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ACP quer seguro obrigatório para bicicletas

Plobo

New Member

Obrigado RSilva. Vale mesmo a pena ler o comunicado. E, não obstante a nossa "diferença de opiniões" (às tantas nem existe tanta diferença assim), concordo plenamente com o facto de valer mesmo a pena (pelo menos para quem anda por aí a fazer km na estrada), fazer o seguro. E agora até existe meia dose (ou seja, 15 euros para o segundo semestre do ano, o que é interessante para quem ainda não tem, que não precisa de pagar os 30 euros, como até aqui).
 

Murplatina

Active Member

Boas,

Acho curioso esta citação:
Os danos provocados por uma bicicleta num automóvel são totalmente incomparáveis aos danos causados por um automóvel num velocípede num acidente que envolva os dois. Logo não faz sentido obrigar os ciclistas e peões – os mais vulneráveis da via – a terem um seguro de responsabilidade civil, visto que os danos por si causados são incomparáveis.

É pq no exemplo q o outro companheiro deu do amigo ter batido num carro, e agora estar num processo em q tem supostamente tem de indemenizar o proprietario do veiculo em 1500€, quero saber se neste caso tb é incomparável. Sem estar a querer desvalorizar eu acho q eles só estão a dar importancia à parte fisica (e sim tem bastante e muito mais importância).
 

RSilva

Well-Known Member
Obrigado RSilva. Vale mesmo a pena ler o comunicado. E, não obstante a nossa "diferença de opiniões" (às tantas nem existe tanta diferença assim), concordo plenamente com o facto de valer mesmo a pena (pelo menos para quem anda por aí a fazer km na estrada), fazer o seguro. E agora até existe meia dose (ou seja, 15 euros para o segundo semestre do ano, o que é interessante para quem ainda não tem, que não precisa de pagar os 30 euros, como até aqui).

da discussão sai a luz, caro Plobo :eek:

ora aqui fica mais um contributo para uma discussão saudável, de facto a minha opinião é a de alguém que circula mais em estrada do que na cidade...
http://mubi.pt/2013/08/29/seguro-ob...as-porque-e-que-o-carlos-barbosa-esta-errado/
 
Ele que venha e mesmo obrigatório.

eu já tenho na >>>> FPCUB <<<< e por experiência própria é o melhor seguro.

já tive 2 quedas e accionei o seguro e todo 5******.

Tenho dito.

Mas, se bem percebi das condições do dito seguro, os prejuízos materiais - aka bike - não estão incluídos, certo?
C/ esta celeuma toda, estou inclinado e/ me fazer sócio da FPCUB. Mais vale prevenir!
Compreendendo ambas as posições sobre o assunto, entendo que embora não obrigatório é muito aconselhável ter um seguro.
 

Batista

Member
Já pensaram alguma vez no valor a que um sinistro rodoviário pode chegar independentemente do veiculo responsável pelo mesmo? Eu pergunto, será que num caso desses o seu proprietário tem a verdadeira capacidade de fazer face ao montante? Para quem circula em estradas nacionais, municipais e vias, penso que o seguro é uma mais-valia

Essa questão ninguém quer colocar :)
É um pouco como os seguros profissionais. Fazem falta quando precisamos deles , mas ninguém os quer pagar.
Por minha iniciativa nunca faria o seguro, mas se queremos andar na estrada com os mesmos direitos...
 

gonpalco

Member
Se isso for para a frente, é uma boa forma para EU andar ILEGAL, e ser rotulado de BANDIDO.


Relativamente a isto:

Só falta inventarem a inspecção obrigatória e o imposto de circulação e depois a policia começar a fazer operações de stop às bikes...nós por cá é a miséria do costume... por estas e por outras é que este país nunca vai para a frente...enfim :confused:

A mim não me admira nada... mas ao contrário de automobilistas ou a população em geral, creio que existe massa para se fazer pressão como os motociclistas fizeram com as inspecções periódicas!
É uma questão de estar atento, e actuar no momento certo, antes de ser aprovado!


Só falta voltar ser obrigatório ter matrícula e licença de bike..............
 

RJGV

New Member
Isto para mim não passa de mais uma tentativa à lá Tuga de pôr a mamar mais um bocado um dos muitos lobby's existentes no nosso país (neste caso seguradoras)

Eu como ciclista vou querer ter um seguro para mim e para terceiros, porque ando na estrada e as vezes até rápido o suficiente para poder vir a magoar alguém alem de mim.

Quanto à obrigatoriedade do seguro para quem anda de bicicleta acho um disparate, para isso é melhor fazer logo um seguro à nascença para cada pessoa para eventuais danos que venham a provocar à sociedade, ou seja ridículo.

Em vês de incentivar o uso da bicicleta vamos agora pôr mais entraves, é que não faz mesmo sentido. O seguro passa pelo bom senso de cada um quem leva o ciclismo mais a sério nem se deve de importar em ter um, dai a ser obrigatório tudo o que é bicicleta ter um vai uma grande diferença.

É sabido que o código da estrada recentemente foi alterado a favor dos ciclistas, e que com essa alteração passámos a ter direitos iguais aos dos automobilistas, vejo essa conquista de direitos como uma forma engenhosa de proteger quem anda de bicicleta de pessoas sem carácter que até à data não respeitavam a malta das bicicletas, e como em alguns casos aqui descritos neste forum, até abalroavam ciclistas para a valeta por diversão.

DEVERES do ciclista:

-Aceito que como dever tenho de cumprir o código da estrada e não efectuar manobras perigosas nem circular por sentidos proibidos, passeios etc. como antes fazia.

-Quanto à questão do seguro obrigatório como dever, não concordo porque não se pode comparar um automóvel a uma bicicleta (e já nem falo a nível de ambiental e de saúde) no que toca ao poder de destruição e de causar dano em caso de um acidente, é como comparar um chumbo de pressão de ar com um morteiro.
Um automóvel tem um peso aproximadamente em média de 1000kg(carro) na bicicleta esse valor é de +- 10kg, mais a questão das velocidades desproporcionais.

Basta olhar para o caso dos países mais evoluídos do norte da Europa, e encontramos uma resposta ;)
 

rojolifer

Member
devo dizer que ando um pouco/bastante desatualizado no que respeita a leis mas respondam-me a uma coisa caso saibam, os veículos do estado (policia, exército, governamentais) já são obrigados a ter seguro?
 

RJGV

New Member
Boas,

Acho curioso esta citação:


É pq no exemplo q o outro companheiro deu do amigo ter batido num carro, e agora estar num processo em q tem supostamente tem de indemenizar o proprietario do veiculo em 1500€, quero saber se neste caso tb é incomparável. Sem estar a querer desvalorizar eu acho q eles só estão a dar importancia à parte fisica (e sim tem bastante e muito mais importância).

Sou de opinião que é, porque esse caso foi dos mais graves tendo o dano sido infligido pelo ciclista. Agora vamos imaginar um caso grave mas ao contrário quanto não teria de pagar o automobilista por ter destruído a bicicleta e ter causado a invalidez a um ciclista?

Certamente bem mais que 1500€
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Então pelo que percebo se tiver uma mota a pedais q não ultrapasse os 40Kmh, não preciso de ter seguro.
É uma questão complicada, pq se for uma pessoa q use a bike para andar uns metros à beira mar, claro q não faz sentido, senão tinha q haver seguros para quem ande de patins ou de skate.
Agora se tivermos a falar de um ciclista q anda em estrada uns 120Km, e normalmente cruza-se com mts carros, passa por passadeiras, e envolve-se com o trânsito, aqui sim faz todo o sentido haver seguro, isto pq a probabilidade de haver um acidente ou uma batidela é smp maior. Volto a bater na mm tecla, sendo assim vou acabar com o seguro do meu carro, eu prometo q não ultrapasso os 50Kmh.

Off Topic: Pior é sermos obrigados a pagar o imposto automóvel, mm q ele fique parado na garagem todo o ano lolol
 

ivan

New Member
aqui na suiça havia seguro para bikes e era obrigatorio, deixou de haver pois quase toda a malta aqui tem seguro de responsabilidade civil para toda familia, inclusive é obrigatorio ter quando as crianças vao para a escola.
ao que importa era uma coisa barata nos 6,5CHF ou 20CHF para uma familia 4 bikes, isto era anual, em euros daria cerca de 4,5 e 15 para familia, se os preços forem esses nao é mau, pois uma pessoa pode provocar um acidente, mesmo as crianças. e quem provoca um acidente tem de se responsabilizar por ele, melhor as seguradoras que pagar do que a carteira, agora tem de se procurar maneira de as seguradoras nao fujirem com o rabo da seringa como geralmente acontece em portugal
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Imagina se fosse obrigatório, provavelmente mts das companhias de seguro iriam ter, logo pela lei da concorrencia os preços deviam baixar. É claro q para a FPCUB isso não é bom pq mt dos sócios secalhar iriam escolher outro seguro por ser mais barato. No meu caso eu continuaria pela FPCUB por causa dos Audaces.
 

Bruso

Well-Known Member
Não sei se isso ia acontecer Murplatina.

Bastavam as seguradoras chegaram a um acordo, em que acordavam todas um preço minimo a praticar de 30 ou 40€ por exemplo...

Eu por acaso já tive a curiosidade em ir averiguar quanto me custaria um seguro. Fiz-o antes de sair esta polémica porque acho que seria bom para mim.

O mais complicado será definir quem deverá ter seguro e quem não deverá. Tornar obrigatório para todos só irá tirar bicicletas da estrada, tendo o efeito inverso ao esperado com a aprovação da nova lei. Ninguem que costuma dar uma pequena volta por semana estará disposto a largar 30€. Claro que dependerá sempre de como será feita a lei. mas normalmente esta é feita de maneira ambigua de modo a favorecer as companhias de seguro.
Sou a favor da obrigatoriedade do seguro apenas e só se o Governo regular os preços. Definir um preço máximo a praticar pelas seguradoras.



Já agora peço a quem tenha informações sobre seguros que me mande por pm.
 

ernez

Member
Reconheço que se trata de uma matéria controversa, ser ou não obrigatório. Independentemente da sua obrigatoriedade tenho seguro de responsabilidade civil porque ando na estrada diariamente, mas isto parte do meu bom senso.

Ainda na semana passado um puto sem querer, montado na bike desequilibrou-se e riscou o carro de um amigo meu, inicialmente estava tudo bem, a mãe prontificou-se a reparar o "dano", logo não houve a necessidade de chamar as autoridades (burrice do meu amigo). Após a apresentação do orçamento tendo em vista a reparação do carro, os pais do pequeno cortaram-se. Eu pergunto, não dava jeito in caso a existência de um seguro? Mesmo que apresente queixa crime, a mesma vai ser arquivada por não existiu dolo (intenção de danificar) apenas negligencia, vai interpor uma ação em tribunal para após 6/7 anos ter a situação "resolvida", e feitas as contas pagou duas ou três vezes mais do valor inicial do dano.
Penso que a existência de seguro ou não parte da consciência de cada um, mas se existir facilita a vida todos....

Eu quando era miudo, na brinca lá no bairro, risquei um carro sem querer, e parti o vidro do portão do prédio e um vidro da vizinha do rc com a bola, os peões neste casotambém deviam ter seguro, até porque originam mais acidentes que as bicicletas, aja juizo.
 

canuco

New Member
Então e eu que tenho o meu trator para ir á lenha só por circular 100m na via pública também tenho que ter seguro obrigatório!!!!
Todos os veículos que circulam na via pública deveriam ter seguro..os peões não são veículos.
 

grouk

Active Member
prometo que nao volto a escrever neste post.

isto é uma macacada andar de bicicleta é uma coisa que faz parte da vida, quem nao se lembra de em criança aprender a andar de bicicleta de cair de esmurrar os joelhos, andar de bicicleta tb é uma necessidade e um meio de transporte quando não se tem outro veja se o caso de Aveiro e marinha grande onde se vem milhares de pasteleiras com 40 anos na frente das casas, ou do simples amolador de tesouras.

nos que damos dezenas de euros por um pneu e centenas de euros por pedaleiro e rodas nem temos a noção do que é andar de bicicleta, garanto vos que é muito mais do que andar com ela em cima do carro ou andar a mostrar as novas rodas, para muita gente é um meio de sobrevivência,
eu nao acho que ter seguro seja errado, acho errado sim obrigar a telo
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Vou mudar de discurso q não tou a csg vender o meu produto:

Caros ciclistas, se vocês fazem mts Kms na estrada em grupo ou sozinho ou simplesmente se andam mt pelo trânsito, façam seguro sff, pela vossa segurança e pela dos outros.
 
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