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Tópico dos Pneus

RTC

Moderador
Staff member
Qual é a vossa opinião em relação aos pneus Schwalbe pro one tle? :rolleyes:
Eu tive uns da 1a geração e gostei bastante. Acho que sao sempre uma boa aposta principalmente agora que se conseguem comprar a um preço um pouco mais baixo que a concorrência.
 

NDG

Active Member
Eu tive uns da 1a geração e gostei bastante. Acho que sao sempre uma boa aposta principalmente agora que se conseguem comprar a um preço um pouco mais baixo que a concorrência.
Li alguns comentários que me deixaram surpreendido, coisas do gênero "pneus top mas que fazem poucos kms..." ok entendo, são pneus de competição e super macios, supostamente o seu desgaste é maior. Mas muitos comentários que os pneus são propícios a furos etc.. fará isto sentido? Como tem menos borracha, logo menos capacidade de resistir aos furos?!
 

jpacheco

Well-Known Member
Em princípio, o fator determinante para resistir a furos tem a ver com o TPI (Threads Per Inch), que no fundo é a quantidade de "arame" que o pneu tem. Quanto maior essa quantidade, mais resistente aos furos será.
É uma das razões de comprar vitoria rubino pro g+.

Normalmente são mais pesados. Eu por acaso não me importo, prefiro um pneu mais resistente do que ter que andar sempre a encostar e a remendar camaras de ar.
 
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NDG

Active Member
Em princípio, o fator determinante para resistir a furos tem a ver com o TPI (Threads Per Inch), que no fundo é a quantidade de "arame" que o pneu tem. Quanto maior essa quantidade, mais resistente aos furos será.
Desconhecia essa indicação. Quer dizer que todos os pneus têm uma indicação do TPI?!

Estou como diz o @jpacheco , prefiro um pneu com maior TPI então, que implica um maior peso por pneu, do que o pneu do top de gama. Isso é bom para quem compete, que qualquer furo têm o caro de apoio para trocar logo a roda :cool:
 

jocarreira

Well-Known Member
Desconhecia essa indicação. Quer dizer que todos os pneus têm uma indicação do TPI?!
Não sei se todos os sites têm essa informação, mas por exemplo abri o site da bike24 e nos 3 pneus de marcas diferentes que vi ao calhas tem lá a indicação neste formato:
carcass density: xxxTPI/EPI
 
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tuga

Well-Known Member
Vocês estão aqui a utilizar mal a indicação do TPI.
A quantidade de TPI ou as camadas de TPI num pneu indica a soupless do mesmo. Quanto mais alto o valor (acumulado) de TPI, mais flexível e performante é o Pneu mas não tem relação com a resistência ao furo.
Um pouco de leitura


 

jpacheco

Well-Known Member
Vocês estão aqui a utilizar mal a indicação do TPI.
A quantidade de TPI ou as camadas de TPI num pneu indica a soupless do mesmo. Quanto mais alto o valor (acumulado) de TPI, mais flexível e performante é o Pneu mas não tem relação com a resistência ao furo.
Um pouco de leitura


Hoje já aprendi qualquer coisa e obrigaste-me a pesquisar mais sobre o assunto. Para quem quiser continuar a ler aqui com imagens.


Eu destacava
"Some manufacturers like Continental sum up the TPI of each layer. So it quotes a TPI of 330 for a three-layer casing like its Grand Prix 5000, but that’s made up of three 110 TPI layers. Other brands quote a figure for each layer, so a Schwalbe Pro One tyre has a quoted TPI of 127, which means it's actually higher than the GP5000 (at 381 TPI) for the three layers."
 

NDG

Active Member
Estava eu a pesquisar, e tinha então na cabeça que "quanto maior o TPI, maior resistência ao furo..." e estava a ver uns pneus que tenho na minha bicileta, uns giant gavia course 1 700*25 cc, tem um TPI de 60. Pensei eu, mas 60 tem pouca resistência ao furo, não devia fazer sentido, uma vez que pneus top de gama têm 110, 127...mas lá está, não é por aí que se diz que é mais ou menos resistente ao furo, mas poderá fazer sentido até. Ou seja, quanto menor TPI mais duro o pneu é, mais difícil de montar é, e supostamente, mais difícil será de ter um furo... :cool:
 

jpacheco

Well-Known Member
Estava eu a pesquisar, e tinha então na cabeça que "quanto maior o TPI, maior resistência ao furo..." e estava a ver uns pneus que tenho na minha bicileta, uns giant gavia course 1 700*25 cc, tem um TPI de 60. Pensei eu, mas 60 tem pouca resistência ao furo, não devia fazer sentido, uma vez que pneus top de gama têm 110, 127...mas lá está, não é por aí que se diz que é mais ou menos resistente ao furo, mas poderá fazer sentido até. Ou seja, quanto menor TPI mais duro o pneu é, mais difícil de montar é, e supostamente, mais difícil será de ter um furo... :cool:

Exacto, embora falar de furos por vezes é falar de sorte e dos cuidados de quem anda. Evitar bermas, limpar os pneus a cada volta e tirar as lascas e pedras enfiadas :D etc. E a Sorte ou falta dela.

Tenho um amigo que tinha acabado de montar uns gp5000 na altura que sairam novos, carisssmos...tenho ideia que não fez 20 km. Apanhou um vidro cortou lixou-se :D
 

NDG

Active Member
Exacto, embora falar de furos por vezes é falar de sorte e dos cuidados de quem anda. Evitar bermas, limpar os pneus a cada volta e tirar as lascas e pedras enfiadas :D etc. E a Sorte ou falta dela.

Tenho um amigo que tinha acabado de montar uns gp5000 na altura que sairam novos, carisssmos...tenho ideia que não fez 20 km. Apanhou um vidro cortou lixou-se :D
Sim claro, é mesmo tudo também uma questão de sorte ;) mas esse pneu, levou com um arremento interno resolveu nao?! :/
 

invoid

Active Member
Exacto, embora falar de furos por vezes é falar de sorte e dos cuidados de quem anda. Evitar bermas, limpar os pneus a cada volta e tirar as lascas e pedras enfiadas :D etc. E a Sorte ou falta dela.

Tenho um amigo que tinha acabado de montar uns gp5000 na altura que sairam novos, carisssmos...tenho ideia que não fez 20 km. Apanhou um vidro cortou lixou-se :D
Na minha segunda volta furei, achei que tinha sido uma má compra. Entretanto com mais 4000 kms, nao tive mais nenhum furo, e são uns pneus fantásticos. Rápidos e seguros. Vão ser os próximos.
 

tuga

Well-Known Member
O brazuca não sabe o que diz nem diz o que sabe...

A low-TPI tire has larger threads and more rubber, making it heavier and more sluggish. However, the tire will also be more durable. A tire with a higher TPI has finer threads and less rubber. These tires are more flexible and higher performing, but they are also more susceptible to flats
 
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