• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

AMA altera classificação da substância ingerida por Rui Costa

Scorpio

Banned
Excelente noticia esta! :)

"A Agência Mundial Antidopagem (AMA) decidiu mudar a classificação da metilhexaneamina, substância encontrada nas urinas de Rui e Mário Costa. Em 2010, aquele produto está catalogado como “substância não específica”, passando, no próximo ano, a ser “substância específica”. A alteração permite que, a partir de 2011, qualquer atleta que prove ter ingerido aquela droga sem saber – alegação dos irmãos Costa – possa ser ilibado ou beneficiar de uma pena reduzida.

Os regulamentos de 2010 implicam que um controlo positivo com metilhexaneamina tenha no máximo um abatimento de um ano à pena de suspensão, o que poderá levar Rui Costa e Mário Costa a ficarem afastados da competição durante um ano.

A substâncias não específicas são aquelas que, por norma, só podem ser ingeridas com intenções dopantes, pois não são usadas para qualquer tratamento médico. Está neste caso a metilhexaneamina, que não tem aplicações terapêuticas há algumas décadas. A confirmada presença desta droga em suplementos alimentares, sem que os desportistas saibam que estão a ingeri-la, deverá estar na base da mudança decidida pela AMA."


Fonte da informação: http://jornalciclismo.com/ama-alter...da-por-rui-costa/comment-page-1#comment-34566
 

FVA

New Member
Uma boa notícia, sem dúvida.

Penso que assim que a alteração entrar em vigor, ou seja, já em 2011, e logo que a inocência dos atletas seja comprovada, estes podem chegar a ser ilibados.
Foi assim que entendi, mas posso estar errado.
 
Last edited:

SLM

New Member
O meu entendimento da notícia da cycling news é o contrário. Mas vamos esperar por declarações de quem de direito.

"The change to the rules didn't come quickly enough for the Costa brothers, or the dozen other athletes found positive for the drug during the Commonwealth Games.

Because of the increased risk of unintentional use, the drug was re-classified for 2011 from the "non-specified" to "specified" stimulant class, meaning a positive could carry a punishment anywhere from a mere warning to a two-year ban next year. The Costa brothers were provisionally suspended following the positive test, and under 2010 rules could face a two-year ban."
 

FVA

New Member
Exacto. O melhor será aguardar pelo desenvolvimento da situação e pelas declarações de quem está directamente envolvido..., até lá, que se chegue ao melhor compromisso para os atletas e para o ciclismo.
 

Scorpio

Banned
Boas,

O que me parece é que até a Agência Mundial Antidopagem foi apanhada de surpresa por este substancia! :)

Existem já vários casos de atletas a tomar o mesmo suplemento que o Mário e o Rui e que durante os jogos da Commonwelth foram "apanhados" de surpresa nos controlos.

Na minha opinião o suplemento em causa, que tem como base a arginina, deveria ser analisado e o laboratório responsável pela sua fabricação chamado para dar explicações sobre o sucedido.

Boas pedaladas
 
Top