Pág 12 de 66 PrimeiroPrimeiro ... 210111213142262 ... ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 111 a 120 de 652

Tópico: Prémios de Montanha de Portugal

Sempre a subir! Avatar de maust
    Registo
    29-07-2010

Predefinido

Na subida para a Srª do Viso, alguém por aqui já fez aquele troço tramado de Veade até à N210 ou só começam a subida em Celorico?

Registo
    29-07-2010

Predefinido

Tinha intenção de colocar aqui em tempo útil o PMP mais complicado da Volta ao Alentejo, mas não foi possível. De qualquer das formas quando possível será aqui esmiuçado. Penso que é muito fácil adivinharem qual seja.

Registo
    29-07-2010

Predefinido

Aí está o Cabeço do Mouro, que espero ver como final de etapa na próxima Volta ao Alentejo e não a 80km da meta como foi este ano.

Registo
    29-07-2010

Predefinido

Cabeço do Mouro por Portalegre

Dificuldade: 2ª categoria | Distância: 1,4 km | Inclinação média: 13,5% | Altitude: 674m |Desnível: 189m | PMP: 94

Distrito de Portalegre, concelho de Portalegre, Serra de São Mamede.

Esmiuçar o PMP

Quem diria que no Alentejo existia uma subidazinha com umas das inclinações médias maiores de Portugal.

Em Areeiro, um pouco a norte de Portalegre, apanhando a N359, há uma indicação à direita para o Cabeço do Mouro. A partir daí temos os 1400 metros mais íngremes de todo o Alentejo. Uma subidinha curta, explosiva, que não tem descansos e que tem zonas a 20%.

Aqui, na indicação para o Cabeço do Mouro, começa a subida.

15% é a indicação do sinal, mas esse valor é superado. Deve ser para não assustar.

Mais uma rampa bem inclinada, que só é facilitada pelo piso em condições muito boas.

E já se está no final… Junto a umas antenas e a um pequeno cruzamento.

Mapa

Pavimento e tráfego
    Estrada asfaltada em bom estado e com algum tráfego.

Vertentes
    Por estrada esta é a única vertente em que se justifica um prémio de montanha.

Competição
    PMP usado habitualmente na Volta ao Alentejo, normalmente sem ser em chegada, este ano teve como vencedor do PM Amaro Antunes.
    Na Volta a Portugal já foi pelo menos uma vez final de etapa. Não encontro informação de qual o ano ou de quem lá ganhou. Quem souber, que diga.

Strava
    O recorde deste PMP está nuns impressionantes 5:59. Feitos na Volta ao Alentejo 2016 pelo Frederico Figueiredo com a média de 15,1km/h.
    Deixo aqui o trajecto. https://www.strava.com/routes/4425798

PMP gémeos
    Barragem de Santa Luzia e Mata Vacas.

PMP vizinhos
    Marvão, Srª da Penha e São Mamede.

Etapa de montanha
    Etapa de montanha desenhada na Serra de São Mamede. Quem pensa que no Alentejo há só planícies, está muito enganado. Como destaque há a escalada até à maior altitude do Alentejo, a subida mais íngreme do Alentejo e final no Marvão (local que recomendo uma visita) pela vertente em paralelo. Impossível haver uma etapa mais dura no Alentejo.

Se quiserem os trajectos deste PMP ou dos percursos em que está integrado, basta pedir neste tópico que assim que me for possível serão enviados.

Boas trepadelas!!

Sempre a subir! Avatar de DMA
    Registo
    08-07-2013

Predefinido

Que brutalidade de tópico!
    Vou devorar isto de uma ponta à outra.
    Está aqui um trabalho fenomenal Maust, os meus parabéns e muito obrigado. Isto é que é o verdadeiro espírito dum fórum.

Já fiz uma das vertentes para o Viso. A tal que começa no muro com a indicação pintada em branco.

https://www.strava.com/segments/5870508

Não é a mesma que indicas com início em Veade. Mas após o 1º km do percurso que eu indico, o trajecto parece-me ser o mesmo.
    A subida tem partes duras e o kick final antes da descida para Caçarilhe é durinho. Se for feita a top desde a base, custa bastante.
    E é bom recuperar bem o fôlego, porque depois da descida e do cruzamento, quando vira a direita a coisa fica preta. São 2 km de bradar aos céus.

Como disseram e bem, a malta quando vai andar naquela zona só tem olhos para o Monte Farinha e esquece-se desta pérola ... para os mais masoquistas fica sempre a sugestão de fazer as duas
    Já o fiz e é uma bela coça.

Registo
    29-07-2010

Predefinido

Citação Post Original de DMA Ver Post
    Que brutalidade de tópico!
    Vou devorar isto de uma ponta à outra.
    Está aqui um trabalho fenomenal Maust, os meus parabéns e muito obrigado. Isto é que é o verdadeiro espírito dum fórum.

Já fiz uma das vertentes para o Viso. A tal que começa no muro com a indicação pintada em branco.

https://www.strava.com/segments/5870508

Não é a mesma que indicas com início em Veade. Mas após o 1º km do percurso que eu indico, o trajecto parece-me ser o mesmo.
    A subida tem partes duras e o kick final antes da descida para Caçarilhe é durinho. Se for feita a top desde a base, custa bastante.
    E é bom recuperar bem o fôlego, porque depois da descida e do cruzamento, quando vira a direita a coisa fica preta. São 2 km de bradar aos céus.

Como disseram e bem, a malta quando vai andar naquela zona só tem olhos para o Monte Farinha e esquece-se desta pérola ... para os mais masoquistas fica sempre a sugestão de fazer as duas
    Já o fiz e é uma bela coça.
    Obrigado pelas palavras.
    Os teus pormenores acerca da subida estão muito bons. Dão uma melhor visão da dureza da subida.

Tu fizeste a vertente "tradicional". A partir do 1º km é exactamente igual à por Veade. Acrescentei também o resto da subida até à capela da Srª do Viso, que pouca gente conhece.

Deixo aqui o trajecto do PMP Srª do Viso.

https://www.strava.com/routes/4426102

Sempre a subir! Avatar de DMA
    Registo
    08-07-2013

Predefinido

Não tens nada que agradecer.
    As palavras são sinceras e mais que merecidas! Reforço que está aqui um trabalho 5 estrelas.

Já vi que teremos muito que conversar ... dois maluquinhos das voltas em serrote

Estou apertado de tempo, logo que possa escrevo como deve ser. Abraço!

Já se equilibra aos poucos
    Registo
    06-06-2014
    Local
    Esposende

Predefinido

viva,

sem duvida o trabalho do Maust, é exemplar, posso dizer que sou leitor assiduo deste topico... mais uma vez parabens!

posso dizer que tambem sou adepto das voltas em serrote

cump.

A pedalar desde... Avatar de rbrunomarques
    Registo
    13-07-2015

Predefinido

Sem duvida alguma merece os parabéns..por causa deste tópico já fiz o meu primeiro PMP!

Registo
    29-07-2010

Predefinido

Obrigado a todos.

Dentro de uma semaninha vou retribuir com mais um PMP.

Regras