Pág 7 de 8 PrimeiroPrimeiro ... 5678 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 61 a 70 de 77

Tópico: Para a malta que não gosta de parar nos vermelhos

Sempre a subir! Avatar de MigC77
    Registo
    23-10-2015
    Local
    Lisboa

Predefinido

Vou acrescentar mais uma coisa a esta discussão…

A existência duma lei que obrigue ao uso do capacete não me incomoda porque para mim, de acordo com as “minhas regras”, o uso do capacete é obrigatório. Esse é o código que eu sigo e é aquilo que cá em casa se segue, desde os mais pequenos até aos mais velhos. Nem poderia ser de outra maneira. Uso o capacete porque acredito que me oferece mais protecção numa grande panóplia de situações e pode evitar determinadas lesões. Mas obviamente não faz milagres.

Como tal não seria coerente e nem lógico da minha parte opor-me a uma lei que vai ao encontro daquilo que eu sigo numa óptica de protecção da minha integridade física.

E é precisamente por esse motivo que muito me surpreende ler que pessoas que também usam o capacete sempre que andam de bicicleta se oponham a essa lei. Se realmente vocês acreditam que o capacete é um “adereço quase inútil” porque é que o usam? Digo inútil porque pelo que li nos vários artigos e posts quando se anda devagar não faz sentido usar e se se andar mais depressa ou se for abalroado por um carro deixa de proteger convenientemente.

Se querem realmente ser coerentes com aquilo que defendem e consideram que o capacete é um acessório inútil comecem vocês por “dar o exemplo”! Deixem de usar capacete! Aliás acho que isso até é capaz de incentivar muita gente a pegar na bicicleta… Sim porque se como foi dito aqui e passo a citar:

Citação Post Original de fernandes_85 Ver Post
    6. Além de que 80%-90% dos ciclistas (não tenho dados, é uma convicção minha daquilo que vejo) utiliza capacete. Pelo que na verdade, esta obrigatoriedade na Lei e sua ampla difusão na opinião publica não produz nennhum efeito prático.
    Então muita gente menos informada é capaz de acreditar que o uso é obrigatório e por isso não anda de bicicleta. Acho que todos aqueles que acreditam que o uso do capacete é algo opcional e inútil deviam deixar de usar porque não estão a ser coerentes com o que defendem e ao mesmo tempo com essa atitude incentivar mais pessoas a andar de bicicleta tornando as estradas e ruas muito mais seguras para todos os ciclistas.

Em relação ao artigo de 2013 em que citam o Pedro Delgado a fazer campanha com o PSOE contra o uso do capacete… “Surpreendeu-me” vê-lo de capacete na fotografia dum artigo de 2016 mas depois li o texto e percebi que afinal mudou de ideias http://www.heraldo.es/noticias/depor...6-1101034.html

@Bernalve, por muito bom seja que seja “de uma maneira natural e espontânea” anda sempre protegido meu amigo

Sempre a subir! Avatar de Wawando
    Registo
    16-12-2012
    Local
    Malveira da Serra

Predefinido

Capacete e preservativo: mais vale prevenir do que remediar!!!

Sempre a subir! Avatar de GMQ
    Registo
    24-03-2014
    Local
    Olhão

Predefinido

O ser humano em regra quando confrontado com a obrigatoriedade legal tende a ter reações deste genero pelo que não me espanta. Parece que a obrigação legal fere o livre arbítrio de cada um. É tipo : "Eu até uso e reconheço as vantagens dessa utilização, mas não me obriguem." ou "Cada deve ter a possibilidade de escolher como quer ir desta para melhor".

Já se equilibra aos poucos Avatar de Paulofski
    Registo
    03-06-2016
    Local
    Porto

Predefinido

Mário Cipollini tornou-se ainda mais polémico, ao responder desta forma às criticas nas redes sociais por ser visto frequentemente a pedalar sem capacete.

Capacete obrigatório, sim, ou não? Eis um excelente e concludente artigo no Projetopedal.com com o qual concordo completamente, aqui: https://oprojetopedal.wordpress.com/...nao/#like-6147

Repito, quero ser poupado à necessidade de outros tomarem a decisão por mim, se coloco capacete ou não. Eu tendo a favorecer a liberdade pessoal, sempre que possível.

Já se equilibra aos poucos Avatar de fernandes_85
    Registo
    06-09-2012

Predefinido

MigC77,

Penso que a minha posição acerca deste assunto é clara e não contraditória, acho que o uso do capacete é aconselhável/recomendável, mas não deve ser obrigatória, muito menos enquanto medida inserida no âmbito do PNSR2020, não percebo onde há a contradição.

http://expresso.sapo.pt/sociedade/20...-semana-do-ano

O cerne da questão e o assunto que o PNSR 2020 deve atacar é o facto de Portugal ser dos países dito civilizados onde mais se morre e fica ferido na estrada. Dizer-se que isto se ajuda a resolver com a obrigatoriedade do capacete nos ciclistas é para mim pura demagogia.

Da minha parte uso capacete, tenho seguro e páro nos vermelhos e uso luzes pareço uma arvore de natal. Se quiserem também posso meter uma chapinha com uma matricula. Posso pagar também IUC, mas vejam lá o preço pq tenho uma mota 125cc e pago 5€/ano.
    Se alguém intelectualmente honesto me dizer que fazendo isto tudo Portugal vai aumentar os seus indices de segurança rodoviária, avanço já amanha!!!

Sempre a subir! Avatar de MigC77
    Registo
    23-10-2015
    Local
    Lisboa

Predefinido

@fernandes_85, ambos concordamos que não é o capacete que vai aumentar os índices de segurança rodoviária assim como concordamos que o capacete quanto muito aumenta o índice de protecção da integridade física do ciclista em caso de acidente. Apenas isso.

Acho que também ninguém está a vender o uso do capacete como a solução milagreira que vai melhorar os índices de segurança rodoviária em Portugal. É mais uma medida que imagino esteja inserida no meio de muitas outras. Sou sincero não tive tempo nem me dei ao trabalho de ler o que está a ser alvo de avaliação no PNSR2020.

@paulofski, comentando o conteúdo do artigo que partilhaste, num mundo ideal não seriam necessárias leis que punissem determinados actos porque se todos os pais cumprissem com o seu dever e transmitissem os valores morais correctos aos seus filhos e assim sucessivamente de geração em geração, a sociedade não precisaria de instaurar obrigações e proibições. Mas esse é um mundo ideal que está muito longe da realidade.

A realidade é que todos os anos morre muita gente na estrada devido ao excesso de velocidade e no entanto existem regras que impõem limites. Morre muita gente na estrada devido ao consumo excessivo de álcool apesar de existirem leis que penalizam essa conduta. Etc… Podes-me dizer que isso são exemplos de que as regras e as leis não funcionam porque apesar de existirem o comportamento das pessoas continua a ser irresponsável e que isso não se corrige com leis. E eu estou de acordo com isso! Não é apenas com leis que se impedem ou melhoram determinadas condutas. Mas nem quero imaginar o que seria se as regras e leis não existissem… Se imperasse o livre arbítrio e não houvesse regras e leis que dissuadissem determinados comportamentos.

Agora sendo pragmático, uma vez que estamos a falar de adultos, pergunto-te: a curto prazo de que outra forma é que queres dissuadir as pessoas de agir de forma moralmente reprovável? Isto é pergunta retórica porque não é minha intenção desencadear esta discussão Tinha-mos aqui pano para mangas!

Abraço

Sempre a subir! Avatar de Carolina
    Registo
    21-10-2013

Predefinido

pensei que já tinha visto de tudo, mas ontem apanhei um tipo a andar de bicicleta no IC19... há gente que não tem mesmo noção

Mestre do Pedal Avatar de Ganfas
    Registo
    09-06-2016

Predefinido

Bicicleta nunca vi, mas já vi malta a correr, mas correr mesmo treinar, dado que estavam equipados para isso.

Predefinido

Citação Post Original de Carolina Ver Post
    pensei que já tinha visto de tudo, mas ontem apanhei um tipo a andar de bicicleta no IC19... há gente que não tem mesmo noção
    E ia a que velocidade?

Sempre a subir! Avatar de pratoni
    Registo
    20-01-2009

Predefinido

Olha que há zonas onde a berma até é grande e deve dar bem para andar...

Regras