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Mais uma morte ... até quando isto vai continuar a acontecer?

cou7inho

Well-Known Member
Uma dúvida que ainda tenho em relação ao número 3: o condutor pode ocupar a faixa de rodagem contrária mesmo com linha contínua ou esta disposição não invalida o cumprimento dessa proibição? Ainda vejo muitos condutores confrontados com esta dúvida (legítima), embora eu pessoalmente o faça desde que considere a manobra segura (não vir ninguém de frente, não ser em curva, etc).
Não é permitido ultrapassar em zona de traço continuo.
Isso é o que está na lei.
Qualquer pessoa com bom senso ultrapassa ou mandar ultrapassar, no caso do ciclista, em zonas de traço continuo desde que haja segurança para tal.
 

cconst

Well-Known Member
O que eu reparo é: se for a ocupar a via (não necessariamente no centro da faixa de rodagem) de forma a "obrigar" os carros a abrandarem atrás de mim, assim que me encosto à direita eles (normalmente) passam por mim a velocidade moderada e com distancia mais do que suficiente.

Já quando vou na faixa de forma a que um automóvel consiga passar por mim sem invadir outra faixa, é razia na certa.
 

RTC

Moderador
Staff member
Não é bem o tópico para falar disto mas o assunto até está relacionado...

Como disse, uso o Varia há cerca de 1 mês.

Consegui de imediato encontrar algumas mais valias para quem (e no meu caso especifico):
-Pedala ao raiar do dia (saída entre as 6 e 6h30 durante a semana)
- Pedala sempre sozinho
- Pedala por estradas pouco movimentadas.

Acho que é nas estradas menos movimentadas que o Varia tem mais utilidade.
Se vais numa via movimentada, a tua cabeça está constantemente em alerta. Quando, ao invés, pedalas numa estrada pouco movimentada o Varia ajuda e impede-te de facilitares.
Por vezes, nas estradas em que pedalo, passam vários minutos sem seres ultrapassado por um carro. E é o bip que recebes no gps que alerta os sentidos quando por algum motivo já vais mais relaxado e que, acto contínuo, voltas de imediato para junto da berma caso te encontres numa zona mais central da faixa de rodagem.

A questão que o @jocarreira referiu, de ouvir os carros nem sempre dá. Basta ires a uma velocidade elevada com vento contra, com vento nos ouvidos, não ouves nada (pelo menos à distância que o radar detecta o carro). De certo que todos já tiveram essa experiência. A Varia aqui é uma mais valia.

O sensor funciona bem, detecta carros realmente quando os há e a velocidade da bolinha no gps bate certinho com a aproximação do carro.

Numa altura com mais movimento em que se cruzam carros e que se forma uma fila atrás de ti, permite-te saber quantos carros estão atrás e vai ajudar a "sacudir" alguma tensão quando sabes qual foi o carro que era o último da fila.

Desvantagens: até agora não encontrei nenhuma a não ser o preço (discutível quando falamos da nossa própria segurança) mas acredito que numa zona de curvas e contra curvas o Varia tenha limitações.

Quanto à luz, outra boa notícia. Além de ser dinâmica (como já referiram, com o aproximar dos carros e com a travagem) é tão boa ou melhor que a Flare RT.

Não estou a dizer com isto que todos devem ter uma mas no meu caso em particular e todos que pedalem em circunstâncias semelhantes, é recomendável.

Para quem pedala quase sempre em grupo e/ou em zonas urbanas ou mais movimentadas pode-se tornar um gadget chato e sem grande utilidade (à excepção da luz, claro).

Se me lembrar de mais alguma coisa, venho cá actualizar.
 
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prata_7

Well-Known Member
Mas já faz qualquer luz simples… OU está a escapar-me alguma coisa?

Para o condutor do carro é como se fosse uma simples luz, que pelo que também já foi dito pisca com mais intensidade se detectar um carro.
Para o ciclista tens a informação de onde está o/os carros no gps.
 

RTC

Moderador
Staff member
Não é bem o tópico para falar disto mas o assunto até está relacionado...

Como disse, uso o Varia há cerca de 1 mês.

Consegui de imediato encontrar algumas mais valias para quem (e no meu caso especifico):
-Pedala ao raiar do dia (saída entre as 6 e 6h30 durante a semana)
- Pedala sempre sozinho
- Pedala por estradas pouco movimentadas.

Acho que é nas estradas menos movimentadas que o Varia tem mais utilidade.
Se vais numa via movimentada, a tua cabeça está constantemente em alerta. Quando, ao invés, pedalas numa estrada pouco movimentada o Varia ajuda e impede-te de facilitares.
Por vezes, nas estradas em que pedalo, passam vários minutos sem seres ultrapassado por um carro. E é o bip que recebes no gps que alerta os sentidos quando por algum motivo já vais mais relaxado e que, acto contínuo, voltas de imediato para junto da berma caso te encontres numa zona mais central da faixa de rodagem.

A questão que o @jocarreira referiu, de ouvir os carros nem sempre dá. Basta ires a uma velocidade elevada com vento contra, com vento nos ouvidos, não ouves nada (pelo menos à distância que o radar detecta o carro). De certo que todos já tiveram essa experiência. A Varia aqui é uma mais valia.

O sensor funciona bem, detecta carros realmente quando os há e a velocidade da bolinha no gps bate certinho com a aproximação do carro.

Numa altura com mais movimento em que se cruzam carros e que se forma uma fila atrás de ti, permite-te saber quantos carros estão atrás e vai ajudar a "sacudir" alguma tensão quando sabes qual foi o carro que era o último da fila.

Desvantagens: até agora não encontrei nenhuma a não ser o preço (discutível quando falamos da nossa própria segurança) mas acredito que numa zona de curvas e contra curvas o Varia tenha limitações.

Quanto à luz, outra boa notícia. Além de ser dinâmica (como já referiram, com o aproximar dos carros e com a travagem) é tão boa ou melhor que a Flare RT.

Não estou a dizer com isto que todos devem ter uma mas no meu caso em particular e todos que pedalem em circunstâncias semelhantes, é recomendável.

Para quem pedala quase sempre em grupo e/ou em zonas urbanas ou mais movimentadas pode-se tornar um gadget chato e sem grande utilidade (à excepção da luz, claro).

Se me lembrar de mais alguma coisa, venho cá actualizar.
Um pequeno update com uma situação real na volta de hoje.

Saí de um cruzamento e entrei numa estrada sem trânsito atrás. Passados uns 50 metros o gps dá-me a indicação que se aproximava um carro.
No momento em que o carro está em cima de mim surge-me uma raiz de um pinheiro, bem alta. A estrada não tinha berma pelo que a única opção era chegar-me mais para o meio da faixa de rodagem. Como sabia que o carro estava ali não tive outro remédio senão passar por cima da raiz. Neste preciso momento o FDP do condutor do Peugeot 208 eléctrico, matrícula AG-??--??, azul eléctrico (fica a nota para os ciclistas da zona para terem cuidado com este caramelo) faz-me uma razia como há muito não me faziam!!! Foi por um triz!
Fui o resto do caminho a dizer c@r@lh@d@s e a pensar em métodos de vingança requintados. Fiquem convencido que foi mesmo por maldade.

Situação hipotética: caso não soubesse que o carro estava ali (pois podia não ter olhado para trás nesses 50 metros e não me ter apercebido do carro depois de ter entrado na estrada, nem que fosse pelo carro fazer pouco barulho), ao deparar-me com a raiz e com o facto de só a poder evitar desviando-me instintivamente para a esquerda, o mais certo era...bom, o resto já sabem.
 

bullspot

Well-Known Member
Um pequeno update com uma situação real na volta de hoje.

Saí de um cruzamento e entrei numa estrada sem trânsito atrás. Passados uns 50 metros o gps dá-me a indicação que se aproximava um carro.
No momento em que o carro está em cima de mim surge-me uma raiz de um pinheiro, bem alta. A estrada não tinha berma pelo que a única opção era chegar-me mais para o meio da faixa de rodagem. Como sabia que o carro estava ali não tive outro remédio senão passar por cima da raiz. Neste preciso momento o FDP do condutor do Peugeot 208 eléctrico, matrícula AG-??--??, azul eléctrico (fica a nota para os ciclistas da zona para terem cuidado com este caramelo) faz-me uma razia como há muito não me faziam!!! Foi por um triz!
Fui o resto do caminho a dizer c@r@lh@d@s e a pensar em métodos de vingança requintados. Fiquem convencido que foi mesmo por maldade.

Situação hipotética: caso não soubesse que o carro estava ali (pois podia não ter olhado para trás nesses 50 metros e não me ter apercebido do carro depois de ter entrado na estrada, nem que fosse pelo carro fazer pouco barulho), ao deparar-me com a raiz e com o facto de só a poder evitar desviando-me instintivamente para a esquerda, o mais certo era...bom, o resto já sabem.
Correu bem, provavelmente o radar safou-te desta vez...mas podia correr mal independentemente de todos os cuidados que tenhas na estrada. Simplesmente porque como bem referes "foi mesmo por maldade". E quando é assim não há muito a fazer a não ser reunir evidências desses comportamentos e fazê-las chegar às autoridades. É o que vou passar a fazer daqui para a frente.
 

elchocollat

Well-Known Member
Os carros elétricos têm, na minha opinião, um problema adicional:
a falta de barulho.

Um gajo com barulho ainda se orienta ou tem uma pequena orientação. Agora sem barulho é muito pior.

Felizmente, dentro dos possíveis, correu bem! Não caíste, não houve problema.
 

Velhadas

Well-Known Member
Um pequeno update com uma situação real na volta de hoje.

Saí de um cruzamento e entrei numa estrada sem trânsito atrás. Passados uns 50 metros o gps dá-me a indicação que se aproximava um carro.
No momento em que o carro está em cima de mim surge-me uma raiz de um pinheiro, bem alta. A estrada não tinha berma pelo que a única opção era chegar-me mais para o meio da faixa de rodagem. Como sabia que o carro estava ali não tive outro remédio senão passar por cima da raiz. Neste preciso momento o FDP do condutor do Peugeot 208 eléctrico, matrícula AG-??--??, azul eléctrico (fica a nota para os ciclistas da zona para terem cuidado com este caramelo) faz-me uma razia como há muito não me faziam!!! Foi por um triz!
Fui o resto do caminho a dizer c@r@lh@d@s e a pensar em métodos de vingança requintados. Fiquem convencido que foi mesmo por maldade.

Situação hipotética: caso não soubesse que o carro estava ali (pois podia não ter olhado para trás nesses 50 metros e não me ter apercebido do carro depois de ter entrado na estrada, nem que fosse pelo carro fazer pouco barulho), ao deparar-me com a raiz e com o facto de só a poder evitar desviando-me instintivamente para a esquerda, o mais certo era...bom, o resto já sabem.

de facto o melhor é mesmo um gajo andar de gopro a gravar a volta toda, para depois dar queixa
 
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Velhadas

Well-Known Member
Os carros elétricos têm, na minha opinião, um problema adicional:
a falta de barulho.

Um gajo com barulho ainda se orienta ou tem uma pequena orientação. Agora sem barulho é muito pior.

Felizmente, dentro dos possíveis, correu bem! Não caíste, não houve problema.

é um problema passageiro tendo em conta que continua a haver o ruido de rolamento. neste momento não ouves os elétricos por causa do barulho que os outros fazem. Mas se vivesses no campo como eu acredita que até uma bike tu ouves a aproximar quanto mais um elétrico
 

ruy tejay silva

Well-Known Member
há cerca de duas semanas tive uma situação com um tipo que me apareceu de frente a cortar a curva, levantei o braço a reclamar, a besta fez questão de fazer inversão de marcha e vir provocar-me obrigando a encostar, trocamos palavras acesas e seguiu viagem com a mania que era o maior. desde esse dia, nunca mais saí para a rua sem camara montada por baixo do gps, vai sempre ligada, e ponho a gravar sempre que vejo que pode haver problemas, até posso não ficar cá para contar, mas alguem vai ver a filmagem e apanhar o assassino
 

andr000ide

Active Member
Há pessoal mesmo atrasado. Eu a minha sorte é que não levo pistola comigo porque senão já estava preso. É com cada razia que me fazem aqui na minha zona. E quando eu digo razias nem estou a falar de passarem a menos de meio metro. Estou a falar de passarem a raspar em mim.
Uma pessoa facilita andando o mais à direita que consigo e interpretam isso como vamos passar mesmo que venha um carro do outro lado.
 

cafigueira

Well-Known Member
Além de informação para o ciclista, o radar Varia tem algum efeito dissuasor sobre os condutores?
Eu ainda não confirmei, mas quando ia a andar com o pessoal, eles diziam que quando apitava a luza piscava de outra maneira para chamar a atenção quando detetava um carro.
 

card0so

Well-Known Member
há cerca de duas semanas tive uma situação com um tipo que me apareceu de frente a cortar a curva, levantei o braço a reclamar, a besta fez questão de fazer inversão de marcha e vir provocar-me obrigando a encostar, trocamos palavras acesas e seguiu viagem com a mania que era o maior. desde esse dia, nunca mais saí para a rua sem camara montada por baixo do gps, vai sempre ligada, e ponho a gravar sempre que vejo que pode haver problemas, até posso não ficar cá para contar, mas alguem vai ver a filmagem e apanhar o assassino
Cada vez mais penso também em gravar as voltas, tinha era que ser logo duas camera, para a frente e trás.
Que as bestas aparecem de todos os lados.
 

cconst

Well-Known Member
Fui o resto do caminho a dizer c@r@lh@d@s e a pensar em métodos de vingança requintados. Fiquem convencido que foi mesmo por maldade.
Nas mesmas circunstâncias tenho o mesmo tipo de reação. E até tento acompanhar o carro para lhe dar uma descasca!! (mas ainda bem que não consigo... mesmo que o apanhasse chegaria tão cansado que não iria conseguir dizer nada)
 

elchocollat

Well-Known Member
há cerca de duas semanas tive uma situação com um tipo que me apareceu de frente a cortar a curva, levantei o braço a reclamar, a besta fez questão de fazer inversão de marcha e vir provocar-me obrigando a encostar, trocamos palavras acesas e seguiu viagem com a mania que era o maior. desde esse dia, nunca mais saí para a rua sem camara montada por baixo do gps, vai sempre ligada, e ponho a gravar sempre que vejo que pode haver problemas, até posso não ficar cá para contar, mas alguem vai ver a filmagem e apanhar o assassino
No meu caso as baterias só d\ao para 2h :(
Já gravei algumas vezes, mas em voltas >2h só alterei as baterias 1x... E não funcionaram porque não tinham carga! :D

@Velhadas talvez seja isso, não digo que não. E pensado no que me dizes, talvez já tenha ouvido mais vezes carros elétricos do que o que penso... Mas é sempre mais em cima de mim, assim como uma bicicleta. Pode ser do ruído envolvente, sim.
 

elchocollat

Well-Known Member
Cada vez mais penso também em gravar as voltas, tinha era que ser logo duas camera, para a frente e trás.
Que as bestas aparecem de todos os lados.
é o que eu tenho.
Foi um investimento que fiz:
câmeras, baterias extra, suportes, catões de memória.
Contando com os suportes, dá menos de 200€. (claro que as câmeras é o mais caro, e vai depender de muita coisa)
 

cafigueira

Well-Known Member
Pensa sempre que são vários carros e só voltas quando radar ficar verde. E nas estradas com muitas curvas não confiar muito.
No Radar aparece os carros que vêm até (até 8), e tem uma escala que assinala com pontos cada carro, e a distancia a que está de nós. Notei já falhas, por vezes quando é um camião ele deteta como sendo 2 carrros)
 
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