Olá pessoal!
Bom hoje ia na minha voltinha e pus-me a pensar... Eu pratico cicloturismo... Faço os km's que quiser, no tempo que quiser. Quando aparece uma subida faço-a ao ritmo que bem apetece e não tenho que andar a cumprir "regras" impostas por este ou por aquele! Para quê fazer treinos disto e daquilo quando o que importa é andar?
Porque razão haveria eu de me dedicar ao ciclismo como se fosse a minha profissão? Tenho necessidade de me comportar como um ciclista profissional que tem que comer o que mandam para estar sempre em forma?
E depois vem a questão do dinheiro, em que eu falo por mim... Não vale a pena gastar imaenso dinheiro nisto e naquilo quando a minha bicicleta desempenhas as suas funções.... Agora é claro, se precisar de algum componente, compro-o se for melhor pois ir de cavalo para burro não vale a pena.
Isto foi o meu pensamento do dia... O que importa é disfrutar da bicicleta mas sempre com objectivos:
Cumprir objectivos e aliviar por vezes o espírito!
Conclusão: eu pratico cicloturismo, e não ciclismo. Daí eu estar no "relax" e fazer o que me apetecer da bicicleta.
Atenção que respeito todas as ideias e princípios de cada um, e o treino que cada um faz!
E vocês, o que praticam?
Como não concordar com isso?!.
A sua pergunta respondo que eu tento de desfrutar ao max o meu tempo livre praticando varias actividades que gosto...não tenho preferencia em particular,embora a bike foi sempre presente ao longo da minha vida,gostu muito do mar e das ondas,bem os meus erois eram os navegadores solitarios
...bem foi um dos primeiro malucos na Figueira a entrar na agua com o kite no 2003!!
),faço isso quando há condições porqué com o Oceano não se brinca...o feeling de liberdade na agua é unico,o vento as ondas..."
aquele mar da minha infancia bom camarada e meu irmão....o livre mar..""(conechem Joao de Barros?) é isso que procuro..a mtb consegue dar-me a mesma coisa...sim é verdade, foi sempre explorando novos mundos e isso que me mantem vivo!!...fundamental por me é praticar actividades ao ar livre...Importante é que não seja a bike ou um outro desporto a condicionar a minha vida na forma a prejudicar a familia!!Nunca.
Há aspectos interessantes a volta disso;sabem que normalmente a categoria mais a risco são aqueles entre 40-50?!...agora vocé estão a perguntar:mas a risco de que??
O risco de considerar ciclismo=competição.....isso é o tipico erro de quem começa a praticar nesta etade,ou já praticou e não quer perder forma,não aceita envelhecer praticamente...mas tambem val para os mais jovens.
O marketing connexo com imagens de gente com fisicos quase anorexicos,prestaçoes da ironman e bike todas xpto que deveriam melhorar as prestações ( lol digo eu ) em parte pode ser a causa de empurrar alguem neste circulo vizioso em que os mandamentos chegam a ser: "devo treinar todos dias"...."devo subir até lá em cima em 20 min"..."devo perder 20kg em um mes"....
) estou estremizar,mas acreditem que já vi gente começar com este andamento psicologico e acabar depois um ano...depois eu pergunto ao gajo..."e a bike?"..."vendi-a...no no era demasiado trabalho"....Sh** digo eu!!
Bem folks,devemos pensar que infelicemente a vida corre e os anos passam.....nós que estamos nos fim dos 40s mas tambem aqueles de 20s não podemos ter pretesa de comparar as nossas prestações com quem pratica em forma profissional..um de 20 que pratica no fim de semana não pode estar no calcanhar de um de 40 que pratica como um pro todos os dias
)...eles trabalham nós devemos gozar.Por tanto aconse-lho a todos uma primeira coisa:deitam no lixo o ciclocomputer
)....acreditam que há muitos anos eu vivia de tempos e altimetrias!!...ainda bem que a cabeça acordou e virou para o melhor (be agora vou só medir as ondas..ehehe)..se não somos pro não tem sentido ter um aparelho a lembrar que nunca conseguiremos alcançar determinadas medias ou velocidade.....ter um aparelho a lembrar que somos cotas??..:_))).
Eu encaro isso com ironia pessoal..lembran-se que a ironia é o sal da vida e da bom toscano digo-vos....in culo a quello che fanno o dicono gli altri...náo reparem naquele que fazem o dizem os outros a não ser bom conselhos ( os velhotos têm sempre razão)......lembran-se que é possivel aceitar de ver a forma do ciclista que ultrapassou-nos chegar a ser mais pequena!!
...é possivel, mas sobretudo devemos aceitar isso.Como o Daff escrive o objectivo para a parte major de nós amadores da bike é o relax!!Náo há conclusões a isso porqué podemos falar dias e dias sem chegar a uma conclusão absoluta e não hã uma, fortunatamente cada uma é livre de fazer aquele que quer; o ciclismo é um desporto individual e autonomo por tanto na estradas iremos ter sempre gente muito bem preparada que corre e gente do fim de semana...não assustan-se
...importante é saber aquele que queremos.Dito isso é bom que venham corrida tipo audax ou maratonas de cicloturistas onde o objectivo é o convivio e algumas brincadeira entre nos em forma saudavel...isso faz parte sempre daquele sal que tinha falado....bem deve estar cheio de erros como de costume...mas parece que ultimamente estou melhorar não é?;-)
abraço
Fabrizio
Ps:ultimamente abandonai a fininha e voltai na mata....tinha falta do cheiro dos eucaliptos molhados
)