• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ajuda com dor no pescoço / ombros quase insuportavél

Medroso#78

Active Member
Boas,

teste feito! Teste numa Domane tamanho 54. Gostei, ou melhor, adorei, a experiência com esta bike, em especial, o teste à transmissão, pois a bike como grande para mim, as sensações, como deverão calcular, não foram as melhores, mas sem dores aqui, ou ali.... :D

Quanto ao compact, 50/34 k7 11/28, foi uma volta curta, 65km com 980D+, percebi que o prato 50, está numa boa média... chega bem para rolar.... e até para descer rápido... esgotando o prato 50, tem é que se ter atenção às curvas/travões lol, andei quase sempre no prato 50, no meio da k7 (a rolar, ubir ligeiramente, subidas curtas, era levantar o rabo do selim, e, voilá. A subir mais duro, por vezes, era continuar a meio da k7, e descer ao 34.... com um 36, subiria de igual forma, ainda tinha muitas opções na k7, para ir reduzindo... de qualquer forma, prefiro, de todo, "perder" ligeiramente a descer, do que a subir. ;)

Tal como refiro acima, o 54, é grande para mim (já o sabia), isso notou-se, e bem! Espero que mesmo o 52 não o seja.. :s pois para encontrar a minha posição favorável, tinha que pedalar "sempre" no bico do selim. A sensação de estar a pedalar num "camião" esteve presente (para além ter um quadro maior, está com um avanço MEGA). :D


Agora é aguardar pelo fim de semana para lhe dar uma bela de uma boa coçadela. :p
 

daniel_pt

Member
Bracaro, conheço muito bem essa dor nos ombros! Ainda me doem, principalmente pq insisti em adaptar me eu à bicicleta e o meu trapézio esquerdo continua a chatear por baixo da clavícula... :-(
No entanto, na semana passada fiz 50km com um avanço 1cm mais curto e mudei a posição das costas e senti-me bem... Se calhar tb estás um pouco esticado e a sobrecarregar os braços com o peso do tronco...
Não sei até que ponto desalinhar o selim com os joelhos será Boa ideia a longo prazo. Não podes testar com um avanço mais curto?
 

Bracaro

Member
Bracaro, conheço muito bem essa dor nos ombros! Ainda me doem, principalmente pq insisti em adaptar me eu à bicicleta e o meu trapézio esquerdo continua a chatear por baixo da clavícula... :-(
No entanto, na semana passada fiz 50km com um avanço 1cm mais curto e mudei a posição das costas e senti-me bem... Se calhar tb estás um pouco esticado e a sobrecarregar os braços com o peso do tronco...
Não sei até que ponto desalinhar o selim com os joelhos será Boa ideia a longo prazo. Não podes testar com um avanço mais curto?


Vou fazer a experiência com o selim 1 cm avançado. No domingo vou a Monção de bike e já vejo se há alguma melhoria. Também já me tinha lembrado de trocar o avanço, mas ficará para o caso de esta opção não resultar.
Obrigado pela ajuda.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

pois é malta, ontem, após "empeno" no dia anterior em BTT ("Vale do duros", Vale de Cambra/Freita), fiz um teste/estreia a sério na minha "anorética", AMEI. :)

Não há nada que chegue ao pedalarmos na "nossa bike" (leia-se, bike à nossa medida). Foram 95km com 1480D+, não chegou às 4h a pedalar mas.... depois da coça do dia anterior, foi bom, pedalar, divertir, sem uma única dor ou desconforto. Enquanto pedalava e me deliciava com as boas sensações.... lembrei-me de vocês.

....não imaginei uma diferença tão grande em todos os aspectos, de uma 54 para a minha 52 (antes da compra, a duvida entre estes dois tamanhos tirou-me o sono durante algumas noites). Parece que foi feita para mim..... :)

Por isso, aconselho-vos a reverem muito bem esses ajustes/medidas de avanço etc.. etc..

..de salientar, o 52 traz um avanço "minúsculo".

Desejo de rápidas melhoras para ambos. ;)
 

moshinho

Well-Known Member
Eu tb tenho essas dores nos ombros e no pescoço e no rabo, pois insisto em ter uma posição agressiva e aerodinâmica.
O certo é que essas dores é por estares a "pender" para cima do guiador e/ou por teres o quadro grande para ti.
Basta colocares um avanço mais curto e meteres mais espaçadores por debaixo do avanço. Vais ver que melhora.

ps: e claro...pedalar mais. O hábito faz o monge. :cool:
 

OTALEM

Member
Quem puder aconselho a fazer o bikefit .
Tens o João Cabreira em Barcelos:https://www.facebook.com/pages/Biketreino/144548099072680?fref=ts

Eu fiz um á cerca de 3 semanas com o António Facão em Aveiro.Tenho 2 bikes ambas de tamanho 52 .Uma Specialized Roubaix e uma Berg Fuego 8.9 .
Tinha aparentemente as medidas iguais .

Verificou-se que a Spec era 2 cm maior .
Não tinha grandes problemas como estavam a não ser uma vez ou outra ligeiras dores nas costas ou ombros no entanto foram recuados os selins 14 e 13 mm e subidos . No avanço da Spec e no angulo do guiador não se mexeu .Na Berg o ideal seria colocar um espigão com mais recuo e mudar o avanço para um com angulo zero .Não quis mudar o espigão pois o que tenho é um Spec Pavé Carbon que tem um conforto excepcional .O António arranjou um ponto de equilíbrio que consistiu em recuar o selim o max possível (os carris são de alumínio pelo que não há grande problema em ficar fora dos limites ) e baixou o guiadoe 12 mm .
Tudo impecável e não senti até agora qualquer desconforto ou dores .Parece que cada dia me sinto melhor . .
Eu estou entre os dois tamanhos, mas já a minha anterior Madone era tam. 54.

Tal como já referi anteriormente, penso que que fazendo um bike fit poderei eliminar este desconforto. No entanto, vou avançar o selim 1 cm, pode ser que esteja a pedalar com os braços muito esticados.
 

moshinho

Well-Known Member
Já tive uma Berg dessas em tamanho 52 e posso dizer que top tube efectivo era 51,5.
Daí a Roubaix ter mais 2cm, pois o top tube efectivo da robaix deve ser 53,5.
 

scubalu

Active Member
Viva

A primeira afinação que fiz na Emonda SL6 foi afinar o guiador, pois vinha muito desafinado de origem, Têm de rodar o guiador
de modo que drops fiquem de nível (paralelos ao chão) de seguida retirar as fitas e subir as manetes para a posição confortável
assim já não ficam com os braços tão esticados e conseguem também usar os drops com mais facilidade.
 

daniel_pt

Member
Ora cá estou eu outra vez... 150km sem dores de fazer ter vontade de deitar a bicicleta fora! O meu ombro esquerdo ainda está dorido, mas é resultado da bicicleta mal ajustada anteriormente!
O avanço mais curto e ter ajustado o guiador para ficar mais paralelo ao chão fez maravilhas!
Tenho tb o cuidado de não deixar a cabeça ficar "enterrada" nos ombros e ir alongando o pescoço durante as voltas...
Acho que por mim estou resolvido! :-D
 

jpacheco

Well-Known Member
Ora cá estou eu outra vez... 150km sem dores de fazer ter vontade de deitar à bicicleta fora! O avanço mais curto e ter ajustado o guiador para ficar mais pá paralelo ao chão fez maravilhas!
Acho que por mim estou resolvido! :-D

Tudo indicaria que poderia ser disso. Ainda bem que conseguiste resolver e folgo em saber que já estas na quilometragem dos valentes e sem dores.
 

daniel_pt

Member
O auto correct do telemóvel torna os meus posts bem mais divertidos! LOL
Já corrigi no original, mas o quote já não dá! :)
 

LuisCarvalho20

New Member
Existe um erro que a malta faz e só se apercebe quando já tem a bicicleta.
Comigo aconteceu o seguinte:

Tenho 1.85m e 88cm de cavalo.
Nos sites para ver o tamanho adequado da bicicleta, devido á altura do cavalo, dáva-me o tamanho 57 ou 58. Comprei uma Jorbi tamanho 56, avanço 110 (pois achei que o 58 era damasiado).

Conclusão, dores nos ombros, pescoço, desconforto acima dos 30,40km.
Pus um avanço 1cm mais comprido, piorou.
Pus um mais curto 2cm, melhorou mas acima dos 50km lá vinham as dores..

Vendi a bicicleta e comprei uma Eddy Merckx emx-3, ao nosso colega aqui do forum Daniel SRBDYDY, no tamanho 55 com avanço de 110.
Já lá vão 4000km em cima dela e dores no pescoço só ás vezes em voltas de 3 digitos.

Resumindo,
embora os vários sites que pesquisei me indicassem tamanho 57 e 58, depois de errar com a jorbi acertei com a merckx.
é preferivel comprar um tamanho abaixo, e jogar com o avanço.
 

pratoni

Well-Known Member
Também pode ter a ver que um quadro tamanho X na marca Y tenha medidas diferentes do quadro da marca Z com o mesmo tamanho X.

É como na roupa, de marca para marca e, às vezes, dentro de cada marca, de modelo para modelo, os tamanhos variam...

Vale a pensa perder algum tempo a ver os quadros/gráficos das geometrias de cada modelo para os comparar e não olhar apenas para o nº do tamanho...
 
Aproveitando o tópico já aberto.
Em relação às dores no pescoço um avanço regulável não ajudaria?
Tenho um amigo que comprou um desse e ajudou imenso jo caso dele.
 
Top