• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

25º Troia-Sagres - 13 de Dezembro 2014

RTC

Moderador
Staff member
Pois é, este ano é o 25º Troia-Sagres.


Quem é que está a pensar ir este ano?
E como? Bicicleta de estrada ou btt com alguma alteração?



Deixo aqui o rescaldo do pioneiro desta iniciativa em relação ao ano passado.

"2013 - Deixou de ser possível saber quantos participam no Tróia-Sagres. A percepção que todos tivemos foi que esteve muito mais gente que no ano passado. Uns falavam no dobro, outros até mais do dobro. Sabem que mais, acho que já não é mais importante saber quantos. Posso é afirmar que depois que começamos a ser ultrapassados em Vila Nova de Milfontes, não mais tivemos um momento que não houvesse grupos de ciclistas em constante frenesim de ultrapassagem.
Este ano partimos pelas 5 da manhã num grupo de 4, eu a Berta, o Pedro e a Irene, sempre com o objectivo de chegar a Sagres antes do sol-posto. Afinal Eu e a Berta até chegámos pelas 15:35. Foi um grande feito para a Berta. Em 1997 com 49 anos tinha feito o Tróia-Sagres em 9h 45m de pedal, este ano com 65 anos de idade e mais 8 quilos fez em 9h 51m. Parabéns.
As bicicletas de estrada são cada vez em maior número e na minha melhor estimativa já ultrapassam os 90%. Embora não respeitem o espirito do evento, fico-lhes também muito grato por me virem fazer companhia. Não é importante como se vem, o importante é estar, viver o acontecimento, fazer parte e contagiar outros com a vivência dos momentos nos relatos que se fazem.
O São Pedro foi nosso amigo este ano e brindou-nos com um dia espetacular onde até o frio fez uma trégua. O vento soprou moderado de Este e não perturbou por aí além.
É claro que um múmero tão avassalador de participantes e de carros de assistência, as estradas começam a ficar estreitas para todos. Sinceramente a nós ninguém nos perturbou e tudo foi fluido à nossa volta. Há lugar para todos se todos se comportarem com civismo e se o espirito que os anime for o de convivio, participação descomprometida, alegria e festa.
Passem a mensagem aos vossos amigos, contagiem-os deste espirito e se para 2014 formos o dobro, não será pela pequenez das estradas que a festa não venha a acontecer.
Obrigado a todos..................não sabia que tinha tantos amigos!!!!.
"


Track: http://www.ciclonatur.pt/gps/index.php?option=com_rokdownloads&view=file&Itemid=58&id=33:troiasagres
 

Carolina

Well-Known Member
mas é suposto ser de btt?! pensei que fosse indiferente.

adorava fazer o troia-sagres, mas só a partir do próximo ano. ainda não tenho pernas para tanta distância.
 

jpacheco

Well-Known Member
Pelo que li do blog este passeio do "senhor" (que me desculpe mas não encontrei o nome), eram inicialmente solitárias e de BTT... foram-se ajuntando aos poucos mais gente... ele próprio confidencia no final do texto acerca do meio de transporte a usar:

"As bicicletas de estrada são cada vez em maior número e na minha melhor estimativa já ultrapassam os 90%. Embora não respeitem o espirito do evento, fico-lhes também muito grato por me virem fazer companhia. Não é importante como se vem, o importante é estar, viver o acontecimento, fazer parte e contagiar outros com a vivência dos momentos nos relatos que se fazem"
 

Wawando

Well-Known Member
@Carolina, não sei o que andas, mas pelo que me parece do que escreves, fazes aquilo com uma perna atrás das costas. Basta ires a um ritmo certo e não muito puxado.
O António Malvar é o "pai" de grande parte dos eventos de renome, principalmente de btt, que tem havido em Portugal, sendo a ref mais conhecida o Transportugal. Diz quem o conhece bem que tem uma capacidade invulgar de desenhar desafios duros mas "saborosos" e motivantes para todos os níveis, sendo um exemplo "light" o Troia-Sagres.
 

Carolina

Well-Known Member
epa, eu ainda não tenho pedalada para isso. fiz lx-santarém-lx à umas semanas e custou-me muito.

será um objectivo do próximo ano :p

eu não fazia ideia é que era um desafio de btt, sempre pensei que o percurso e o tipo de bicicleta fosse irrelevante.
 

RTC

Moderador
Staff member
Durante muitos anos (talvez os primeiros 20) o espírito era esse...bicicleta de btt com algumas adaptações ou então nenhuma.
No entanto de há 5 anos para cá (mais ou menos) as bicicletas de estrada começaram a dominar. Assim como a pressa de lá chegar.

O percurso é sempre o mesmo (quando não há obras na estrada).
 

Black_Ep4

New Member
Se tudo correr bem vou estar presente pois vai ser a minha estreia já que no ano passado umas duas semanas antes o quadro da bina fez o favor de se partir :mad:

E vou de fininha e se verem equipamentos do Ciclo Clube de Lagos façam o favor de dar o toque para se possivel se trocar 2x dedos de conversa :cool::cool:

CumpS
 

jmelloni

New Member
Gostava muito de experienciar um troia-sagres, mas só irei caso haja algum grupo das Caldas da Rainha/Leiria ou Peniche que dê uma boleia para dividir despesas, caso contrário a brincadeira pode saír cara demais para os meus bolsos. Se alguém precisar de pessoal destas zonas para ir e dividir despesas que dê o toque.
 

caliman67

New Member
rtc,boa noite, fui o ano passado e este ano novamente,sem explicação...nunca achamos com capacidade...

moshinho para de conversa fiada vamos embora...abraço..é um evento único.
 

Ricardo93

Active Member
Gostava muito de experienciar um troia-sagres, mas só irei caso haja algum grupo das Caldas da Rainha/Leiria ou Peniche que dê uma boleia para dividir despesas, caso contrário a brincadeira pode saír cara demais para os meus bolsos. Se alguém precisar de pessoal destas zonas para ir e dividir despesas que dê o toque.

Eu estou exactamente na mesma situação, sinto-me com pernas para o fazer (que segue o meu tópico sabe que me tenho preparado), mas só o farei se tiver com quem ir, obviamente dividindo as despesas. Vamos ver o que aparece. Mas sem dúvida que era um dos meus objectivos para este final de ano.
 
Já houve malta a ir e a vir de bike :)

eu gostava de ir mas ainda não posso decidir, o meu boss ontem veio-me com uma conversa que tinha de ir para a moldavia de 05/12 a 18/12, vamos ver.
Se for, o que tentarei fazer é ir muito cedo, tipo 5h30/6h a tempo de apanhar o comboio de regresso.
é um bocado dificil o último comboio a partir de faro é às 17h35, e ainda tinha de ir de Sagres até Faro, também há comboio de Lagos até Faro
 
Há a malta que vai e vem de bike e depois há tipos como o Mário. Evora - Troia - Sagres - Evora :)

Se tudo correr bem será o meu 1º Troia-Sagres. Vou de fininha tb.
 
Top