• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tópico dos Pneus

pratoni

Well-Known Member
O brazuca não sabe o que diz nem diz o que sabe...

A low-TPI tire has larger threads and more rubber, making it heavier and more sluggish. However, the tire will also be more durable. A tire with a higher TPI has finer threads and less rubber. These tires are more flexible and higher performing, but they are also more susceptible to flats
Mai nada!!!
 

jpacheco

Well-Known Member
Começo a pensar que não há uma verdade absoluta em relação ás características dos pneus... parece-me quase como os colchões só abrindo para ver como são feitos. Pelas imagens de cada fabricante mostram layers e mais layers nylon, protecção antifuros, borracha etc.

tyre-parts.jpeg

tires_cutaway_bg_405_m.gif


image-22-1276x408.jpeg


Para adicionar mais veneno á discussão :)

 

tuga

Well-Known Member
Começo a pensar que não há uma verdade absoluta em relação ás características dos pneus... parece-me quase como os colchões só abrindo para ver como são feitos. Pelas imagens de cada fabricante mostram layers e mais layers nylon, protecção antifuros, borracha etc.

tyre-parts.jpeg

tires_cutaway_bg_405_m.gif


image-22-1276x408.jpeg


Para adicionar mais veneno á discussão :)

Também neste artigo se confirma o que já tinha escrito / copiado para aqui anteriormente:

  • Casing: The casing is the foundation of the tire, connecting the beads to one another and providing enough resistance from stretch to keep the air in while conforming to the ground surface. The casing is made from either nylon, cotton or silk and measured in 'threads per inch' or 'TPI'. Tires with a lower TPI count (e.g: 60 TPI) provide good puncture protection but poor rolling resistance, conversely, tires with high TPI counts (120 TPI +) provide a more supple ride with good rolling resistance but often with reduced puncture protection.
  • Puncture protection: In order to improve their resistance to punctures many tires will add a 'sub-tread' layer or 'puncture proof belt'. Some tires will simply feature more rubber, increasing the thickness of the tread, while others will use specific compounds to enhance their resilience. Sub-layers increase a tire's rolling resistance and add weight, and so it is a balancing act for manufacturers to create a fast, lightweight tire that can offer good levels of puncture protection. Some sturdier tires designed for winter training and commuting will feature puncture protection in the sidewall too

ou estará a escapar-me ao que te queres referir com o "veneno"?
 
  • Like
Reactions: NDG

NDG

Active Member
O que ele diz acaba por ir ao encontro do que eu estava a dizer, quanto maior o TPI mais resistente será a furos. Ainda fico mais confuso, quando estiver com paciência vou ter que ler melhor sobre o assunto.
Precisamente, fiquei mais confuso...mas o que o @tuga diz será o correto pelo que vi...agora compensa ter um pneu de alta performance para quem não compete, simplesmente faz só umas voltas domingueiras (o meu caso), com cerca 3000 mil km por ano?! :p
 

jppina

Well-Known Member
O que ele diz acaba por ir ao encontro do que eu estava a dizer, quanto maior o TPI mais resistente será a furos. Ainda fico mais confuso, quando estiver com paciência vou ter que ler melhor sobre o assunto.
Nem tudo o que se publica pela net é verdade/correto...

Lembro-me de um vídeo que "ensinava" a usar a ferramenta para alinhar o dropout, tudo muito correto no procedimento, mas faltava apenas um "pormenor", a medição nos 4 pontos ser feita sempre no mesmo sítio do aro (normalmente na válvula), ao não ser feito, tendo a roda um empeno invalidava logo as medições feitas...
 

jpacheco

Well-Known Member
ou estará a escapar-me ao que te queres referir com o "veneno"?

Nada. Não te escapa nada, estava só a juntar mais informação relevante para o debate. Como já tinha referido também estava errado relativo ao TPI. Tinha a ideia que era uma boa referência a ter para protecção contra furos, mas quanto mais leio percebo que não é nada assim... Existem outras layers mais importantes no fabrico dos pneus para esse efeito. É preciso analisar isso na altura da compra. E depois vai pelo feeling e experiência de quem usa.
 

tuga

Well-Known Member
Precisamente, fiquei mais confuso...mas o que o @tuga diz será o correto pelo que vi...agora compensa ter um pneu de alta performance para quem não compete, simplesmente faz só umas voltas domingueiras (o meu caso), com cerca 3000 mil km por ano?! :p
Cada um fará o seu juizo no que toca a isso. Não vale a pena partir o mealheiro aos putos ou andar a pão e àgua quando se sabe que para Pogacar nunca vai chegar. ;)
Mas um minimo de prazer durante a execussão do nosso querido hobby tem que ser.
 

tuga

Well-Known Member
Se não houver nenhum centro de reciclagem por perto é guardá-los e com a troca dos pneus do carro entregá-los lá. Eles saberão o caminho a dar-lhes.
 
Top