• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Wahoo elemnt/elemnt bolt

RTC

Moderador
Staff member
Eu não tenho este sistema nem nunca vi em funcionamento mas que vantagem directa e imediata, em termos de segurança, é que isto nos pode dar? Saber no gps a aproximação de veículos a velocidade x ou y.
Que vantagem oferece além do nosso sentido de audição e prudência na circulação?
 

jppina

Well-Known Member
A wahoo tem agora um detector de radar traseiro, k funciona como luz, e como indicador no GPS de que vêm carros na sua direcção com velocidade superior a 10km/h e consegue distinguir até 8 carros . No GPS mostra a velocidade de aproximação do carro a laranja ou a vermelho dependendo da velocidade a que se aproxima, e também pisca a luz, quando isso acontece.

Review:

Atenção que a Wahoo não tem radar coisa nenhuma!! O radar é da Garmin, é o Varia radar, já existe há alguns anos e há muitos fã dele.

O que é novidade é que até aqui só era compatível com Garmin, apesar de emitir em sinal ANT+. Agora a Wahoo tornou-o compatível com os seus GPS, o que faz que não seja preciso ter um GPS Garmin para usar o Varia radar.
 

Duke

Well-Known Member
Que vantagem oferece além do nosso sentido de audição e prudência na circulação?

Acho que a unica vantagem é de quando não te apercebes saberes no GPS que te vão a chupar a rodinha toda...

Quanto aos carros... se eles vierem em excesso de velocidade e não fores encostado a berma como deverias ir... não deverás ter tempo de reacção na mesma...
 
  • Like
Reactions: RTC

Pedro Barradas

Well-Known Member
Funciona, em particular em estradas pouco movimentadas!!! Aqui no sul do país.. é muito facil ir-se em estradas municipais estreitas, muitas vezes com um perfil transversal inferior a 6m e sem bermas. Só com a viatura em cima de ti te dás conta que vem ai e o gajo vai ultrapassar e não avisou sequer... como a estrada é pouco movimentada, o pessoal vai mais relaxado... no meio, ou quase. De resto gosto de ir na berma das IC e IP....
è bom para treinar sozinho... ou se fores sempre o ultimo do grupo.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
IC e IP não é sinónimo de ser exclusiva para carros, embora muitos troços o sejam.
Isso mesmo;)
Aqui é IC1( neste IC, podemos circular) e nalguns troços ( desclassificados, apesar de terem a sinalética de proibilção) do IP2, se bem que haja quem o faça todo .... ás vezes a GNR-BT, avisa.....
 
Last edited:

Pedro Barradas

Well-Known Member
Leste....
Não queriam comparar o IC1.. com o IC 17 ( CRIL, que é uma AUTOESTRADA),... ou o IP4 ( aquilo é um perigo mesmo para viaturas ), com o IP2... Và ver a realidae das estradas que menciono...

ais nas bermas das IC e IP?!?!?! Li bem?

Sabes q não podes circular nessas vias de bicicleta?
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Zona de intersecção entre IP2 e o IC1
60483705_2200470843379993_2140738547890520064_o.jpg


IP2
60404350_2192299327530478_1570328322175401984_o.jpg

Chego a fazer 15km de IP2.., assim à noitinha, passam por mim menos de 10 viaturas em 30 minutos.... temos de ver as realidades locais ;)
 

RTC

Moderador
Staff member
Acho que a unica vantagem é de quando não te apercebes saberes no GPS que te vão a chupar a rodinha toda...

Quanto aos carros... se eles vierem em excesso de velocidade e não fores encostado a berma como deverias ir... não deverás ter tempo de reacção na mesma...
Pois...
Aquilo que me apercebo pela internet fora é que a malta é "louca" por este sistema. Gps que não tenham firmware capaz de trabalhar com a Varia a malta descarta logo.
Por isso tento entender a real vantagem deste sistema.
 

Paulo Almeida

Well-Known Member
não invalida que se as autoridades te virem e forem zelosos vais ser autuado. e com razão.
Sim e não. A IP2 quando começa na zona da Guarda, tem a sinalética de proibição de tractores, a pé, bicicleta... (imagem de uma das entradas na IP2 sentido Bragança)


E vai assim até ao Pocinho. Do Pocinho para a frente continua a ser IP2 e podem perfeitamente andar bicicletas, aliás é das zonas onde se vê frequentemente a sinalética vertical de espaço para bicicletas.


Mais tarde, perto de Junqueira, torna a ter troço reservado:


Por isso julgo que podemos dizer que pode de facto ser autuado dependendo da zona onde se encontra da IP2.
O sitio em concreto da intersecção dita em cima, desconheço, não sei como é.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Na foto que eu meti, a sinalização vertical indica que é proibido.. mas no site da IP... esse pequeno troço entre o nó com o IC 1 e o nó da A2... está desclassificado...
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
vai assim até ao Pocinho. Do Pocinho para a frente continua a ser IP2 e podem perfeitamente andar bicicletas, aliás é das zonas onde se vê frequentemente a sinalética vertical de espaço para bicicletas.

EXACTO.... e temos as mesmas intermitências entre Beja e Èvora, entre Montemor-o-Novo e Portalegre... e assim sucessivamente.
 

pratoni

Well-Known Member
Pois...
Aquilo que me apercebo pela internet fora é que a malta é "louca" por este sistema. Gps que não tenham firmware capaz de trabalhar com a Varia a malta descarta logo.
Por isso tento entender a real vantagem deste sistema.
Por acaso tenho a mesma curiosidade que tu se o sistema de radar é realmente bom ou não, porque também ando muitas vezes sozinho...
 

pratoni

Well-Known Member
Por exemplo no post do DC Rainmaker temos:

https://www.dcrainmaker.com/2019/08...t-roam-confirms-trainerroad-connectivity.html

"Seriously, it’s the *only* product I’ve ever reviewed here that everyone who has bought one loves. No joke – go look at the comments section of either review. It’s nuts. No…really…go!

The people who think the radar is stupid are the ones that haven’t ever used it. Still, there are some considerations on how it works.


A) It’s not ideal for city usage, it just beeps too much
B) It’s awesome for roads where traffic is infrequent or even rare, reminding you a car is back and snapping you back to reality
C) It’s primarily aiming to show you objects (cars/bikes/mopeds/trains/planes) that have an overtaking speed on you
D) It generally won’t trigger for cyclists matching your speed (such as in a group)
E) It’ll show one dot/car for each thing it sees on the road, though sometimes multiple cars can ‘hide’ behind each other."
 

jppina

Well-Known Member
Embora não use para a minha realidade pode ser bastante interessante.

Acho também muito bom o facto de a luz entrar em modo "piscar" quando deteta a aproximação de um caro. Para mim é uma das formas mais eficazes de sermos notados na estrada, com uma luz traseira diurna a piscar.

É pena que a Wahoo (por enquanto, talvez) não consiga disponibilizar essa funcionalidade, só com GPS Garmin é possível. Provavelmente sairá num próximo update.

Isto foi um passo inteligente da Wahoo, como diz o RTC "Aquilo que me apercebo pela internet fora é que a malta é "louca" por este sistema", ou seja com esta implementação acabam de abrir a porta a uma gigantesca possível clientela!
 
Top