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Ajuda técnica ciclismo

WIND2021

Active Member
Bom dia a todos.

Estou a fazer a transição de BTT com pneus +- estrada para bicicleta de estrada.

A bicicleta anterior tinha 20kg relação 50 39 30 e cassete 6v 14 28

Só com muita inclinação usava pedaleira 30

Apesar de fazer melhor média, tenho imensas dificuldades a respirar a subir e não estou doente.

A nova e Scott speedster 30, 50 34, cassete 9v 11 32

Sendo o guiador mais estreito pode ser um fator mas também parece que a subir vou muito avançado em relação ao quadro

Subir de pé não está fácil...

Parece haver várias coisas a afinar.

Podem ajudar, ideias?

Obrigado
 

jpacheco

Well-Known Member
A subir ficamos todos um bocado sem ar...é muito genérico o que mostras pode ser qq coisa. Até podes estar doente e não saberes.

A minha teoria tem a ver com a posição. BTT vais sentado no cadeirão com as costas direitas na vertical e na de Estrada há uma compressão da zona lombar devido á postura mais vertical...se for isso, é uma questão de o corpo se ir habituando (ou não).
 
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WIND2021

Active Member
OK, obrigado pelas ideias.

vou tentar ser mais preciso do que estou a tentar perceber.

Apenas dei 2 voltas pequenas ainda de 21 km que estou a fazer como modelo para adaptar.
Não sinto qualquer dor nas pernas, pois para 120 km ainda falta muito...
Estou a utilizar um modelo que permite rolar mas também subir para perceber o que fazer.
Se for para um percurso que antes fiz de 120 km e ficar cansado ao fim de 50km, por erros de postura ou configurações de bicicleta...

Na minha opinião porque só a subir estou com esta dificuldade:

- a bicicleta anterior tinha guiador mais largo, e punha as mãos por fora - postura diferente
- adaptação a pedais - ir com sapatilhas presas está a obrigar a fazer força aproximada, equivalente nas duas pernas e isso está a desconcentrar, chego mesmo a ter perca de sensibilidade no pé esquerdo
- estou sempre a ver o eixo dianteiro em todas as posições, sentado ou em pé, o que me parece que pede um avanço de pelo menos 2cm maior
- parece que estarei se calhar a fazer uma desmultiplicação ligeiramente mais pesada no mesmo percurso onde me sentia bem antes
- de pé a subir parece que tenho a bicicleta muito para trás em relação ao que estava habituado, o que cansa bastante pela compensação de equilíbrio que tenho de fazer
- já subi o selim, que fez alguma compensação, mas claro que é apenas na postura sentado

Coloquei esta questão no fórum pois me parece que há várias pessoas que me poderão aconselhar bem, e não fico cansado de modo nenhum com estas voltas, mas no percurso de 2km de rampa, acho o cansaço exagerado, pelo que se fosse para algumas com mais de 10km ou com muita inclinação seria bem pior, e subir em pé, no meu caso ajuda a descansar um pouco, quando estamos a andar percursos a partir dos 80km com elevações acumuladas de 2000 m como fazia antes.

Se estou a pensar bem, muito bem, se tenho correções em que me podem ajudar agradeço.

Obrigado
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
As pessoas chegam a estrada com uma ideia errada, as bicicletas de estrada não andam mais fácil que as de btt, isto porque a transmissão é totalmente diferente, a posição em cima dela é diferente, elas andam é mais rápido e isso porque queremos
Estamos falar a subir

Ao princípio até se fazer a adaptação à montada é esquisito, tenho um amigo meu, não anda o dobro, mas anda bastante mais que eu, montou numa de estrada, andou nem 100 metros e voltou com ela a mão
 

WIND2021

Active Member
Já agora mete o tamanho da boneca e do boneco

Se falas da btt não sei, mas tem 71 cm na altura do selim e esse ajuste vou fazer à de estrada também

a de estrada é quadro 49 e o avanço é de 9cm, mas penso que passar para 11cm pode corrigir bastante.

Guilherme Oliveira, em relação aos pontos que referi estou a pensar bem?
 

WIND2021

Active Member
Não tirei ainda. Apenas tenho o selim subido a 69cm mas devo subir a 71cm desde o eixo da pedaleira à altura do selim como na outra.
Verei melhor como adaptar.
O quadro é da Scott speedster 30 2021, quadro 49, com avanço de 9 cm,
tenho 76 entre pernas e 171 altura
penso que se vires o modelo deve lá ter todas as medidas do quadro mas aí é que não percebo nada
 

Carolina

Well-Known Member
A perda de sensibilidade no pé esquerdo pode ser de teres colocado mal os cleats, sapato demasiado apertado ou ser um modelo que não se adequa ao formato do teu pé.

Não percebi a conversa de conseguires ver o eixo dianteiro. Isso não faz qualquer sentido nem deve servir como base para qualquer ajuste.

A altura do selim na bicicleta de estrada só será igual à de BTT se o tamanho dos cranks for igual!
 

WIND2021

Active Member
Muito bem. Obrigado

O selim é fácil ajustar.
Em alguns comentários anteriores, alguém disse que a relação com o avanço, tem a ver com nós termos o guiador alinhado com o eixo dianteiro.
Se o estamos a ver demais à frente, ou será o quadro curto, ou o avanço pelo que percebi e que isso pode provocar desconforto.
Eu penso que o pé esquerdo, será por ser sapatos talvez apertados e posso corrigir, mas também porque sempre usei muito mais a perna direita a pedalar, e agora com sapatos fixos ao pedal é um ajuste que tenho de me habituar
 

BH_99

Well-Known Member
Não tirei ainda. Apenas tenho o selim subido a 69cm mas devo subir a 71cm desde o eixo da pedaleira à altura do selim como na outra.
Verei melhor como adaptar.
O quadro é da Scott speedster 30 2021, quadro 49, com avanço de 9 cm,
tenho 76 entre pernas e 171 altura
penso que se vires o modelo deve lá ter todas as medidas do quadro mas aí é que não percebo nada
boas eu tenho o selim a 72 cm senao estou em erro e tenho 177cm e 82 de entre pernas...
 

WIND2021

Active Member
como referi, estes aspetos que estou a corrigir, são para me permitir ter conforto e desfrutar, mas ao mesmo tempo conseguir mais rendimento com resistência.
Se alguns estão mal configurados, a resistência vai-se embora sem que perceba porquê...
Para já consigo fazer melhores tempos também porque as bicicletas são bastantes diferentes, mas desgaste desnecessário não faz sentido.
Obrigado
 

WIND2021

Active Member
boas!

Com um avanço com mais 2cm o equilíbrio está bastante melhor!
Havia uma diferença de 6 cm a menos na bicicleta de estrada entre eixo selim e guiador(onde termina avanço)
Mesmo com as manetes mais à frente na de estrada, ficava com a bicicleta um pouco para trás.
Agora o ângulo deve estar melhor e portanto também o equilíbrio.
Obrigado!
 
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