• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Uma foto da tua volta

petrix

Well-Known Member
mEHnBmz.jpg
 

pedrodbo

Well-Known Member
Primeira volta minimamente a sério, deu para experimentar.

Já me habituei ao guiador um pouco mais, já não parece estranho. Os travões idem, ja me sinto mais adaptado aos mesmos.

Problemas que notei:

- Falta de uma suspensão/amortecimento no guiador (em estradas que não sejam lisas estava a tremer todo :eek: , tanto que espero que ao trocar os pneus para uns mais largos isto melhore, senão a ideia de gravel vai se tornar penoso para o corpo.
- a mudança mais fácil é bem mais dificil que a minha de BTT e nas subidas que costumo fazer nota-se...normalmente nesta situação troca-se a cassete?


910e660a2dad53e6f8d6c29db1bd058e.png
 

Carvalhon

Well-Known Member
Isso da estrada em mau estado, é sempre a tremer, podes sempre tirar alguma pressão dos pneus. Mas quando fores para o gravel, vais colocar outros pneus, certo?
Quanto à cassete, vai ser sempre mais pesado... eu ando pouco e vou-me safando com maior ou menor esforço, é uma questão de treino. Não te ponhas já a pensar em trocar.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Pois @Carvalhon , parece que os treinos vão ficar mais difíceis :cool: ainda por cima eu para voltar para casa tenho sempre uma subida de 2km até casa. É o que dá morar em cidades com grandes diferenças de relevo o_O

Certo @Carolina , mas vi algumas opções mais caras de bicicletas gravel mesmo, por exemplo da Specialized (nao sei se outras marcas têm estes sistemas), mas tinha amortecimento à frente... Só que eram bastante acima do meu orçamento.

Provavelmente vou apostar nuns pneus mais largos e rezar para que isso diminua as vibrações
 

Carolina

Well-Known Member
A trek e a specialized têm sistema de amortecimento à frente, mas não penses que vai ter o mesmo efeito que uma suspensão de BTT. A minha trek tem esse sistema, nota-se uma boa diferença, mas não vais deixar de sentir as imperfeições da estrada.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Epa vocês levam tudo à letra :p obviamente que não é uma suspensão de BTT. Mas certos sítios onde andei notava-se que não tinha nenhuma suspensão. Sim @Carolina a trek tinha ideia que também tinha esse sistema, não sei a partir de que preços, mas se não tivesse esgotada e só com previsão para Agosto-Outubro eu teria ido pela trek.

A pressão foi a que veio da loja, eles afinaram a bike e deve vir com a pressão que eles costumam encher na decathlon mas vem bastante cheio... agora não consigo medir. largura 700x28

Se calhar para notar diferença de conforto talvez opte por uns pneus 35 de gravel em vez de 32.
 

cconst

Well-Known Member
@pedrodbo por onde andas para sentires esse desconforto todo?

Eu na minha TCR com 700x28 já fiz alguns estrões e pode não ser espetacularmente confortável, mas faz-se relativamente bem... assim como estrada de paralelos (normalmente vou é a medo porque tenho receio de estar a abusar do quadro :rolleyes:)

Será que vais a agarrar com muita força o guiador?
 

pedrodbo

Well-Known Member
@cconst em estradão não há problema, mas se passares em estradas com um piso tipo calçada/paralelos notas todas as vibrações dos espaços entre pedras :eek:o_O

Algo tipo isto:
0c80587ef95c8af37bd9beb746b44d6e.png


Sim posso ir a agarrar com alguma força mas só nos momentos de travagem...de resto vou relaxado, acho eu.
Se calhar é só uma questão de hábito, vamos ver.
 

pratoni

Well-Known Member
Epa vocês levam tudo à letra :p obviamente que não é uma suspensão de BTT. Mas certos sítios onde andei notava-se que não tinha nenhuma suspensão. Sim @Carolina a trek tinha ideia que também tinha esse sistema, não sei a partir de que preços, mas se não tivesse esgotada e só com previsão para Agosto-Outubro eu teria ido pela trek.

A pressão foi a que veio da loja, eles afinaram a bike e deve vir com a pressão que eles costumam encher na decathlon mas vem bastante cheio... agora não consigo medir. largura 700x28

Se calhar para notar diferença de conforto talvez opte por uns pneus 35 de gravel em vez de 32.
Numa bicicleta de estrada\gravel a suspensão são as tuas pernas e os teus braços. A sério, anda relaxado e principalmente nos braços e ombros e vais ver que a coisa melhora.

E os pneus não são para andar a 100psi nem lá perto, eu tenho uns 25 e costumam andar entre os 70 e os 80psi...
 

cou7inho

Well-Known Member
@pedrodbo tem calma. Ainda agora começaste a andar numa bicicleta de estrada e já queres mudar pneus e cassete :D é normal sentires essa diferença, mas habitua-te primeiro à máquina e quando já tiveres uns bons km nas pernas com ela tiras as tuas conclusões.
Quanto a andar em estradas em mau estado ou em paralelo, por exemplo, não há milagres. Como já disseram, numa bicicleta de estrada o amortecedor é o nosso corpo por isso vais ter de aprender a saber "soltar" o corpo nos momentos em que é preciso faze-lo. Não podes por exemplo ir a passar numa estrada de paralelo a agarrar o guiador com uma força desgraçada senão vais ficar tão tenso que não vais absorver impacto nenhum. É tudo uma questão de hábito.
O segredo nas estradas de paralelo é - quanto mais rápido fores mais rápido passa o pesadelo :D:p
Boas pedaladas
eu tenho uns 25 e costumam andar entre os 70 e os 80psi...
Quando usava essas pressões estava "sempre" a furar. Isso já é usar o minimo dos mínimos para um pneu 25, não?
 

joseruivo

Well-Known Member
- a mudança mais fácil é bem mais dificil que a minha de BTT e nas subidas que costumo fazer nota-se...normalmente nesta situação troca-se a cassete?

Depende da cassete e do desviador que aí tenhas. Com o mais recente Ultegra há quem consiga pôr cassetes com carreto máximo de 40 dentes. Também existem pedaleiros de gravel, mais "leves". Qual tens aí?

Faz mais uns treinos a ver se consegues habituar-te. Mas sim, acho que toda a gente que vem do BTT estranha que uma bici de estrada tenha relações de transmissão tão mais pesadas que as de BTT.
 

Carvalhon

Well-Known Member
@pedrodbo
Eu também tenho sempre uma bela subida de presente antes de chegar a casa, vais ver que com calma e habituação isso faz-se e nem te vais lembrar mais da BTT.
Eu tinha uns pneus 25 e agora mudei para 28. Das primeiras vezes, com a pressão que veio da loja, achei-os muito confortáveis. Quando fui rever a pressão, reparei que estava bem baixa, na casa dos 5bar. Subi para 6, 6.5 bar e já não achei tanta diferença. Até acho que devia andar com pressão mais alta, mas assim nunca tive furos :p e a não ser uma estrada mesmo má, anda-se bem... mas qualquer buraco, lomba inesperada, é sempre uma batida nos braços.
 
Top