• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Voltando a Prender( diário de treino)

Ola Pessoal
O meu nome è Nuno, tenho 40 anos e depois de muito ler por aqui os vossos posts, resolvi também fazer eu o meu primeiro post, onde vos contarei todo o meu percurso ao longo dos meses.
Principal objectivo aprende de vcs , isto porque? porque eu foi federado a muito muito tempo, na altura os treinos eram chamados de TREINOS PE,( inventado por mim) basicamente era, sair a Partir tudo e chegar todo Empenado, alguma vez ou outra se fazia algum trabalho de sprints mas muito raro, claro isto a 20 ou 22 anos atrás. na altura corria em júnior por motivos da vida deixei o ciclismo e nunca mais toquei numa bicicleta pelo menos durante 17 anos, e perdi todo o contacto com este mundo.
A cerca de dois anos e meio a convite de um grande amigo, la tomei coragem e la fui eu ao mecânico buscar a minha antiga bicicleta ( UM CANHÃO ) deixei-a la para arranjar e esteve 17 anos jeje, acho que deve ter sido a bicicleta que mais tempo teve para arranjar que alguma vez tenho conhecimento, depois ponho alguma foto da relíquia, e assim foi a minha primeira saída em muitos anos, os dias foram passando e os passeios aumentando e o bichinho que pensava eu que estava morto despertou e a coisa tornou-se mais seria, entretanto ja comprei uma bike nova, quando me dei conta que estava muito desactualizado.
Isto tudo para dizer que agora isto de métodos de treino, ciclos, microciclos, series, FTP, Vo2max, etc... é tudo novo para mim, eu na altura nem pulsometro utilizava era tudo por sensações.
Actualmente ja levo praticamente um ano que treino regularmente e pro ano queria se tenho disponibilidade fazer algumas provas de bicicleta em Masters o algum Grandfondo sei que é um caminho muito difícil, principalmente porque o meu trabalho e bastante complicado de conciliar mas pra isso ca estamos pra superar as dificuldades.
Serà um prazer poder compartir as minhas experiências com vcs.
Um grande abraço a todos
 

albertosemcontador

Well-Known Member
@Nuno Miguel bem vindo de volta a este mundo onde todos nos aprendemos e quanto mais sabemos, voltamos sempre ao mesmo!! Estaca zero!! E voltamos a reaprender o que ja haviamos aprendido, com o intuito de aprefeicoar aquilo que ja sabíamos!!

Nao e por acaso que a pedaleira anda sempre a roda!! Cada volta que lhe dês, volta sempre ao mesmo sitio!! E quanto mais voltas dermos, mais rápido nos movemos!! Sempre no mesmo sitio!! Sempre da mesma maneira!! Ha coisas que nunca mudam!

Boa!! Destes e que eu gosto! ;)

SIGA O TOPICO MEU AMIGO!!

Agua benta para este topico!

grande abraco...
 

cenazia

Well-Known Member
Quando vejo um tópico destes, só me lembro de como eram os meus treinos de Andebol de há 25 anos atrás, também era do mais básico possível e mesmo assim a coisa ainda ia dando resultados, preocupações com alimentação, hidratação, descanso era ZERO, se soubesse o que sei hoje eheheh.

Desenvolve o tópico, é sempre interessante ver a evolução de um caso parecido com o meu, com a diferença que a nossa base desportiva é completamente diferente.
 

DMA

Well-Known Member
Esse mecânico é muito sério :)
Fonix esse tempo todo na loja e o fulano ainda atinha lá? Grande homem!

Bem-vindo ao fórum!
 
Bom dia pessoal muito obrigado pelas palavras, assim que conseguir ponho as fotos da relíquia, esta semana,tenho de pedir ao meu pai que tire umas fotos que a tem em casa.
Quanto os treinos ainda nao tenho nada estruturado, tudo que vou fazendo sai da mente um pouco ao sabor do vento, tenho de ver se encontro alguma coisa onde possa ter um registo. ideias já há mas nada em papel ainda, de momento estou em modo Zwift :D , o meu treino vai ser 90% em rolos que onde me encontro agora chove muito e o tempo também e pouco para treinar.
Estou a fazer ums workouts daqueles já configurados è só seguir, tenho feito também exercícios de core e tou a pensar ir pro ginásio pelo menos estes 2 meses que vem para trabalhar as pernas.
Um Abraço
 
Boas aqui fica o gráfico do treino

22770627_10159900297370179_4165891227613103173_o.jpg

Pronto já sei como inserir as fotos.
 
Boas
Faz um par de semanas e dei por mim a perguntar-me a mim mesmo, porque nao estava a andar mais se tenho treinado tanto este ano :mad: bem para mim ja foi bom cerca de 7000kms ate agora,nao ta nada mal MAS.
Entao fazendo uma retrospectiva dos treinos este ano deparei-me com uma curiosidade que explica muito a minha falta de forma, andando a vaguear pelo Strava tipo face:p, vi por acaso um corredor Master e decidi fazer uma espécie de tabela comparativa dos treinos em relação a mim próprio, e descobri o principal problema de o porque de nao evoluir.
Em amarelo deixo os datos do corredor Master nacional por acaso um dos melhores e em branco os meus:
22688369_10159902439645179_6875225611237829565_n.jpg

Como podem ver fiz uma comparação geral dos treinos, sem contar com o tipo de treino e kms feitos, como todos nós sabemos estes dois pontos podem variar muito dependendo do tipo de treino, estrada, ou rolos, series, endurançe etc..
o que se destacou logo a partida foi que realmente nao tenho treinado assim tanto como pensava, alias feita uma media dos dias de treino dos 9 meses, deu-me 16,6 dias por mes parado e 153 dias sem treinar ao longo dos 9 meses, contra os 4,6 dias do corredor Master e 52 dias nos 9 meses, grande diferençá que aqui vai.
Ora como ja disse isto e um resumo general mas so por isto ja se pode apreciar as diferenças, o corredor nunca esteve mais de um dia ou maximo 2 sem treinar a excepção de Janeiro ao contrario de mim que cheguei estar mais de uma semana sem tocar na xicha.
Cheguei a conclusão que é sempre bom mantermos um registo dos nossos treinos e analisar de vez em quando como esta a nossa situação, se temos tudo na memoria como me passa a mim muitas vezes nos enganamos e nao sabemos o porque.
Um abraço
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Não é só a quantidade, a qualidade também é importante, talvez até mais

Pede para mudar o titulo do tópico, cada vez que aqui venho rezo para não ser preso
 

cenazia

Well-Known Member
É difícil comparar com alguém que se calhar nunca parou de andar na vida, lembra-te que tu apesar da experiência previa estiveste muito tempo sem tocar na xixa, arrisco-me a dizer que a base até a tens, mas vais precisar de algum tempo e se calhar mais intensidade para a soltares.

Eu ignorava a quantidade de kms e concentrava-me nos dias de treino e na qualidade destes, isto porque não nos podemos comparar em tempo/kms com alguém que se calhar tem mais disponibilidade para treinar que nós.
O que não tenho dúvidas, até porque está comprovado, é que a conclusão que tiraste de muitos dias seguidos sem treinar ser mau, está correcta, eu se fosse a ti tentava antes de mais nada estar no máximo 2 dias seguidos sem treinar, e se fosse menos ainda melhor, aliás uma das coisas que estou a tentar fazer é em vez de estar sem treinar 1 dia, fazer uns 30m a passear ou no TT em alta cadencia (prescrição do Ti Alberto), sempre aumentas um pouco mais o tempo, ajuda na recuperação e faz com o que o corpo não perca o ritmo, no resto do tempo tenta colocar alguma intensidade.

Para quem como tu, que se anda a cortar nos treinos ;) se conseguires, porque não fazes pelo menos algo deste género (já vi que gostas do Zwift):

treina 3ª,5ª,sabado de manhã e domingo à tarde/noite, treinos de alta intensidade, sprints, Vo2, LT, sweetspot, ao Sábado de manhã ou ao Domingo à tarde/noite uma corrida no Zwift para soltar o animal, nos dias de descanso se pudesses fazer os tais 30m a passear com a esposa ou no TT sempre em alta cadencia era bem melhor do que estar parado (eu nesta parte falho como as notas de 1000€). E dormir bem, esta é a parte mais importante, eu desde que comecei a preocupar em dormir bem passei de me queixar que não aguentava 4 treinos semanais de intensidade pois andava sempre cansado para passar a aguentar 5 treinos de intensidade semanais sem andar com as pernas moídas, o sono foi o que me fez evoluir mais pois permitiu-me passar a treinar mais e melhor


ps: isto é apenas um exemplo e vem de alguém com muito pouca experiência no ciclismo mas com alguns conhecimentos de desporto e do que o nosso corpo precisa/aguenta. Existe mais pessoal no forum que te pode ajudar mais do que eu.
 
Sim Sim, como tinha dito a comparação nunca poderia chegar a esses níveis, a muitas variações pelo caminho, o principal que tirei de isto tudo foi ter uma gestao do treino bem feito para nao se pensar que estamos ate a treinar bem, quando nao é bem assim. eu pensava que ate estava a treinar bastante bem, quando vi que na realidade nao o estava a fazer, tudo o resto e muito relativo com vcs bem o dizem.
Devido a que muitas vezes o trabalho nao permite, ou que ate aqui a coisa era mais sair para desfrutar do prazer da bike e amigos.
Tenho um longo caminho pela frente sei disso se quero ir um pouco mais alem do que as saídas ao domingo ta claro.
Zwift nem é muito por gostar mais por nao poder sair para a estrada nao tenho outra alternativa que se nao treinar no Zwift, para ja nao desgosto de todo, talvez mais pra frente busque outro programa mais especifico para trabalhar.
 
Bom dia
Ontem foi a minha primeira sessão de corrida, fiz 15 minutos tranquilo, mesmo assim já deu para ficar dorido dos músculos, depois seguiu-se de uma sessão de alongamentos, exercícios de fortalecimento do core.
 
Entao aqui vai umas fotos da relíquia que eu corria na altura (maquina)
Montada em Shimano 105, tenho outras rodas mas estao neste momento na minha casa, ainda as uso para o mau tempo, foram das primeiras de perfil alto e rolamento, rodam nas horas ainda, aquilo a rolar vai como um tiro, o pior e que pesam nada mais nada menos que o par 3,400 kgs o dobro das que tenho agora :p
O quadro é feito de alumínio na altura foi feito especialmente para mi, fui a casa tiraram-me as medidas e fizeram o quadro.

22729212_10159907219645179_6232337315683915549_n.jpg


22730333_10159907220515179_6669068991094260632_n.jpg


22780244_10159907220165179_6534009174664542105_n.jpg


,
 
Top