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Volta a Portugal 2015

sickflick

Well-Known Member
Super contente a volta vai passar pela minha terra hi hi :eek:
Ainda não existe (eu não encontrei) perfis de etapas.

Noticia já tem alguns dias mas só agora vi.

Pode ser que subam para os lados de Arruda ... velhos tempos em que passavam pela N10


http://www.record.xl.pt/Modalidades/Ciclismo/interior.aspx?content_id=939288

"De acordo com o jornal "O Mirante", Vila Franca de Xira vai receber a Volta a Portugal em bicicleta durante três anos. Este ano será palco da partida da última etapa, com final em Lisboa, sendo que em 2016 recebe o início do contrarrelógio e, em 2017, o arranque da 1.ª etapa, depois de o prólogo decorrer na capital."

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=80784&idSeccao=479&Action=noticia#.VSW9uvCVSVo


Sociedade 21 Mar 2015, 01:11h
Volta a Portugal em bicicleta regressa a Vila Franca de Xira



Prova vai custar aos cofres da câmara 137 500 euros a serem pagos em três anos.
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Nos próximos três anos, até 2017, o município de Vila Franca de Xira prepara-se para ser um dos palcos principais da Volta a Portugal em bicicleta, um evento que vai custar aos cofres do município 137 500 euros. O investimento prevê já este ano a partida da última etapa da volta, em 2016 a partida do contra-relógio final da prova e, em 2017, a partida oficial da primeira etapa, após o prólogo em Lisboa. Ainda se desconhecem os percursos que vão ser utilizados.

O executivo aprovou, por unanimidade na última reunião de câmara extraordinária, a celebração do acordo com a entidade organizadora da prova, a Podi1. O protocolo terá ainda de ser aprovado em assembleia municipal.

“A câmara foi contactada pela Podi1, que tem o exclusivo da prova, para voltarmos a meter Vila Franca de Xira no mapa da Volta a Portugal. Da avaliação que fizemos, da promoção da imagem do concelho e promoção da actividade económica e influência que uma prova destas tem a nível nacional, entendemos que será uma excelente proposta para o município em termos do custo/benefício”, defendeu António Félix (PS), vereador do município."
 

pratoni

Well-Known Member
137500€ para ter a partida de 3 etapas, que é algo que, quase, nunca interessa a ninguém?

Na esmagadora maioria da vezes, apenas se fala de onde acaba a etapa e não de onde começa...

Estou a perceber porque é que muitas câmaras têm dificuldade ou pouco interesse neste tipo de eventos, embora quando se fala de valores seja tudo relativo....

Ainda me lembro de quando a Volta acabou uma vez em Palmela e foi o início de etapa no dia seguinte.

No dia em que finalizou, notou-se bastante gente extra na vila mas, na manhã seguinte (início da etapa seguinte) a vila estava deserta como sempre e poucos minutos depois da caravana abalar, ninguém diria que a volta tinha passado por ali, a não ser pelo lixo deixado....
 

Carolina

Well-Known Member
eu depois de ter lido que Ponferrada teve um prejuízo de mais de 8 milhões de euros com a organização do campeonato do mundo o ano passado, já não me admira que não hajam cidades interessadas em ter provas de ciclismo.

acho estes valores muito altos, uma vez que não tem de existir propriamente uma estrutura, é só a policia para cortar as estradas, ter umas ambulâncias e gradeamentos. as equipas só precisam de espaço para os autocarros. já para não falar que as partidas são sempre muito mais pacificas do que as chegadas, então se for a meio da semana não devem ter quase ninguém.

ainda à 2 ou 3 anos quando a volta começou com um TTT em Lisboa, nos Restauradores, não havia muita gente por lá. Calhou a uma quarta-feira à tarde. Andei por lá à vontade, deu para ver tudo sem stresses e no fim dar a voltinha pelas camionetas das equipas a cuscar as bikes, etc. O ano passado já calhou o final num domingo e o marquês de pombal era um valha-me deus. Uma pessoa quase nem se conseguia mexer.
 

FilipeFD

Active Member
a vantagem de receber uma partida, eu diria que tão vantajoso como receber uma chegada, exceptuando a visibilidade, pois o impacto economico deve ser ela por ela.
é só pensar no alojamento para todos os ciclistas, equipas tecnicas e organização. o impacto na vila pode bem superar o investimento, sendo que em 2017 como o prologo é em Lisboa, podem bem ficar em VFX 2 dias.
isto digo eu que não percebo nada disto
 

FilipeFD

Active Member
falando ainda da Volta a Portugal 2015, para já, além de VFX, sabe-se que Bragança será local de chegada, e Pinhel e Ovar, serão locais de partida, além dos habitues dos ultimos anos que provavelmente irão repetir a presença
 

sickflick

Well-Known Member
eu depois de ter lido que Ponferrada teve um prejuízo de mais de 8 milhões de euros com a organização do campeonato do mundo o ano passado, já não me admira que não hajam cidades interessadas em ter provas de ciclismo.

acho estes valores muito altos, uma vez que não tem de existir propriamente uma estrutura, é só a policia para cortar as estradas, ter umas ambulâncias e gradeamentos. as equipas só precisam de espaço para os autocarros. já para não falar que as partidas são sempre muito mais pacificas do que as chegadas, então se for a meio da semana não devem ter quase ninguém.

ainda à 2 ou 3 anos quando a volta começou com um TTT em Lisboa, nos Restauradores, não havia muita gente por lá. Calhou a uma quarta-feira à tarde. Andei por lá à vontade, deu para ver tudo sem stresses e no fim dar a voltinha pelas camionetas das equipas a cuscar as bikes, etc. O ano passado já calhou o final num domingo e o marquês de pombal era um valha-me deus. Uma pessoa quase nem se conseguia mexer.

O que se pode ver é varias obras em curso no que diz respeito a "tapete novo" de alcatrão em Vila Franca e arredores mas na volta deve ser já o calor das eleiçoes que outra coisa. De qualquer modo dá gosto pedalar em cima de tapete novo (ex do novo troço Sobralinho - Alhandra)
 

pratoni

Well-Known Member
a vantagem de receber uma partida, eu diria que tão vantajoso como receber uma chegada, exceptuando a visibilidade, pois o impacto economico deve ser ela por ela.
é só pensar no alojamento para todos os ciclistas, equipas tecnicas e organização. o impacto na vila pode bem superar o investimento, sendo que em 2017 como o prologo é em Lisboa, podem bem ficar em VFX 2 dias.
isto digo eu que não percebo nada disto

Olha que sendo tão perto de Lisboa, as equipas talvez até acabem por ficar em Lisboa e não propriamente na localidade da partida.

Por exemplo, dessa vez que falei anteriormente, houve equipas que ficaram, imagine-se, em Tróia....
 

FilipeFD

Active Member
Olha que sendo tão perto de Lisboa, as equipas talvez até acabem por ficar em Lisboa e não propriamente na localidade da partida.

Por exemplo, dessa vez que falei anteriormente, houve equipas que ficaram, imagine-se, em Tróia....

provavelmente a equipa da "Troiamarisco" :D
 

FilipeFD

Active Member
mas não me surpreende.

se naõ me engano a ultima vez que Palmela recebeu uma partida foi uma 2a etapa, e o pelotão vinha de Loulé-Loulé (1a etapa), isto lá para 1999
por isso, depois de uma ligação de quase 300kms, não me surpreende que tenham ficado por esses lados e atravessar o Sado no dia seguinte
 

FilipeFD

Active Member
Kombinado na Volta

Desaparecido do palmarés da mais significativa competição velocipédica, desde 2000, o “Prémio Kombinado KIA” vai regressar, este ano, durante a 77ª Volta a Portugal em Bicicleta Liberty Seguros. O “Prémio Kombinado”, patrocinado pela marca de automóveis KIA, vai recompensar o corredor mais regular em prova e, como o nome indica, será encontrado no somatório da pontuação nas diversas classificações: geral individual, geral da montanha e geral por pontos. O prémio valerá um troféu que será entregue ao vencedor de cada etapa e um prémio monetário adicional para o vencedor do “Prémio Kombinado KIA” a apurar no fim da competição.

http://www.volta-portugal.com/noticias.php?n=12
 

sickflick

Well-Known Member
Retirado do Jornal "Record" Edição de Sábado

2qlbnh5.jpg
 

sickflick

Well-Known Member
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FilipeFD

Active Member
olhando para esse percurso, nada de novo

continuo a achar que um prologo na Volta a Portugal é um desperdício de etapa. só temos 11 dias e queimar um assim ...

interessante ver Leiria acima de Coimbra
 

DMA

Well-Known Member
Eu sei que isto têm tudo à ver com gerir financeiramente a prova e com quem (Câmaras) encosta a barriga ao balcão.
Mas acho que deviam inovar um bocado em termos de chegadas em alto.
Pq não uma chegada à Torre pela vertente da Covilhã?
Uma subida à Arga pra fazer uma subida tipo parede ao estilo Vuelta ou Giro?
Subida à Val Poldros? Viso? São Macário?
Tanta subida bem engraçada e com nível pra rivalizar com subidas de GT; parece que em Portugal só há a subida da Sra. da Graça ou à Serra por Seia...
 

FilipeFD

Active Member
acho que não estou enganado mas durante anos e anos, subiam sempre pelo lado da Covilhã. só quando o lado de Seia levou um alcatrão novo é que começaram a subir por lá
 

Martins

Well-Known Member
acho que não estou enganado mas durante anos e anos, subiam sempre pelo lado da Covilhã. só quando o lado de Seia levou um alcatrão novo é que começaram a subir por lá

Sobe-se pelo lado da câmara que pagar (mais).

Aqui à uns anos (quando eu estudava lá) a Câmara da Covilhã entendeu e a meu ver bem que não fazia sentido pagar por um inteiro uma chegada que fica a 20 km da cidade e que depois em termos económicos beneficia vários municipios.

Para bem da organização Seia tem estado sempre disponível para isso, com excepção de um ano (salvo erro) em que a chegada à Torre foi pelo lado da Covilhã com a distribuição dos custos a ser feita por várias entidades.

Infelizmente para quem gosta de ver ciclismo a volta a portugal deixou de ter a melhor subida de todas.
 
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