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Upgrade para bicicleta de gama baixa/média

GabKoost

Active Member
Boas pessoal.

Gostaria de recolher algumas opiniões sobre possíveis upgrades para a minha bicicleta. O que é que fariam pessoalmente, se é que acham que vale a pena gastar dinheiro nela.

Comprei a minha primeira bicicleta de estada vai fazer ano e meio. Fazia algum BTT mas fiquei tentado experimentar o mundo da estrada. Indo contra as opiniões de vários conhecidos comprei algo de segmento económico pois, sendo um BTTista, estava com certa reticência em gastar € e de eventualmente não vir a apreciar esta modalidade.

Obviamente, foi um erro. Deveria ter gastado mais um pouco e comprado algo melhor.

Agora que já consigo fazer voltas acima dos 100km (grande feito para mim!) sinto que poderia ter algum proveito se melhorasse um pouco o material. Comprar uma bicicleta nova de gama superior está fora de questão por motivos financeiros sendo que tenho cerca de 400€ para eventuais melhorias.

A bicicleta é esta: https://www.decathlon.pt/bicicleta-estrada-triban-540-id_8377756.html

Vale a pena melhorar alguma coisa para que possa crescer com ela mais uns 2 ou 3 anos? Uns dizem-me que não vale a pena. Outros que os componentes nem são maus de todo e com uns upgrades podia acompanhar a minha evolução mais uns tempos até ter condições para investir em algo superior.

Até agora tive 0 problemas com ela e tirando um arranhãozinho está absolutamente nova, sem ferrugem ou qualquer outra mazela.

Nas minhas condições, o que fariam?

Obrigado desde já pela honestidade das sugestões.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Sou mais um com a mesma conversa
Se ela te está a atrasar, o único conselho é
Escolhe uma boa fita para o guiador, talvez um bidon diferente, se os pneus estão gastos compra uns melhores, é fácil arranjar algo melhor, talvez uns pedais
Quanto a bicicleta em si, eu não mexia em nada, não estou a ver o que ganharia com isso
Vê se precisas de alguma peça de equipamento melhor, capacete por exemplo
 

NULL

Moderador
Staff member
Vá... dizer-se que uma bicicleta que pesa perto de 10kg não atrasa o nosso andamento é estar a ser simpático... :cool:

Como é óbvio, não estamos a falar de profissionais, o que alivía a importância, mas em amadores que querem ser competitivos o fator peso também é importante. Seja do material ou o peso corporar.
 

JBG

Well-Known Member
Vá... dizer-se que uma bicicleta que pesa perto de 10kg não atrasa o nosso andamento é estar a ser simpático... :cool:

Como é óbvio, não estamos a falar de profissionais, o que alivía a importância, mas em amadores que querem ser competitivos o fator peso também é importante. Seja do material ou o peso corporar.


Se acham que a bicicleta vos atrasa, façam como eu, saiam mais cedo de casa!

Abraço!
 

GabKoost

Active Member
Desde já um muito obrigado pelos comentários.

Estou de facto dividido entre deixar andar ou melhorar um pouco.

Como disse o NULL a bicicleta tem 10kg com os pedais e há alguns componentes que poderiam ser melhorados por serem simplesmente inferiores ao resto.

A pedaleira por exemplo é do mais básico que há. Os travões da BTWIN não me dão segurança nenhuma e a cassette não é a mais apropriada para mim. Na zona que moro, mal faço mais de 30km já estou nas fraldas de relevos montanhosos imponentes (Cabreira, Marão, Gerês).

Estava a ponderar mudar para 11/32 na tentativa de não estar sempre sem mudanças a subir, e aproveitava para colocar algo de mais leve e superior que poderia no futuro ser usado num quadro melhor.

Estes upgrades ficariam por 300€. Pergunto só se sabem se existe alguma diferença de performance e peso relevante entre a pedaleira de origem SHIMANO RS 500 compact de 52 X 36 e a 105. Pode ser efeito placebo mas ter um groupset 105 ou superior e depois uma pedaleira genérica destas ficou-me na cabeça.

Ultimamente tenho aumentado a intensidade de treinos e ando picado com uns amigos no Strava. Se estes upgrades resultassem numa melhoria notória já me satisfazia por uns bons tempos.

Untitled.png


Mais uma vez obrigado.
 

JBG

Well-Known Member
Desde já um muito obrigado pelos comentários.

Estou de facto dividido entre deixar andar ou melhorar um pouco.

Como disse o NULL a bicicleta tem 10kg com os pedais e há alguns componentes que poderiam ser melhorados por serem simplesmente inferiores ao resto.

A pedaleira por exemplo é do mais básico que há. Os travões da BTWIN não me dão segurança nenhuma e a cassette não é a mais apropriada para mim. Na zona que moro, mal faço mais de 30km já estou nas fraldas de relevos montanhosos imponentes (Cabreira, Marão, Gerês).

Estava a ponderar mudar para 11/32 na tentativa de não estar sempre sem mudanças a subir, e aproveitava para colocar algo de mais leve e superior que poderia no futuro ser usado num quadro melhor.

Estes upgrades ficariam por 300€. Pergunto só se sabem se existe alguma diferença de performance e peso relevante entre a pedaleira de origem SHIMANO RS 500 compact de 52 X 36 e a 105. Pode ser efeito placebo mas ter um groupset 105 ou superior e depois uma pedaleira genérica destas ficou-me na cabeça.

Ultimamente tenho aumentado a intensidade de treinos e ando picado com uns amigos no Strava. Se estes upgrades resultassem numa melhoria notória já me satisfazia por uns bons tempos.

Untitled.png


Mais uma vez obrigado.


Cassete 105 chega.
Deixa estar o pedaleiro compacto que está mto bem.
Pinças 105 chegam.
Corrente aconselho a KMC X11EL, um pouco dificil de encontrar, mas é mto boa!

Cassete
https://www.bike24.com/p2271410.html

Corrente
https://www.bike24.com/p2114162.html

Travoes
https://www.bike24.com/p2246043.html
https://www.bike24.com/p2246051.html

Da tua lista, os travões são de facto um upgrade que vais de facto sentir a diferença!
No pedaleiro duvido que estejas a tirar peso e não faz sentido aumentar o tamanho do mesmo qd procuras ter mudanças mais leves, é antagónico.

Abraço!


PS: Para voltas de 30 km o peso da bicicleta conta pouco, mto pouco ; )
 

joseruivo

Well-Known Member
A pedaleira por exemplo é do mais básico que há. Os travões da BTWIN não me dão segurança nenhuma e a cassette não é a mais apropriada para mim. Na zona que moro, mal faço mais de 30km já estou nas fraldas de relevos montanhosos imponentes (Cabreira, Marão, Gerês).

Estava a ponderar mudar para 11/32 na tentativa de não estar sempre sem mudanças a subir, e aproveitava para colocar algo de mais leve e superior que poderia no futuro ser usado num quadro melhor.

Os travões ainda têm os calços de origem? Se sim, com uns calços Shimano bons já notas grande diferença. É despesa para alguns 15 €.

Cassete: concordo!

Upgrades a contar com um futuro quadro/bicicleta: não! Quando chegar a altura de quereres passar os componentes melhores para outra bicicleta, já os quadros mudaram as medidas/padrões e os componentes não servem, ou na altura vais querer é componentes ainda melhor do que os que comprarias agora. Acho dinheiro mal gasto.

Pequeno aparte: as correntes Sram são fabricadas em Portugal (perto de Coimbra). Pode-se dar um contributo para a economia e emprego nacionais.

Boas pedaladas
 

pratoni

Well-Known Member
Concordo com o @I l l u m i n a t u s e o @joseruivo. A cassete pode ser um bom sitio para melhorares as mudanças e a pedaleira não me pareça que valha muito a pena.

Na minha btwin notei realmente melhorias quando mudei os travões de uns btwin para uns ultegra, também pode fazer sentido.

Outro sitio bom pode ser a troca de pneus caso os teus não sejam grande coisa...

Tirando isto não me parece que valha a pena trocar. Por exemplo, se estivesses a pensar trocar as rodas para depois colocares numa eventual nova bicicleta, podia correr mal, porque no futuro devem ser quase todas de travões de disco logo não seriam compatíveis...
 

JBG

Well-Known Member
Desde já um muito obrigado pelos comentários.
Pergunto só se sabem se existe alguma diferença de performance e peso relevante entre a pedaleira de origem SHIMANO RS 500 compact de 52 X 36 e a 105.
Mais uma vez obrigado.

A diferença de peso são 50 gramas. Não vale a pena em termos funcionais.
Se tiveres Strava põe aqui o link para termos noção das tuas voltas.
Como já foi dito, faz mais diferença um bom pneu que gastares dinheiro num pedaleiro.

Abraço!
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Só para avisar que vou apanhar o comboio para faro e venho para cima de bicicleta, ainda não sei se faço 313km ou 400km, amanhã logo vejo o que as pernas dão, vou é chegar atrasado porque a bicicleta pesa para ai uns 22kg com as sandes e os alforges
Também levo três camaras de ar e muito possivelmente não terei nenhum furo, mas eu gosto de treinar pesado

Menos 1 kg ou 2 kg para andar 50 km 3x semana e mais uma volta de 150 km, deve chegar muito mais cedo para ai uns 90 minutos, penso eu
 

JBG

Well-Known Member
Só para avisar que vou apanhar o comboio para faro e venho para cima de bicicleta, ainda não sei se faço 313km ou 400km, amanhã logo vejo o que as pernas dão, vou é chegar atrasado porque a bicicleta pesa para ai uns 22kg com as sandes e os alforges
Também levo três camaras de ar e muito possivelmente não terei nenhum furo, mas eu gosto de treinar pesado


Menos 1 kg ou 2 kg para andar 50 km 3x semana e mais uma volta de 150 km, deve chegar muito mais cedo para ai uns 90 minutos, penso eu

Pelo sim, pelo não, eu também levaria uma caixinha com remendos e cola.
Ao nível das sandes, recomendo presunto ou leitão :cool:
 

jpacheco

Well-Known Member
Quando estiver a precisar de uma cassete nova metes uma com mais dentes, quando o pedaleiro estiver a ficar gasto mete um com menos dentes (dentro dos limites dos desviadores) igual para a corrente. Quando o pneu estiver em mau estado compra qualquer coisa melhor. Se os Calços estiverem gastos compra uns novos (limpa sempre bem o aro da roda e lixa os calços se estiverem lisos, duros).

Não compres como já aqui foi dito um grupo novo para uma bike dessas...não gastes dinheiro em material de desgaste a pensar que vais usar no futuro para outras bikes.

Há realmente pequenas coisas que podes ir fazendo sem gastar muito dinheiro. Ha imensas dicas aqui espalhadas pelo forum...
 
Last edited:

Bruso

Well-Known Member
Quanto ás sandes acertaste, no presunto, mas também levo uma de carne assada e uma de queijo para esquecer as dificuldades
Levas isso tudo dentro de uma caixa térmica certo? :p

@GabKoost

Acho que já foi tudo dito. QUeres notar diferença de andamento numa bicicleta? muda-lhe pneus e rodas.
Cassete muda para uma 105. E monta as pinças de travão para 105.
E treina mais duro que vais ver os tempos a melhorar no Strava.

Em vez de investires dinheiro investe o teu tempo em treino.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Vocês deviam era deixar isso tudo em casa e apoiar a economia local dos sítios por onde passam - têm minis bem mais frescas do que as que trazem de casa!
Ehhheehehe, quando posso é sempre fresquinha e no local local de preferência, mas a começar ás 22 e até encher a barriga ou acabar as pernas, não leves a sandes não

Pelo menos pelo pessoal que eu costumo me cruzar e pelo que vejo escrever e falar, a maior parte das vezes e mesmo quando trocam de bicicleta é para melhor, a única coisa que melhora é a bicicleta e a carteira de quem a vende, nos upgrades é mais ou menos a mesma coisa, salvo quando a pessoa tinha um xaruto sem pés nem cabeça e melhora a bicicleta ou troca por uma em condições

Geralmente costumo ver quando as dificuldades continuam as mesmas

Agora se a troca é só porque sim, ou porque gosta, ou porque quer, ou porque pode, etc e tal, força, mas não entro nessa discussão porque ai não é a razão mas o porque sim e eu não tenho argumentos
 
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