Nos óculos não é de certeza que está o problema! Não são os óculos que te fazem transpirar... o que te faz transpirar é o esforço que fazes, e com um capacete aero, logo pouco ventilado, a cabeça aquece mais, se tens tendência a transpirar bastante só agravas o problema com um capacete aero. Não sei onde vives, mas em Portugal, em grande parte do território, temos temperaturas bastante amenas, até no inverno, pelo que, para mim, não faz muito sentido usar um capacete aero (já tive um, só o usei meia dúzia de vezes, era demasiado quente, e isto apesar de ter uma opção para abrir para entrar mais ar).
Eu aconselhar-te-ia a trocar de capacete, por um bem ventilado. Depois podes usar um front pad de gel da MET (
https://www.tradeinn.com/bikeinn/en/met-gel-front-pad/124644/p) no lugar das esponjas do capacete (não dá em todos, mas nos da MET dá), basicamente o que aquilo faz (para além de não absorver o suor e assim que satura começar a escorrer que nem uma torneira e as esponjas ficarem a cheirar mal) é desviar o suor para os lado, acaba por escorrer sem ir para os olhos. Para mim é um must have!
Finalmente, em relação aos óculos eu investia nuns bons. Já foi aqui referido os Oakley, um valor seguro, e se é para andar na estrada, lentes Prizm Road. Se é para BTT, então as lentes Prizm Trail. Se se pode usar umas e outros nos cenários para que não foram concebidas? Pode-se, mas não é a mesma coisa... A Poc também tem bons óculos com lentes específicas para estrada e BTT, é uma boa opção, mas é difícil encontrar mais barato que alguns modelos da Oakley (estou a pensar nos Sutro, que se arranjam por pouco mais de 80€ com lentes Prizm Road procurando por edel optics no google - e há bem pouco tempo era menos de 80€, mas está tudo mais caro...).