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Spartacus - 10 mil km depois

AGomes

Active Member
Em fevereiro, já com as lojas fechadas, a Decathlon enviou-me um novo pneu para usar no rolo porque o que tinha estava a desfazer-se. Alertei o serviço pós venda que o problema poderia não ser só no pneu mas também no cilindro que também estava apresentar desgaste excessivo. Pediram-me para ir usando com o pneu novo e que o levasse a uma loja quando as mesmas abrissem e foi o que fiz ontem. O novo pneu com 2 meses e 700km caminha para o mesmo estado do anterior. Primeiro ponto negativo: o vendedor não queria aceitar a reclamação dos pneus e alegou que era devido ao uso ao que eu respondi que o uso era o normal, sessões em média de 1h no rolo e desgaste elevado dos pneus e ainda acrescentei que o problema poderia não ser só dos pneus mas também do cilindro do rolo. Ainda tentaram insinuar que estava apertar os pneus em demasia contra o rolo mas como me tinha dado ao trabalho de levar o pneu montado na roda, nem lhes permiti tal afirmação e mostrei o aperto que dava, e até tinha uma marca feita por mim de forma a ser sempre igual ao que o funcionário já não teve resposta e acabou por ficar com o rolo e os pneus para mandar para a assistência técnica. Fiquei ainda mais desiludido porque também levei uma banda cardíaca que apresenta problemas ao nível da conexão com os Garmin que tenho e o mesmo funcionário não a trocou na hora alegando que teria que também ir para assistência técnica, sabendo eu de alguns casos até aqui do fórum onde foram logo trocadas. Agora vou aguardar para ver no que isto dá, não começou bem mas espero que acabe melhor.

podes enviar e-mail para a decathlon nacional a reportar o problema. Certamente que te contactam para te entregar material novo. Foste atendido por um empregado num dia mau (se foi em Braga também nem sempre sou bem atendido).
 

pemartins

Well-Known Member
Recebi mensagem da Decathlon a dizer que o artigo estava reparado e la fui na 4f para resolver o problema do rolo. Voltaram alegar que o aperto entre pneu e rolo não estaria bem definido, coisa que voltei a negar. Após conversa com o funcionário lá aceitaram que eu tinha razão. A conclusão que tiro é que ou o pneu é fraco e entra em aquecimento ou o cilindro do rolo é fraco e provoca esse aquecimento. A Decathlon queria me dar um novo mas consegui que fizessem a devolução em cartão por isso agora estou sem rolo.
Olhando para a oferta da Decathlon a escolha cai no Tacx Vortex Smart ou dar o salto para o Tacx Flux S. Sei que o Flux é outra coisa mas é quase o dobro do preço...
 

Negoci8er

Well-Known Member
Já pensava assim quando comprei o Suito, mas agora pela experiência que tiveste e comprovaste, o sistema Direct Drive é muito melhor que o "rolo".
Na minha humilde opinião, apenas ponderaria a compra de um Flux, Suito, Kirck Core... (nas gamas mais baratas)
 

pemartins

Well-Known Member
15356km à data de hoje.
A Spartacus ultimamente tem-se portado bem.
Não há grande coisa assinalar, lavar, lubrificar e rolar. Por vezes tenho que dar um jeito no travão traseiro mas já vi que é feitio deste tipo de travões de baixo peso.
Tenho que comprar um lubrificante para a corrente pois o que estou a usar é de inverno. O que me recomendam para o verão? óleo ou cera? Não estou muito à vontade com a cera, mais por desconhecimento.
IMG-20210503-123116.jpg
 

pemartins

Well-Known Member
Eu só utilizo cera... :)
Da FinishLine, a vermelha. Cera Teflon ou o que é
https://www.bikeinn.com/loja-ciclis...VEStJ51mal_2SNrDzqEaAvcUEALw_wcB&gclsrc=aw.ds
É isto? eu tenho usado o da mesma marca mas para inverno e tem corrido bem. No entanto a corrente rapidamente fica preta e o óleo mesmo limpando o excesso acaba sempre por cair alguma coisa para o pneu traseiro o que vai deixando a banda bege mais escura e queria evitar
Cera "Squirt" :)
https://www.probikeshop.pt/lubrificante-com-cera-squirt-lube-120-ml/119419.html
É isto? A corrente mantem-se limpa? Com que frequência se deve aplicar a cera?
 

Negoci8er

Well-Known Member
https://www.probikeshop.pt/lubrificante-com-cera-squirt-lube-120-ml/119419.html
É isto? A corrente mantem-se limpa? Com que frequência se deve aplicar a cera?

Eu uso a Squirt, mas também ouvi falar muito bem da Smoove
Smoove e 500 km's depois

O principio é o mesmo... o que evita a fricção são partículas de cera que se entranham nos elos. Como é seco não tem tendência a "agarrar" sujidade.
O mecanismo é diferente do óleo, tem que ser aplicado no dia anterior, de preferência 2 aplicações para melhores resultados. O óleo normal é aplicado e siga para a volta.
Eu uso o Squirt e estou contente. Ainda não tenho o grau de limpeza "normal" porque deveria fazer uma limpeza a fundo da corrente antes de aplicar. Conforme o Pedro do projeto pedal mostra no vídeo. Mas para além de ser mais limpa, a lubrificação ainda funciona melhor, com mais suavidade e menos ruído.
 

moshinho

Well-Known Member
Tacx Vortex Smart ou dar o salto para o Tacx Flux S. Sei que o Flux é outra coisa mas é quase o dobro do preço...

Eu tinha o vortex, que começou a fazer barulhos estranhos por 2x e na segunda vez, optei por trocar pelo Tacx Flux, já por causa disso.
Infelizmente o Tacx Flux também tinha bugs nesse sentido e passado uns meses começou a fazer os barulhos internos estranhos (e que após pesquisa verifiquei que era "normal" neste rolo) e foi para garantia que me enviou o Tacx Flux S que supostamente viria corrigir os bugs do Flux.
Por enquanto tudo bem ;)

edit: quanto ao vortex...além de dar um valor de watts muitoooo acima do "normal" comia os pneus todos. Só aguentava mais com os pneus específicos de rolo. Tive de comprar uma roda usada e um pneu desses. Acabei por trocar para um direct! Prantos. Finito!
 

pemartins

Well-Known Member
Eu tinha o vortex, que começou a fazer barulhos estranhos por 2x e na segunda vez, optei por trocar pelo Tacx Flux, já por causa disso.
Infelizmente o Tacx Flux também tinha bugs nesse sentido e passado uns meses começou a fazer os barulhos internos estranhos (e que após pesquisa verifiquei que era "normal" neste rolo) e foi para garantia que me enviou o Tacx Flux S que supostamente viria corrigir os bugs do Flux.
Por enquanto tudo bem ;)

edit: quanto ao vortex...além de dar um valor de watts muitoooo acima do "normal" comia os pneus todos. Só aguentava mais com os pneus específicos de rolo. Tive de comprar uma roda usada e um pneu desses. Acabei por trocar para um direct! Prantos. Finito!
Queria algo +- fiavel a nível de medição de watts e isso já me levava para rolos mais caros, então já que iria gastar quase 400€ num Tacx Vortex Smart (+ pneu próprio para rolo) que sinceramente já está mais que ultrapassado, é uma tecnologia com cerca de uma década e pelo que dizes dava valores errados de potência, ainda bem que não o fiz. Após esperar e ponderar decidi avançar com a compra de um Elite Direto XR.
 

pemartins

Well-Known Member
IMG-0024.jpg


Acabadinha de fazer 100km, a única novidade é a bolsa junto ao avanço. Confesso que não sou muito adepto de bolsas. Sou mais de meter tudo para os bolsos do jersey mas nas voltas grandes é um bocado incómodo porque vamos carregados para uma volta de 3, 4 ou 5 horas. Bomba, selante, telemóvel, bananas, gel, barras, chega a ser demais e os bolsos até balançam. Procurava uma bolsa discreta e pequena, nesta cabem 4 barras/gel, é aerodinâmica, não oscila nem salta, o único contra é que não tem fecho em cima. Tem apenas um fecho lateral para um compartimento onde pouco cabe, dá para levar lá algum dinheiro e uma chave multifunções das mais pequenas, é recomendada para uso em triatlo. Podem encontrar na Decathlon por apenas 10€.
Agora uma questão técnica.
A atual corrente é uma Sram pc 1091r, está montada desde Outubro/2020 e conta com 6200km feitos entre rolo e estrada. Uso óleo como lubrificante e tento manter a transmissão sempre em bom estado de limpeza. Tenho controlado a corrente através do medidor de desgaste e a questão é que ainda não entra o 0,75. De referir que é uma corrente cara, é a top de 10v na Sram.
Vejo pessoal a trocar correntes com 3mil km, será normal uma corrente durar assim tanto tempo?
 

Bruso

Well-Known Member
Não vale a pena comparar correntes. Tudo depende das condições climatéricas em que pedalas, a manutenção e a tua técnica nas mudanças. Até a maneira como pedalas (mais cadência ou mais power) vai influenciar.
Se o medidor ainda não entra é sinal que estas a fazer algumas coisa bem portanto mantém.
 
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