Pág 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 21 a 30 de 31

Tópico: O que é preciso para andar minimamente bem de bicicleta

Sempre a subir! Avatar de GMQ
    Registo
    24-03-2014
    Local
    Olhão

Predefinido

Estou contigo Medroso78. Quando fazemos algo com um propósito a motivação é outra. O meu propósito é superar-me a cada momento.
    A minha história nesta vida das duas rodas tem sensivelmente 5 anos mais coisa menos coisa, apesar de no passado a espaços ter tido ligações às fininhas. Por sugestão de um cunhado optei pelo btt. Basicamente as coisas nesse grupo estavam organizadas da seguinte forma, grupo dos homens ( onde estão os ditos "prós") e o das senhoras ( maioria são esposas) onde se iniciam o newbies. Comecei por este segundo grupo. Ao principio a coisa custava , não apenas fisicamente mas também tecnicamente ( aliás ainda hoje existem aspectos tecnicos que tenho que evoluir). Até ao dia em que as senhoras decidiram fazer gazeta e não apareceram. Como ambos os grupos saiam do mesmo local à mesma hora os "prós" convidaram-me para acompanhá-los, não vale a pena dizer muito sobre essa experiência, apenas e só referir que fui triturado, cuspido, triturador, cuspido e assim por diante. Como não sou de fugir e devo ter algo de masoquista continuei a "tentar" acompanhar o dito grupo e era sempre a mesma dose. Sofrimento, dor, sofrimento, dor... Até que um dia disse isto tem que acabar, estes gajos não são mais do que eu. Comecei a ler um pouco sobre treinos, adquiri a fininha e um pulsometro, tudo básico. Como não tinha trainer, logo tive que idealizar um plano madrugador porque à noite estava fora de questão, e assim passei a levantar-me cedo (5h30 para as 6h00 estar em cima da bike de modo a chegar a casa e levar a miuda à escola etc) e desenhei um percurso de mais ou menos 30km com pontos que me permitiam fazer uns intervalos pelo meio. Posso dizer que a coisa melhorou e aos fins de semana a dor já não era tanta, mas continuava. Mas eram tempos em que andava à deriva, sentia que podia melhorar. Adquiri um trainer, descobri este forum. Mas à medida que me ia sentido melhor fisicamente, mais vontade sentia de ir mais além, subir mais rápido, acompanhar tipos mais fortes, etc. Adquiri uns livros e comecei a tentar planear algo que se possa chamar um treino. Hoje sinto que evolui fisicamente e no grupo com quem ando no btt a diferença já não está tanto aí, mas mais na componente técnica onde sinto ainda algumas falhas ( mas estamos a falar de malta que faz btt há mais de 15 anos).
    Em suma, não sou um avião nem um super homem, posso ser descarregado como qualquer um. Quando olho para trás, posso dizer que evolui mas posso evoluir ainda mais. Para mim quando me proponho a uma coisa gosto de ir ao limite, sentar-me simplesmente numa bike para marcar passo não é principio. É obvio que nem toda a gente tem essa perspectiva e quando se anda em grupo, sucede existir malta que não partilha dessa visão e resmunga.

Não me quero alongar muito mais e deixo aqui este meu testemunho.

Abraço

Sempre a subir! Avatar de Bernalve
    Registo
    05-07-2014

Predefinido

Onde noto que melhorei mais foi ao participar em Grandfondos com vontade de ir para lá ganir e não passear. Vi como os outros faziam, percebi as minhas dificuldades e a pouco e pouco fui melhorando. E ainda tenho muito que melhorar, na minha técnica, posição na bicicleta, conhecer ainda melhor o meu corpo, etc...

A pedalar desde... Avatar de rbrunomarques
    Registo
    13-07-2015

Predefinido

Sigo um lema se gosto de pedalar com "eles" e quero sentir-te bem sem sofrer muito..tenho de fazer por isso..isso implica treinar..se treino muito ou pouco ...não sei...só sei que faço alguma coisa para os acompanhar

Predefinido

Uma coisa muito importante Aqui e realmente o nunca "arrumar as botas para canto"

Como todos sabem Roma e pavia nao se fizeram num so dia...

E noto que muita gente Ao longo deste percurso comete um erro muito grave que e o de "arrumar as botas para canto Durante um certo ou determinado periodo"

Por varios motivos " uns porque mudaram de vida, outros porque tiveram Mais um filho, outros porque Quando comecaram com toda a forca era so Tesao de mijo e nao havia de facto aquela quimica com ciclismo, outros porque Quando comecaram era moda depois deixou de ser e agora que Esta a ser moda outra vez la voltaram de novo, outros porque tiveram Uma doenca ou Uma lesao qualquer, outros porque se divorciaram, outros porque e Natal, Mas a maior parte, e muitos PORQUE E INVERNO, etc...etc..."

"Outros porque ficaram traumatizados comigo depois de saberem da minha existencia, nomeadamente ca no forum!! Lololol etc...etc... (Este Aqui Brincadeira lol

Cada um com os seus motivos!!

O que todos Tem em comum?

Todos estao errados!!

Todos fazem mal!!

O ciclismo e um desporto muito complicado e de muito sacrificio e insistencia!! Costumo dizer que e um desporto de teimosos!! Tambem costumo dizer que ninguem nasce com cleats de ouro!! E para se ser bom no ciclismo requer muito sacrificio, determinacao, estabilidade emocional, Mas sobretudo, muita, Mas Muita, PAIXAO...

Evidentemente que ha Uma diferenca acentuada a nivel de Linha do tempo dentro dos exemplos de individuos que eu dei!!

Ou seja, o individuo que parou de pedalar Durante um Mes inteiro simplesmente porque e Natal ou cruzeiro nas caraibas com a familia, Esta sempre num patamar diferente daquele individuo que parou Durante 3 ou 5 anos porque o ciclismo de Estrada Ja nao e moda!! Ou do que parou o inverno inteiro porque nao Tem paixao suficiente ou do que acabou de se divorciar ou desempregado e decidiu adoptar um comportamento frustrante auto destrutivo e a paixao virou odio, etc... Ou do que sinto Mais Pena, o individuo que descobriu um cancer e Tem meses e anos de quimioterapia e recuperacao pela frente e mesmo Assim nunca se sabe...

Cada um Pelos seus motivos!!

O que e certo e que!! Tal Como os motivos e o tempo parado, todos pagamos proporcionalmente...

E esse e o maior desafio do ciclismo na minha opiniao!!

Desafio esse que se chama VIDA!!!

Nada nos parte, nada nos magoa, nada nos destroi a nao ser Uma coisa, essa coisa e tambem algo de muito belo e digno de ser apreciado que e a VIDA!!

So a vida nos para!!

E o desafio do ciclismo e este!!

Cada um Pelos seus motivos Mas e este desafio constante entre a nossa paixao pela modalidade e as dificuldades e Barreiras que encontramos ao longo da vida e ai sim!! Se ve!! A longo prazo, quem e realmente apaixonado pela modalidade, quem resiste o suficiente e quem se deixa abater!!

E e Como qualquer paixao!! E Uma paixao que deve ser lembrada, celebrada, acariciada, sempre!!!!

Senao morre!!!

Os individuos que andam Mais e muito!! Amadores ou nao!! Tem Esta perspectiva!! Esta atitude!! E depois o tempo faz o resto!!!

Aconteca o que acontecer!!! Nunca!!!mas nunca!! Deixem de pedalar!!!

Nao confundam!!! Um dia de descanso e Uma coisa!! Uma semana no maximo duas fora da bicicleta porque se Esta em ferias na Praia tambem!! "Desde que nao se repita muitas vezes Durante um ano".

Agora um Mes sem pedalar??? E outra!!! Isso NUNCA!!!

A paga e muito grande!!! 1 Mes Por ano parado!! Ao fim de 10 anos!! Equivale a um ano parado!!! E Isso e muito tempo!! Muito muito tempo!! A diferenca e abismal!!!

Quem Ja anda nisto ha muitos anos!! Sabe Bem quem Sao os que ca andam Por moda, tendencia e os ratos velhos!! Que Ja pedalavam ainda nao se via grupos na Estrada, Lobos solitarios sempre sozinhos, e faziam 20 30 40 e as vezes 60 kilometros, e nao se via um!! Um unico ciclista!! O resto? Estava Tudo a fazer surf!! Porque era moda!!

E o mesmo para o surf!! O mesmo para os surfistas se aplica Aqui!!!

Esses!! Que comecaram nao importa aonde, nem importa Quando Nessas condicoes!! E nunca pararam!! Por exemplo ha 10 anos!! Hoje? Sao os que Tem Mais tecnica, Mais experiencia!! E Sao os que andam Mais e melhor!!!

Evidentemente que o wawando apesar de nao ser ha 10 anos e um bom exemplo, e outros Como tal!! Nao importa Quando se comeca e os anos que se Tem!!

Mas sim a determinacao e caminho percorrido desde o dia em que se comeca ate Ao dia de hoje!! Que realmente conta!!

Nao sao anos de ciclismo!!!

Mas sim ciclismo nos anos!!!

Um Bem Haja a todos vos, espero que sirva de motivacao seja qual for o motivo a quem estiver parado no momento!!!

Pedalo ha Mais de 15 anos, sempre com espirito competitivo, sempre a querer Mais e melhor de mim!! Na saude, na doenca e as vezes em muita dificuldade!! Mas nunca Parei!! E muitas vezes encontro alguns Como eu!!! E Digo ca para mim: Olha este artista!!! Aos anos!!! Aos anos que faz Isto!! Ainda a sociedade e comunidade nos via Como Ailiens!! Ainda os do Btt nos chamavam de lado negro, e de mineiros!! Antes de se juntarem a nos!!

RESPECT!!!!

Tenha ele 20 ou 80 anos.., o meu respeito e igual!! Porque nao e anos e ciclismo!! E ciclismo nos anos!!!

Eu so deixarei de pedalar se morrer ou ficar paralitico!! Mas Se A ultima acontecer!! Podem querer meus amigos!! Pedalarei com os bracos!!!

Que Deus vos abencoe a todos!!

Grande abraco...

Sempre a subir! Avatar de MigC77
    Registo
    23-10-2015
    Local
    Lisboa

Predefinido

Já tinha ideia de partilhar este video aqui no fórum desde que o vi… mas por um motivo ou por outro foi passando.

Depois de ler as palavras do Pedro acho que faz sentido.

Aqui vai… para mim um exemplo de superação e uma fonte de inspiração

Abraço

Predefinido

Citação Post Original de MigC77 Ver Post
    Já tinha ideia de partilhar este video aqui no fórum desde que o vi… mas por um motivo ou por outro foi passando.

Depois de ler as palavras do Pedro acho que faz sentido.

Aqui vai… para mim um exemplo de superação e uma fonte de inspiração

Abraço
    Sem duvida!!!

O Mais provavel e Ja teres visto este que vou colocar Aqui, sendo o meu preferido!!

Nao sei se Ja viste? Mas e digno de se ver!!

30 minutos de emocao!! Nao sou muito de chorar!! Mas Quando acabei de o ver pela primeira vez!! Confesso que larguei Uma lagrima ou duas!!

https://m.youtube.com/watch?v=6JtVFGC0Zf0

Grande abraco...

A pedalar desde... Avatar de rbrunomarques
    Registo
    13-07-2015

Predefinido

Citação Post Original de albertosemcontador Ver Post
    Uma coisa muito importante Aqui e realmente o nunca "arrumar as botas para canto"

Como todos sabem Roma e pavia nao se fizeram num so dia...

E noto que muita gente Ao longo deste percurso comete um erro muito grave que e o de "arrumar as botas para canto Durante um certo ou determinado periodo"

Por varios motivos " uns porque mudaram de vida, outros porque tiveram Mais um filho, outros porque Quando comecaram com toda a forca era so Tesao de mijo e nao havia de facto aquela quimica com ciclismo, outros porque Quando comecaram era moda depois deixou de ser e agora que Esta a ser moda outra vez la voltaram de novo, outros porque tiveram Uma doenca ou Uma lesao qualquer, outros porque se divorciaram, outros porque e Natal, Mas a maior parte, e muitos PORQUE E INVERNO, etc...etc..."

"Outros porque ficaram traumatizados comigo depois de saberem da minha existencia, nomeadamente ca no forum!! Lololol etc...etc... (Este Aqui Brincadeira lol

Cada um com os seus motivos!!

O que todos Tem em comum?

Todos estao errados!!

Todos fazem mal!!

O ciclismo e um desporto muito complicado e de muito sacrificio e insistencia!! Costumo dizer que e um desporto de teimosos!! Tambem costumo dizer que ninguem nasce com cleats de ouro!! E para se ser bom no ciclismo requer muito sacrificio, determinacao, estabilidade emocional, Mas sobretudo, muita, Mas Muita, PAIXAO...

Evidentemente que ha Uma diferenca acentuada a nivel de Linha do tempo dentro dos exemplos de individuos que eu dei!!

Ou seja, o individuo que parou de pedalar Durante um Mes inteiro simplesmente porque e Natal ou cruzeiro nas caraibas com a familia, Esta sempre num patamar diferente daquele individuo que parou Durante 3 ou 5 anos porque o ciclismo de Estrada Ja nao e moda!! Ou do que parou o inverno inteiro porque nao Tem paixao suficiente ou do que acabou de se divorciar ou desempregado e decidiu adoptar um comportamento frustrante auto destrutivo e a paixao virou odio, etc... Ou do que sinto Mais Pena, o individuo que descobriu um cancer e Tem meses e anos de quimioterapia e recuperacao pela frente e mesmo Assim nunca se sabe...

Cada um Pelos seus motivos!!

O que e certo e que!! Tal Como os motivos e o tempo parado, todos pagamos proporcionalmente...

E esse e o maior desafio do ciclismo na minha opiniao!!

Desafio esse que se chama VIDA!!!

Nada nos parte, nada nos magoa, nada nos destroi a nao ser Uma coisa, essa coisa e tambem algo de muito belo e digno de ser apreciado que e a VIDA!!

So a vida nos para!!

E o desafio do ciclismo e este!!

Cada um Pelos seus motivos Mas e este desafio constante entre a nossa paixao pela modalidade e as dificuldades e Barreiras que encontramos ao longo da vida e ai sim!! Se ve!! A longo prazo, quem e realmente apaixonado pela modalidade, quem resiste o suficiente e quem se deixa abater!!

E e Como qualquer paixao!! E Uma paixao que deve ser lembrada, celebrada, acariciada, sempre!!!!

Senao morre!!!

Os individuos que andam Mais e muito!! Amadores ou nao!! Tem Esta perspectiva!! Esta atitude!! E depois o tempo faz o resto!!!

Aconteca o que acontecer!!! Nunca!!!mas nunca!! Deixem de pedalar!!!

Nao confundam!!! Um dia de descanso e Uma coisa!! Uma semana no maximo duas fora da bicicleta porque se Esta em ferias na Praia tambem!! "Desde que nao se repita muitas vezes Durante um ano".

Agora um Mes sem pedalar??? E outra!!! Isso NUNCA!!!

A paga e muito grande!!! 1 Mes Por ano parado!! Ao fim de 10 anos!! Equivale a um ano parado!!! E Isso e muito tempo!! Muito muito tempo!! A diferenca e abismal!!!

Quem Ja anda nisto ha muitos anos!! Sabe Bem quem Sao os que ca andam Por moda, tendencia e os ratos velhos!! Que Ja pedalavam ainda nao se via grupos na Estrada, Lobos solitarios sempre sozinhos, e faziam 20 30 40 e as vezes 60 kilometros, e nao se via um!! Um unico ciclista!! O resto? Estava Tudo a fazer surf!! Porque era moda!!

E o mesmo para o surf!! O mesmo para os surfistas se aplica Aqui!!!

Esses!! Que comecaram nao importa aonde, nem importa Quando Nessas condicoes!! E nunca pararam!! Por exemplo ha 10 anos!! Hoje? Sao os que Tem Mais tecnica, Mais experiencia!! E Sao os que andam Mais e melhor!!!

Evidentemente que o wawando apesar de nao ser ha 10 anos e um bom exemplo, e outros Como tal!! Nao importa Quando se comeca e os anos que se Tem!!

Mas sim a determinacao e caminho percorrido desde o dia em que se comeca ate Ao dia de hoje!! Que realmente conta!!

Nao sao anos de ciclismo!!!

Mas sim ciclismo nos anos!!!

Um Bem Haja a todos vos, espero que sirva de motivacao seja qual for o motivo a quem estiver parado no momento!!!

Pedalo ha Mais de 15 anos, sempre com espirito competitivo, sempre a querer Mais e melhor de mim!! Na saude, na doenca e as vezes em muita dificuldade!! Mas nunca Parei!! E muitas vezes encontro alguns Como eu!!! E Digo ca para mim: Olha este artista!!! Aos anos!!! Aos anos que faz Isto!! Ainda a sociedade e comunidade nos via Como Ailiens!! Ainda os do Btt nos chamavam de lado negro, e de mineiros!! Antes de se juntarem a nos!!

RESPECT!!!!

Tenha ele 20 ou 80 anos.., o meu respeito e igual!! Porque nao e anos e ciclismo!! E ciclismo nos anos!!!

Eu so deixarei de pedalar se morrer ou ficar paralitico!! Mas Se A ultima acontecer!! Podem querer meus amigos!! Pedalarei com os bracos!!!

Que Deus vos abencoe a todos!!

Grande abraco...
    Parabéns Alberto grande texto quer em comprimento como em sentido de motivação
    Concordo totalmente contigo.
    Neste momento que já levo 10 anos de pedal ( btt e mais recentemente estrada) só posso dizer quero continuar a ter a mesma vonatde de pedalar como tenho tido até hoje.

Sempre a subir! Avatar de Wawando
    Registo
    16-12-2012
    Local
    Malveira da Serra

Predefinido

Mt bons posts!
    E já agora sobre sofrimento, acho que ainda n lá cheguei... é sempre a curtir, apesar de custar mas se n custasse n tinha piada!
    Joaquim Agostinho foi uma vez questionado, durante o Tour, sobre a dureza de subir o Ventoux "Duro o Ventoux? Duro é ir à guerra e ver os teus camaradas morrer". Tudo é relativo! Qd sofrer > prazer, venha o proximo hobbie! Claro que ja me custou muito, lembro-me bem qd depois de parar o tal mês que o Alberto fala fui fazer o granfondo da serra da estrela... auuuuuuuuu mas feitas as contas o saldo é mais que positivo!!!
    Abraço e venha o fds!!!

Moderador Avatar de RTC
    Registo
    14-01-2009
    Local
    Caldas da Rainha

Predefinido

Carrega Filipe!!!
    Trek Madone 5.9
    On-One Dirty Disco [Gravel Bike]

STRAVA

Sempre a subir! Avatar de lgass
    Registo
    06-08-2015
    Local
    Lisboa

Predefinido

vou falar aqui de algo que aprendi recentemente... e que acho que vai ser muito importante para a minha evolução. não muda nos treinos, nem muda no empenho, mas muda na cabeça e creio que ajuda à nossa longevidade no hobby: o foco!

nós temos objetivos. podemos e devemos tê-los. ganhar provas, ficar num top 10, acabar nos primeiros 35% dos participantes (eu estou por aqui) ou simplesmente acabar. mas e o foco qual deve ser?

eu aprendi, e não foi fácil (juro que passei noites sem dormir a pensar nisto), que o melhor é focar no método e no sistema (no processo se quiserem) e não no objetivo.
    se focarmos no objetivo (e vamos imaginar que é ficar no top 10) podemos ter um furo, uma queda, um azar que nos estrague o dia e a prova. e se pensarmos bem, não é preciso nada de muito grave para que tal aconteça.
    agora se em vez de olharmos para os outros que estão a andar muita bem, trabalharmos para garantir que hoje estamos a andar melhor que ontem, temos um processo de melhoria contínua, que nos pode permitir melhorias constantes. e isto é aquilo que um dia nos pode levar aos maiores objetivos. mas o foco, e a nossa avaliação deve ser feita no processo, não nas provas.

Regras