Pág 5 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 34567 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 41 a 50 de 93

Tópico: Para a malta que não gosta de parar nos vermelhos

Sempre a subir! Avatar de Rapido
    Registo
    24-05-2015

Predefinido

Só uma nota sobre o que o Paulofski.

"Os danos cerebrais mais registados são predominantemente devidos à lesão rotacional da cabeça." Alguém aqui acompanha a F1?! Há uns que os pilotos utilizam uns apoios no pescoço mas tal solução nunca foi adoptada para o motoGp por exemplo. Ainda assim não tenho dúvida que é uma mais valia de segurança. Até posso sofrer danos graves na mesma ou mesmo morrer mas nunca poderão dizer que foi porque não levei capacete.

E claro que há muito mais a fazer do que a obrigatoriedade de utilização de capacete MAS....que diria a maioria das pessoas se tivessem todos de utilizar um colete reflector? circular em contra mão ou no passeio, montado na bicicleta? Ou parar em todos os vermelhos?!...enfim, como sempre disse, os condutores têm de melhorar mas os ciclistas também têm de o fazer.

Sempre a subir! Avatar de Carolina
    Registo
    21-10-2013

Predefinido

também encontrei este artigo: http://ipa.org.au/publications/2019/...t-law-disaster

realmente parece que a obrigatoriedade acaba por ter mais efeitos negativos do que positivos. isto leva-me a repensar sobre o assunto.

Sempre a subir! Avatar de mariosimas
    Registo
    11-03-2012
    Local
    Cacém

Predefinido

mas o problema é o uso do capacete ou das pessoas que o usam ?

Sempre a subir! Avatar de Bernalve
    Registo
    05-07-2014

Predefinido

Citação Post Original de mariosimas Ver Post
    mas o problema é o uso do capacete ou das pessoas que o usam ?
    Nem um nem outro. É o uso obrigatório.

Sempre a subir! Avatar de mariosimas
    Registo
    11-03-2012
    Local
    Cacém

Predefinido

obrigado pelo esclarecimento .

Discussão filosófica portanto.

Já se equilibra aos poucos Avatar de fernandes_85
    Registo
    06-09-2012

Predefinido

Ainda no outro dia comentei este assunto no FB do David Rosa, que também é um grande apologista do uso do capacete.

A minha opinião tentando ser sintético é a seguinte:
    1. Utilizo o capacete diariamente e acho muito importante que todos o utilizem, mas...
    2. A discussão da OBRIGATORIEDADE do uso de capacete vem agora na sequência do Plano Nacional de Segurança Rodoviária (PNSR) 2020 que está em discussão, destinado a melhorar a segurança de TODOS os utilizadores da rodovias. Lembro que Portugal é dos países da Europa, embora tenha melhorado nos últimos anos, onde mais se morre e fica gravemente ferido na estrada (peões, ciclistas incluidos).
    3. Acho lamentável que estando o País a discutir medidas para a segurança rodoviária como um todo, a prioridade seja a obrigatoriedade do uso do capacete para ciclistas. Isto simplesmente é mandar areia para os olhos, promovido pelo lobby dos carros e afins.
    4. O grande problema e o que deveria ser atacado pelo PNSR é a velocidade excessiva dos automóveis em meio urbano. Isto sim, está provado em todo o mundo, é a maior causa de acidentes e graves consequências destes quer para automobilistas ou utentes vulneráveis.
    5. o que fazer concretamente?? nao inventar nada, simplesmente imitar as boas praticas dos países mais desenvolvidos...
    6. Além de que 80%-90% dos ciclistas (não tenho dados, é uma convicção minha daquilo que vejo) utiliza capacete. Pelo que na verdade, esta obrigatoriedade na Lei e sua ampla difusão na opinião publica não produz nennhum efeito prático.
    7. Fico desapontado como os nossos mais distintos e mediaticos ciclistas, que em vez que promoverem e fazerem força por medidas agora que o PNSR esta em discussão, andam a defender a obrigatoriedade do capacete (para isso já temos muitos automobilistas).
    8. Temos ex-ciclistas a fazer crowfundings (com enorme sucesso) para ir a provas, temos 9 ou 10 granfondos por ano a 25/30 € cada, temos bikes de milhares de euros, mas fazermos alguma pela nossa segurança enquanto comunidade zero. O que fazemos é o pessoal da "licra" discutir com os "ciclistas urbanos" e vice-versa...

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Já se equilibra aos poucos Avatar de Paulofski
    Registo
    03-06-2016
    Local
    Porto

Predefinido

um “ganda like” no teu comentário fernandes_85

Nisto das obrigações a que os ciclistas estão sujeitos, lembro o caso paradigmático das ciclovias. Certamente estarão lembrados que até à revisão do Código de Estrada, Jan/2014, o ciclista estava obrigado a circular nas ciclovias, caso estas existissem. Contudo, é preciso reconhecer a pouca infraestrutura ciclável existente em Portugal, a qual nem sempre é adequada a uma utilização massiva, intensiva, com segurança. Em muitas das nossas cidades as pistas especialmente destinadas a bicicletas são soluções de remedeio, têm erros de concepção de tráfego, estão muitas vezes no meio de passeios e nem sequer estão acessíveis à face da estrada. Obviamente, esta obrigação não fazia sentido e não era acatada pela maioria dos ciclistas.

Tendo isso em mente, o legislador alterou a redacção do CE, permitindo ao ciclista escolher entre a ciclovia e a estrada:

Art. 78.º, n.º 1: Quando existam pistas especialmente destinadas a animais ou veículos de certas espécies, o trânsito destes deve fazer-se preferencialmente por aquelas pistas.

O capacete é visto pela massa crítica velocipedista com desconfiança: há os que advogam o seu uso e outros que consideram desnecessário e até perigoso, por proporcionar um sentimento de protecção artificial quer ao próprio ciclista, quer aos outros utentes da via. A não obrigatoriedade do uso de capacete serve como estímulo à utilização da bicicleta, tendo um efeito prático importante: quantos mais ciclistas houver na estrada, mais calmo será o trânsito automóvel e, por conseguinte, mais seguro será.

Pela lei, o uso de capacete, devidamente ajustado e apertado, é apenas obrigatório para crianças até aos 10 anos e aos condutores e passageiros de velocípedes com motor eléctrico: trotinetas, veículos autoequilibrados e automotores, vulgo Segways, ou de outros meios de circulação análogos.

Sempre a subir! Avatar de Skyforger
    Registo
    26-12-2013

Predefinido

Sem querer entrar em demasiadas dissertações sobre isto, até porque o essencial sobre as várias formas de encarar a questão já foi dito, acho que o primeiro grande problema começa na dificuldade em definirmos o que é um ciclista. É o gajo equipado à Tour de France e esgalhar numa qualquer estrada? É o Bttista? É o gajo treina para competições? É o ciclista urbano? São os putos que andam de bicicleta? É qualquer pessoa que ande de bicicleta? Para mim sim, a partir do momento em que nos deslocamos em cima de uma bicicleta somos ciclistas. Ora então, se vamos obrigar TODOS os ciclistas a usar capacete, então vamos obrigar desde os David Rosa's e os Gamito's desta vida da mesma forma que vamos obrigar a ti Maria e o Sr. Manel que usam a bicicleta para percorrer 1 km para ir ao café, à horta ou à casa da vizinha lá na aldeia. São todos ciclistas, certo? E faz sentido obrigar todos os ciclistas a usar um capacete? Não! O uso ou não do capacete deve ser, e em primeira instância, uma questão de consciência cívica, de consciência pessoal, de opção, de noção dos riscos para si e para os outros. Nunca uma obrigatoriedade! Acredito mais na educação e na consciencialização. Só depois na obrigação e na imposição.

Sempre a subir! Avatar de fcsaimon
    Registo
    25-05-2015

Predefinido

@Fernandes85 já está tudo inventado, ou quase... parabéns por pôr os pontos nos is.

Pessoas com 92 que sempre pedalaram na sua pasteleira com 35kg, com 67 anos que vão a farmácia ou à missa toca a usar capacete. O mundo fica mais seguro...

Sempre a subir! Avatar de MigC77
    Registo
    23-10-2015
    Local
    Lisboa

Predefinido

Todos os que estamos aqui a escrever usamos capacete no dia a dia mas alguns estão contra a obrigatoriedade do uso…

Sinceramente muitos vem esta questão desde um prisma muito estranho… quando vejo afirmações que dão a entender que é o lobby dos automobilistas que está por detrás da obrigatoriedade do capacete e afins… acho que alguns devem andar nesta vida a ver passar os carros eléctricos! Qual é o racional? Assim os automobilistas já podem atropelar um ciclista mais à vontade porque com um capacete pode ser que não fique tão mal????

Meus caros o capacete é um dispositivo de protecção pessoal. Mais nada do que isso. Não é o mundo que fica mais seguro. É quem o usa que fica mais protegido e não vale a pena andar a fazer mais telenovelas à volta disto. O estado quando toma esta decisão toma-a baseado no impacto que o uso (ou não) do capacete tem na saúde pública. Baseado em relatórios e estatísticas de sinistros envolvendo velocípedes. Toma-a também de forma interessada e calculista. Se se minimizarem os custos em despesas hospitalares e pensões por invalidez melhor para o estado.

@fernandes_85 relê lá os teus pontos… contradizes-te a ti próprio e matas toda a tua argumentação com o que afirmas no ponto 6… No fundo achas que na prática a enorme maioria usa e a lei não muda nada… se é assim qual é o problema?

Ricardo, Filipe, espero que nenhum de vocês nunca tenha um acidente de bicicleta… Eu já tive alguns que podiam ter sido bem sérios se não fosse um anjo da guarda que devo ter a olhar por mim. Se fosse gato diria que algumas das 7 vidas já tinham ido ao ar… Quando estás numa ala de ortopedia dum hospital ou num centro de reabilitação e fisioterapia, contactas com muita gente que teve acidentes e partilham a sua história. E nessa altura percebes que às vezes nesses trajectos insignificantes e “sem risco” também acontecem grandes azares… Lembro-me da história dum tipo de 20 anos que quando tinha 16 teve uma queda numa scooter quando ia a passar a 20km/h ou nem tanto pelo café da terriola e cumprimentou com um aceno uns amigos. Caiu e desde então tinham passado 4 anos e não sei quantas operações ao joelho duma das pernas. A perna dele era um filme de terror de tantas cicatrizes. Não conseguia andar sem ser com uma muleta. Logicamente o capacete não teria evitado isto, mas se em vez de ser o joelho tivesse sido a cabeça? Se calhar sem capacete nunca teria podido contar a história do acidente a ninguém…

O que é que é tão incomodativo na obrigatoriedade do uso do capacete? É isto que eu gostava de perceber??? É uma questão estética??? Também vos incomoda a obrigatoriedade de andar com um cartão de identificação? de usar o cinto de segurança? entre outras tantas obrigações que existem… O cinto de segurança também me amarrota a roupa e não é por isso que não o uso! Por essa ordem de ideias e uma vez que se trata duma questão de protecção pessoal também se deveria deixar ao critério de cada um o uso ou não do cinto de segurança num carro ou o uso do capacete num motociclo… etc…

Regras