Pág 10 de 33 PrimeiroPrimeiro ... 8910111220 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 91 a 100 de 323

Tópico: Subir a Serra da Estrela

  1. #91
    Já se equilibra aos poucos Avatar de ammr
    Registo
    19-02-2011
    Local
    Nelas
    Posts
    37

    Predefinido

    @Tranquilo
    Parabens pelo passeio, faço votos para que tenha sido agradavel e moralizador.

    Tambem me estriei na Serra da Estrela fez no Sabado 8 dias por Seia.... Tentei fazer uma subida nas calmas, foi extremamente duro mas consegui fazer o percurso sem parar.

    Hoje subi novamente mas desta vez fui por Manteigas o percurso foi mais longo, estava conciente da sua dureza mas mesmo assim fiquei surpreendido pela negativa, estava programado parar para abastecer e assim foi... parei á saida de Gouveia(aqui esqueci-me do comprovativo clic), Mondeguinho, +- a meio entre Manteigas e o centro Limpeza "fonte.... Martins" e no alto a Torre.
    Pensava que de Manteigas á Torre seria mais Facil do que subir por Seia... mas entre as duas subidas venha o Diabo e escolha..... ehehehehe.
    Hoje o vento tambem não ajudou muito, sai de Nelas eram 6.30 horas sempre com os meus 95 kilos que teimam em não baixar.
    Na descida decidi descer por S.Romão para ficar a conhecer a estrada..... a estrada está uma ...rda, tirei do meu pensamento subir por ali aquilo de certeza que tem %inclinação brutais.... ali a Serra venceu-me... obrigou-me a parar por já não conseguir aguentar a dor nos braços .
    Está feito... fica aqui o link do percurso no Wikiloc, com algumas fotos... o tempo que lá está não corresponde á verdade demorei 7.50 horas para fazer os 144 km

    http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1811516

  2. #92
    Moderador Avatar de fogueteiro
    Registo
    02-11-2009
    Local
    Pedrogão Pequeno
    Posts
    1814

    Predefinido

    Xiça, este pessoal anda todo virado para o sofrimento. Digam-me lá o que vos faz mover para gostar de sofrer dessa maneira (onde é que eu já ouvi isto?)!!

    Aconteceu contigo o que também aconteceu comigo, na descida. Tive que parar por não aguentar as dores nos braços e ombros. Bonito passeio, parabéns.

    Já agora, uma pergunta. Tenciono fazer, brevemente, essa vertente Gouveia - Manteigas - Torre, mas só a conheço de carro. Não te importas de a descrever, mais pormenorizadamente?

    Abraços

  3. #93
    Já se equilibra aos poucos Avatar de whiplash
    Registo
    12-10-2010
    Posts
    30

    Predefinido

    A subida por Gouveia é longa mas pouco inclinada,só a parte da variante é que custa,depois faz-se bem. O piso é que não está mt bom. Depois desce-se até manteigas e é um pouco mais duro,mas bem mais soft do que por seia ou Covilhã.

  4. #94
    Já se equilibra aos poucos Avatar de ammr
    Registo
    19-02-2011
    Local
    Nelas
    Posts
    37

    Predefinido

    @fogueteiro

    Quando começo a subir Gouveia já levo um "aquecimentozito" de 29km desde Nelas, vou tentar descrever-te o percurso ( o meu dia)o melhor possivel desde a rotunda da estrada que vem de Seia e Mangualde.
    São 22kms sempre a subir mas não te assustes... a inclinação ronda os 4%, se não forçares muito até parece um passeio, a estrada não está boa mas tambem não está muito má e como vamos a subir é pouco relevante. Em Gouveia fizeram uma variante que atalha o percurso contudo ai % inclinação complica-se consideravelmente... pessoalmente não sou adepto dos paralelos contudo aqui "custumo" encolher os ombros e faço o trajeto antigo indo por dentro de Gouveia.
    Eu sou de Nelas, estive parado +- 5 anos... fiz este percurso algumas vezes nessa altura, mas ia somente até ao Mondeguinho e voltava para trás pela estrada que vem dar a Seia antes de chegarmos ao Sabugueiro.... foi nessa altura que fiz duas tentativas de subir á Torre mas "morria" sempre a seguir ao Sabugueiro.
    Do Mondeguinho para a frente é quase sempre a descer até Manteigas, a estrada está boa mas atenção ás curvas... foi a 1ª vez que a desci... devem ser
    +- 17/18 km.
    Dentro de Manteigas tens paralelos e até á ponte do Zêzere é um sobe e desce mas nada de especial.
    Depois da ponte é que começamos a "pagar os pecados" são quase 11.6km até chegarmos á estrada que vêm da covilhã....Não te sei dizer as %inclº mas logo no inicio nos Viveiros a estrada parece uma parede, a minha cadencia descia das 50 pedaladas para "segurar" o ritmo cardieco abaixo dos 165pm... para animar passamos num local onde está um sinal a informar "altitude 1000 metros" .... e vai-se deslumbrando o "gancho" que a estrada fáz na zona dos Cantaros.... assusta um bocado mas não é o que parece. Desde Manteigas pedalei +- 6 km sempre em "sofrimento" até uma fonte (Paulo... Martins) onde parei para encher o bidon e relaxar um pouco.... continuei na espectativa de encontar as mesmas dificuldades mas á frente até fui surprendido com uma curta descida a aquele gancho de que te falei anteriormente na zona dos Cantaros que parecia uma parede até se fáz sem grandes dificuldades... secalhar foi por ter parado na fonte.
    Chegando ao centro de limpeza faltam 7 kilometros até ao alto da Torre, no 1º é sempre a descer..... nos restantes o "bicho mau" meteu um aviso com 10% de inclinação mas na minha opinião devem ser bem mais, alem disso conseguimos ver grande parte da subida contudo temos que levantar bem a cabeça .
    Finalmente eis-nos na Torre.

    Para quem não conhece a Serra, tem que ter em atenção a descida, pessoalmente apenos conheço as descidas pelo Sabugueiro e por S. Romão (Infelizmente).
    NÂO FACILITEM... principalmente aqueles como eu que se fazem acompanhar com uns Kilitos" a mais. Pelo Sabugueiro a estrada está ótima. Hoje tive que parar na descida por São Romão... NÃO RECOMENDO AQUELA DESCIDA/SUBIDA A NINGUEM.... a estrada está toda lixada....desci aquele inferno a 10/15 kmh com os braços todos doridos.

    A minha "avózinha" está equipada com uma K7 11/28 e na pedaleira 39/53

    Cumprimentos

  5. #95
    A pedalar desde...
    Registo
    29-11-2009
    Posts
    125

    Predefinido

    ammr a fonte de que falas é a fonte Paulo Luís Martins ! É um bom local para fazer um abastecimento, não estivesse a agua a 6ºC constantes durante todo o ano !

  6. #96
    Sempre a subir! Avatar de Delamadera
    Registo
    02-08-2010
    Local
    Viseu
    Posts
    294

    Predefinido

    No passado sábado (25/06), apesar do calor intenso e do vento que se fazia sentir, meti-me à estrada a caminho da Torre saindo de Viseu às 6h50. Por volta das 8h50 iniciei a dura subida (29kms) em direcção à Torre chegando às 12h03. Pelo meio parei no Sabugueiro apenas para encher os bidons e uns kms mais à frente parei junto ao acesso para a Sra. do Desterro para alimentar-me e esticar um pouco as pernas. Pausa para uma bela sandocha de pão do sabugueiro bem recheada de queijo da serra acompanhada de 2 pepsi's, às 13h iniciei a viagem de volta, descida rápida e a viagem a correr muito bem até que logo à saída do Sabugueiro lembrei-me de virar para Gouveia (triste ideia) para não fazer o mesmo percurso de volta. Após a subida para a Torre me ter custado imenso nalguns momentos, tive de penar mais 7km de subidas duras até apanhar a estrada que liga Manteigas a Gouveia para depois descer durante +/-27kms até ao Rio Mondego para de seguida fazer a subida para Mangualde que tanto me custou. O calor era tanto que a àgua que tinha nos bidons estava acima dos 30º pelo que nem para refrescar servia, em Contenças de Baixo tive de parar num tasco (se continuasse tombava para o lado mais cedo ou mais tarde) para beber uma Cola fresca e comprar àgua, segui para Mangualde para depois apanhar a N16 para Viseu mas antes de subir para Prime (Viseu) parei numa fonte onde quase tomei banho tanto era o calor. Por volta das 17h lá consegui chegar a casa (ainda vivo mas pouco).

    Ainda não descarreguei o track do GPS mas para já deixo este simulador:
    http://ridewithgps.com/trips/293592

    Vou mais tarde postar mais alguns dados e algumas fotos no tópico "Voltas pela Região Centro" - Pedalar por ai

  7. #97
    Sempre a subir! Avatar de jnap
    Registo
    24-05-2011
    Local
    Viseu e arredores
    Posts
    559

    Predefinido

    @Delamadera
    Grande esticão... para mais com o calor que estava, eu tive que jogar futebol as 19 e ainda estava uma brasa terrível.
    Vou ficar à espera do post completo do outro lado, da próxima vez podes contar comigo, pelo menos até ao inicio da subida...

  8. #98
    Já se equilibra aos poucos Avatar de ammr
    Registo
    19-02-2011
    Local
    Nelas
    Posts
    37

    Predefinido

    @andre16331

    Obrigado pela foto.... a minha foi tirada virada para a Serra.
    Realmente a água estava mesmo fria

  9. #99
    Sempre a subir! Avatar de Delamadera
    Registo
    02-08-2010
    Local
    Viseu
    Posts
    294

    Predefinido

    No ano passado fiz a subida Manteigas-Torre no dia da etapa da Torre e acreditem ou não, cheguei 6 minutos antes do David Blanco e só não fiz os últimos 200mts porque o tipo da Prossegur não me deixou passar .
    Alguns espectadores mais desatentos chegaram mesmo a aplaudir-me (hilariante mas é verdade) e só para terem a noção como os prós "já me estavam a morder os calcanhares" um pouco antes de passar pelo túnel (antes da Torre) eu já os conseguia ver umas quantas curvas mais abaixo.
    Cheguei a Manteigas muito em cima da hora (por culpa dos incêndios) pelo que foi estacionar o carro junto à GNR, tirar a bicla do suporte e bora serra acima sem sequer ter tempo para aquecer. Após uma zona em paralelo, apanhei uma parede (como já referiu o ammr) para depois fazer uma subida tranquila (parei na fonte da foto e confirmo que mesmo em Agosto a àgua sai fresquinha) até um pouco antes do centro de limpeza de neve onde a subida custou um pouco mais assim como na zona do túnel que antecede a Torre.
    Apesar do calor e do fumo que se faziam sentir nesse dia, acho que a subida por Manteigas é mais "soft" do que por Seia mas em termos de piso está um pouco degradado (ou estava).

  10. #100
    Sempre a subir! Avatar de Delamadera
    Registo
    02-08-2010
    Local
    Viseu
    Posts
    294

    Predefinido

    @Jnap
    A próxima ida à Torre deve estar incluída numa volta que penso fazer há já algum tempo: Guarda-Covilhã-Torre-Seia-Viseu (+/- 150kms).
    A principal dificuldade é arranjar transporte para a Guarda pois o comboio está fora de questão (o 1º passa em Manguade apenas às 11h45).

Regras

  • Você não pode colocar novos tópicos
  • Você não pode responder
  • Você não pode adicionar anexos
  • Você não pode editar as suas mensagens
  •