Citação Post Original de lgass Ver Post
vou falar aqui de algo que aprendi recentemente... e que acho que vai ser muito importante para a minha evolução. não muda nos treinos, nem muda no empenho, mas muda na cabeça e creio que ajuda à nossa longevidade no hobby: o foco!

nós temos objetivos. podemos e devemos tê-los. ganhar provas, ficar num top 10, acabar nos primeiros 35% dos participantes (eu estou por aqui) ou simplesmente acabar. mas e o foco qual deve ser?

eu aprendi, e não foi fácil (juro que passei noites sem dormir a pensar nisto), que o melhor é focar no método e no sistema (no processo se quiserem) e não no objetivo.
se focarmos no objetivo (e vamos imaginar que é ficar no top 10) podemos ter um furo, uma queda, um azar que nos estrague o dia e a prova. e se pensarmos bem, não é preciso nada de muito grave para que tal aconteça.
agora se em vez de olharmos para os outros que estão a andar muita bem, trabalharmos para garantir que hoje estamos a andar melhor que ontem, temos um processo de melhoria contínua, que nos pode permitir melhorias constantes. e isto é aquilo que um dia nos pode levar aos maiores objetivos. mas o foco, e a nossa avaliação deve ser feita no processo, não nas provas.
Isso chama-se MATURIDADE COMPETITIVA!!

E tal Como a palavra diz: MATURIDADE!! Para a ter e com os anos, com a experiencia, tecnica, Treino e calo...

Sao os factores fisicos essenciais que Sao necessarios trabalhar para ganharmos a tal MATURIDADE e CONFIANCA para activar esse tipo de psicologia e pensamento no nosso cerebro!!

MATURIDADE COMPETITIVA!!!

Uma vez que e activado atraves do cerebelo funciona automaticamente! Quer a competir, Quer a treinar...

Sem querer estar a fazer nenhum hijacking Aqui,

Mas Igass, ve Aqui, Ja no meu consultorio, se falou em algo semelhante...

Citação Post Original de leiriabiker Ver Post
Então é o seguinte:
Praticamente acontece sempre nos dias antes das provas e durante a mesma.

Sou um gajo que treina sempre que posso, tenho objectivos e gosto de fazer provas de ciclismo ou mesmo de btt. Sempre que me inscrevo numa prova, normalmente dois dias antes da mesma começo a pensar se vai correr bem, se vou fazer algum resultado jeitoso, parece que começo a fazer previsões futuras, ansiedade, no dia da prova só desejo que tudo corra bem e que consiga dar o máximo... as vezes nem sempre corre como esperado e desanimo... fico desmotivado....parece que a cabeça não lá esta e devia estar, o que posso fazer para contornar estes problemas? se tiver alguns sites para ler.... aceito.
A resposta

Citação Post Original de albertosemcontador Ver Post
Chama-se a isso ansiedade!!

Pura!!

Diria que apartir de uma altura X o acumular de expectativas sensações vai enchendo o balde até começar a prova e depois despeja!! Até vómitos chega a provocar durante a mesma, em alguns casos!! Muitos indivíduos nem chegam a descansar devidamente na noite anterior!! Devido à ansiedade e nervosismo que provoca insonias!!

No fundo e muito simplesmente tu próprio detectas bem o diagnóstico!!

Mas erras numa coisa!!

Esses dias antes da prova!! Psicologicamente estás a centrar e a concentrar tudo nesses dias antes!!! É esse o teu erro e o teu castigo nesta determinada situação!!

Tenta distribuir toda essa ansiedade e expectativas por um período de tempo maior!! Ou seja assim que te inscreves na prova!!

Isso é uma mentalidade mais competitiva e só beneficias dela!!

Vai-te permitir muito mais foco no teu treino!! Muito mais tempo de "qualidade de preparação" com bastante antecedência e menos tensão e pressão sobre essa mesma prova!!

As expectativas também vão baixar!!! É isso é bom, Devido a qualidade e determinação do treino, vais ver que não és nenhum super homem e quando chegar a altura da prova não vai haver milagres!! Sabes o que vales o que contas e com o que podes contar de ti próprio!!

Depois é inteligência!!! A tua inteligência e matreirice e que te pode dar um lugar melhor ou pior durante a mesma prova!! Mas para a usares bem, tens que estar bem treinado, não ser inocente, conhecer bem a tua realidade e sobretudo!!! CALMO!!

Porque o que está a acontecer aqui e !! Não tens família, não tens ninguém pessoalmente ou profissionalmente a fazer pressão sobre ti para que obtenhas resultados nessa mesma prova!!

A pressão que existe aqui e pessoal!! Contigo!! Só tu!! Contigo próprio!! Logo se lidares com a devida antecedência!! Tens mais tempo para gerir essa mesma pressão!! E com o tempo veras que ela se começa a centrar naquilo que é mais importante para o teu sucesso na prova e não nos Ses desnecessários e inesperados de dia anterior que te costumam aparecer!!

Se assim o fizeres e se no dia anterior à prova tiveres como descanso!!

E fazes algo que não tenha nada a ver com ciclismo, mas que também não influencie muito no teu estado físico no dia seguinte! Que te permita relaxar! Veras que no dia da prova estás mais descontraído!!

Mas é um treino físico-psicológico que tem que ser feito durante muito tempo!! E com a devida experiência e pratica se chega lá!!

Mas lá está!! Antecipa-te!!!! Não deixes chegar a dois dias da prova!! Se inteligente!! Se matreiro!!! Contigo primeiro!! Depois consegues usar isso contra os outros sobre pressão!! Durante a prova!! Mas sempre calmamente!!

Grande abraço...
Esta Tudo interligado...

Grande abraco...