• Olá Guest , consideras uma subscrição anual de 16€ para manter o fórum online? Se alinhas deixa a tua mensagem neste tópico.

Alto da Sra da Graça

ammr

New Member
Estou a planear um percurso para ir á Srª graça no dia 23 deste mês, partindo de Amarante pela ecopista do Tâmega saindo em Mondim.
Não conheço nada para aqueles lados... pergunto como será o "piso" da ecopista??? é bom para as "fininhas"? ou será melhor ir pelas estradas nacionais?
 

duchene

Well-Known Member
O piso é perfeito, tirando um punhado de quilómetros em gravilha, entre Chapa e Codeçôso. Mas são perfeitamente cicláveis de roda fina.

Menos tolerável é a imensidão de percas de prioridade e respectivas balizas de segurança que é necessário ziguezaguear. Os primeiros quilómetros à saída de Amarante são verdadeiramente desesperantes...
 

blabr

New Member
Estava a pensar ir do Marco até à Senhora da Graça e voltar, pela N210.
Alguém me pode dar uma panorâmica quanto ao que vou encontrar, ou sugerir uma alternativa melhor dentro da mesma distância?
Obrigado.
 

consciouness

Active Member
Se gostares de subir, fazes o seguinte: marco, amarante, subida do marão (N15), campeã, fisgas de ermelo, mondim e senhora da graça. Regressas por celorico.
Se não gostares de subir muito, fazes o trajeto mais fácil: marco, amarante, celorico, mondim e senhora da graça. Regressas pelo mesmo trajeto.
A estrada entre amarante e celorico tem piso excelente e pouco trânsito. Não apresenta dificuldades de monta em termos de subidas, tirando a senhora da graça.
Já o primeiro trajeto que te indiquei, é para trepadores. Pessoal que gosta de enfrentar dificuldades, e que esteja preparado para elas. E saber dosear o esforço.
Depende também se vais sozinho ou não. Mas se tiveres bem treinado, fazes o primeiro trajeto na boa, e regressas por celorico.
 

blabr

New Member
Boas.
O caminho que dizes seria este?

http://bit.ly/Txdfcl

20140625115531-48224-profile.png
 

blabr

New Member
Ok, se for até Ermelo, já me parece possivel (o percurso acima subia ao Alvão). Mas tenho que partir de Amarante.

http://bit.ly/1jOUo2S

20140625124541-48224-profile.png


Estava depois a pensar voltar pela ecopista em vez de seguir a N210.

Duas questões:
- Como é o piso da N15 e da N304?
- Não deveria subir até aos 1400 metros (Alto do Marão)? Se sim, que alteração tenho que fazer no percurso?
 

blabr

New Member
Infelizmente, devido a questões de tempo, só fiz Amarante - Sra da Graça - Amarante.
Fui pela Ecopista. As barreiras enervam um bocado. Já o troço de terra batida/gravilha faz-se muito bem.
Estava muito calor, que foi a principal dificuldade na súbida. O HR andou pelos BPM 177 (o meu max são 187). É puxadinha.
Fiz o segmento "Subida ao Alto da Senhora da Graça" a 13.7 km/h em 38:37. Um bocado aquém do que queria fazer.
Mas para a próxima faz-se melhor. Foi um bom treino para o Skyroad.
 

stilo

Member
viva

alguém me pode arranjar um track Porto-Sra Graça-Porto

estou a pensar ir por Rio-Tinto - Alfena - Guimarães - Fafe e daí até Mondim, devo optar pela ciclovia na ida?
na volta qual o melhor trajeto?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

eu optaria por uma volta circular. Tal como descreve acima, Rio Tinto, Alfena, Guimarães (aqui pode apanhar a ciclovia até Fafe, não vejo qualquer inconveniente, muito pelo conrario), de Fafe, sobe à Lameirinha, Arco de Baúlhe (aqui, poderá ou não seguir até Mondim pela ciclovia), Mondim/Sra da Graça.

De salientar que há, naturalmente outras opções. Por exemplo, de Alfena sobe a Paços de Ferreira, Felgueiras, passando pelo castelo de Arnoia, desce a Celorico, segue para Mondim/Sra da Graça.

Relativamente ao regresso, de Mondim, segue a nacional (ou ciclovia) até Amarante... em Amarante, tem duas opçõs. Pode seguir a nacional até ao Marco de Canaveses, e aqui, segue para Entre os Rios, Gondomar. Ou, sobe à Lixa, Penafiel, Paredes, Baltar, Valongo, Gondomar. É só escolher. :D
 

stilo

Member
obrigado aos 2

a ida está decidida e será por Guimarães, Fafe pela ciclovia e depois Mondim, a volta ainda está do forno !!
 

klaser

Well-Known Member
Só mudaria a parte de ir ao Arco de Baúlhe..no alto da Lameirinha,depois passando por Gandarela,vira à direita em direção a Fermil de depois Mondim...é bem melhor...
 

rm6

Member
Boas,
Também estou de acordo com o Klaser... Evitava Arco de Baúlhe, e descia em direcção a Fermil...
é melhor descer até Mondim e descansar as pernocas para a subida da Sra da Graça... na volta apontaria a roda à ciclovia até Amarante... é muito "MUNITA"... :)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

é verade sim! Virando na Ganarela, aquela estrada faz-se que é uma maravilha. Falei na ida ao Arco, com intuito de apanharem a ciclovia. Eu normalmente também viro na Gandarela para Fermil de Basto.... Celorico, Arnoia, Felgueiras, Lousada (casa).. :)

Pela ciclovia, como já conheço e tal e coiso, vou por lá quando levo alguém que não conhece. Aquelas barreiras ziguezagueadas são uma seca. :p
 
Top Bottom