Pág 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Mostrar resultados 1 a 10 de 11

Tópico: [GUIA] Como colocar imagens nos posts do fórum

Sempre a subir! Avatar de duchene
    Registo
    13-01-2009
    Local
    Valongo - Porto

Lightbulb [GUIA] Como colocar imagens nos posts do fórum

Frequentemente surge no fórum a questão relativa à colocação de imagens directas nos tópicos.

Para não ser necessário repetir constantemente o procedimento, criei um pequeno guia com os passos detalhados para a inserção de imagens nos tópicos.

A forma que vou dissecar aqui, é das mais simples, e ajuda o fórum a manter-se leve, já que não sobrecarrega o nosso servidor com as imagens anexadas.

OBJECTIVO:
    Com a massificação das ligações de banda larga, faz cada vez mais sentido a utilização de imagens nos tópicos, já que quebram textos longos, ajudam a reforçar ideias e transmitem facilmente informação que doutra forma seria muito difícil de passar.

Com esta massificação, surgiram também diversos serviços de alojamento de imagens online que, de uma forma prática, gratuíta e muito rápida, permitem alojar esse tipo de conteúdos, sem que tenhamos necessidade de ter um servidor próprio.

Dois dos serviços mais conhecidos são o tinypic.com e o imageshack.com
    Ambos são de qualidade, embora eu prefira o tinypic para uploads mais rápidos de uma imagem só, ao passo que o imageshack é óptimo para upload de várias imagens em simultâneo. Ambos os serviços são conhecidos pela sua fiabilidade pelo que as imagens deverão ficar disponíveis por longo período de tempo. No entanto nunca deverão ser considerados como única fonte de backup.

ORIGEM DAS IMAGENS:
    Normalmente as imagens que querem colocar no tópico, existirão em duas formas principais: Ou alojadas no vosso computador (ou periféricos) ou então já existem online, na página do fabricante de um produto ou no blogue de um amigo.

Portanto haverá métodos distintos para colocar imagens com origens distintas, sendo que, no entanto podem-se misturar ambos os tipos e também, parte do processo é comum.

No método que vou explicar, mesmo as imagens que foram apontadas de um outro site serão alojadas no servidor, pelo que mesmo que a página onde as encontraram feche, as imagens continuarão sempre disponíveis.

PROCEDIMENTO
    Vou então explicar o processo via imageshack, primeiro para imagens já alojadas no vosso computador, e depois para imagens alojadas online numa página, blog ou outro.

PARA FICHEIROS ALOJADOS NO COMPUTADOR:

__ 01 ____________________________________________
    Aceder ao website www.imageshack.us que se apresenta assim:

__ 02 ____________________________________________
    Por defeito, no tipo de upload, estará marcada a opção (images/videos) que é o que nos interessa agora:

__ 03 ____________________________________________
    Clicar em "Browse".

__ 04 ____________________________________________
    Irá abrir a janela tradicional de escolha de ficheiros (aqui em versão Macintosh). Nesta altura poderão escolher um único ficheiro ou, opcionalmente, fazer uma selecção de vários ficheiro utilizando os cliques do rato e as teclas "control" ou "shift" dependendo se é uma selecção aleatória ou contínua respectivamente.

__ 05 ____________________________________________
    Confirmando a operação, o imageshack irá adicionar à lista de processamento as imagens escolhidas.

__ 06 (opcional) __________________________________
    Nesta altura, temos a opção de fazer o resize das imagens.

Apesar de ser opcional esta operação é particularmente importante se as imagens forem grandes (+900pixel no lado maior) já que se forem colocadas em bruto no post, irão dar cabo do layout do site.

__ 06(A) _________________________________________
    Para isso, clicar em Upload "Upload Options / Resizing >>"

__ 06(B) _________________________________________
    No painel que aparece escolhemos a opção "800x600 (15-inch monitor). Esta resolução é perfeitamente aceitável para a generalidade das imagens.

__ 07 ____________________________________________
    Escolhidas as imagens e as opções, está na altura de fazer o upload carregando no botão "upload now".

__ 08 ____________________________________________
    Aparecerá uma barra de status, que indica o estado do upload:

__ 09 ____________________________________________
    Finalizada a operação, será este o aspecto da janela:

Caso tenham feito upload de uma única imagem, a janela é ligeiramente diferente

__ 10 ____________________________________________
    O que nos interessa nesta janela é precisamente a zona que tem os direct links. Estes são os links para a imagem em si, sem publicidade do imageshack e são estes que nos interessam para o tópico.

Em múltiplo upload:

Caso seja o upload de uma só imagem:

__ 11 ____________________________________________
    Seleccionamos então o primeiro endereço e copiamos (com o rato ou control + c)

__ 12 ____________________________________________
    No tópico aqui do fórum, com o cursor no local onde queremos inserir a imagem, clicar no ícone de inserção de imagem .

__ 13 ____________________________________________
    Na caixa que vai surgir colamos o endereço copiado anteriormente na página do imageshack.

__ 14 ____________________________________________
    Ao confirmar, será inserido um pequeno pedaço de código no tópico, no sítio onde ficará a imagem.

Caso existam mais imagens, basta copiar o seu link directo e repetir o procedimento. Os links directos apresentam-se na lista da página do imageshack, na mesma ordem que as pequenas miniaturas do lado esquerdo.

O resultado final está expresso neste guia, uma vez que as imagens ficam inseridas onde desejado, por forma a fazerem sentido juntamente com o texto, sem margens, publicidade ou miniaturas.

PARA FICHEIROS ALOJADOS ONLINE:
    Como já disse acima, por vezes interessa-nos usar uma imagem que já está publicada online. Se podemos perfeitamente fazer o link directo para essa imagem, corremos o risco de a imagem ser movida do servidor, e automaticamente ficamos sem imagem no tópico.

Ora este procedimento, apesar de levar mais alguns segundos, garante que a imagem ficará sempre disponível no tópico, mesmo que seja apagada da sua localização original.

__ 01 ____________________________________________
    Caso a imagem já se encontre alojada num site ou blog, apenas têm de isolar a imagem numa nova janela, para ver o seu endereço.

Podem por exemplo clicar em cima da imagem com o botão do lado direito do rato (menu de contexto) e mandar abrir numa nova janela ou ver nas propriedades da imagem o seu endereço. No firefox e no safari (macintosh) o menu de contexto tem a opção de copiar directamente o endereço da imagem.

__ 02 ____________________________________________
    Munidos desse endereço, visitam a página www.imageshack.us

__ 03 ____________________________________________
    Desta feita, em "Upload" ao invés de "images/videos", deverão escolher a opção "url"

__ 04 ____________________________________________
    A caixa imediatamente abaixo, poderá agora ser utilizada para colar o endereço da imagem que copiaram anteriormente.

__ 05 ____________________________________________
    A partir deste ponto o procedimento é exactamente igual ao de upload para imagens alojadas no computador. Deverão então seguir esse guia a partir do ponto 6.
    Última edição de duchene : 21-01-2010 às 18:15

Sempre a subir! Avatar de PRocha
    Registo
    05-11-2013
    Local
    elvas

Predefinido

conhecem outros cites para colocar fotos no forum viste este ser pago???

Já se equilibra aos poucos Avatar de Tiago_Rebelo
    Registo
    28-02-2014
    Local
    Sintra

Já se equilibra aos poucos
    Registo
    11-03-2014
    Local
    Felgueiras

Predefinido

Eu junto o útil ao agradável, e como tenho uma pasta no facebook exclusiva com fotos da bike, publico lá. Quando não quero divulgar na rede social, publico e escolho para ver apenas eu.

Sempre a subir! Avatar de josepemota
    Registo
    08-07-2013
    Local
    Lisboa

Predefinido

A Dropbox, e outros serviços na cloud tipo google drive, meo cloud, etc tb permitem deixar la fotos e partilhar publicamente o link.
    Com a Dropbox e google drive dá para guardar directamente as fotos na cloud a partir do tlm. É uma boa forma de ter um backup das fotos do tlm e tê-las disponíveis imediatamente para partilha, seguindo os passos que o Duchene descreveu.

Mestre do Pedal Avatar de Carlos Pedro
    Registo
    18-12-2012
    Local
    Guimarães

Predefinido

No imageshack so tenho 1mes gratuito, no fim do mes pede-me para fazer um upgrade, ou seja tenho que pagar para continuar a usufruir do serviço.
    Para poder voltar a utilisar o site tenho de apagar a conta e voltar a criar e as fotos que publiquei no forum com essa conta desaparecem
    Isto acontece em todos os sites?

Elos Rápidos Avatar de Armando
    Registo
    07-08-2011
    Local
    Marinha Grande

Predefinido

Citação Post Original de Carlos Pedro Ver Post
    Para poder voltar a utilisar o site tenho de apagar a conta e voltar a criar e as fotos que publiquei no forum com essa conta desaparecem
    Isto acontece em todos os sites?

Atualmente estou a utilizar o http://postimage.org/ e não tenho esses problemas.

Mestre do Pedal Avatar de Carlos Pedro
    Registo
    18-12-2012
    Local
    Guimarães

Predefinido

Citação Post Original de Armando Ver Post
    Atualmente estou a utilizar o http://postimage.org/ e não tenho esses problemas.
    vou começar a usar esse entao
    obrigado

Sempre a subir! Avatar de Bernalve
    Registo
    05-07-2014

Predefinido

imgur.com também é muito bom e simples

Sempre a subir! Avatar de fcsaimon
    Registo
    25-05-2015

Predefinido

Inicialmente usei o facebook mas as imagens estiveram disponiveis pouco tempo, depois usei o postimg que funcionou bem ate à pouco tempo mas hoje começou a dar problemas e as fotos tambem deixaram de aparecer.

Hoje comecei a utilizar o photobucket.com e a ver se é desta que as fotos ficam mais tempo. Alguns users do forum tem utilizado este site há bastante tempo e parece que as fotos se mantem.

Tags deste tópico

Regras