• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Ajuda com dor no pescoço / ombros quase insuportavél

daniel_pt

Member
Boas pessoal, desde que comprei a minha bicicleta de estrada, uma Trek Emonda, que tirando a 1ª tirada, que as dores no pescoço e ombros (musculo trapézio) me andam a chatear.
Chego ao ponto de não conseguir virar a cabeça para o lado direito - o ombro esquerdo dói-me muito mais

Já li várias coisas, tópico aqui, em outros fóruns mas a cada resposta que leio, fico com mais dúvidas.

Tenho 1.84 e o entre pernas de 85cm. A bicicleta é um quadro 56 e tem 55 no "top tube". O avanço não consigo precisar exatamente se é de 100 ou 110mm.

O avanço? Mais curto ou mais longo?
Já li que se for mais curto os ombros encolhem, subindo em direção às orelhas e causa dor.
Se for mais longo, estico-me em demasia em também causa dor.

Com as mãos nos manetes dos travões, com o bike fit já realizado, olhando para baixo consigo ver a parte da frente do cubo da roda. Deveria não ver nada e o cubo estar totalmente tapado pelo guiador nesta posição?

Um pormenor que noto qd vou a direito, com as mãos nas manetes e fletindo um pouco os cotovelos, é que parece-me os meus ombros ficam de certa forma "fechados".

Já tenho uns milhares de KM em BTT no lombo e sei que a posição é diferente, mas tirando as vezes um ligeiro desconforto no pescoço e totalmente suportavél.
Estará o meu corpo a habituar-se à posição mais agressiva da bicicleta de estrada?
Terei de alterar a minha rotina de reforço muscular e efetuar exercícios específicos para os musculos do pescoço e trapézio?

Gostava tanto que não me doesse o pescoço!! :D
 

Carolina

Well-Known Member
se continuas com dores é porque o bikefit não foi bem feito.

reforço muscular não será necessário, especialmente porque já fazes BTT à muito tempo.
 

Bernalve

Well-Known Member
Eu quando voltei a dar forte na bicicleta de estrada começou a doer-me o pescoço, mas depois passou sem fazer nada. Mas atenção que no meu caso foi se calhar devido a quase um ano sem fazer estrada. A bicicleta é a mesma.
 

jpacheco

Well-Known Member
Mais importante... é saber quando tempo tens as dores? Pode ter sido um maus jeito e isso passar entretanto. Quantos quilometros fizeste na bicicleta de estrada? É de todo normal haver um processo de habituamento... Se fizes-te pouquinhos por ventura é preciso andar mais vezes (mais vezes e menos tempo de cada vez).

Fazes alongamentos no inicio e no fim das voltas?

É importante que te sintas relaxado na posição enquanto pedalas... se houver tensão muscular é meio caminho andado para essas dores.
 

pratoni

Well-Known Member
volto a salientar a questão de ires com o corpo relaxado e não ter tensão nem nos ombros nem nos cotovelos, bem como a posição do pescoço não estares com ele muito torcido para cima ao olhares em frente.

Neste ultimo caso um avanço mais curto poderá ajudar...
 

daniel_pt

Member
Tenho a bicicleta à um mês e fiz cerca de 450km... Penso que não dei nenhum mau jeito, pois a estava bem enquanto apenas fazia BTT... Tinha apenas aquelas dorzitas que acho que todos acabamos por ter devido a cansaço e alguma má postura ocasional...

Agora no início alongo principalmente o pescoço e ombros (antes não fazia nada) e no fim faço um esquema de alongamentos - pescoço, costas, pernas...

Eu penso que vou relaxado na bicicleta... Nunca fui muito de ir agarrado ao guiador como se ele fosse a fugir. Deixo até a bicicleta mexer-se bastante e eu vou atrás dela! às vezes no monte até foge demais! :D
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

também fazia até há um mês atrás apenas BTT, quando fazia estrada na de BTT (raríssimas vezes), o problema focava-se essencialmente no "dito cujo" (posição menos racing, o rabo é quem suporta "todo" peso do corpo). Agora que pedalo em estrada, com bike especifica para.... o desconforto no "casqueiro" foi-se (adoro esta posição até já inverti o avanço das de BTT :D ), essas dorzecas no "lombo", a mim, ao fiz de 6h a dar-lhe, começam a surgir. E porque?! Pela minha experiência (pouca) na coisa, constato que, com a tal posição racing que naturalmente temos, obriga-nos a olhar mais para o alcatrão.... logo, para ver-mos para a frente, e em nosso redor, obriga a esforçar muito esses músculos do pescoço/ombros, por vezes até "bloqueando" os movimentos do pescoço em qualquer direção.

Já agora, o capacete que usa, tem pala?! Se sim, retire-a! No BTT quando usava pala no capacete também me acontecia isso... pode precisar apenas de subir uma anilha no avanço.
....esse desconforto, tal como refiro acima, sinto-o ao fim de 5/6 horas sem parar (no sábado por exemplo, foram 6h, 140km a dor apareceu, parei fiquei novo! No domingo de manhã foram mais 4h, 90km, hoje estou aqui novo em folha), nem um sinal de dor. :cool:

Vá dando noticias, ;)
 

Fonseca

New Member
Acredito que este vídeo irá ajudar-te...

[video=youtube;TQ34hed0qBw]https://www.youtube.com/watch?v=TQ34hed0qBw[/video]
 

daniel_pt

Member
tenta por um avaqnço mais comprido a principio resolve.

Um avanço mais comprido? Será a segunda experiência que farei! Porquê a segunda? O meu avanço é de 100 (já fui medir) e sinto que tenho dificuldade em manter aquele pequeno ângulo nos cotovelos, pq os braços acabam por esticar. Vou testar no próximo fim de semana um avanço de 90 e ver como me sinto.
Se melhorar, melhor... Senão 110 e alguma coisa tem que acontecer!
Até lá, spinning que custa menos nos braços! Lol
 

daniel_pt

Member
Acredito que este vídeo irá ajudar-te...

[video=youtube;TQ34hed0qBw]https://www.youtube.com/watch?v=TQ34hed0qBw[/video]

Estes vídeos da GNC ajudam mesmo muito!
Como disse em cima, vou testar com um avanço de 90 e ver como me sinto. Quando e se o meu corpo se adaptar melhor a este tipo de bicicleta, talvez volte a experimentar o de 100. No bike fit que fiz, com o avanço de 100, os ângulos eram os corretos. Pelo menos assim me disseram, pq n vi. :\
 

SBRDYDY

Well-Known Member
o problea é que com um quadro de 55 top tube e com 184cm de altura voce vai curto na bicicleta, agora por um de 90 só vai piorar a dor e a condução da bicicleta.....
Mas mete de 90 se achar que vai melhorar... o importante é se sentir bem
 

Medroso#78

Active Member
Se o nosso camarada tiver tronco curto irá ajudar sim!
Ao encurtecer o avanço, passará a pedalar com o tronco mais na vertical.
 

daniel_pt

Member
Eu tenho as pernas maiores que o tronco de facto... A maior razão pela qual vou testar o de 90 é ter dificuldade em manter a curva nos cotovelos com o de 100 quando vou com as mãos nas manetes de travão / mudanças.

Mas como disse, se não melhorar, na loja onde vou puseram-me à vontade para fazer estes testes e emprestam-me um outro avanço de 110, por exemplo! :)
 

Medroso#78

Active Member
Lá está, tronco curto (a altura total do "artista" não define tudo), por isso avanço de 110 nem pensar!
Com o avanço de 90 sentirá uma grande diferença. ;)
 

daniel_pt

Member
Já o montei o avanço de 90 na bike... Tive algumas dúvidas na altura do guiador, pq me esqueci de ver como estava... Ajustei de modo a ficar paralelo ao chão e fui experimentando até me sentir bem.
Dei umas voltas na garagem e senti me mais natural, fazendo facilmente a curva nos cotovelos.
Agora é esperar com o adalgur e voltaren façam efeito! :-D
 

pratoni

Well-Known Member
A mim acontecia-me o mesmo com o avanço de origem da bike.

Tenho 1,84m como tu e tenho uma btwin tamanho 57.

Sentia dores como as descreves com o avanço de 110mm e sentia-me muito esticado. Mandei vir um de 90mm e quando o vi pensei "já fiz porcaria" porque pareceu-me pequeno demais comparativamente ao outro mas claramente senti-me mais encaixado e com menor tensão nos braços e ombros.

Outra coisa que aprendi e que ajuda muito é tentar ir sempre com os músculos e membros o mais relaxado possível.

A dica dada aí atrás da pala do capacete também é válida....

Ao qual acrescento o pormenor de escolher uns óculos que não tapem muito a visibilidade para cima pela mesma razão da pala...
 

daniel_pt

Member
Não não... usei uma vez e tirei logo qd comprei o capacete! Nem sei para que é que aquilo serve... Não se vê nada pra frente a não ser que o pescoço vá todo dobrado pra trás! :D

Tenho de ver os óculos, mas axo que os meus não me tapam muito o campo de visão. No entanto, qd estou a pedalar, vou lembrar-me de verificar se eles não estão a cair para a frente e eu vou compensando com o pescoço sem dar conta.

Já agora, os óculos que tenho são estes que comprei na decathlon.

http://www.decathlon.pt/media/817/8173631/big_d87110292059423597fb45b3d212f6f5.jpg
 

GMQ

Well-Known Member
Eu acho que deves ter a bike mal regulada. Talvez seja de passares por uma loja e explicares pode ser que eles te emprestem outro avanço para experimentares. Ao principio é normal teres dores pois a posição do corpo é mais racing.
 
Top