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XXX - A montada de outro planeta

Wawando

Well-Known Member
Boa tarde,

Disclaimer: Sou novato nestas coisas da estrada, por isso dêem-me um desconto nas bacoradas e desculpem-me os comentários básicos...

A Planet X Carbon SL é a minha primeira bicicleta de estrada, por isso não tenho com que comparar.
Há 25 anos tinha uma bicicleta de estrada (4 mudanças) com que dava muitas voltas à serra de Sintra.
Tb experimentei uma (micro) volta de 3km numa Cannondale SixSixEVO Di2 mas: consegui furar 2x (sim, 2x) e estava doente, por isso não conta!
Normalmente ando de BTT (Scott Spark 35 de roda 26 - o meu "pónei") mas, apesar do vicio, comecei há 1 ano e desse ano passei 7 meses no estaleiro :)
Ou seja, sou mesmo novato!

Mas quando o vicio do pedal pega, é forte! Por isso comecei a sentir a necessidade de andar na estrada para ganhar endurance para o btt e para poder acompanhar os treinos de estrada do pessoal com quem normalmente faço btt (tentei com a minha BTT roda 26 e ía morrendo, não dá mesmo para acompanhar).

Andei a ver várias bicicletas em tudo o que é lado e finalmente surgiu a oportunidade de compara esta PlanetX e cá está!

Até agora dei 4 voltas e estou mesmo a adorar andar na estrada, em grupo então, é muito fixe ir sempre a abrir!

Sensações:
- A rolar: em média +5km/h do que na btt e com menos esforço
- A subir: em média +3km/h do que na btt e com menos esforço
- A descer: em média + 10km/h do que na btt e com menos esforço (e mais pica!!!)
- A descer com chuva -10km/h do que na btt :)

Conforto:
- É claramente MUITO menos confortável que a Spark.
- No geral já estou habituado, pus um banco igual ao que tenho na btt e ando sem parar, muito nice! Gostava de comparar com outras bicicletas de estrada mas ainda não surgiu a oportunidade
- Assim que for possivel, vou pôr uma daquelas fitas com gel, dizem que vale mesmo a pena
- O pescoço, ui, o pescoço, acho que não há nada a fazer, é mesmo ganhar músculo...

Pedais:
- Habituação directa para quem vem de spd

Rodas:
- Dizem que não valem grande coisa, mas agora vão ficar

Pneus:
- Tb dizem muito mal, mas é oq ue há e vão ficar até se gastarem (100 de pressão, nem queria acreditar!!!)

Mudanças:
- Gosto muito do Rival da SRAM. O unico qu experimentei foi o Di2 que é muito giro, mas tb é mais sensível e para a minha novice, esta coisa mecânica é mais intuitiva!
- 11-26 CLARAMENTE insuficiente. Estou na dúvida se vou pôr 11-28 ou 11-30. QQ subida mais a pique (15%) e só a consigo fazer se me puser a pedalar em pé!

Travagem:
- Ui, cuidado. A coisa escorrega!

Peso:
- 7,9kg sem pedais nem bottle cages
- 8,260kg com pedais e 2 bottle cages

Specs
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Frame: Planet X Pro Carbon SL (XL - 57,5cm)
Shifters: SRAM Rival 10 Speed Double Tap Black
Rear Mech: SRAM Rival Road Short Cage
Front Mech: SRAM Rival Band On 34.9mm Double
Chainset: Sram Apex Mirror Black 50-34T with GXP BB
Cassette: SRAM PG1050 10sp 11-26
Chain SRAM PC1051 10sp
Bars: Planet X Road Bar Strada Shallow Drop Black 31.8 mm Clamp
Stem: Scott 100mm (BTT)
Headset: Planet X Integrated 1"1/8 Black Integrated
Saddle: Fizik Aliante VS
Seatpost: Planet X Superlight Team 3D Forged Alloy 31.6 mm Black
Tyres: Schwalbe Blizard Road Tyre / 700c / Black / 25mm (acho eu)
Wheelset: Planet X Model B / Black

XXX no prado (ainda com o banco Selle Italia Team - ainda não tenho fotografia com banco actual)
abjnyo.jpg


Peso "nua"
fk0az7.jpg


Peso com pedais e 2 cages
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Sapatos de estrada
 

SBRDYDY

Well-Known Member
Acho que a maioria dos ciclistas a mais de 15% sobe em pé :)
por isso acho que não vale a pena trocar, mas de qualquer maneira faz o teste, sode de colares para a vila de sintra, no sitio do eletrico, na paragem final, ao passar aquela rotunda se reparares do lado direito tem uma estrada com empedadro, se passar bem por ela não precisa mudar a cassete :)
se calhar até conheçe essa subida vai dar a vila de sintra
 

Murplatina

Active Member
Boas,

A minha cassette é de 12-28 (à frente 50-34) e até agora nas subidas que fiz serve perfeitamente.
Agora é dar Kms à fininha, pode ser que a estrada te dê mais prazer que o BTT e não seja apenas para o endurance ;)
 

Wawando

Well-Known Member
Obrigado pelas opinioes e ajuda.

Tenho andado a testar a cassete numas subidas duritas e lá passar passa, mas numa volta grande a coisa é dura.
Gosto muito de subir, mesmo sendo duro, mas as pernocas têm que aguentar :)
O próx. teste vai ser uma volta só a subir a pique!

Estou a adorar imenso andar na estrada!
 

SBRDYDY

Well-Known Member
faz de colares ao pé da serra até ao fim da subida, meu melhor ali é 11.50m os melhores fazem em 10min hoje em dia faço em 13min mas quero voltar a baixar dos 12 :).
começas lá depois do bes na paragem do autocarro ate´mesmo ao fim da subida.
 

Wawando

Well-Known Member
Fui lá no outro dia na volta de estreia e fui agora ver ao strava: 13m36s, é preciso mais pernocas!!!
Os tempos que referes são mesmo de prozada da estrada!
Mas mesmo os meus amigos que andam bem andam na casa dos 13m
 

SBRDYDY

Well-Known Member
mas 13.36 na volta de estreia é muito bom :)
o que tem melhor tempo que conheço é do meu amigo claudio paulinho tem 9.50 acho eu, mas se fosse voçe não mudava nada na bike, acho que a tendencia vai ser evoluir e os andamentos mais pesados ( nem é muito pesado) vão te ajudar nisso.
 

joao.ads

Well-Known Member
nunca passei aí a subir. Tenho de desenhar uma volta que faça essa subida. De facto pelas referencias que tenho 13:00 minutos aí já é de homem
 

pratoni

Well-Known Member
Atenção que tens um desviador "short cage", portanto, não sei se conseguirás colocar uma cassete com 28 ou 30 dentes...

Mas é uma questão de veres a info do fabricante antes de avançares...
 

SBRDYDY

Well-Known Member
conheço o andre que esta em 1º, ele anda muito bem mas se ele tem esse tempo de certeza que não tão a contar como eu onde acaba a subida.
pois o claudio anda muito mais e tem 9.50.
 

Xrockyman

New Member
28 consegues, 30 dentes já não consegues. Eu acho que 26 para pedaleiro compacto chega perfeitamente, a maior parte das subidas mais duras em estrada fazem-se de pé. No BTT há necessidade de relações muito mais leves porque a maior parte das vezes não se pode pedalar de pé porque vais perder tracção :)
 

joao.ads

Well-Known Member
Wawando, tu andas mais que eu e o 28 para mim chega na boa. Por isso para ti o 28 tambem chega. E se fisse a ti esperava um bocado para ver se nao te aguentas mesmo so com o 26.

é que mesmo nas mais ingremes eu ja vou alternando entre o 26 e o 28. Quando digo mais ingremes digo coisas normais, estilo 10%

Acho que 28 no teu caso é mesmo para aquelas rampas doidas de 14% constante para cima.
 

Xrockyman

New Member
Eu sou fraquinho, tenho cassete de 28 com pedaleiro 53-39 e safo-me.. nas subidas mais longas por vezes vou com a lingua a roçar no chão mas gosto bem da minha relação, 53-39 + cassete 11-28 sobe quase tudo e desce depressa. Se fosse a ti guardava por equanto a cassete de 26, esta até tem uma vantagem sobre a de 28, as passagens são menos pronunciadas nas primeiras relações.
 

Wawando

Well-Known Member
Muito obrigado pelas opiniões. Vou andar mais umas voltas com a 26 para ver o que dá. Até agora ainda não tive que apear e tenho constatado que é natural andar em pé, coisa que no btt é mais raro (como mencionaram, no btt a pique não compensa pôr-mo-nos em é porque escorrega).

Estou com uma inveja de quem tem aproveitado estes fantásticos dias de sol... e eu a vergar a mola e com voltas à noite... grrrr

@SBRDYDY a subida completa tem mais uns metritos e é este: http://app.strava.com/segments/1931483
Normalmente utiliza-se a outra porque muitas vezes a malta vira no cruzamento para seguir para cima até aos Capuchos.
 

tdi

New Member
Boas....Deixa estar o 11-26.Guarda o dinheiro,junta mais um pouco e troca as rodas...Ai sim,tiras à vontade 500grs,onde mais diferença faz.A bike fica completamente diferente,para melhor.Rapidamente te esqueces da cassete...;-)
 

Xrockyman

New Member
Isso, principalmente os pneus, quando passei de uns specialized roubaix de 25mm (300g) para uns michelin pro4 race de 23mm (200g) parece que tinha mudado de bike :) melhorar o que está nas rodas é onde realmente notas diferença e pode compensar eventualmente a "falta" dos dois dentes da cassete.
 
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