitar o estado dos cleats. Lavagem da fita cardio.
· Coloco a tralha que me acompanha no jersey numa caixa própria, estando sempre tudo junto e pronto para usar na próxima volta. Ponho também o ipod a carregar.

· Adicionalmente e 15 em 15 dias lavo o capacete.

Apesar de parecer muito, demoro menos de 1 hora a fazer tudo isto.

Depois é descarregar os dados do GPS, hidratar mais um bocado, colocar uma foto comemorativa cá no fórum e por as pernas ao alto! :D

--

Já agora, quanto ao tirar o ar aos pneus... porque não se faz isso também aos automóveis no final do dia? :confused:

Depois de levarem a primeira alongadela, os pneus mantêm a sua forma e não é por estarem cheios que vão durar menos. Aliás, com isso de esvaziar e voltar a encher, qualquer dia a válvula parte ou desvulcaniza quando estiverem a encher os pneus 3 minutos antes de sair para a voltinha matinal e depois alguém chega atrasado... :)
 

Mingus

Member
@Cancellara
Passas apenas pano húmido, sem detergente ou outro produto de limpeza, certo?

Vou seguir a dica do Duchene e do Cancellara. Assim fica envolta no plástico e um pouco mais limpa para o fim de semana seguinte. :)
 

plx

New Member
Eu ja li que nao se não se deve esvaziar os pneus
agora essa de meter no prato pequeno não sabia, vou começar a fazer isso :)
 

Cancellara

New Member
Mingus: Devia ser com água e detergente primeiro e depois enxaguada, seca e lubrificada. É assim que os mecânicos das equipas fazem. Mas não tenho a paciência e obsessão do Duchene (não leves a mal), aliás, sou bastante preguiçoso :p
 

Mingus

Member
Desculpa a insistência Cancellara, mas passas o pano também na parte mecânica (transmissão e travões) ou só no quadro mesmo? Penso que passando água na parte mecânica é quase obrigatório lubrificar a seguir. Sou como tu, não tenho grande paciência, mas confesso que gostaria de ter o aprumo do Duchene.
 

Cancellara

New Member
Às vezes passo na transmissão, sim. Com um pano húmido, não encharcado.
Lubrifico logo ou então quando voltar a pegar nela.
 

paradawt

Moderador
@plx,

Não deves esvaziar completamente as rodas! Principalmente se as mesmas ficarem em contacto com o chão, porque nesse caso arriscas a que os pneus fiquem deformados.

Se a bicicleta ficar pendurada, deves esvaziar ligeiramente para aliviar a pressão.
 

NiKES

New Member
Só tenho o cuidado de meter o desviador dianteiro a traseiro no prato e carreto mais pequeno... e mais nada ;)

Um pano húmido para retirar a transpiração no quadro. Esses dois passos equivalem a 1 minuto de tempo perdido :D

Quando chove é tenho mais cuidado em limpar e compressor.
 
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