• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

1ª Subida à Estrela

Pois é este fds foi a minha vez. Decidi que, apos +- 1 ano a andar na estrada já era tempo de experimentar a subida à Torre. Horas e horas de subidas agrestes e duras na Serra da Freita e em S. Macario deveriam servir para alguma coisa (digo eu ...).:eek:
Já disse aqui no forum, que desde a subida à torre na volta deste ano que fiquei a matutar se teria "pernas" para tal. Segundo os meus companheiros de estrada diziam-me que estava perfeitamente no alcance.
Sendo assim decidi por-me a caminho. 5H e o despertador toca, confesso que a noite foi mal passada num misto de impaciencia e com elevada dose de adrenalina no sangue. Saida de casa as 6h já com o farnel no carro (sim porque a minha esposa foi comigo, não vá o diabo tece-las e eu não aguentar ...). Rumei a Viseu, chegada ao Palacio do gelo por volta das 8h (não se apanhou transito nenhum)...

001seiatorre.jpg

002seiatorre.jpg


Os Klm até Seia (via Nelas) foram feitos num desconforto total porque estava um frio de rachar e sinceramente eu não vinha lá muito bem preparado para o frio...
A partir de Seia o calor começou a apertar gradualmente se bem que, confesso que só me senti bem a partir do Sabugueiro...

004seiatorre.jpg

005seiatorre.jpg

006seiatorre.jpg


Até aqui nada de especial, senti-me vem e preparava-me para o pior pois toda a gente dizia para ter cuidado com a parede a seguir ao Sabugueiro... Não sabia literalmente o que iria encontrar ...:mad::mad::mad:

010seiatorre.jpg

011seiatorre.jpg


Numa palavra, nada de especial. Pensei nas paredes da Freita de 17, 18 e mesmo a subida de Chao de Ave de 21%. Mas nada de isso apareceu... Senti-me desiludido e defraudado...:confused::confused:

031seiatorre.jpg


Aqui a seguir à lagoa e mesmo antes da Lagoa Comprida apanhei uma "parede" já com alguma dificuldade ...

043seiatorre.jpg

042seiatorre.jpg


Pelo meio encontrei um colega dos lados de Seia e apos umas breves palavras decidi seguir à minha vidinha. Quando dei por isso ....

047seiatorre.jpg

048seiatorre.jpg


Cheguei ao fim ....

049seiatorre.jpg


Altura de tirar as fotos da praxe e ir embora ....

053seiatorre.jpg

054seiatorre.jpg


NOTA FINAL: Realmente a sensação de conquista é inigualavel na Serra da Estrela. Tem um não sei o quê de especial. Continuo a achar os meus treinos da Freita ou em S. Macario e mesmo quando vou a ao Monte S. Domingos mais duros. Para a proxima vou experimentar subir por Loriga e Covilhã.
Cumprimentos ;););)
 
Last edited by a moderator:
Boas!

Pois, parece que a conquista é inagualavél e sente-se o dever cumprido mas se fôr para fazer só uma subida à torre acho que vamos para casa com um gosto amargo!

Parabéns pelo feito!

Cumps
 

jnap

New Member
Parabéns pela conquista.
Mas essa sensação penso que será normal, depois de passares subidas como a do S. Macário, falo do S. Macário pois é a única que já fiz que referes, um gajo pensa que a serra é uma coisa de outro mundo, mas não é, pelo menos a vertente Seia, é longa, é dura, mas não é terrível... :)
 
há poucos dias passei um fds em Unhais e - de carro - fui da Covilhã até à Torre e desci por Seia. Confesso que de carro o pior fui mesmo dentro da Covilhã e até ao Sanatório...de carro. O resto é duro (muito duro para mim) mas ao nível de Pragança só que mais quilómetros.
Mas ficou a ideia de levar a fininha na próxima visita a Unhais
 

pedro silva

New Member
parabéns, excelente experiência e também pela qualidade da reportagem fotográfica, essa ficará no álbum lá de casa :)

da próxima tenta dar mais umas voltas pela zona antes de iniciares a subir :)

abraço
Pedro Silva
 

fogueteiro

Active Member
Pedro,

estás pronto para atacares o Marão, no PIFANM. Nunca acreditei na tua dificuldade do PIF*U. Sempre achei que alguma coisa te lixou, e pelos vistos foi a alimentação. Tens características para subires bem.

Parabéns e agora para teres outra prespectiva da serra falta-te o lado da Covilhã e o de Loriga. Penso que te vais relembrar ainda mais de S. Macário.;);)
 

scalator

New Member
Boas
Fiz a Freita por Chão de Ave e foi uma terrivel experiência pq é mto dura!!! Foi das que falaste a que eu conheço. Um destes dias gostava de subir a serra da estrela e quem sabe...
Abç
 
2012 é o meu ano. Penso este ano cometer uma serie de loucuras que envolvem uma saida de 300Km; a ida à senhora da graça e + 1 subida à estrela:mad:.
Regresso a este topico porque estou a pensar seguir os conselhos dos "experts" neste meio e efectuar em 2012 uma nova subida, desta vez com descida e outra vez subida à serra. Passo a explicar::confused::confused:
+- 100Km. Subida por seia, descida até vide, passagem pelo alto do Teixeira e subida novamente por unhais da serra. Sempre gostei de Unhais e ainda fiquei mais "enamorado" há cerca de 1 mes, quando passei lá um fds em trabalho. aquela zona é lindissima.
O percurso seria +- este, no entanto sujeito a ajustes:

http://ridewithgps.com/routes/924794

Deixaria a subida da Covilhã para outra altura. Que acham?
 

ivan

New Member
um conselho de quem cometeu uma serie de loucuras em 2011, levando um grande empeno na maior de todas hehe, vai com calma e prepara-te bem, leva a serio umas 8 semanas a fazer base, e depois progressivamente aumentas a dificuldades, algo que eu nao fiz em 2011 e me arrependi 2012 devera ser difarente.
mas como ja subiste a serra da estrela so tu sabes o que precisas de progredir
 
@pedrolobo7
se quiseres companhia para subir por Vide... conta comigo (não ando grande coisa mas moral não me falta!)

http://ridewithgps.com/routes/929657

Já subi por Manteigas, Seia e Covilhã.
Quero tentar subir por Vide e mais tarde por S. Romão/Sra. do Desterro, por Unhais não devo tentar porque não tenho muita sorte no "sterrato" pois acabo quase sempre por furar.
 

fogueteiro

Active Member
Pedro,

sendo que vais apanhar alguns kms de terra, porque não vais um pouco mais à frente, viras para Loriga e sobes por aí,. Para mim é a vertente mais dura, e não deixa de ser lindíssima. Eu já provei o sterratto e obrigado não quero mais.
 
Delamadera: Gostei da tua proposta Xavier:cool::cool:. Vamos a combinar isso. Vamos a ver se desta vez o cleat não te lixa ... :mad::mad:
Achas que o "levezinho" vmmms tambem alinha na brincadeira? Não te preocupes que não ando muito, gosto de subir em ritmo lento. ABraço
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
No último fim-de-semana de Abril, vou subir a Serra da Estrela partindo de Vide, pelo menos o plano é esse. Pelos outros lados já subi, esta é a única que me falta.
 
Top