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Tópico: [Diário de Treino] Primeira Época

  1. #61
    Já se equilibra aos poucos Avatar de SCRReis
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    Estás a evoluir muito bem Reis... o problema foi da nata e do café É pouco para ti. Pelo que percebi és uma pessoa grande e isso implica grandes consumos energéticos Pelo menos até afinares a máquina ela vai pedir muito combustível. Nas voltas come. Se queres brincar com o organismo para ser mais económico no futuro faz isso em casa que é mais seguro. Exemplo. Chegas de uma volta, ou treino de rolo 1, 2 horas e não comas hidratos de absorção rápida. Com a excepção se precisares de estar bem no dia a seguir para outro treino de 3, 4 horas aí não facilites e alimenta-te bem.

    1 café e 1 pastel não chega. Nessa volta, por exemplo, comi 1 bananas, um micro sumo 100% fruta para bebés (deram-me no natal ), 1 pastel de nata e o café.
    Obrigado Pacheco,

    Eu continuo a achar que foram o peso dos 0,50€ do troco do café/pastel.
    Mas sim para a proxima vou tentar ter mais atenção ao que levo para comer e quando como.

    Cumps,

  2. #62
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    ...(pelo menos a nível de peso perdi 2 kg desde o inicio deste plano).
    ...
    noto que ao final de 1:30h, mais coisa menos coisa, perco bastante rendimento, o corpo/pernas começa a não responder como eu pretendo e a velocidade media da volta cai substancialmente (tipo 3 ou 4km\h).
    come mais e tens de aprender a gerir melhor as tuas energias quando andas em grupo.

    quando ando com a malta aqui do fórum, 50% do tempo estou sozinha precisamente porque sei que não tenho capacidade para ir ao ritmo deles.

  3. #63
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    Sobre os tempos de consumo há muito por onde procurar. A regra é comer e beber antes da fome e sede chegarem. Eu costumo comer ao fim de 50 a 60 minutos de treino, mas depende da sua duração, se estiver numa volta de 1h30 a não ser que esteja nas lonas não vou ingerir nada. Agora precisas de ter presente a alimentação pré volta. Por vezes a reposição das tuas reservas de glicogeneo fazem-se no dia anterior com as ditas pasta partys. O pequeno almoço se fores imediatamente antes da volta também é importante, mas aqui tens que ver que não deves comer e de seguida sair para a volta. Para além disso tens que ingerir coisas que não te vão provocar má digestão nessa volta. Mas fico-me por aqui.

  4. #64
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    Desculpa Zorza mas isso não tem nada a ver. Não podes ver as coisas dessa maneira. Ele teria o mesmo resultado se andasse as mesmas 3 horas a uma baixa intensidade. Julgo que leste o carmichael e ele é claro sobre isso. O que aconteceu foi má alimentação aliada a uma preparação ainda recente. Andou sempre no redline quando se apercebeu tinha o homem da marreta a bater-lhe à porta.
    Mais ou menos.. Se ele andou uma hora perto ou acima do FTP, estourou na certa (até por definição de FTP).. Mas, se andar abaixo uns 20 a 30%, poderia ter conseguido rolar as 3 horas a um ritmo melhorzito..
    Acho que foi ( e concordo contigo GMQ) uma conjugação de fatores:
    1) volta maior do que habitual
    2) má alimentação
    3) sempre no limite
    4) resto do pessoal com mais ritmo e "saber"

    Zorza

  5. #65
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    Aqui fica a dita volta

    https://www.strava.com/activities/825399479

    Se forem ao "flyby" conseguem ver que foi mesmo no fim da subida que fui descarregado, e acho que mesmo que o resto do percurso fosse sempre a descer, nunca mais os apanhava

  6. #66
    Sempre a subir! Avatar de sickflick
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    SCRReis , Não percebo nada disto mas tenta andar mais vezes na roda não vás tanto a frente evitando assim os elementos o desgaste vai sendo menor para as tuas pernas. Barritas jumbo lidl aldi continente etc etc frutos secos tamaras e afins, leva na jersey e vai "picando" - comendo de hora á hora e não apenas quando chegas ao café / bolo.

  7. #67
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    Boas pessoal,

    Confirma-se, hoje tive atenção a comida/bebida e tentei controlar o timing para ingerir comida/bebida. As sensações foram boas, foi uma diferença do dia para noite. Cheguei ao final da volta e se fosse preciso ainda conseguia fazer mais alguns kms (Na ultima volta só pensava em chegar a casa).

    Não fazia ideia que a diferença entre boa e má alimentação no treino tivesse tanta diferença na performance. Já tinha lido que era muito importante, mas as vezes é preciso comprovarmos nós mesmos.

    Aqui fica a volta "sempre a ganir que nem um porco atrás das máquinas":
    https://www.strava.com/activities/832728498

    O resto da semana correu bem e consegui completar todos os treinos que tinha planeado.

    Cumps,

  8. #68
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    Pessoal vou fazer um update a minha duas ultimas semanas.

    Este fim-de-semana fiz a minha primeira prova de btt. Meia Maratona de Sepins (Rota dos Besouros 30km). Eu e a minha scott spark 960(14kg ) lá ganhamos coragem e aventuramo-nos no meio da lama. Decidi participar nesta prova porque foi a minha 8ª semana e treino e é onde supostamente estou no meu pico de forma (mas já lá vamos).

    Vou contar mais ou menos como correu a prova. Esta prova tinha 20km rolantes(estradão), 7km sobe e desce(single-tracks na sua maioria), 3km finais em estrada. Os primeiros 20km correram +/- bem, ritmo de prova é uma coisa alucinante, o pessoal para ganhar uns lugares faz coisas malucas que podem correr bastante mal. Assim com a minha falta de experiência resguardei-me um bocado mais e deixei os "tubarões" irem embora. Quando cheguei as subidas sentia-me com força e então nas duas primeiras subidas foi sempre a passar malta, até que encontrei um grupo que andavam mais ou menos o mesmo que eu e colei-me a eles. Este grupo tinha pessoal que rolava e descia muito bem, mas depois nas subidas eu passava-os. Até acabou por ser mais ou menos bom pq tentava seguir as linhas deles nas descidas e depois eles deixavam-me passar nas subidas. Quando chegamos ao alcatrão a coisa já foi diferente, descarreguei a malta toda nos primeiros metros (sabe bem descarregar malta, sentimo-nos fortes e com mais confiança). Depois de ter descarregado a malta toda, falhei uma cortada e segui em frente e foi um habitante local que me disse que ia enganado e que já devia ter cortado. Voltei para trás mais ou menos 200 metros, e o grupo onde ia já tinha passado. Apanhei-os e descarreguei-os novamente na recta da meta, mas na chegada segui pela estrada e era para cortar a esquerda para ir picar o ponto. Pronto a malta passou por mim novamente.

    Gostei da experiência, mesmo sendo uma prova com muita lama. A minha área de conforto é mesmo a estrada, as próprias pernas respondem melhor ao esforço se for em piso regular. Acabei em 21ª posição a 15 minutos do primeiro. Senão fossem os enganos tinha tinha ficado garantidamente na 18ª posição e a 17ª,16ª,15ª, pelo tempo que fizeram, senão fosse o primeiro engano acho que os apanhava e depois no sprint final logo se via.

    Relativamente ao plano de treinos, a semana que passou foi a minha 8ª semana. Mas não consegui terminar nenhum treino como manda o plano, não sei se é cansaço mental ou físico, mas a ultima serie foi sempre para esquecer (isto também não me deixou muito confiante para a prova). Acho que vou entrar já esta semana no descanso, e descanso por 2 ou 3 semanas.

    Durante este período o que aconselham a fazer? Só voltas leves em ritmo de passeio? Treino de core? Corrida?
    Que costumam vocês fazer nas vossas semanas de descanso?

    Cumps,

  9. #69
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    o que queres dizer com não conseguir terminar nenhum treino? dá-me um exemplo sff.

    muitas vezes as últimas séries custam, mas dá para fazer. vai doer? vai... muito! então se for no turbo trainer... upa upa!

  10. #70
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    o que queres dizer com não conseguir terminar nenhum treino? dá-me um exemplo sff.

    muitas vezes as últimas séries custam, mas dá para fazer. vai doer? vai... muito! então se for no turbo trainer... upa upa!
    Tipo no ultimo treino, tanto a ultima serie PFPI como a ultima serie de OU, quebrei completamente e não consegui pedalar mais. Não foi tanto cansaço físico, foi mais psicológico. Já tenho reparado nas ultimas semanas, que tenho apanhado alguma seca com os treinos. Mesmo sendo treino intervalado, já não vou para a bicicleta com aquela vontade de pedalar/treinar. Na minha opinião acho que o treino é muito repetitivo, o que leva a algum cansaço psicológico.

    Acho que a prova ter ocorrido apenas com dois dias de intervalo do ultimo treino, também teve alguma influencia, talvez o subconsciente a dizer para não cansar muito as pernas por causa da prova. Nunca me tinha acontecido isto, simplesmente não me apetecia pedalar mais....

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